Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
GS34

Aviões de África para o Alentejo carregados de heroína e cocaína

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Redes de tráfico chefiadas por espanhóis estão a utilizar aviões para transporte de droga, principalmente heroína e cocaína, desde o Norte de África até pistas improvisadas e clandestinas no Alentejo – é esta, pelo menos, a convicção da Guarda Nacional Republicana.

A GNR e a Força Aérea, segundo fontes policiais e militares, já começaram a fazer o levantamento das pistas de terra batida onde é possível aterrar no Alentejo. "Muitas dessas pistas são caminhos abertos no interior de herdades", diz um oficial da GNR que pede para não ser identificado.

A técnica destes pilotos experimentados eaventureiros é conhecida: descolam de Marrocos, voam sobre o mar a baixa altitude e, chegados à costa do Algarve, metem-se pelos vales do Guadiana a escassos 20 metros acima da copa das árvores.

O voo a reduzida altura sobre o mar permite-lhes escapar à vigilância espanhola. Já no espaço aéreo português, fintam os olhos da Força Aérea colados ao radar instalado na Fóia, no alto da serra de Monchique: continuam a voar baixinho, mas agora sobre o Guadiana e com redobrada atenção. As elevações do terreno constituem, ao mesmo tempo, um perigo traiçoeiro e um aliado inestimável. Um erro de pilotagem será fatal, mas os montes e vales ajudam a mantê-los escondidos da curiosidade do radar.

Nem todos conseguem passar despercebidos. De vez em quando, surge um sinal no radar - um pontinho luminoso intermitente a deslocar-se devagar. Os controladores de serviço nos postos de radar da Força Aérea sabem quando se trata de um voo à margem da lei. Tentam contactar o piloto por rádio, mas não obtêm resposta. Se o sinal da presença de um avião desconhecido se mantiver no radar é accionada a parelha de caças F16 de alerta na Base de Monte Real, nos arredores de Leiria.

Em Novembro de 2010, em plena Cimeira da NATO, em Lisboa, um F16 interceptou um desses aviões da droga e obrigou-o a aterrar no Aeródromo de Vila Real de Santo António. Mas, na maior parte das vezes, o sinal surge por um breve momento e não mais volta a aparecer. Os pilotos dos F16 nem sequer são incomodados.

Os aviões utilizados no tráfico são monomotores modificados: têm motores mais potentes que lhes permitem descolar com mais peso - e tanques suplementares de combustível para uma maior autonomia. "Cada aparelho, apenas com um piloto, pode carregar em segurança 500 quilos de heroína ou cocaína", garante ao CM fonte policial.

A viagem compensa o risco. Meia tonelada de heroína ou cocaína vale na rua cerca de 250 mil euros. O transportador - o piloto, que na maior parte das vezes é o dono do avião - cobra pelo menos 10 ou 15 por cento. Cada voo clandestino entre Marrocos e o Alentejo rende--lhe entre 25 e 37 500 euros.

Há planos para a instalação de radares móveis ao longo das rotas de intrusão pelo Guadiana - radares que permitam seguir de perto qualquer avião não identificado e apanhá-lo. Até lá, vão continuar a voar entre Marrocos e o Alentejo sem grandes transtornos.

MARINAS DE RECREIO SEM VIGILÂNCIA

As marinas de recreio são portas de entrada de droga: se não estão escancaradas, estão fechadas apenas no trinco. A fiscalização das embarcações não é um exemplo de eficácia. Todas as marinas, consideradas como postos de fronteira marítima, têm agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a responsabilidade de fiscalizar tripulantes e passageiros, e da Autoridade Tributária (Alfândega), responsáveis pela vistoria da carga. Mas as vigilâncias a cargo de uns e de outros não se estendem às 24 horas do dia.

Um veleiro, por exemplo, pode entrar à noite numa marina e zarpar no outro dia sem que o SEF e a Alfândega saibam. Basta que os piquetes de serviço não sejam notificados da chegada da embarcação estrangeira.

