Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Muito obrigado, Michael :fixe:

Vou testar isso e depois digo alguma coisa :)

De nada, estamos cá para nos ajudarmos :compinchas: . Tentem perceber os conceitos associados às instruções: mentalidade não é posicionamento do jogador, perder tempo não é andar na calanzice quando se marca cantos, etc, etc, etc. Não há tácticas mágicas como nos FMs anteriores e nenhuma táctica por melhor que seja faz ganhar 100% dos jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a tentar pressionar alto, com uma linha defensiva bem subida, logo a tentares encostar o adversário lá atrás. Se a ideia é esta, como esperas que haja espaço nas costas da defesa deles para meteres bolas ao teu avançado ????

Bem pensado. Tirando isso, está impecável?

Podes mostrar as instruções à equipa da tua táctica do FCP?

Editado por Puyol

Compartilhar este post

Link para o post

Bem pensado. Tirando isso, está impecável?

Podes mostrar as instruções à equipa da tua táctica do FCP?

Bom, isso se está impecável ou não vão ser os jogos que fizeres a dizer :-)

Posso. Actualmente estou a usar assim, eu sei que está muito afunilado mas está a funcionar muito bem. Joguei para a liga dos campeões contra o Austria de Viena e ganhámos 4-0 (ok, o adversário tsmbém não era complicado). 31 Remates, 69% posse de bola, a percentagem mais baixa de passes que tive foi 85% na defesa.

o1rk.png

Compartilhar este post

Link para o post

qual era o teu objetivo quando puseste afunilado? :D

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem jogo afunilado mas nao tanto isto pq estando afunilado os jogadores estao mais proximos e é ideal para o passe curto mas nao so, mesmo na recuperaçao de bola caiem logo dois ou 3 a tentar recuperar a bola e fexam bem as linhas de passe, mas depois tem um senao tambem facilita as marcaçoes ao adversario, provavelmente o michael vai acabar por abrir mais um bocado

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, isso se está impecável ou não vão ser os jogos que fizeres a dizer :-)

Posso. Actualmente estou a usar assim, eu sei que está muito afunilado mas está a funcionar muito bem. Joguei para a liga dos campeões contra o Austria de Viena e ganhámos 4-0 (ok, o adversário tsmbém não era complicado). 31 Remates, 69% posse de bola, a percentagem mais baixa de passes que tive foi 85% na defesa.

[img']http://img266.imageshack.us/img266/2783/o1rk.png[/img']

Os números de posse de bola têm sido sempre elevados? E em termos de oportunidades? Crias muitas?

Eu estou a ter dificuldades nesses dois pontos.

Editado por Puyol

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso sempre achei que demasiado afunilado correria o risco de dar espaço ao adversário nas alas. Mas não dou :-) o que acontece é que a equipa funciona muito mais em bloco, ou seja, os jogadores movimentam-se pelo campo todo mas andam mais juntos. Como retirei os cruzamos a todos os jogadores e disse-lhes para serem mais pacientes, a equipa troca muito mais a bola, sem ter pressa de chegar ao golo e fica à espera do erro do adversário.

Mais 4-0 agora fora ao Moreirense - que está em 4º lugar no campeonato, 66% de posse e baixou porque nos últimos 10 minutos acelerei o jogo. E o meu CJA controla completamente o ritmo do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tambem jogo afunilado mas nao tanto isto pq estando afunilado os jogadores estao mais proximos e é ideal para o passe curto mas nao so, mesmo na recuperaçao de bola caiem logo dois ou 3 a tentar recuperar a bola e fexam bem as linhas de passe, mas depois tem um senao tambem facilita as marcaçoes ao adversario, provavelmente o michael vai acabar por abrir mais um bocado

tb podemos por afunilado mas depois obrigar os jogadores quando têm a bola a abrir mais, pondo os ext. a jogar colado à linha e os medios pelos flancos e a explorar tb os flancos? eles assim vão obrigar o adversários a abrir-se mais

tb podemos por afunilado mas depois obrigar os jogadores quando têm a bola a abrir mais, pondo os ext. a jogar colado à linha e os medios pelos flancos e a explorar tb os flancos? eles assim vão obrigar o adversários a abrir-se mais

Compartilhar este post

Link para o post

Os números de posse de bola têm sido sempre elevados? E em termos de oportunidades? Crias muitas?

Eu estou a ter dificuldades nesses dois pontos.

Sempre, estou à espera de um adversário mais complicado na liga dos campeões para testar. De qualquer modo, com o Espinho estou a jogar precisamente da mesma maneira e estou em 1º lugar na II Liga quando era considerado a ocupar um lugar a meio da tabela para baixo. Posse de bola também boa, embora crie menos oportunidades e marque menos, mas é natural porque os jogadores são muito piores que os do Porto.

Isso pode depender, ou estás a ir muito depressa ou muito devagar :-) o segredo passa por encontrar o equilíbrio e eu acho que sem mexer na temporização - Normal, ou seja os jogadores não estão a ser nem apressados, nem demorados - e colocar o perder tempo às vezes, dá o balanço correcto à equipa.

