Su1 Publicado 3 Setembro 2011 Se bem me lembro aquela votação ficou praí um empate técnico entre BE, PCP, PSD, PS e CDS - isto já de si significa que há muitos mais users de esquerda fincada aqui no fórum que na população geral. E pode votar qualquer pessoa, muitos dos quais não têm grande participação no tópico, eu próprio fiz isso. Eu leio o tópico de vez em quando e os únicos que vejo a fundamentar mais vincadamente os seus pontos de vista são os de esquerda. Mas não quero levar este tópico para uma discussão sobre isto... aliás acho que isto já prova que falar de política puxa logo o ppl todo para o serious business e os ataques uns aos outros, o pod teria de ser uma coisa mais leve! ;-) Isso concordo, mas é diferente do que disseste anteriormente. Adiante... Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 3 Setembro 2011 Excelente ideia! Se for preciso alguma coisa em que possa ajudar disponibilizo-me Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 3 Setembro 2011 ihih :lol: RUC? Se é para avançar com isto, era bom podermos organizar isto o quanto antes. Quem está dentro? Como já disse, posso tratar da produção, mas também posso ser coordenador (pensar nos convidados, mandar pms, organizar a data, etc). Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 3 Setembro 2011 Eu não tenho tempo e na verdade também não teria nada a oferecer ao podcast. No entanto estarei cá para ouvir e para incentivar. Acho que é demasiado utópico fazer isto quando não há uma pessoa responsável e dinâmica por tudo, com todos os recursos necessários para colocar isto a andar. O Luís ou o Green podem abrir uma página especial como já fizeram para as streams. Os programas poderiam ser gravados em conferência do Skype. Depois de uma breve edição, cortar a palha, colocar separadores sonoros e créditos era interessante alojar nos servidores do CMPT e ficar tudo catalogado com datas, intervenientes, etc. O principal problema é fazer o guião do programa. Imaginem que iria acontecer amanhã. O Lifehouse era o anfitrião: - "Bem-vindos à primeira edição do podcast do CMPortugal. *Breve introdução, explicar o projecto e apresentar os primeiros convidados*" - Vamos começar por comentar o resultado da selecção e falar da partida. Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. - Transitando então para a avaliação dos planteis dos 3 grandes, Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. - Agora é momento "diga você mesmo", cada convidado irá destacar uma coisa à sua escolha esta semana. Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. Dificuldades: Reunir 4 pessoas ao mesmo tempo. Ter o guião feito semanalmente. Haver rotação e compromisso de convidados. Ter suplentes caso alguém falhe. Ter uma pessoa que coordene isso toda a semana. Depois disso era alojar e colocar cá. Mas não é assim tão fácil de colocar em prática. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 3 Setembro 2011 Eu não tenho tempo e na verdade também não teria nada a oferecer ao podcast. No entanto estarei cá para ouvir e para incentivar. Acho que é demasiado utópico fazer isto quando não há uma pessoa responsável e dinâmica por tudo, com todos os recursos necessários para colocar isto a andar. O Luís ou o Green podem abrir uma página especial como já fizeram para as streams. Os programas poderiam ser gravados em conferência do Skype. Depois de uma breve edição, cortar a palha, colocar separadores sonoros e créditos era interessante alojar nos servidores do CMPT e ficar tudo catalogado com datas, intervenientes, etc. O principal problema é fazer o guião do programa. Imaginem que iria acontecer amanhã. O Lifehouse era o anfitrião: - "Bem-vindos à primeira edição do podcast do CMPortugal. *Breve introdução, explicar o projecto e apresentar os primeiros convidados*" - Vamos começar por comentar o resultado da selecção e falar da partida. Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. - Transitando então para a avaliação dos planteis dos 3 grandes, Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. - Agora é momento "diga você mesmo", cada convidado irá destacar uma coisa à sua escolha esta semana. Comentário do convidado 1; Comentário do convidado 2; Comentário do convidado 3. Dificuldades: Reunir 4 pessoas ao mesmo tempo. Ter o guião feito semanalmente. Haver rotação e compromisso de convidados. Ter suplentes caso alguém falhe. Ter uma pessoa que coordene isso toda a semana. Depois disso era alojar e colocar cá. Mas não é assim tão fácil de colocar em prática. O Guião não seria semanal, mas sim mensal. Fazer isto semanalmente seria completamente