Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Manny

[Táctica] 4-2-4 Contra-Ataque

Publicações recomendadas

Comecei um save somente para adequar umas das minhas antigas tácticas do FM08 ao FM09 v9.1.0, neste caso a minha Quique Flores Benfica 4-4-2 Contra-Ataque. O mais difícil foi fazer com que nas reacções do adjunto deixasse de constar que havia distancia/folga entre meio campo e defesa e as vezes meio campo e ataque, etc... Tarefa árdua, devo dizer....Mas la consegui modificando vezes sem conta as instruções do jogador, da equipa e posicionamentos.

Consegui despedir o Diamantino Miranda na segunda temporada e o espanhol (agora não me lembro do nome) e fui buscar o Valdir de Moraes do Palmeiras, este velhote de 76 ou 77 ano, tem atributos fabulosos (como podem ver na SS) para Treinador Adjunto, foi com base na ultima época completa que consegui afinar a táctica realmente com a adição de novos jogadores no plantel.

Screenshot: Valdir de Moraes - Treinador Adjunto

tadjxg9.th.jpg

Sobre os vários sectores da táctica.

A Defesa:

A defesa adianta-se até o meio-campo (mais ou menos, dependendo se jogam com mais ou menos vocação Ofensiva), com isso fazendo os restantes sectores subindo igualmente para a área adversaria, criando pouco espaço de manobra, caso o adversário ganhe posse de bola, havendo uma recuperação rápida novamente. Poderão optar por jogar com a opção de defesa em linha fica ao critério do utilizador, visto que é necessário ter certos atributos altos para conseguir jogar bem com essa instrução implementada. Os laterais são peças fundamentais visto que muitos lances de ataque e contra-ataque vão nascer pelas alas, caso estes ficam com a posse de bola. Os centrais fazem marcação apertada homem-a-homem aos avançados adversários.

O Meio-Campo:

É composto por um trinco que vai comandar essa zona de terreno, muito parecido com o papel desempenhado pelo Paulo Assunção, jogador que sobe pouco no terreno, mas que recupera rapidamente bolas perdidas e dá uma ajuda na defesa sempre que necessário. O outro jogador de meio campo é o jogador com maior liberdade criativa na táctica é o "maestro" do meio campo, joga livre, recupera muitas bolas também e faz passes longos aos jogadores mais adiantados e consegue marcar uns golos quando tem espaço suficiente para adiantar-se no terreno e rematar perto da grande área.

O Ataque:

Composto por dois avançados de área, que vão conseguir finalizar todos as oportunidades criadas pelos restantes jogadores. Aqui pede-se no minimo um bom cabeceador com óptimo atributo de finalização, impulso e cabeceamento. O ponta de lança do lado esquerdo esta criado para jogadores como o Cardozo, visto que esta colocado nas suas instruções para rematar de longe sempre que puder e o ponta de lança do lado direito actua mais como um avançado solto, visto que só tem instruções para movimentos frente e correr com bola.

Os jogadores das alas, denominados "Extremos de Raiz", vão sempre tentar chegar a linha de fundo e fazer o cruzamento perfeito a procura do avançado melhor posicionado, sempre com o lateral a apoia-lo.

Nota: As instruções dos avançados e extremos devem ser modificados consoante os atributos dos vossos jogadores.

Caso optem por jogar com defesas laterais com teor mais defensivo deverão aumentar a linha defensiva ligeiramente nas instruções da equipa e alterar o estilo de passe dos laterais para "directo" ou "longo". Fica a sugestão.

Não me aventurei em muitas contratações, comprei após o termino da primeira época jogadores com as características que eu procurava que o plantel estava mais necessitado.

Exemplo:

• Ismael Bangoura para AMR
  • Mickaél Chrétien para DR
  • Andriy Nesmachnyi para DE
  • Nicolas N'Koulou para DC
  • Rafael Carioca para DMC
  • Ramires para MC
  • Juan Pablo Carrizo para GR
  • Bosko Jankovic para AMR/AML (Livre)
  • Mauro Zarate para PTL
  • Estes jogadores todos não ultrapassou 40M€ (Todos bem negociados ao longo da primeira época para baixar o valor pedido pelos clubes)
Táctica

tacticagm7.th.jpg

Instruções de Equipa

instrucoesxm4.th.jpg

Histórico Competições:

Liga Sagres

sagreszm9.th.jpg

Liga dos Campeões:

campeossb0.th.jpg

Taça UEFA:

uefaix5.th.jpg

Taça de Portugal - Vencedor desde 2008

Taça da Liga - Vencedor desde 2008

Supertaça - Vencedor desde 2009

Histórico Jogadores:

Melhor Marcador

marcardoruz6.th.jpg

Mais Assistências

assisntenciayr0.th.jpg

Melhor Classificação Média

mediahh4.th.jpg

Mais Vezes Melhor em Campo

campodh7.th.jpg

Não tive muita sorte nas competições europeias pelo facto que ainda estava em constantes modificações na táctica e estilo de jogo, na UEFA em 2008/09 perdi na meia final por 4-2 contra o Milão

Compartilhar este post

Link para o post

gostei da tactica :handclap: ....vou exprimenta-la no meu porto....depois digo algo...cumps... :cool:

ja agora...no ataque dizes para ter do lado esquerdo um que mande mais petardos de longe e o avançado do lado direito mais solto...achas que faço bem por o hulk do lado esquerdo (visto que tem 18 de remate de longe) e como avançado mais movel o lisandro?? que dizes?

