Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

michael era uma percentagem de posse deste genero que falavas? chegou a andar nos 76 % na primeira parte :celebracao:

2ppezra.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

michael era uma percentagem de posse deste genero que falavas? chegou a andar nos 76 % na primeira parte :celebracao:

2ppezra.jpg

Epah tu tb vais testar tacticas de posse de bola no Barcelona!! Isso é como agora ir o Guardiola para o Bayern!!

Isso já eles fazem de olhos fechados!! LOOLOLL

Compartilhar este post

Link para o post

Epah tu tb vais testar tacticas de posse de bola no Barcelona!! Isso é como agora ir o Guardiola para o Bayern!!

eheheheheh

Tenho dito várias vezes que ter posse de bola na ordem dos 60-65% é fácil, mas de qualquer modo depois de ter deixado aqui aquele texto em inglês que estava no forum da SI, resolvi aproveitar esta nova pré-época para fazer umas experiências, tanto no Porto como no Espinho.

Para estreia no campeonato, está bom :-)

47x.png

A parte melhor é que agora já consigo por o Espinho a jogar com a táctica do Porto, isto sim é obra :-)

Mais uma vez Por favor, não façam quote da imagem

A táctica é a mesma que usava em épocas anteriores, mas agora divirto-me a brincar com a temporização e o perder tempo e passei a usar os meus extremos a fazer marcação h*h aos laterais adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

tens razao mas nao fui testar lol isto é um save onde estou a fazer carreira ja jogo este save desde que saiu o demo do jogo desde ai nunca parei, comecei no benfica e fui passando por outros clubes ate parar aqui :biggrin: e ja tava com saudades de vir jogar este save

Compartilhar este post

Link para o post

eheheheheh

Tenho dito várias vezes que ter posse de bola na ordem dos 60-65% é fácil, mas de qualquer modo depois de ter deixado aqui aquele texto em inglês que estava no forum da SI, resolvi aproveitar esta nova pré-época para fazer umas experiências, tanto no Porto como no Espinho.

Para estreia no campeonato, está bom :-)

A parte melhor é que agora já consigo por o Espinho a jogar com a táctica do Porto, isto sim é obra :-)

Mais uma vez Por favor, não façam quote da imagem

A táctica é a mesma que usava em épocas anteriores, mas agora divirto-me a brincar com a temporização e o perder tempo e passei a usar os meus extremos a fazer marcação h*h aos laterais adversários.

brutal :handclap: os gajos tiveram 2 % em frente a tua area ahah tambem tou a ter em conta aquelas teorias da temporizaçao e do perder tempo depois irei exprimentar no benfica e no sousense

Compartilhar este post

Link para o post

tens razao mas nao fui testar lol isto é um save onde estou a fazer carreira ja jogo este save desde que saiu o demo do jogo desde ai nunca parei, comecei no benfica e fui passando por outros clubes ate parar aqui :biggrin: e ja tava com saudades de vir jogar este save

:-)

Basicamente, dou mais tempo aos jogadores para pensar as jogadas. Defini a temporização em Normal (1 clic acima de Lento) e o Perder Tempo às Vezes (1 clic abaixo de frequente), percebe-se que não se deve abusa muito em ambas as instruções, isto é, a amplitude para experimentar é andar na temporização normal a partir do primeiro clic acima de lento até ao clic antes de rápido e o mesmo para o perder tempo. A partir daqui foi fácil perceber que antes a táctica do Porto não funcionava no Espinho (e possivelmente em nenhuma equipa das pequeninas) porque a temporização era demasiado rápida para jogadores com atributos fracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto está bonito está:

Espinho, 4 jogos na II Liga, 3 vitórias e 1 empate. Considerando que sou apenas candidato a marinar pelo meio da tabela:

2-1; 3-0; 0-0; 2-1

No Porto até mete dó

6-0; 5-0; 5-1... a fome de golos é tanta que marcámos aquele golito na própria baliza.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem me ajudar nesta tática, é que correu muito bem o inicio de época com goleadas e de repente os resultados vieram a cair já vou com 3 derrotas seguidas. Obrigado.

3b5gD0d.png?1

Compartilhar este post

Link para o post

Podem me ajudar nesta tática, é que correu muito bem o inicio de época com goleadas e de repente os resultados vieram a cair já vou com 3 derrotas seguidas. Obrigado.