impossível, por todos termos outras responsabilidades maiores. (btw, gosto da sugestão do "diga você mesmo") Quanto às dificuldades, concordo com tudo (excepto a arte do semanalmente, claro). Eu tinha pensado na estrutura, e penso que seria de valor ter 2 fixos e 2 rotativos. E depois os suplentes tanto para os fixos, como para os rotativos. Quanto aos rotativos, os do mês seguinte poderiam sempre ser suplentes caso um dos 'titulares' falhasse, e depois o dos titulares passava para suplente. Vou deixar alguns pontos soltos: - penso que se deveria fugir ao tipico debate "3 grandes", e ter uma coisa mais variada. Algo que nos permita falar não só dos 3 grandes, como também do restante campeonato (e quem sabe da Liga Orangina e do Atlético, principalmente quando convidarmos o Boo :mrgreen:). - Além disso, era de valor haver algo como "tema livre", onde se poderá discutir durante 20 minutos algo do panorama futebolistico como: "a subvalorização do jogador português" ou "a profissionalização da arbitragem em Portugal" - Por fim, acho que se deveria ter uma secção mais dedicada a nós, e ao fórum. Ou seja, a um ou outro user, a um ou outro tópico mais debatido (já estou a ver tudo a pedir por uma discussão do tópico "Politica" ou "Como conquistar uma rapariga"). Mas claro, tudo dentro dos limites. Algum palavrão de vez em quando será substituido por um "bip" ou por um som de nariz de palhaço :mrgreen: Portanto, basicamente, é preciso o seguinte: 1/2 coordenadores (se ninguém se chegar à frente, eu posso assumir) Os colaboradores somos todos nós. A discussão dos temas, dos convidados poderia ser entre todos nós, num tópico à parte! 1 anfitrião/moderador Fixos e rotativos (2/2?) Produtor (como já disse, posso faze-lo) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 5 Setembro 2011 Neste fórum são praticamente todos de esquerda. Ias acabar por ter o podcast comício do Bloco. Ver os resultados das votações aquando as eleições no tópico da política, sff. Isso é falso. Mito. Sem me querer distanciar do assunto do tópico, acho graça a estas reacções. Realmente houve surpresa nos resultados dessa sondagem feita nesse tópico aquando das eleições, mas se a ideia deste podcast é ter um convidado que durante a semana/quinzena/mês se tenha destacado no tópico ou secção em questão, desculpem lá mas é notória a maioria de esquerda que frequentemente posta nesse tópico. Este fórum tem muitos membros, provavelmente muitos sem grande paciência ou disponibilidade para ir discutir política, mas que nessa altura não viu qualquer inconveniente em contribuir para a tal sondagem. Se a ideia passa por esse tal entrevistado que tenha estado em destaque pela sua participação, então o podcast será sim um género de comício do Bloco ou do PCP. Quem está constantemente em foco no tópico da política? Antifa, Whatever, Dpitz, Perep, Peplin, Su1, Alex Costa, Boo...? Que é que eles têm todos em comum? Pois... Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 6 Setembro 2011 Sem me querer distanciar do assunto do tópico, acho graça a estas reacções. Realmente houve surpresa nos resultados dessa sondagem feita nesse tópico aquando das eleições, mas se a ideia deste podcast é ter um convidado que durante a semana/quinzena/mês se tenha destacado no tópico ou secção em questão, desculpem lá mas é notória a maioria de esquerda que frequentemente posta nesse tópico. Este fórum tem muitos membros, provavelmente muitos sem grande paciência ou disponibilidade para ir discutir política, mas que nessa altura não viu qualquer inconveniente em contribuir para a tal sondagem. Se a ideia passa por esse tal entrevistado que tenha estado em destaque pela sua participação, então o podcast será sim um género de comício do Bloco ou do PCP. Quem está constantemente em foco no tópico da política? Antifa, Whatever, Dpitz, Perep, Peplin, Su1, Alex Costa, Boo...? Que é que eles têm todos em comum? Pois... Ele falou no fórum como um todo e não pelo users mais frequentes, logo não faz sentido isso que disseste. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Setembro 2011 Já que se fala tanto de política, podia-se era fazer uns debates entre 2 visões diferentes, em vez de ser apenas um espaço de opinião. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Setembro 2011 (editado) Penso que mais do que um podcast o que se poderia fazer era um topico que serviriam quase como uma "rádio", onde em vez de existir um podcast único existiam vários, dedicados a vários "programas", feitos por diferentes users. Por exemplo, existiria esse tal podcast sobre futebol, com debate entre convidados, mas depois em vez de existir uma transição para por exemplo algo sobre politica existiria outro podcast que por sua vez seria um programa apenas dedicado à politica. E assim, dependendo da criatividade e disponibilidade dos users interessados podiam-se ir criando coisas diferentes, sobre musica, etc., coisas mais sérias, coisas mais apalhaçadas... A unica obrigatoriedade seria cada responsavel por cada programa apresentar um podcast por mês. Penso ser mais practico do que juntar tudo, até por uma questão de conciliação de datas, disponibilidades e tal, ninguem teria de esperar por ninguem. Editado 6 Setembro 2011 por antifa Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Setembro 2011 Ele falou no fórum como um todo e não pelo users mais frequentes, logo não faz sentido isso que disseste. Sigh. Obviamente não era isso que eu queria dizer, daí a confusão toda: De política, o que não falta são eruditos na matéria. Neste fórum são praticamente todos de esquerda. São todos de esquerda, os eruditos na matéria do fórum. Percebeste agora? Que tenhamos armado esta confusão toda neste tópico por causa de um ligeiro mal-entendido num comentário é prova suficiente que a política deve ser um assunto a evitar no podcast. Dá azo a ainda mais picardias parvas que o futebol (é para evitar picardias também uma razão pela qual eu não quero o formato de 3 representantes dos 3 grandes) -- Eu obviamente estou disponível para contribuir para isto, como disse não sou muito bom a falar mas se não arranjarem comentadores melhores, estou disponível para o 1º episódio, seja a comentador ou a pivot/apresentador/whatever. Alternativamente, posso ajudar no guião, embora acho que isso devia ser combinado entre o ppl que vai falar. Acho que o próximo passo é decidir duma vez qual o formato do programa, e ir compilando uma lista de pessoal interessado em ser comentador no programa. 2 fixos + 2 rotativos parece-me bem. Tem é de 1 deles ser o pivot para controlar a conversa. Mas talvez para o 1º episódio é mais fácil simplesmente arranjar 4 gajos e depois logo se vê quem volta a participar para o próximo. Em relação ao formato, vamos fazer aqui uma votação: a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee c) 50-50 futebol/offside d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Vão adicionando os vossos nomes na alínea que preferem. Penso que mais do que um podcast o que se poderia fazer era um topico que serviriam quase como uma "rádio", onde em vez de existir um podcast único existiam vários, dedicados a vários "programas", feitos por diferentes users. Por exemplo, existiria esse tal podcast sobre futebol, com debate entre convidados, mas depois em vez de existir uma transição para por exemplo algo sobre politica existiria outro podcast que por sua vez seria um programa apenas dedicado à politica. E assim, dependendo da criatividade e disponibilidade dos users interessados podiam-se ir criando coisas diferentes, sobre musica, etc., coisas mais sérias, coisas mais apalhaçadas... A unica obrigatoriedade seria cada responsavel por cada programa apresentar um podcast por mês. Penso ser mais practico do que juntar tudo, até por uma questão de conciliação de datas, disponibilidades e tal, ninguem teria de esperar por ninguem. Isso não funciona porque - para fazeres um pod tens sempre que combinar pelo menos 2 ou 3 gajos, um só faz pouco sentido a não ser que seja comédia - é muito mais fácil começar com um só pod, e depois se houver condições/interesse/etc então avançam outras equipas com progs separados. Acho demasiado ambicioso pa começar Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Setembro 2011 Em relação ao formato, vamos fazer aqui uma votação: a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee c) 50-50 futebol/offside -Roberto Jimenez Gago d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 6 Setembro 2011 a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Setembro 2011 a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone - Pan d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 6 Setembro 2011 a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone - Pan -antifa d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade - para fazeres um pod tens sempre que combinar pelo menos 2 ou 3 gajos, um só faz pouco sentido a não ser que seja comédia - é muito mais fácil começar com um só pod, e depois se houver condições/interesse/etc então avançam outras equipas com progs separados. Acho demasiado ambicioso pa começar - poderia fazer-se sozinho ou tendo participação de outros claro, mas mesmo sozinho podes fazer um programa de opinião minimamente sério e talvez passar uma musiquinha e tal - concordo que se tem de começar devagar, mas tem de se ter noção de que vai ser dificil conciliar a disponibilidade de várias pessoas para realizar um podcast desse tipo, ao fim de algum tempo isso pode levar a um desgaste Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Setembro 2011 (editado) a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee - João Pedro c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone - Pan - Antifa d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Editado 6 Setembro 2011 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 6 Setembro 2011 Actualiza com o antifa João Pedro. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Setembro 2011 Eu acho que se pode também, num início, pelo menos, não criar "diálogos" entre os intervenientes. Ter users convidados para falar de determinado tema e, à medida que se ganham rotinas e percepção de como fazer as coisas procurar algo mais ambicioso. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Setembro 2011 Já editei. Desculpa Antifa. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Setembro 2011 (editado) Eu como não tenho propriamente uma voz interessante posso ajudar a criar o "esqueleto" dos podcasts (escolha dos temas e dos convidados, e assim) com alguém que precise de ajuda :) Editado 6 Setembro 2011 por Pan Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 6 Setembro 2011 Eu acho que se pode também, num início, pelo menos, não criar "diálogos" entre os intervenientes. Ter users convidados para falar de determinado tema e, à medida que se ganham rotinas e percepção de como fazer as coisas procurar algo mais ambicioso. Ou seja, ter sempre convidados diferentes, certo? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Setembro 2011 a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee - João Pedro c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone - Pan - Antifa - Vaart d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Setembro 2011 Ou seja, ter sempre convidados diferentes, certo? Sim. Mas claro que se pode ter 2 ou 3 users fixos, que tomassem as rédeas do programa e fizessem a ponte entre os vários temas. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Setembro 2011 - poderia fazer-se sozinho ou tendo participação de outros claro, mas mesmo sozinho podes fazer um programa de opinião minimamente sério e talvez passar uma musiquinha e tal - concordo que se tem de começar devagar, mas tem de se ter noção de que vai ser dificil conciliar a disponibilidade de várias pessoas para realizar um podcast desse tipo, ao fim de algum tempo isso pode levar a um desgaste Sozinho tem pouca piada, assim não tens discussão de opiniões, isto é um fórum, toda a gente aqui gosta é de argumentar uns com os outros. A disponibilidade das pessoas, por isso é que tem de haver comentadores rotativos, se uns não podem entram outros, se não tem 4 gajos tem 3. Se houver desgaste então na altura parte-se para formatos diferentes. Se o interesse acabar, olha paciência, ao menos experimentamos fazer uma cena diferente durante uns tempos. Eu acho que se pode também, num início, pelo menos, não criar "diálogos" entre os intervenientes. Ter users convidados para falar de determinado tema e, à medida que se ganham rotinas e percepção de como fazer as coisas procurar algo mais ambicioso. Percebo que uma coisa muito elaborada não dá pa começar, mas os pods têm muito mais piada quando são num tom leve e no gozo entre os vários participantes. Se vais perguntar "olha e tu o que achas disto", e tu "o que achas daquilo" pode-se tornar um bocado massacrante. É a tal coisa, é fazer 1 episódio para ver como sai, e depois conforme o feedback vai-se melhorando. Compartilhar este post Link para o post
Pan Publicado 6 Setembro 2011 O ideal era o pessoal se juntar mesmo num sítio para gravar. Por exemplo, quem estuda no Porto pode arranjar um ponto de encontro facilmente, quem é de Coimbra também, e assim por aí fora. Isto nos primeiros tempos para desenrascar. Fazia isto até se ter encontrado um método para gravar adequadamente os programas, com um balanço entre opiniões e testando diferentes formas de conversação (conferência do Skype é a melhor opção, por acaso). Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 6 Setembro 2011 a) Só futebol b) Maioritariamente futebol, com um pouco de offside - noikeee - João Pedro - F_Tex c) 50-50 futebol/offside - Roberto Jimenez Gago - Jone - Pan - Antifa - Vaart d) O programa todo sobre offside/temas diversos da comunidade Compartilhar este post Link para o post