Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM07|FM08] Análise de comportamento da IA

Publicações recomendadas

Boas!

No seguimento da cria??o do laborat?rio t?ctico, venho com um novo t?pico que visa analisar o comportamento da IA ao longo de uma partida de FM.

Atrav?s das estat?sticas de jogo, numero de remates, efic?cia no remate, efic?cia no passe, etc, conseguimos tirar algumas conclus?es, como se o advers?rio joga em contra-ataque, se usa Homem Alvo, se joga com tempo lenta, etc., mas conseguiremos saber a forma exacta de como joga? N?o creio...

Quando vais de f?rias e deixas o adjunto jogar por ti, como ? que ele realmente joga? Usar? instru??es individuais? Usar? jogo r?pido e comprimo mesmo frente a advers?rios mais fracos? Copiar? alguma das tuas t?cticas? J? pensas-te nisso?

Para analisar o comportamento da IA, necessitei de tr?s coisas: o Football Manager 2007, o FMM2.1 e um pouco de paci?ncia...

1.O porqu? da utiliza??o do FMM e do FM07

Infelizmente, no FM08, quando o adjunto est? a fazer o jogo por n?s, n?o ? poss?vel visualizar a nossa t?ctica clicando no banner da nossa equipa. N?o que fa?a muita diferen?a, pois temos do lado esquerdo do ecr? uma op??o chamada "Forma??es", que tem igual fun??o, mas desta forma n?o podemos explorar uns bugs do jogo. Da? ter recorrido ao FM07 (7.0.2.94768) (pensei em recorrer ao FM06 mas a IA deste n?o est? t?o apetrechada)

O FMM ? igualmente ?til, pois l? vou editar os atributos do meu adjunto, tornando-o no melhor adjunto que algu?m j? viu. S? assim conseguimos perceber que t?cnicas a IA melhor usa quando quer sair por cima num jogo...

E aqui est? ele....

pauloduarteyi9.jpg

2. O clube

Para testar todo o tipo de comportamentos do adjunto, o melhor mesmo ? treinar uma equipa m?dia, para que possa jogar contra mais fracos e mais fortes de igual modo.

O campeonato da bWIN tem 16 equipas, logo escolhi o favorito a ficar em 8? Lugar, que, no FM07, ? o Leiria...

3. Como observar as t?cticas do meu adjunto, juntamente com as instru??es individuais/equipa?

1.Adicionar um segundo treinador (Treinador B)

2.Nesse treinador, vamos ? equipa que o Treinador A gere, e no calend?rio dos jogos clicamos no "v" de versus para observar o pr?ximo jogo.

3.Quando chegamos ao dia do jogo, colocas o Treinador A de f?rias.

4.J? com o Treinador B a ver o jogo, clica no banner da tua equipa (neste caso o Leiria)

5.Como poder?s observar, ? imposs?vel ver as instru??es que o adjunto d? ? equipa e aos jogadores...

6.Vai a "Treinador"; "Mudar Utilizador", e selecciona o Treinador A

7."Mundo", [Na??o onde se encontra a tua equipa]; [liga onde se encontra a tua equipa]

8. Clica no bot?o "Ver", que se encontra ? esquerda do jogo do Treinador A

9. Repete o passo 4

10. Agora ter?s acesso a todas as instru??es dadas pelo teu adjunto ? tua equipa! ;)

Para observar v?rios comportamentos do Paulo Duarte, utilizei logo o 1? jogo do campeonato, frente ? Acad?mica. S?o duas equipas com valores semelhantes...

Ora vamos l?....

T?ctica usada pelo P.Duarte: [4-3-1-2]

leiriaportozs8.th.jpg

Instru??es gerais:

leiriaportobd9.th.jpg

Instru??es individuais:

Mentalidade: a mesma para todos os jogadores

Liberdade Criativa: idem aspas aspas

Passe: idem aspas aspas

Press?o:

leiriaportoss3.th.jpg

Desarme: equipa

Movimentos para a frente:

leiriaportofc4.th.jpg

Corridas com bola:

leiriaportoft6.th.jpg

Remates de Longe (WTF??)

leiriaportoos5.th.jpg

Passes a rasgar: frequentemente em todos os jogadores excepto GR

Cruzamentos: Frequentemente para os defesas-ala, misto para todos os outros

Marca??o:

leiriaportomf9.th.jpg

Ac??o Livre:

leiriaportomi5.th.jpg

Segurar Bola: nenhum tens indica??es para o fazer...

Altera??es feitas ao longo do encontro: Algumas incoer?ncias do senhor Paulo Duarte fizeram da Acad?mica a equipa com maior dom?nio na recta inicial do encontro. Ao minuto 35 mudou a temporiza??o para "r?pida".

Mas ao minuto 68 o Leiria fez mesmo golo, por interm?dio de Cadu. Duarte baixou a temporiza??o para normal e colocou desarme suave

A Acad?mica, 4 minutos depois, faz o empate. Duarte coloca um ritmo de jogo mais acelerado e desarme normal. Coloca tamb?m press?o ligeiramente mais baixa (??) nos defesas....

Aos 84 minutos a Acad?mica faz o 2-1. Duarte p?e a equipa a jogar em 4-2-4. Mant?m o mesmo estilo de jogo, embora tenha mudado os passes para o PL para "Misto". Coloca press?o mais subida nos defesas.

Ao minuto 88 Duarte pediu ? equipa para pressionar no campo inteiro, e colocou o Comprimento no mais largo poss?vel, e a linha defensiva em "Alta" (cerca de 15/20 daquilo que a barra pode atingir). Sougou e Ivanildo (AD/AE) passaram a ter ac??o livre

Dois minutos depois colocou a defesa ainda mais alta (18/20)

Ao minuto 93 come?ou a jogar em 2-3-5. Colocou a defesa no mais alto ponto poss?vel. Manteve Sougou e Ivanildo com ac??o livre, e apenas os defesas efectuaram press?o baixa.