Well , 4-4-2 não é muito a minha praia , mas vamos lá ver se posso ajudar (...) acho que não podes dar tanta liberdade criativa a uma equipa como o espinho , não tens CR7's nem Messi's logo eles como tem baixos atributos de decisoes vão acabar por desorganizar a equipa , fazer remates de longe feitos malucos , cenas assim ...

Eu não sei se estou certo nisto , se tiver alguem que me corrija mas acho que não se pode usar defesa alta e não usar pressão alta , tendo uma defesa alta tem como objetivo recuperar rapidamente a bola , até mesmo no terreno adversário e para isso acontecer necessitas de pressão alta , caso contrário és comido em bola nas costas .

Essa tática acho que não é a melhor para jogar futebol curto , porque um jogador tendo a bola vai ter sempre poucas linhas de passe e olhando á mentalidade eles vao tentar por a bola na frente rapidamente e isso pode falar nos passes , acho que devias optar por um futebol mais de transiçoes rápidas e usar os flancos para fazer cruzamentos , uma coisa que te podia ajudar caso queiras manter estilo curto é por um dos PL's como avançado recuado , descer os extremos para médios-ala (atenção , mantem a funçao de extremos , e acho que devias por os teus laterais como apoio , não te garanto que assim funcione , deve haver por ai alguem que perceba mais dessa tática que eu mas espero ter ajudado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Well , 4-4-2 não é muito a minha praia , mas vamos lá ver se posso ajudar (...) acho que não podes dar tanta liberdade criativa a uma equipa como o espinho , não tens CR7's nem Messi's logo eles como tem baixos atributos de decisoes vão acabar por desorganizar a equipa , fazer remates de longe feitos malucos , cenas assim ...

Eu não sei se estou certo nisto , se tiver alguem que me corrija mas acho que não se pode usar defesa alta e não usar pressão alta , tendo uma defesa alta tem como objetivo recuperar rapidamente a bola , até mesmo no terreno adversário e para isso acontecer necessitas de pressão alta , caso contrário és comido em bola nas costas .

Essa tática acho que não é a melhor para jogar futebol curto , porque um jogador tendo a bola vai ter sempre poucas linhas de passe e olhando á mentalidade eles vao tentar por a bola na frente rapidamente e isso pode falar nos passes , acho que devias optar por um futebol mais de transiçoes rápidas e usar os flancos para fazer cruzamentos , uma coisa que te podia ajudar caso queiras manter estilo curto é por um dos PL's como avançado recuado , descer os extremos para médios-ala (atenção , mantem a funçao de extremos , e acho que devias por os teus laterais como apoio , não te garanto que assim funcione , deve haver por ai alguem que perceba mais dessa tática que eu mas espero ter ajudado ;)

Em princípio não deveria dar tanta liberdade expressiva, mas eu também treino o Espinho e uso uma estratégia atacar, filosofia muito fluida e + liberdade expressiva e a coisa funciona, se bem que uso 433 e a minha linha defensiva também é alta. Mas concordo que o 442 poderá não ser a melhor opção e as funções dos jogadores que estão atribuídas muito menos, ajudam. Porquê? Desde logo não há ninguém a construir o jogo de trás para a frente e está a ser exigido aos jogadores que tomem decisões muito depressa, demasiado depressa para aquilo que eles podem fazer. Depois só há um homem que efectivamente pega no jogo, o CJR, que nem precisaria de estar definido como construtor de jogo porque o CJR já implica que o é, ou seja, o jogo está todo afunilado neste jogador. Sendo alvo de marcação pelo adversário, é uma presa fácil e por consequência, toda a equipa se torna também uma presa fácil.

A manter o 442, o passe deveria ser focado pelos flancos em vez de ser misto precisamente para evitar que o jogo fique afunilado no CJR e, já agora, desmarcar a opção construtor de jogo. Depois, o Perder Tempo deveria ser maior para que os jogadores temporizem um pouco mais. Por fim, esse médio box-to-box, com uma estratégia atacante vai atacar demais e a equipa precisa é de mais presença no meio-campo, ou um MC a defender ou um MRB a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

3b5gD0d.png?1

Salta me a vista duas coisa...1a a marcaçao ao homem! Pontualmente usas num jogador ou outro, mas para equipa nao me parece boa ideia...ate pq os teus jogadores nao devem ter grande nota em marcaçao sendo papados com mta facilidade! Outra é a linha defensiva. Nao sei como sofres os golos mas parece m que para uma equipa fraquinha a linha defensiva mt subida da buraco! E ja agora, pq é que usas um central limitado?