Compartilhar este post

Link para o post

Marado em saves ? É de se espantar :handclap:

Experimentarei e depois posto o feedback.

Compartilhar este post

Link para o post
gostei da tactica :handclap: ....vou exprimenta-la no meu porto....depois digo algo...cumps... :cool:

ja agora...no ataque dizes para ter do lado esquerdo um que mande mais petardos de longe e o avançado do lado direito mais solto...achas que faço bem por o hulk do lado esquerdo (visto que tem 18 de remate de longe) e como avançado mais movel o lisandro?? que dizes?

Sim é a melhor escolha, o Cardozo tem 19 de Remate de longe e marca muitos golos, podes também experimentar durante alguns jogos mudar nas instruções colocando "Correr com Bola" Frequentemente, visto que o Hulk tem Aceleração 18, Velocidade 17, Técnica 15, Finta 15 pelo menos no meu save que abri agora para conferir os atributos do Hulk.

Sempre que fizeres alterações as instruções de equipa e jogadores com vista a mudar o estilo de jogo e táctica, nem sempre irás ver o resultado dessas mudanças acontecer no jogo a seguir, eu normalmente testo durante 5/6 jogos.

Marado em saves ? É de se espantar :handclap:

Experimentarei e depois posto o feedback.

Na secção Fm2008/Tácticas tem lá 3 tácticas minhas.

Até parece um SAVE.. eheh mas só coloquei mais informação e históricos para os users que quiserem experimentar ou desenvolver a sua táctica a partir desta, poderem ver que realmente funciona.

Só tenho jogado porque acho piada ao 3D, senão fosse isso, não acho que tinha pegado no jogo novamente tão cedo e mesmo assim não tenho jogado muito, demorei três semanas a jogar nas calmas para desenvolver esta táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda fiz poucos jogos com a tactica mas está a correr bem... logo no primeiro jogo ganhei 3-1 ao sporting...e tenho tido resultados muito bons..até agora a unica derrota foi para a champions na fase de grupos contra o Manchester United em casa deles....perdi 4-2..mas marcar 2 golos em casa do united já é muito bom..quanto aos golos que sofri...foi devido aos laterais atacarem e em contra ataques o C.ronaldo fintava o Guilherme (vindo do Almeria)...é claro que o jovem miudo tambem nao podia fazer muito é um lateral muito ofensivo mas defensivamente tem muito para aprender. fica dificil tirar a bola a um homem com 20 de finta (C.Ronaldo)...devia ter posto os laterais sem subirem...mas arrisquei e nao estou arrependido..do outro lado tenho o miguel torres mas o giggs nao lhe deu tanto trabalho como o ronaldo deu ao guilherme..

parabens..está uma tactica muito bem conseguida..:handclap: :handclap:

aconselho vivamente esta tactica!

Compartilhar este post

Link para o post
ainda fiz poucos jogos com a tactica mas está a correr bem... logo no primeiro jogo ganhei 3-1 ao sporting...e tenho tido resultados muito bons..até agora a unica derrota foi para a champions na fase de grupos contra o Manchester United em casa deles....perdi 4-2..mas marcar 2 golos em casa do united já é muito bom..quanto aos golos que sofri...foi devido aos laterais atacarem e em contra ataques o C.ronaldo fintava o Guilherme (vindo do Almeria)...é claro que o jovem miudo tambem nao podia fazer muito é um lateral muito ofensivo mas defensivamente tem muito para aprender. fica dificil tirar a bola a um homem com 20 de finta (C.Ronaldo)...devia ter posto os laterais sem subirem...mas arrisquei e nao estou arrependido..do outro lado tenho o miguel torres mas o giggs nao lhe deu tanto trabalho como o ronaldo deu ao guilherme..

Usas um MC típico ou um AMC?

Compartilhar este post

Link para o post

nao gostei 3 jogos 2 derrotas pessadas fora e um empate em casa desisiti logo

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, neste FM2009 torna-se visível que é necessário adaptar as instruções defensivas e ofensivas consoante o adversário.

Usas um MC típico ou um AMC?

