Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

porra até que enfim que percebi isto, então aquele exemplo que eu dei aplica-se melhor a temporização + lenta/perder menos tempo . Eles andam ali a trocar a bola nas calminhas certo? Mas por exemplo se eu quiser andar ali a trocar mais a bola mas que os jogadores dêem apenas 2/3 toques e a passem para o jogador mais proximo tenho de aumentar o pouco mais a temporização?

De certa forma estas 2 barras complementam-se, o capone dizia que uma maior temporização era a verticalidade dos passes mas podemos anula-la com o perder tempo mais baixo.

Vão tomar decisões menos arriscadas, isso sim, vão evitar rematar de longe, vão evitar passes arriscados mas como também tens perder menos tempo, também estás a dizer que há maior urgência em criar perigo. Deste modo conjugando as duas instruções, os jogadores tentam circular a bola mais depressa até ao ataque (perder menos tempo) mas não vão arriscar quando houver oportunidades (temporização mais lenta).

Se queres que dêem 2/3 toques e passem a bola, então tens que retirar o Correr com Bola.

Já não sei como explicar isto :lolada: enquanto achares que as coisas se resumem a passar a bola e não olhares para o conjunto das acções de um jogador, vais ter dificuldades.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

estes bichos , demoram tanto na no processo de construção , são tão lentos a chegar há baliza adversária o que faço ?' :confuso: 2w40cub.png

Compartilhar este post

Link para o post

estes bichos , demoram tanto na no processo de construção , são tão lentos a chegar há baliza adversária o que faço ?' :confuso:

Podes ter falta de jogadores a penetrar nas linhas adversárias... afinal de contas, nenhum o está a fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ter falta de jogadores a penetrar nas linhas adversárias... afinal de contas, nenhum o está a fazer

agora diz-lo utilizando outras palavras , ou seja como os ponho a fazer isso ?? aumentar o numero de avançados ? :mrgreen: Editado por acr_lordelo

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal queria que me ajudassem aqui com as minhas duas taticas um 451 e um 4231. O 451 é uma tatica mais de posse de bola e a pressionar a frente e o 4231 do genero do que o Dortmund apresentou esta época. Que acham que eu posso melhorar nestas duas táticas ?

JcbIwpw.jpg?1

XOk7SRg.jpg?1

Compartilhar este post

Link para o post

agora diz-lo utilizando outras palavras , ou seja como os ponho a fazer isso ?? aumentar o numero de avançados ? :mrgreen:

Não hombre, não. Correr de Fundo = movimentações ofensivas sem bola = penetrações / desmarcações

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal queria que me ajudassem aqui com as minhas duas taticas um 451 e um 4231. O 451 é uma tatica mais de posse de bola e a pressionar a frente e o 4231 do genero do que o Dortmund apresentou esta época. Que acham que eu posso melhorar nestas duas táticas ?

JcbIwpw.jpg?1

XOk7SRg.jpg?1

Depende do que te queixas.

Compartilhar este post

Link para o post

O8mKuH9.png

Pessoal, estou a implementar o meu 4231 baseado em ideias minhas e no futebol que o Dortmund tem praticado ao longo destas ultimas épocas, em especial no jogo da Final da Champions. Deixo-vos a vocês se me podem dar alguma sugestão a cerca disto, até ao momento estou a gostar muito, a equipa pressiona alto, há bastantes tabelas entre médios que resulta em golos, bolas muito bem recuperadas a meio campo, boas jogadas. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que te queixas.

A minha duvida é mais no 4231. Primeiro que tudo acham que os papeis são os corretos ? Ou por exemplo uma das minhas grandes dúvidas é o medio ofensivo. Que papel deve ter, já pensei em numero 10 mas depois tenho medo que ele não recue tanto no terreno e que a tátca fique demasiado ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou a implementar o meu 4231 baseado em ideias minhas e no futebol que o Dortmund tem praticado ao longo destas ultimas épocas, em especial no jogo da Final da Champions. Deixo-vos a vocês se me podem dar alguma sugestão a cerca disto, até ao momento estou a gostar muito, a equipa pressiona alto, há bastantes tabelas entre médios que resulta em golos, bolas muito bem recuperadas a meio campo, boas jogadas. :)

Porreiro :-)

Ia dizer que os podes estar a exigir aos jogadores tudo demasiado apressado, mas se estás satisfeito não há razão para alterar. De que te queixas?