Final do Jogo:

leiriaportobr9.th.jpg

leiriaportovz2.th.jpg

Palestras:

In?cio do Jogo: Pelos Adeptos!

Intervalo(0-0) e Final do Jogo(1-2): Irritado

4.Conclus?es

Pessoalmente acho que a IA faz coisas um bocado est?pidas. Um t?cnico, mesmo com 20 a conhecimento t?ctico, pede a todos os jogadores que rematem de longe? N?o me parece boa ideia....

De qualquer forma, esta foi uma an?lise r?pida, brevemente pretendo testar em partidas mais f?ceis e mais dif?ceis, afim de anotar outros registos sobre o comportamento da IA.

At? l?, Hasta!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente.

J? agora qual era o treinador adjunto ue tinha quase tudo 20?

Ser? que a partir daqui podemos fazer tacticas excelentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Muita porreira esta iniciativa... Que deu para eu parar e pensar se sou eu o burro ou um adjunto com conhecimento t?ctico de 20...

Compartilhar este post

Link para o post
Excelente.

J? agora qual era o treinador adjunto ue tinha quase tudo 20?

Ser? que a partir daqui podemos fazer tacticas excelentes?

Eu disse que usei o FMM para editar os atributos do meu adjunto.... ;)

Mais uma excelente iniciativa! :handclap:

Parab?ns!

:compinchas:

Muita porreira esta iniciativa... Que deu para eu parar e pensar se sou eu o burro ou um adjunto com conhecimento t?ctico de 20...

LOL mesmo!!

Hasta

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos ;)

Fico muito contente pelo interesse que este t?pico despertou....

Hoje experimentei com outros adjuntos mas ia dar sempre ao mesmo:

Mentalidade Normal?ssima

Liberdade Criativa ->Pouca ou Normal

Passe ->Directo ou longo

Press?o-> Campo Inteiro excepto defesas

Muitos remates de longe

Muitas desmarca??es

Uso comum de defesa em linha e defesa alta

Comprimento Normal ou Largo

Temporiza??o Normal ou R?pida...

Hasta!

Compartilhar este post

Link para o post
E conseguiste ver a maneira de jogar do advers?rio?

Neps mas isso ? f?cil...basta q esteja a treinar essa equipa tamb?m...e tenho de seguir os mesmos passos...

Mas pelo que vi no motor 2D joga de forma muito id?ntica....

cumpz

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem pensado, excelente... Ser? que conseguir?s ver o esqueleto da IA ??? ? que realmente como citaste a IA faz coisas t?o est?pidas que provavelmente n?o existe coerencia no que faz :-k .

Olha eu estarei aqui a apoiar ;-) esta ideia hiper interessante.

Parab?ns MIKA :torcida:

Compartilhar este post

Link para o post
Neps mas isso ? f?cil...basta q esteja a treinar essa equipa tamb?m...e tenho de seguir os mesmos passos...

Mas pelo que vi no motor 2D joga de forma muito id?ntica....

cumpz

acho que mais interessante ainda seria ver como a IA reage a diferentes formas de jogar e tamb?m ?s nossas mudan?as de t?ctica durante o jogo.

Uma coisa que tenho reparado na IA do FM08 ? que as equipas que jogam em 4-4-2 t?m tend?ncia a utilizar um dos elementos centrais do meio campo como trinco...ou seja, mais ou menos de 5 em 5 minutos de jogo o CPU altera a t?ctica pondo e tirando uma seta de um dos MC para MDC...acho que vou tentar ver o porqu? e se muda alguma instru??o individual a qualquer um dos MC.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pesssoal.eu sei que nao tem nada a ver com este t?pico, mas para nao tar a abrir outro, quais os atributos a considerar num treinador adjunto?quais os atributos mais importantes num adjunto?

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post
Boas pesssoal.eu sei que nao tem nada a ver com este t?pico, mas para nao tar a abrir outro, quais os atributos a considerar num treinador adjunto?quais os atributos mais importantes num adjunto?

Cumps

Na minha opini?o a motiva??o, a gest?o de recursos humanos e o disciplinar plantel s?o os mais importantes.

Claru que quanto melhor atributos tiver nas vertentes do treino melhor ele ser?.

Espero ter ajudado

Fica bem

Compartilhar este post

Link para o post
Na minha opini?o a motiva??o, a gest?o de recursos humanos e o disciplinar plantel s?o os mais importantes.

Claru que quanto melhor atributos tiver nas vertentes do treino melhor ele ser?.

Espero ter ajudado

Fica bem

obrigado

mas nao encontrei grandes op??es para o meu clube

aceito outras opini?es :)

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa que comta na IA do jogo S?o os numeros indevidoais dos clubes que podem ser vistos e alterados no editor (se gost?o disso claro) juntando a preferencias tacticas + os numeros dos trinadores =IA do fm

dai ums + ousados e outros n

parabems a SI que comtinua a trabalhar para termos oponentes + reais

:smilie_cmpt: 2win

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo sem conseguir ver, experimentei outravez e fiz os passos todos mas quando clico no banner no ultimo passo não dá.

Isso dá mesmo para o FM 8 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Venho cá dizer que estou a estudar o comportamento da IA não só no arranque da época, mas sim ao longo da mesma.

Em breve posto os resultados :)

@El'Matador, por não funcionar no FM2008, estou a fazer este estudo no FM07 7.0.2 ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...