Qualquer um serve, eu nessa posição uso o Ramires (ex-Cruzeiro) e o Jack Wilshere como alternativa.

nao gostei 3 jogos 2 derrotas pessadas fora e um empate em casa desisiti logo

As instruções dos jogadores estão configuradas para determinados jogadores tipo, se calhar se modificares essas instruções para ir mais em conta com os atributos dos teus jogadores, a partir daí, poderá funcionar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia, só tive tempo para jogar um jogo amigável contra uma equipa muito fraca mas dei 11-0. Quando começar a competição a sério posto aqui os resultados :)

P.S.: Estou a jogar com o Raul Garcia a médio, com o Maniche como alternativa :)

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia, só tive tempo para jogar um jogo amigável contra uma equipa muito fraca mas dei 11-0. Quando começar a competição a sério posto aqui os resultados :)

P.S.: Estou a jogar com o Raul Garcia a médio, com o Maniche como alternativa :)

na segunda epoca tens o Jurado..evolui bastante...

Compartilhar este post

Link para o post
Quando jogam com equipas mais fortes ou mais fracas que alterações à táctica costumam fazer?

na liga nao mudo..na champions é conforme o adversario..contra tubaroes eurpeus tiro as setas das subidas dos laterais..mentalidade nao tao atacante..é conforme..se presisar defender o resultado meto temporizaçao mais lenta..etc etc

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei a criar um 4x4x2 Clássico, usando somente os conceitos que li no Tactical Theorems and Frameworks '09. Ainda estou indeciso se uso ou não setas nos médios alas, tenho que testar das duas formas e comparar as estatísticas dos jogos e estatísticas individuais.

Resta-me testar durante 1 época num clube pequeno, acho que vou testar em Inglaterra na Premiership num Wigan, West Bromwich, Stoke City, Hull, Fulham, tenho que ver qual destes têm os defesas menos lentos. Daqui a uma semana devo colocar neste tópico.

Aconselho a leitura do Tactical Theorems and Frameworks '09 .

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo primeiro post pareceu-me que a tactica esta muito bem estruturada.

Vou experimentar!

Compartilhar este post

Link para o post

cada vez gosto mais da tactica..no Porto vou em primeiro com 10 pontos de avanço para o segundo classificado..(e ainda so vou a meio da epoca) tenho 16 vitorias e um empate...

Compartilhar este post

Link para o post
O link de download não tá a funcionar (pode ser de mim!) alguem pode confirmar?

Esta a funcionar, de qualquer maneira adicionei alternativas.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol que a táctica pratica não é um futebol espéctaculo, até porque não são muitos os lances de ataque. Mas é uma táctica MUITO eficaz acima de tudo. Faço em média entre 4 - 7 remates por jogo ao alvo e marco sempre 2 ou 3 golos.

Os meus parabéns Marado. No fim da época deixo aqui umas screens. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
O futebol que a táctica pratica não é um futebol espéctaculo, até porque não são muitos os lances de ataque. Mas é uma táctica MUITO eficaz acima de tudo. Faço em média entre 4 - 7 remates por jogo ao alvo e marco sempre 2 ou 3 golos.

Os meus parabéns Marado. No fim da época deixo aqui umas screens. ;)

Pessoal sou grande seguidor do forum, apesar de nao falar muito, eu no meu Man City, com imensos milhoes nada resulta,inclusive ando aqui num jogo com o atletico de Madrid e tenho o save gravado e recomeçosempre com tacticas diferentes pra testar, e ate agora em 6 tacticas usasdas esta foi a unica que ganhei o jogo e devo dizer que grande vitoria. Todos os jogadores com medias acima dos 7.0.

E' de se lhe tirar o chapeu, Parabens, 5*

Ja agora devo mencionar que o Rodriguez do Porto a Extremo esquerdo e' fenomenal LoL

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui uma screen de um perfeito exemplo do que se tem passado ao longo da época:

02paos.jpg

E este é o meu plantel marado:

plantel-2.jpg

Recomendas alguma alteração para haver maior poder ofensivo da equipa, em termos de quantidade de remates?

Já agora, a unica derrota que tive até agora foi na Liga dos Campeões, 1-0 na Bélgica contra o Anderlecht, mas foi daqueles jogos que podia durar 2 dias e a bola não entrava. :\

Compartilhar este post

Link para o post

Contra-ataque e passe curto é um bocado antagónico, mas estou a ver que a táctica dá frutos ^^

Estou a ler, também o TT&F'09, mas falta-me paciência para ler aquilo tudo de uma vez :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post
Contra-ataque e passe curto é um bocado antagónico, mas estou a ver que a táctica dá frutos ^^

Estou a ler, também o TT&F'09, mas falta-me paciência para ler aquilo tudo de uma vez :biggrin:

Se não resulta como se gostaria, procura-se outras formas até de alguma maneira resultar... eheh

P.S.: Fartei-me desta táctica e estou a experimentar um 4-4-2 com o Aston Villa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...