Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[4-1-3-2 e/ou 4-1-2-1-2 PROJECTO]O regresso do trinco

Publicações recomendadas

Estava eu aqui a pensar e nunca fui personagem muito activo nesta zona do forum. Apesar de já jogar este jogo, ou tipo de jogo, desde o velhinho CM02, só agora é que me proponho a contribuir para esta secção do forum.

A minha intenção não será se calhar a de descobrir a táctica perfeita, pois ela não existe, mas sim de descobrir uma táctica que faça renascer uma equipa construída à volta de um trinco, e de um puro maestro. Longe vão os tempos em que o Zé Elias era um senhor trinco, sim falo daquele homem do Olympiakos que iamos buscar em outras versões e que fazia as delicias de muitos. Para mim era o jogador base, e dai para a frente era ele e mais 10. Do que tenho lido e visto nesta secção abandonou-se um pouco a posição do verdadeiro trinco neste jogo, o que me deixa triste, pois gosto de construir equipas com base neles. Falo em verdadeiro trinco porque não quero que confundam com o médio defensivo (o homem que joga na linha de meio campo e que tem uma missão defensiva). Falo no trinco enquanto jogador que joga três metros à frente da defesa.

Como dizia aqui no forum não se viram muitas tácticas que dão importância a essa posição. Portanto lanço aqui um desafio a todos os que gostam deste jogo, gostam de criar tácticas, ou se de as testar, mas acima de tudo que queiram voltar a dar vida ao trinco. O desafio é simples:

I] Constituir uma equipa de no mínimo 2 e no máximo 5 "criadores de tácticas" (5 é um máximo razoável pois acho que trabalhar com mais do que esse numero de pessoas pode tornar-se caótico) para tentarmos criar o melhor conjunto de tácticas baseadas num trinco. Ha por este FM fora um enorme numero de trincos de real valor, e poucos atingem o seu potencial porque não são utilizados no sitio certo.

II] Constituir uma equipa de "official testers", ou seja um grupo de utilizadores que estejam disponíveis a testar em primeira mão as tácticas que fomos realizando e que possam dar um feedback para que estas sejam permanente melhoradas.

III] Começaremos com uma táctica virada para um trinco, mas quem sabe se no futuro não faremos ressurgir modelos de jogo pouco convencionais nos grémios e fóruns tácticos (4-2-4 ; 3-5-2 etc). Penso que o que falta talvez (posso estar a ser injusto pois não acompanhava assim muito de perto a realidade desta secção) a esta secção é mais team-work, pois afinal todos temos a mesma paixão.

IMG1.jpg

Para finalizar este primeiro post, devo dizer que comecei sozinho a desenvolver uma versão 0.1 da táctica, cuja base será um 4-4-2 standard, e neste momento estou a desenvolver a versão standard (normal) da 4-1-2-1-2 Vou começar por testa-la num save que tenho com o Benfica no inicio da 4ª época, com uma equipa bastante decente. No primeiro jogo (e ainda com visíveis falhas) constatei que nenhum jogador jogou abaixo dos 7.0, e o curioso foi ver jogadores que na táctica que usava (aqui do forum) que não passavam dos 6.e picos jogaram de uma forma bastante boa, a equipa esteve muito equilibrada, mas não deslumbrou. Seguem-se ajustes. Para manter a organização do tópico vou tentar "reservar" os 3 post's seguintes, para organização e exposição de cada vertente (DEFENSIVA / NORMAL / ATACANTE) para que seja mais fácil para todos acompanharem!

Aguardo feedback positivo (falo a nivel de interessados) :)

A EQUIPA:

w0 [criador]

Carlos Eduardo [criador]

pedrin [criador e tester no campeonato brasileiro]

semed_roger & squall [criadores e testers de uma das versões]

Mav3rick [tester]

Compartilhar este post

Link para o post
--- ESPAÇO RESERVADO PARA DESENVOLVIMENTOS LIGADOS À VERSÃO DEFENSIVA ---

Compartilhar este post

Link para o post
--- ESPAÇO RESERVADO PARA DESENVOLVIMENTOS LIGADOS À VERSÃO NORMAL ---

Compartilhar este post

Link para o post
--- ESPAÇO RESERVADO PARA DESENVOLVIMENTOS LIGADOS À VERSÃO OFENSIVA ---

Compartilhar este post

Link para o post
se quereres posso ser texter ....