Compartilhar este post

Link para o post

Salta me a vista duas coisa...1a a marcaçao ao homem! Pontualmente usas num jogador ou outro, mas para equipa nao me parece boa ideia...ate pq os teus jogadores nao devem ter grande nota em marcaçao sendo papados com mta facilidade! Outra é a linha defensiva. Nao sei como sofres os golos mas parece m que para uma equipa fraquinha a linha defensiva mt subida da buraco! E ja agora, pq é que usas um central limitado?

Não façam quote das imagens

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me pode dizer o porque de uma tatica que criei dar grandes resultados até meio da primeira época e depois tenho 7 empates seguidos e uma derrota? È a primeira vez que me aconteceu estou no MK DONS

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem me pode dizer o porque de uma tatica que criei dar grandes resultados até meio da primeira época e depois tenho 7 empates seguidos e uma derrota? È a primeira vez que me aconteceu estou no MK DONS

A melhor pessoa para responder isso és tu, é uma questão de teres paciência a ver os jogos pelo menos em modo alargado.

Já disse tantas, tantas e tantas vezes mas repito outra vez... esqueçam os FM's em que usavam uma táctica durante épocas seguidas a ganhar tudo ou quase tudo. Isso não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um save no MK Dons de 11 epocas, e lembro-me de que nas divisoes inferiores jogava no 4231, muito ofensivo, mas nessa altura sofria porque o plantel era pequeno e eram jogos em cima de jogos mas em Janeiro reforçei-me mais e lá consegui, vê melhor isso do cansaço!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu nao sou grande apologista de mexidas tacticas! Ate pq se mudas a formaçao a meio da epoca dps sofres com a falta de habituaçao!

Como tu dizes acabaram se as tacticas ideais, nao tacticas invensiveis, mas qd ha uma tactica te da bons resultados e de repente deixa de dar por experiencia acho que o mal nao esta na tactica...tem que se tomar atençao aos jogadores, como estao moral e fisicamente, ás vezes a intensidade do treino pode estar ou estar baixa! Tem que se ver se perdemos mt, se pioramos ver onde estamos a falhar e tentar alterar o treino!

Resta saber qual o tamanho do plantel! Se o plantel for curto por norma ou equipa baixa o rendimento a meio da epoca ou no fina, por cansaço, falta de rotatividade!!!

Isto agora ha quantitade de items que podem por a nossa equipa melhor ou pior, nao apenas a parte tactica!

Editado por passonov

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu nao sou grande apologista de mexidas tacticas! Ate pq se mudas a formaçao a meio da epoca dps sofres com a falta de habituaçao!

Como tu dizes acabaram se as tacticas ideais, nao tacticas invensiveis, mas qd ha uma tactica te da bons resultados e de repente deixa de dar por experiencia acho que o mal nao esta na tactica...tem que se tomar atençao aos jogadores, como estao moral e fisicamente, ás vezes a intensidade do treino pode estar ou estar baixa! Tem que se ver se perdemos mt, se pioramos ver onde estamos a falhar e tentar alterar o treino!

Resta saber qual o tamanho do plantel! Se o plantel for curto por norma ou equipa baixa o rendimento a meio da epoca ou no fina, por cansaço, falta de rotatividade!!!

Isto agora ha quantitade de items que podem por a nossa equipa melhor ou pior, nao apenas a parte tactica!

Eu não me refiro a mexidas tácticas. A táctica pode ser apenas uma, agora há jogos em que pode ser necessário fazer circular mais a bola, outros em que será necessário colocá-la mais depressa no ataque, ou outros em que será necessário explorar mais as alas. Faço-me entender ? :-) Estes exemplos não são mexidas tácticas, são alterações / ajustamentos de estratégia (que não tem nada a ver com mudar de táctica) que devemos ter em atenção consoante a postura do adversário em campo.... chama-se futebol e o FM está actualmente mais perto do que é o futebol :-)

O problema passa por muito pessoal continuar a pensar que está num dos outros FM's, arranjavam uma táctica na net ou mesmo da sua autoria e até podiam ir de férias que era goleadas a torto e a direito.

É raro o jogo em que não faço alguma alteração, ou ajustar a temporização, ou o perder tempo, ou um pequeno ajustamento numa instrução a algum jogador. O FM exige-nos esta atenção.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a tentar criar uma tatica assim de tiki taka e tenho as seguintes duvidas....