A única marina de recreio portuguesa sob apertada vigilância é a da Horta, na Ilha do Faial - autêntica placa giratória do tráfico de droga a bordo de veleiros entre as Caraíbas e o continente europeu.

Ainda há menos de um mês foi aqui interceptado o veleiro 'Gloria Marinera' com cocaína a bordo: vinha das Caraíbas e tinha como destino a marina de Portimão, no Algarve.

Compartilhar este post

Link para o post

é favor de largar um fardo na zona de Ferreira do Alentejo? Mais concretamente em Canhestros? Grato pela atenção :)

Compartilhar este post

Link para o post

é favor de largar um fardo na zona de Ferreira do Alentejo? Mais concretamente em Canhestros? Grato pela atenção :)

Canhestros :mrgreen:.

Acelero bué quando aí passo a caminho de Ferreira :mrgreen:.

Compartilhar este post

Link para o post

tópico aonde se descobre que o cmpt é um bando de toxicodepentes

Compartilhar este post

Link para o post

Dos radares todos ao longo da costa nacional, deu no outro dia, só 2 estão a funcionar

Compartilhar este post

Link para o post

Mais valia legalizar e regulamentar a porra das Drogas, sempre se sacava algum em impostos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais valia legalizar e regulamentar a porra das Drogas, sempre se sacava algum em impostos.

Mais chulice? Não, obrigado!

Além disso cada vez mais me convenço que eles não querem isso, está bem como está para eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais chulice? Não, obrigado!

Além disso cada vez mais me convenço que eles não querem isso, está bem como está para eles.

Seria chulice? A Holanda como está numa de correr com esse tipo de turista aproveitávamos nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Chulice no sentido em que íamos dar mais dinheiro ao Estado.

Vão correr com eles, porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Têm a imagem 'queimada'

Compartilhar este post

Link para o post

Estão fartos do turista que vai para lá fumar umas cenas, dizem eles que só criam problemas e não gastam mais guito em nada :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Estão fartos do turista que vai para lá fumar umas cenas, dizem eles que só criam problemas e não gastam mais guito em nada :lol:

E tu queres trazê-los para cá? Como te vais embora queres mandar o que não interessa para cá. Esperto. :mrgreen:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen: Calma, que eu ainda quero fazer um test-drive a essas cenas :mrgreen:

Voltando ao tópico, isto lá por baixo deve ser uma festa, é barcos, é aviões, ainda vamos descobrir um túnel qualquer dia.

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen: Calma, que eu ainda quero fazer um test-drive a essas cenas :mrgreen:

Li que era só para os turistas, os 'locais' podiam continuar a consumir

Compartilhar este post

Link para o post

Li que era só para os turistas, os 'locais' podiam continuar a consumir

True, mas já voltaram atrás na decisão por agora. Aquilo até Setembro vai andar embrulhado até serem as eleições, desde que a Extrema Direita não suba ainda mais :medinho:

Vê lá não vás para o skunk que isso faz um mal do caraças.

Eu era logo para a Krokodil, senão nem dá pica.

Compartilhar este post

Link para o post

True, mas já voltaram atrás na decisão por agora. Aquilo até Setembro vai andar embrulhado até serem as eleições, desde que a Extrema Direita não suba ainda mais :medinho:

Tenho saudades de apanhar o Tram até AMS :( Já quase que sabia dizer o nome das paragens com aquela pronuncia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho saudades de apanhar o Tram até AMS :( Já quase que sabia dizer o nome das paragens com aquela pronuncia :mrgreen:

Eu já andei a ver se percebia o raio do sistema de passe de transporte deles, mas está difícil. E a fonética deles... outra dor de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu era logo para a Krokodil, senão nem dá pica.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já andei a ver se percebia o raio do sistema de passe de transporte deles, mas está difícil. E a fonética deles... outra dor de cabeça.

Eu como andei praticamente sempre a pé lá dentro de AMS, era só pedir um bilhete para lá e outro para sair de lá :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...