Ok muito obrigado. Hoje já recebi um PM daqui de um colega do forum com quem já estou a trabalhar. Devo dizer que a táctica ainda está longe da perfeição e que decidimos começar pela sua versão ofensiva, mas tem vindo a melhorar jogo a jogo. Para já já se vê o trinco a começar a construção e a equipa a praticar um jogo muito ofensivo. Vamos la ver!

Compartilhar este post

Link para o post

Também posso ser Tester, ajudar a fazer tácticas é que não, não acerto uma.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso ajudar a fazer as táticas..

Nunca tentei fazer uma, mas já ví muitas táticas e as testei também.

Me adicione no Messenger:

[email protected]

Compartilhar este post

Link para o post
wO, peço para que você me adiicione, pois tenho problemas para adicionar contatos em meu Messenger.

[email protected]

Adicionado

Compartilhar este post

Link para o post

ei pessoal me add ae no msn pra gnte discutir

eu n entendo muito mas qro participa dessa discusao e testar a tatica

ei agora

n entedi muito o formato da tatica vc qr criar uma tatica em q os melhores jogadores sejam os vlantes ?

ta ae meu msn

[email protected] me add[/size]

Compartilhar este post

Link para o post
ei pessoal me add ae no msn pra gnte discutir

eu n entendo muito mas qro participa dessa discusao e testar a tatica

ei agora

n entedi muito o formato da tatica vc qr criar uma tatica em q os melhores jogadores sejam os vlantes ?

ta ae meu msn

[email protected] me add

olha o tamanho das letras....

ja add no msn ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me so um favor: tira isso do size 7 sff. Mete la isso no tamanho de letra normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, wO

Aqui fala que o serviço pra adicionar no MSN está indisponível, mas quando voltar ele fala que vai add automaticamente..

Então, poderia me passar a tática por Mp?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashahiro

Wo posso criar com voces se quiserem,pois uso muito os trincos,principalmente em losango. :)

mandem MP que vos dou o meu e-mail ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom tópico, acho bastante interessante. Os meus parabéns pela ideia, se por acaso for precisa alguma colaboração, é só enviar uma MP, ou então pelo msn: [email protected]

Cumps, bom trabalho e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
Wo posso criar com voces se quiserem,pois uso muito os trincos,principalmente em losango. :)

mandem MP que vos dou o meu e-mail ;)

Muito bom tópico, acho bastante interessante. Os meus parabéns pela ideia, se por acaso for precisa alguma colaboração, é só enviar uma MP, ou então pelo msn: [email protected]

Cumps, bom trabalho e boa sorte

Fico contente por estar muita gente interessada. Deixo o meu e-mail, adicionem-me para fazermos uma reuniaozita [ [email protected] ]

Compartilhar este post

Link para o post

Ao testarem testem por favor em equipas de 1 liga que estejam para descer tipo trofense, equipas que lutam pela Europa e em equipas amadoras.

Compartilhar este post

Link para o post
O trinco nunca foi embora porque vai regressar agora...? :D

Ir embora não foi, mas se calhar nunca lhe deram o papel de maior destaque ;) Pelo menos pelo que li, não ha aquele trinco como era o Zé Elias, Redondo, Makele

Compartilhar este post

Link para o post
PRIMEIRAS NOVIDADES

Como podem ter visto reservei os três primeiros posts para organizar este tópico, e será lá que as tácticas e explicações serão colocadas para download. Mas até chegarmos a essa fase, teremos de percorrer um longo caminho. Eu e o Carlos Eaduardo estamos a trabalhar na versão ofensiva; cabendo a versão defensiva à dupla semed_roger & Squall; a versão que quer dá mais importância ao controlo de bola fica para ja a cargo do pedrin .