Os jogadores devem ter opção segurar a bola ? Sim ou nao ?

E se é tiki taka todos os jogadores no 'Correr com bola' todos devem ter raramente certo ?

Acho que eles devem ter mobilidade por isso na opção 'mover-se de posição' deve estar sim, correto ?

A nível de filosofia deve ter fluido ou muito fluido ?

A nivel de temporização deve ser lento, com um comprimento nao muito afunilado, talvez 2 traços acima do afunilado e no perder tempo ai 1 traço antes do frequentemente, corrigam-me se estiver errado e espero que me ajudem :compinchas:

Editado por AnDreOvsKy

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida: como tirar melhor partido contra equipas que jogam com pressão alta? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ando a tentar criar uma tatica assim de tiki taka e tenho as seguintes duvidas....

E se é tiki taka todos os jogadores no 'Correr com bola' todos devem ter raramente certo ?

Acho que eles devem ter mobilidade por isso na opção 'mover-se de posição' deve estar sim, correto ?

A nivel de temporização deve ser lento, com um comprimento nao muito afunilado, talvez 2 traços acima do afunilado e no perder tempo ai 1 traço antes do frequentemente, corrigam-me se estiver errado e espero que me ajudem :compinchas:

Para já, logo o que deves fazer na pré-época e daí em diante é treinar movimentos preferidos, defesas, médios e avançados devem ter movimentos preferidos distintos mas todos devem privilegiar a posse de bola. Por exemplo, correr com bola frequentemente não é um movimento para posse de bola; mudar o jogo de flanco também não.

Os jogadores segurarem a bola não tem nada a ver, aliás, se te lembrares do Barcelona, não vês nenhum jogador a segurar a bola, pelo contrário, vês os jogadores constantemente a passá-la, sem terem pressa de criar oportunidade de golo. Mas isto depende dos momentos do jogo, porque se for preciso também aceleram a troca de bola. Dito isto, as tuas questões para além dos movimentos preferidos, têm muito mais a ver com temporização e perder tempo.

A filosofia deve ser fluida / muita fluida porque a equipa deve funcionar como um bloco e não por sectores.

Duvida: como tirar melhor partido contra equipas que jogam com pressão alta? :compinchas:

Baixar as linhas e juntá-las, estratégia de contra-ataque com exploração dos flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

depende um bocado da força do jogador que segura a bola, mas se tiveres um bom medio defensivo forte esse pelo menos era bem pensado que segura-se a bola, errado entao se tiverem todos correr com bola raramente depois quem é dequilibra e cria oportunidades? nao basta so trocar a bola ha que criar tambem desiquilibrios, a ideia é mesmo essa trocar a bola para desposicionar a defesa e depois quando a espaço correr com ela, depende dos jogadores e das instruçoes que lhes das, por exemplo se vais meter mover-se da posiçao num jogador que corre de fundo raramente ele vai-se aparecer varias vezes na area o que pode nao ser muito bom se depois nao tiveres um mais recuado para apoiar o medio mais defensivo na troca de bola, mas isto depois tambem ja depende da temporizaçao que usas se tiveres uma temporizaçao mais baixa é bom usar o mover-se da posiçao para os jogadores nao ficarem tao estaticos e nao estarem sempre ca atras, eu no meu ver para uma estrategia de troca de bola e posse deves optar pelo fluido sendo que os laterais tambem devem aparacer no apoio na troca de bola, o essencial mesmo é criares sempre linhas de passe em todo o campo

bolas nas costas da defesa

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, chegou a minha vez de pedir ajuda neste tópico. Não atino, de todo, com as tácticas neste FM. Estou em 2018 e ando a arrastar-me de equipa em equipa, em divisões secundárias. Contudo, por cada clube que passo, tento sempre melhorar aspectos tácticos. Não tem resultado, nem ofensiva nem defensivamente.

Li já muitas páginas deste tópico, apliquei algumas ideias que li aqui e ali e consegui obter resultados ofensivamente, mas defensivamente é um desastre e vou-vos exemplificar daqui a pouco. Primeiro, a táctica usada e respectivas instruções à equipa:

2lcohtc.png

30mamvd.png

Os defesas têm instruções para passe directo e marcação apertada ao homem. Os laterais acrescentam a isto desarme duro.

No meio-campo, o médio mais defensivo, tem marcação apertada ao homem e desarme duro e passe curto (o único em toda a equipa). Os alas correm do fundo "por vezes".

