Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

[Publico] Ucrânia consegue 550 milhões de euros para construir novo sarcófago em Tchernobil

Publicações recomendadas

Guest Vladimir Ilitch
Ucrânia consegue 550 milhões de euros para construir novo sarcófago em Tchernobil

Vários países aceitaram hoje ajudar a Ucrânia com 550 milhões dos 740 milhões de euros necessários para a construção de um novo sarcófago para Tchernobil. O actual, com fissuras e buracos, deixou de ser seguro.

“Isto foi o que conseguimos reunir em conjunto, 550 milhões de euros. E consideramos que este ainda é um montante preliminar”, informou o Presidente ucraniano Viktor Yanukovich, em Kiev, citado pela agência Reuters, depois de uma reunião de representantes de 50 países. A União Europeia avança com 110 milhões de euros, informou ontem o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, considera que este resultado foi um “verdadeiro teste à comunidade internacional”, “25 anos depois de Tchernobil e num momento em que o Japão enfrenta um terrível acidente nuclear”, citou a agência AFP.

Vinte e cinco anos depois do acidente nuclear, a Ucrânia prepara a construção de um novo sarcófago, até 2015, que irá isolar o reactor 4 até ao final do século. No seu interior ainda estão centenas de toneladas de material radioactivo.

O primeiro sarcófago, construído em cima do reactor danificado oito meses depois do acidente, tem fissuras e buracos e já não é considerado seguro. Agora, a nova estrutura de isolamento terá 105 metros de altura e 29 mil toneladas de metal, quase três vezes o peso da Torre Eiffel, em Paris. Este novo sarcófago será construído ao lado do reactor e só depois será colocado no local definitivo, para garantir a segurança dos trabalhadores.

O acidente nuclear aconteceu a 26 de Abril de 1986, quando uma explosão e incêndio libertaram para a atmosfera grandes quantidades de radioactividade. A nuvem radioactiva chegou à Europa.

Prypyat, a cidade mais próxima da central de Tchernobil e dentro da zona de exclusão de 30 quilómetros, continua a ser uma cidade fantasma, ao abandono. Segundo o Ministério ucraniano da Economia, serão precisos mais 575 anos para que o território seja considerado totalmente livre de radioactividade.

In Público

E eu pergunto: A construção será feita ao lado do reactor, a cidade ainda tem altos graus de radioactividade, como é que conseguem garantir a segurança dos trabalhadores?

Editado por Peplin
Colocação da fonte da notícia

Compartilhar este post

Link para o post

Dpitz, adicionei a fonte da notícia no post. Até acho uma boa ideia colocarem a fonte no título do tópico, mas não se esqueçam que também a têm que colocar no corpo da notícia. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Ok pep, eu estive quase para pôr aí também, mas achei desnecessário. Pra próxima já sei :tongue:

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunto me aos anos que trabalhamos com energia nuclear , como e possível nao haver ainda algo que sirva de contra medida contra a radiação de forma rápida e eficaz

Editado por Scorpio

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunto me aos anos que trabalhamos com energia nuclear , como e possível nao haver ainda algo que sirva de contra medida contra a radiação de forma rápida e eficaz

oreillycantexplain1.jpg

:mrgreen:

Editado por B0nec0

Compartilhar este post

Link para o post

À mais de 10.000 anos que a Humanidade caminha sobre e ainda hoje não se sabe com certeza se Deus existe ou não, por isso a radioactividades que é um fenomeno recente é normal que ainda não tenha uma solução! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Que saudades de jogar STALKER!

Mas esses 550M devem ser so para construçao fora a segurança dos trabalhadores.

Editado por empoa

Compartilhar este post

Link para o post

Que saudades de jogar STALKER!

Mas esses 550M devem ser so para construçao fora a segurança dos trabalhadores.

'Quais' segurança dos trabalhadores? lol

Compartilhar este post

Link para o post

E eu pergunto: A construção será feita ao lado do reactor, a cidade ainda tem altos graus de radioactividade, como é que conseguem garantir a segurança dos trabalhadores?

Como é que sabes isso?

Compartilhar este post

Link para o post

A questão da segurança dos trabalhadores acha que passará essencialmente pelos tempos de exposição. Deverão fazer turnos de forma a que o tempo que estão expostos aquela radiação seja inferior ao qual já se associa riscos para a saúde.

Quanto a questão que ai falavam de não haver forma de contra medida a radiação, ela já existe é não ser exposto a excessos de radiação :mrgreen: . Porque nunca existirá forma segura de eliminar essa radiação, aquilo funciona como uma bateria ou seja enquanto determinados átomos estiverem carregado há radiação o que podemos fazer é isolar o local e deixar que estes se descarreguem. Espero não ter dito nenhum asneira já que esta área não é o meu forte.

Editado por Totoro

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que, apesar de ainda existirem vestígios de radiação na cidade, estes serão muito menores do que na área do reactor. Fazendo turnos em que o tempo de exposição seja reduzido para o mínimo deverá ser razoavelmente seguro para os trabalhadores, penso eu que não percebo nada disto! Mas o que me espanta é o facto de fazerem um novo sarcófago com 29 mil toneladas de metal que irão suster a radiação. Não seria mais fácil e barato repararem as fissuras e reforçarem a estrutura anterior? A não ser que esteja demasiado degradado para isso, mas quer-me parecer que alguém vai meter uns milhões ao bolso...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Como é que sabes isso?

Está na notícia 8-[

A questão da segurança dos trabalhadores acha que passará essencialmente pelos tempos de exposição. Deverão fazer turnos de forma a que o tempo que estão expostos aquela radiação seja inferior ao qual já se associa riscos para a saúde.

Quanto a questão que ai falavam de não haver forma de contra medida a radiação, ela já existe é não ser exposto a excessos de radiação :mrgreen: . Porque nunca existirá forma segura de eliminar essa radiação, aquilo funciona como uma bateria ou seja enquanto determinados átomos estiverem carregado há radiação o que podemos fazer é isolar o local e deixar que estes se descarreguem. Espero não ter dito nenhum asneira já que esta área não é o meu forte.

Mas mesmo assim o risco deverá ser elevado, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...