Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CountVladimir

[Tutorial] Como Criar um Template

Publicações recomendadas

Ok. Cá vamos então. Como já referi este tutorial é simplesmente a minha maneira de criar templates.

Há quem faça melhor, pior, mas isto sou eu.

Primeiro temos as ferramentas. Basicamente trabalho com a Pen Tool e de vez em quando, especialmente nos inner collar, uso a Polygonal Lasso Tool.

1.png

2.png

Para este tutorial escolhi os kits SS'08. Eu sei que muitos preferiam os FMG'09 mas quem sabe fazer templates para uma camisola, também os sabe fazer para os calções e meias.

Para começar vamos fazer os colarinhos. Escolham a Pen Tool. Aconselho a que ponham estes icones exactamente como eu os tenho.

3.png

Como vêm nesta imagem têm o ponto de partida que será também o fecho da forma.

4.png

Segundo ponto e começa a tomar forma o colarinho.

5.png

Terceiro ponto e mudei a direcção para onde queria. Não se preocupem com a parte que está de fora, nem se está muito acima.

6.png

Quarto ponto e temos a forma completa. Aconselho quando fecharem a forma não larguem logo o ponteiro do rato, pois dar-vos-á a hipótese de rodarem um bocadinho.

7.png

Se se enganarem podem sempre voltar atrás e compôr. Se quiserem modificar qualquer coisa podem sempre acrescentar um ponto e rodá-lo como quiserem.

8.png

9.png

Finalmente vamos colorir a forma. Criem uma nova capa (layer), acho que não será necessário dizer como, mas para quem nunca trabalhou com PS aqui fica.

10.png

E aqui está ele.

11.png

Escolham Paths e Fill Path.

12.png

Irá aparecer este quadro.

13.png

Escolham color e depois a côr que quiserem e cliquem ok nos dois quadros. E têm a forma colorida.

14.png

15.png

Agora escolham delete path e pronto têm um dos lados feito.

16.png

Agora vamos duplicar o layer.

17.png

E agora edit, transform, flip horizontal.

18.png

Agora levem o novo layer e acertem-no com o primeiro.

19.png

Mais um conselho. Tenham as smart guides activas pois será mais fácil alinharem os layers.

20.png

Agora vamos criar o back collar. Escolham a elliptical marquee tool.

21.png

Criem uma forma, um novo layer e toca a colori-la.

22.png

23.png

24.png

Para retirar a selecção da forma, cliquem fora da mesma.

Vamos agora eliminar a parte fora da base.

Escolham o layer shape e seleccionem a magic wand tool.

25.png

26.png

Agora cliquem do lado de fora da shape e deverá aparecer assim.

27.png

28.png

Seleccionem agora cada um dos layers que criámos e cliquem em DEL. Cliquem novamente com a magic wand do lado de fora da shape para retirar a selecção. O resultado deverá ser este.

29.png

Agora vamos juntar os layers. Seleccionem o layer 1 e layer 1 copy (para quem não sabe, clicam com o rato em cima do nome do layer premindo ao mesmo tempo a tecla Ctrl) e clicam em Convert to Smart Object e depois em Rasterize Layer.

30.png

31.png

Agora vamos acrescentar o Stroke. Abrem as Blending Options e seleccionam o Stroke com 1 px, opacidade a 30% e a côr que quiserem (neste caso usei o preto). Coloquem o layer em branco e vejam como fica. Façam o mesmo para o back collar.

32.png

33.png

Vamos agora criar o inner collar. Façam uma forma (elliptical marquee tool), e toca a colori-la tal como fizemos para o back collar.

34.png

Apaguem o bocado que fica de fora e ponham-na na mesma côr do kit, neste caso, branco. Cliquem em Convert to Smart Object e Rasterize Layer e seleccionem Inner Shadow. Vão testando até a mesma ficar do vosso agrado. Resultado da minha.

35.png

36.png

Temos o collar feito. Querem um redondo? Elliptical Marquee Tool, fazem uma forma (caso queiram uma bola perfeita mantenham a tecla shift premida enquanto a desenham) e depois de a colorirem fazem outra mais pequena e colocam por cima da outra e após a colorirem (atenção que tem de ser no mesmo layer da primeira) carregam em Ctrl e arrastam um pouco com o rato para o lado e Del, apagam o que está de fora e têm o main collar feito. Back collar e inner collar já sabem fazer, por isso passamos à frente.