Eu tenho os meus médios com jogo largo pelos flancos e os extremos - que são avançados interiores - a cortar para dentro, portanto, só mexi mesmo no jogo largo dos médios.

Já sabes que um gajo no forum da SI retira sempre umas ideias devido à leitura :-)

É bem possível que abra mais um pouco, mas até agora parece-me que mesmo este exagero de afunilado torna a equipa bastante mais compacta a defender e a pressionar. E como já sabes que sou um acérrimo fã dos movimentos preferidos, estes depois tratam do resto :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre, estou à espera de um adversário mais complicado na liga dos campeões para testar. De qualquer modo, com o Espinho estou a jogar precisamente da mesma maneira e estou em 1º lugar na II Liga quando era considerado a ocupar um lugar a meio da tabela para baixo. Posse de bola também boa, embora crie menos oportunidades e marque menos, mas é natural porque os jogadores são muito piores que os do Porto.

Isso pode depender, ou estás a ir muito depressa ou muito devagar :-) o segredo passa por encontrar o equilíbrio e eu acho que sem mexer na temporização - Normal, ou seja os jogadores não estão a ser nem apressados, nem demorados - e colocar o perder tempo às vezes, dá o balanço correcto à equipa.

Mais duas coisas:

E em termos defensivos? Sofres poucos golos?

Relativamente aos jogadores que contratas, procuras jogadores com atributos que se assemelhem à filosofia? Bom primeiro toque, bom passe, boa técnica, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

ora nem mais

novas ideias para o meu losango parece que estao a correr bem so me falta melhorar a posse

nz0bk.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Mais duas coisas:

E em termos defensivos? Sofres poucos golos?

Relativamente aos jogadores que contratas, procuras jogadores com atributos que se assemelhem à filosofia? Bom primeiro toque, bom passe, boa técnica, etc...

No campeonato, 8 jogos, 8 vitórias, 30 golos marcados, 1 sofrido. Na liga dos campões ganhei 1 jogo, perdi 1 e empatei outro, estamos bem.

Bom, não vou contratar o zé manel das iscas para jogar no Porto :-) tenho os observadores à procura de novos talentos, contrato os que têm potencial e começam logo a levar treino de movimentos preferidos nas ventas que até farta.

ora nem mais

novas ideias para o meu losango parece que estao a correr bem so me falta melhorar a posse

Acredita que o Perder Tempo ajuda-te muito, eu já nem mexo em nada, faço só ajustes à temporização e ao perder tempo. A ideia é: a) quando jogas contra adversários fortes deves circular a bola mais rápido para não seres apanhado com ela nos pés e levares o contra-ataque; b) contra equipas mais fracas circulas mais devagar porque os adversários são fracos na marcação e consegues facilmente desposicioná-los.

Compartilhar este post

Link para o post

quem joga com AI's, o PL costuma marcar quantos golos +/-? e os extremos?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

quem joga com AI's, o PL costuma marcar quantos golos +/-? e os extremos?

O Kléber, ao contrário da realidade, é uma grande bomba.

De qualquer modo isso é muito subjectivo, quando perceberem que esse tipo de generalizações já não faz sentido no FM vão ver os resultados a aparecer muito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

O Kléber, ao contrário da realidade, é uma grande bomba.

De qualquer modo isso é muito subjectivo, quando perceberem que esse tipo de generalizações já não faz sentido no FM vão ver os resultados a aparecer muito mais.

pois esse é o meu problema. Para mim é isto: PL=golos Extremos: Assistencias. Por isso é que tenho optado sempre por jogar com extremos e tenho um pouco de receio de que se mudar para AI's o PL deixe de render tanto.

Como os Ai's a apoiar já posso por pé esquedo-lado esquerdo e pé direito-lado direito certo?

Compartilhar este post

Link para o post

pois esse é o meu problema. Para mim é isto: PL=golos Extremos: Assistencias. Por isso é que tenho optado sempre por jogar com extremos e tenho um pouco de receio de que se mudar para AI's o PL deixe de render tanto.

Como os Ai's a apoiar já posso por pé esquedo-lado esquerdo e pé direito-lado direito certo?

Isso não tem a ver com serem extremos ou AI's, tem a ver com a coerência e a lógica das instruções que tu dás, se fazem sentido os jogadores rendem, se não fazem não rendem. É tão simples quanto isto :-)

A apoiar ou a atacar podes e deves usar os jogadores com o pé contrário na ala. Eu jogo com um AI a atacar e outro a apoiar e o Kleber como ponta de lança, é tão bom que tive que emprestar o Jackson. E não é melhor porque depois da 1ª época em que foi bota de ouro europeu, nas 3 épocas seguintes lesionou-se sempre por vários meses.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

No campeonato, 8 jogos, 8 vitórias, 30 golos marcados, 1 sofrido. Na liga dos campões ganhei 1 jogo, perdi 1 e empatei outro, estamos bem.