Para já iremos trabalhar deste modo, sendo que constantemente estamos a trocar ideias e a ajudarmos-nos uns aos outros. Temos trocado tácticas para que possamos testar e opinar, e quando sairem as primeiras versões só serão oficiais quando eu as colocar no devido lugar.

Falo agora da versão ofensiva. Trabalhei durante o dia e noite de hoje com o Carlos e começamos a chegar a uma base engraçada. Para a testarmos penso que o Carlos irá para Espanha (Alméria acho) e eu decidi pegar no Aston Villa, isto depois de já ter feito uma pré-época com sucesso na Roma

Porquê o Aston Villa?

Bem a escolha da liga inglesa foi para ver como é que a táctica irá funcionar num futebol mais duro e fechado. Queremos analisar em que medida o trinco pode funcionar com pêndulo defensivo e em contra partida ver em que medida é que conseguimos um ataque forte frente a equipas fisicamente competentes e que defensivamente são muito boas. Contudo poderíamos ter escolhido uma equipa "mais fraca", mas a ideia é jogar duas épocas no Villa, e como tal serão feitas contratações, pois quero ver até que ponto esta táctica funciona contra os grandes europeus. A ideia é criar uma táctica boa para qualquer equipa de segunda linha europeia, e depois permitir que essa mesma táctica funcione com equipas inferiores, mas também devo dizer que me parece que para esta táctica ter sucesso serão precisos jogadores competentes.

Neste momento a táctica funciona com três homens que apenas defendem, estando os outros mais toldados para ataques continuados, bola de pé para pé e bastante velocidade nas trocas de bola. A nossa aposta passa também por laterais ofensivos e com boa condição fisica, visto que eles irão atacar muito, mas terão de ter forças para recuperar. Quanto ao trinco é dele que começa a jogada de ataque na maioria das vezes (alternando com o MC) ou MA C consoante a posição que o médio venha a assumir), mas é ele que depois de endossar a bola procura dar cobertura a quando da subida dos laterais.

1.jpg

Reparem aqui que a equipa quando está balanceada no ataque coloca no mínimo quatro jogadores na área (sendo que por vezes o médio fica à entrada da aérea pronto para disparar) e há acompanhamento de ambos os laterais e extremos (do lado de lá vê-se o nº7 e mais atrás o nº21). Estamos agora a trabalhar na parte dos cruzamentos, pois como vemos pela imagem um cruzamento ao segundo poste encontraria um homem livre. Contudo esses cruzamentos tendem a ser mal feitos e a ir para fora.
Quanto à cobertura defensiva, o trinco soltou a bola, e ficou com os centrais assegurando superioridade numérica, um 3vs2.

2.jpg

A defender a equipa recua em bloco, deixando apenas os avançados na frente. Os extremos descem, e o trinco pressiona apenas naquela zona do terreno evitando assim a possibilidade de existirem remates de longe. Em contrapartida em MC ajuda o trinco nesta missão de policiamento da zona perto da entrada da grande área

4.jpg

Mais uma vez muita gente perto da área de finalização. Reparem agora que o MC fica mais recuado, e que o trinco saiu do lado dos centrais pois o homem que acompanha baixou no terreno, existindo agora duas hipóteses de remate em zona frontal.

5.jpg

Contudo contra equipa mais fechadas pode as vezes ser difícil entrar no espaço delas, apesar de um domínio avassalador. Um pequeno ajuste durante o jogo foi suficiente para vencermos por 3-1.

De referir por fim que tudo isto são os primeiros testes e em breve será lançada a versão 0.1 da táctica, até lá esperamos por sugestões. Outra coisa ainda é que isto é uma táctica que não é para "deixar correr" durante os 90 minutos. A base da táctica é feita, mas caberá a cada um de nós consoante o campo, os nossos jogadores, a inspiração adversária, a táctica adversária, etc, fazer determinadas modificações ao longo de toda a partida (ex: baixar a mentalidade ofensiva dos laterais se a vossa defesa estiver muito exposta; recuar a linha defensiva; etc)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...