Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Green

Estado assume dívida de Aprígio Santos

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Estado assume activos tóxicos de 130 milhões de euros de presidente da Naval 1º Maio.

O Estado assumiu a dívida bancária do grupo de Aprígio Santos, presidente da Naval 1º de Maio, ao BPN. Com a venda do BPN ao Banco BIC, o crédito de cerca de 130 milhões de euros do grupo de Aprígio Santos foi transferido para a Parvalorem, sociedade pública criada para acolher os activos tóxicos do BPN. Aprígio Santos confirma a existência dessa dívida, mas escusa comentar o montante.
Ao todo, segundo apurou o CM, o Estado assumiu, através da Parvalorem, cinco mil créditos do BPN. Como a qualidade desses créditos é considerada má ou até de difícil recuperação, o BIC recusou ficar com essas dívidas bancárias.
O crédito do grupo de Aprígio Santos é uma das dívidas bancárias ao BPN assumidas pela Parvalorem. Contactado pelo CM, o empresário da Figueira da Foz é categórico: "O grupo de empresas tinha créditos do BPN e tem créditos do BPN." Por isso, rematou, "o grupo de empresas tem uma acção em tribunal contra o BPN de grande montante."
O actual presidente da Naval 1º de Maio garante não ter sido oficialmente informado da transferência do crédito do BPN para a Parvalorem. E sobre o valor do crédito, que ronda 130 milhões de euros, afirma: "Se é esse montante ou não, não lhe vou dizer, não tenho que o fazer."
Seja como for, Aprígio Santos garante ainda que "as dívidas estão tuteladas por terrenos hipotecados no valor que entenderam por bem [no BPN]." E, para que não restem dúvidas, é mais uma vez categórico: "Ninguém paga as minhas dívidas por mim. Somos um grupo familiar grande com bons activos."

Só soube disto hoje. Penso que ontem esgotaram os jornais todos cá na Figueira por causa desta noticia.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma casa Portuguesa, com certeza

Genial é a parte do BIC ter chutado para nós os calotes :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

É uma casa Portuguesa, com certeza

Genial é a parte do BIC ter chutado para nós os calotes :prayer:

Foi um negócio da China. O banco foi privatizado, mas as dívidas nacionalizadas... Este país não tem emenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiserem, também podem assumir as minhas dívidas... espera, eu nem tenho dívidas. Ah, que pena...

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia induz bastante em erro. Isso da Parvalorem já é mais que conhecido. Trata-se de uma Sociedade criada muito antes da venda ao BIC para a qual foram cedidos os créditos de pior qualidade do BPN. A Parvalorem foi criada justamente para que a Carteira do BPN ficasse mais limpa e para facilitar a sua venda.

O facto da Parvalorem receber os créditos do BPN não invalida que o Sr. Aprígio os tenha que pagar, só que em vez de os pagar e estar a dever ao BPN está a dever ao Estado.

E não foram só as responsabilidades que transitaram para a Parvalorem, todas as garantias associadas ao crédito (hipotecas, penhores) também transitaram.

Claro que por se tratarem de créditos de má qualidade as perspectivas de vir a receber os valores em falta são muitas vezes reduzidas, o que inevitavelmente obrigará o estado a incorrer em custos. Isto não falando das injecções de capital que o Estado já teve de fazer no BPN.

Compartilhar este post

Link para o post

Só soube disto hoje. Penso que ontem esgotaram os jornais todos cá na Figueira por causa desta noticia.

tmbm sou figueirense!!! xD cheira me que o Aprigio nao fica muito mais tempo na presidencia da Naval!

Editado por SolidBinolas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...