Bom, não vou contratar o zé manel das iscas para jogar no Porto :-) tenho os observadores à procura de novos talentos, contrato os que têm potencial e começam logo a levar treino de movimentos preferidos nas ventas que até farta.

Acredita que o Perder Tempo ajuda-te muito, eu já nem mexo em nada, faço só ajustes à temporização e ao perder tempo. A ideia é: a) quando jogas contra adversários fortes deves circular a bola mais rápido para não seres apanhado com ela nos pés e levares o contra-ataque; b) contra equipas mais fracas circulas mais devagar porque os adversários são fracos na marcação e consegues facilmente desposicioná-los.

obrigado eheh eu sei eu tenho andado a mexer na temporizaçao e no perder tempo tambem

Compartilhar este post

Link para o post

De nada, estamos cá para nos ajudarmos :compinchas: . Tentem perceber os conceitos associados às instruções: mentalidade não é posicionamento do jogador, perder tempo não é andar na calanzice quando se marca cantos, etc, etc, etc. Não há tácticas mágicas como nos FMs anteriores e nenhuma táctica por melhor que seja faz ganhar 100% dos jogos.

Michael, só te tenho a dizer que acertaste na mouche :prayer:

Coloquei o estilo em Equilibrado, tal como aconselhaste ao início. Tirei as marcações ao homem e o passe passou a ser misto, podendo "por vezes" perder tempo (antes estava raro). Tiro e queda:

2-1 vs Peña Sport (F) - 17º

4-2 vs Izarra (F) - 19º

1-2 vs Sestao © - 2º (Neste jogo fui quase sempre superior ao adversário, tendo inclusive estado a ganhar)

2-0 vs Amorebieta (F) - 6º

O último jogo foi enorme. Muita solidez defensiva, os remates deles foram praticamente todos fora de área. Com as correcções sugeridas por ti, o meu ataque continuou a dar frutos e melhorámos significativamente na defesa. Obrigado :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, só te tenho a dizer que acertaste na mouche :prayer:

Coloquei o estilo em Equilibrado, tal como aconselhaste ao início. Tirei as marcações ao homem e o passe passou a ser misto, podendo "por vezes" perder tempo (antes estava raro). Tiro e queda:

2-1 vs Peña Sport (F) - 17º

4-2 vs Izarra (F) - 19º

1-2 vs Sestao © - 2º (Neste jogo fui quase sempre superior ao adversário, tendo inclusive estado a ganhar)

2-0 vs Amorebieta (F) - 6º

O último jogo foi enorme. Muita solidez defensiva, os remates deles foram praticamente todos fora de área. Com as correcções sugeridas por ti, o meu ataque continuou a dar frutos e melhorámos significativamente na defesa. Obrigado :prayer:

:handclap: :biggrin:

obrigado eheh eu sei eu tenho andado a mexer na temporizaçao e no perder tempo tambem

Um exemplo, agora a jogar fora contra o Austria de Viena estava a ganhar 3-0 ao intervalo mas não estava a gostar da minha posse de bola, 57% contra o 442 deles. Muito mau :-( Mudei a temporização para o último clic de lento, antes de normal, para o pessoal se acalmar. E ainda me lembrei, hummmm deixa cá baixar 3 clics a linha defensiva (tenho-a sempre no máximo) e além da mais calma, vamos por o pessoal a controlar em vez de atacar. Conclusão: a posse de bola subiu para 67% e ficou 6-1 :-)

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: :biggrin:

Um exemplo, agora a jogar fora contra o Austria de Viena estava a ganhar 3-0 ao intervalo mas não estava a gostar da minha posse de bola, 57% contra o 442 deles. Muito mau :-( Mudei a temporização para o último clic de lento, antes de normal, para o pessoal se acalmar. E ainda me lembrei, hummmm deixa cá baixar 3 clics a linha defensiva (tenho-a sempre no máximo) e além da mais calma, vamos por o pessoal a controlar em vez de atacar. Conclusão: a posse de bola subiu para 67% e ficou 6-1 :-)

é bem :handclap: mete no canal 1 espanha vs italia jogao :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Malta que treinos se deve usar no inicio do campeonato?

Faz uma semana de treino físico logo na primeira semana, depois nos amigáveis Coesão da Equipa sempre em intensidade máxima e tácticas na preparação de jogo. Quando o adjunto disser que a equipa já está a ficar identificada com as tácticas, baixas a intensidade para média e a preparação de jogo põe em movimento atacante a 30%, depois segues as indicações do observador que espia o próximo adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz uma semana de treino físico logo na primeira semana, depois nos amigáveis Coesão da Equipa sempre em intensidade máxima e tácticas na preparação de jogo. Quando o adjunto disser que a equipa já está a ficar identificada com as tácticas, baixas a intensidade para média e a preparação de jogo põe em movimento atacante a 30%, depois segues as indicações do observador que espia o próximo adversário.

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...