Em situações em que estou a perder adianto os alas, laterais ficam com função automática e coloco como estratégia "Atacar" ou, em casos mais complicados, "Sobrecarregar". Marco imensos golos nesta situação, mas é quando já tenho 3 ou 4 golos de desvantagem. Se jogar de início assim, levo tareia.

Passando aos exemplos em jogos:

igw9qu.png

Aqui está, começo a ganhar, eles dão a volta, eu consigo empatar e continuo com a estratégia de Atacar para ganhar o jogo e sofro um golo e, de seguida, marco também.

Isto é a história dos meus jogos esta época:

2l8ur0y.png

2s11vut.png

34ovvhy.png

E o resultado é este, o melhor ataque e a pior defesa da prova:

eriycp.png

Mais qualquer coisa, é só pedir. E obrigado, desde já :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

8d3c6d754b5e041fcaea896c50be934e.png

Faz sentido?

Btw, sou o "Rod". Perdi a outra conta e o staff ainda está a tentar recuperá-la.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, chegou a minha vez de pedir ajuda neste tópico. Não atino, de todo, com as tácticas neste FM. Estou em 2018 e ando a arrastar-me de equipa em equipa, em divisões secundárias. Contudo, por cada clube que passo, tento sempre melhorar aspectos tácticos. Não tem resultado, nem ofensiva nem defensivamente.

Li já muitas páginas deste tópico, apliquei algumas ideias que li aqui e ali e consegui obter resultados ofensivamente, mas defensivamente é um desastre e vou-vos exemplificar daqui a pouco. Primeiro, a táctica usada e respectivas instruções à equipa:

Os defesas têm instruções para passe directo e marcação apertada ao homem. Os laterais acrescentam a isto desarme duro.

No meio-campo, o médio mais defensivo, tem marcação apertada ao homem e desarme duro e passe curto (o único em toda a equipa). Os alas correm do fundo "por vezes".

Em situações em que estou a perder adianto os alas, laterais ficam com função automática e coloco como estratégia "Atacar" ou, em casos mais complicados, "Sobrecarregar". Marco imensos golos nesta situação, mas é quando já tenho 3 ou 4 golos de desvantagem. Se jogar de início assim, levo tareia.

Passando aos exemplos em jogos:

Aqui está, começo a ganhar, eles dão a volta, eu consigo empatar e continuo com a estratégia de Atacar para ganhar o jogo e sofro um golo e, de seguida, marco também.

Isto é a história dos meus jogos esta época:

E o resultado é este, o melhor ataque e a pior defesa da prova:

Mais qualquer coisa, é só pedir. E obrigado, desde já :compinchas:

Logo para começar estás a partir a equipa por optares por uma filosofia rígida, quando seria melhor opção funcionar como um bloco. Seria melhor uma filosofia fluida / muito fluida ou, para começar, no mínimo equilibrada.

Depois estás a dizer a jogadores com fracos atributos para fazerem tudo demasiado depressa, ou seja, o pessoal acha que temporização é passar a bola mais depressa.... temporização é fazer tudo mais depressa / com mais antecedência, desde driblar, cruzar, passar, rematar, etc, etc, e a somar a isto ainda dizes para ter muita urgência em chegar ao golo (perder tempo). Quer isto dizer que estás a dar instruções praticamente impossíveis de cumprir pelos teus jogadores, eles bem o tentam até porque lhes dizes para cumprirem mais as tuas instruções do que eles próprios decidirem, mas simplesmente não o conseguem fazer.

Podias tentar por uma estratégia de contra-ataque em vez de normal e dar mais fluidez ao teu jogo. Por outro lado, optar mais por um passe misto em vez de restringires opções de passe aos teus jogadores. É que jogadores com fracos atributos de passe (e outros) terem um passe directo, é natural que as coisas não corram bem. A marcação à zona em vez de padrão ou h*h para não correrem o perigo de perderem a posição.

Faz sentido?

Btw, sou o "Rod". Perdi a outra conta e o staff ainda está a tentar recuperá-la.

Estás a tentar pressionar alto, com uma linha defensiva bem subida, logo a tentares encostar o adversário lá atrás. Se a ideia é esta, como esperas que haja espaço nas costas da defesa deles para meteres bolas ao teu avançado ????

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado, Michael :fixe:

Vou testar isso e depois digo alguma coisa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...