37.png

38.png

Eu sou um bocado perfeccionista e por isso gosto de trabalhar com as smart guides activas. Vamos agora fazer umas listas. Há quem use a rectangular marquee tool e com o fixed size seleccionado fazer as listas.

39.png

É uma maneira de as fazer mas eu prefiro fazê-las como gosto. Por isso escolho View, New Guide e neste caso escolho uma vertical com um cm e aqui a tenho.

40.png

41.png

42.png

Neste caso vou repetir a mesma operação cinco vezes e depois alinhar as guias como quero.

43.png

E agora com a Pen Tool desenho as listas e Fill Path.

44.png

Retiro as guias (View, Clear Guides), e apago o que não interessa. Resultado Final.

45.png

Para listas horizontais escolham guias horizontais e quadrados juntem as duas. A largura de cada uma depende do que tiverem em mente.

Uma end line ou cuff.

46.png

47.png

Uma forma.

48.png

49.png

Neste desenho querem acrescentar uma linha ou seam. Criem um novo layer acima do desenho, escolham stroke path, brush e ok. Não se esqueçam que a largura da linha depende do que tiverem escolhido na brush tool.

50.png

51.png

Resultado final.

52.png

Querem acrescenter um degradé? Blending options, Gradient Overlay e escolham um dos vários existentes com as cores que quiserem no Gradient Editor.

53.png

54.png

Acho que deu para perceberem como se cria um template. Tudo o que têm a fazer é treinar e não terem medo de errar. Postem os vossos templates e aceitem as criticas de modo construtivo, pois ninguém nasce ensinado.

O meu OBRIGADO ao Leonel, Cristi e Benno com quem aprendi muito do que hoje sei.

Fiquem bem :compinchas:

Links para download do Tutorial em Word.

RapidShare

FileFront

Compartilhar este post

Link para o post
Guest jpst

Excelente tutorial, obrigado Count ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Count, tenho uma dúvida. Como é que eu posso fazer uma linha e dar-lhe uma ligeira curva como neste equipamento, é o preto. Aquela linha amarela que vai desde o início da camisola, perto do calção, até ao logo da marca do equipamento.

Obrigado :wink:

Compartilhar este post

Link para o post
Count, tenho uma dúvida. Como é que eu posso fazer uma linha e dar-lhe uma ligeira curva como neste equipamento, é o preto. Aquela linha amarela que vai desde o início da camisola, perto do calção, até ao logo da marca do equipamento.

Obrigado :wink:

Com a pen tool fazes primeiro uma linha (dois pontos) e depois acrescentas um terceiro ponto ao qual vais dar a inclinação.

Assim.

55.png

56.png

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom count, agora vou aprender a fazer kits de novo :grin:

é isso ou aprender a fazer paths duma layer existente

Compartilhar este post

Link para o post

Count no 1º post não tão la os links para quem quer em word(como eu) podes por lá se faz favor?

Espectacular com isto e ajudas do Def Jam quero fazer os meus 1ºs Templates. Count :prayer:

PS: Tens que dizer qual é o custo do tuto são umas minis lol

Compartilhar este post

Link para o post

não estou a conseguir fazer a gola(aquela que fizeste)...

será que me podes dar um pouco (apesar de já teres dado muita) mais de ajuda??

desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
não estou a conseguir fazer a gola(aquela que fizeste)...

será que me podes dar um pouco (apesar de já teres dado muita) mais de ajuda??

desde já agradeço

Em que parte tens dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post

Tou sem Palavras :partyman: :prayer: :rock:

Grande tutorial icon_pray.gif
Excelente tutorial, obrigado Count wink.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo fazer a linha final. COm o brush... Faço como tens aí e não dá...

btw, GRANDE TUTORIAL :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Countvladimir quando to fazes o back collar e o pintas de azul ele fica azul no meio e vermelho onde ta a outra parte da gola mas no meu fica azul no meio e em cima da parte vermelha

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...