Para quem pretende jogar em 4231, aconselho a leitura

Introduzir um 4231

Compartilhar este post

Link para o post

Ia dizer que os podes estar a exigir aos jogadores tudo demasiado apressado, mas se estás satisfeito não há razão para alterar. De que te queixas?

foi o que eu tambem pensei mas nao disse nada pq se lhe esta a correr bem entao qual é a duvida? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

foi o que eu tambem pensei mas nao disse nada pq se lhe esta a correr bem entao qual é a duvida? :biggrin:

:handclap: :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Introduzir um 4231

Meh não estou registado no site, não me podes ajudar de outra maneira ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é isso mesmo que sinto, depois há alguns desiquilibrios defensivos, talvez vou reduzir um pouco as coisas, e vou ver esse link que mandaste ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Meh não estou registado no site, não me podes ajudar de outra maneira ?

E porque não te registas?

Pois é isso mesmo que sinto, depois há alguns desiquilibrios defensivos, talvez vou reduzir um pouco as coisas, e vou ver esse link que mandaste ;)

Temporização rápida, perder tempo raro pode ser excessivo... não estou a dizer que é, mas pode ser :-)

Compartilhar este post

Link para o post

E porque não te registas?

Já me registei e tive alguma dificuldade em perceber algumas coisas quando eles falavam nas posições porque não sei a tradução.

Compartilhar este post

Link para o post

Já me registei e tive alguma dificuldade em perceber algumas coisas quando eles falavam nas posições porque não sei a tradução.

Usa o google para traduzir ou coloca aqui as inicias das posições e dizemos-te o que são

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Em ambos os saves que estou a jogar (Porto e Espinho / Porto e Inter de Milheirós), mas a partir do Porto decidi introduzir umas pequenas alterações:

- Regressar ao sistema de CJR e CJA do meio-campo

- Na versão mais atacante da táctica, o meu médio defensivo passou a ter função de apoiar: não perde a sua identidade defensiva, mas ao mesmo tempo funciona como um apoio mais consistente no processo ofensivo. Com frequência tem iniciativa de jogo, pegando na bola e distribuindo ou construindo em parceria com o CJR. Este, pela sua posição natural no terreno, já é uma presença no ataque sem perder de vista as suas tarefas defensivas.

Deste modo, uso 3 versões do mesmo sem alterar os papéis tácticos dos jogadores apenas as suas funções:

a) Atacar / Muito Fluido com temporização normal (por defeito) e perder tempo raramente (por defeito) - DR (atacar), DC (defender) DC (bloquear) DL (apoiar), MD (apoiar) CJR (apoiar) CJA (atacar), AI direito (atacar) AI esquerdo (apoiar) AC (atacar)

b) igual mas com perder tempo às vezes, os laterais atacam mas todos os restantes apoiam

c) Controlar / Muito Fluido com uma temporização um pouco mais lenta (logo abaixo de Normal) e perder tempo às vezes. Todos os jogadores apoiam, excepto os avançados interiores que atacam. A novidade aqui é que todos os jogadores correm raramente com a bola.

O curioso é que todas as versões funcionam bem no Porto, no Espinho e no Milheirós. 3 equipas muito distintas: uma forte, uma média / fraca e outra muito fraca.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom Michael, isso é sinal que resulta bem em todas as equipas, acho. :D

Mas não deveria :biggrin: jogadores diferentes, atributos diferentes, logo o comportamento das equipas teria que ser diferente. O que varia um pouco é que efectivamente com o Porto tenho mais posse do que com o Espinho ou com o Milheirós, se bem que com este último as barras de familiariedade táctica estão praticamente vazias e sendo amadores devem demorar uma época inteira a encher.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

È possivel ter posse com passe direto?

Alguém sabe de um topico onde fale sobre as filosofias de jogo queria perceber melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não deveria :biggrin: jogadores diferentes, atributos diferentes, logo o comportamento das equipas teria que ser diferente. O que varia um pouco é que efectivamente com o Porto tenho mais posse do que com o Espinho ou com o Milheirós, se bem que com este último as barras de familiariedade táctica estão praticamente vazias e sendo amadores devem demorar uma época inteira a encher.

Se continuar a resultar era uma boa ideia disponibilizares ao pessoal, assim como quem não quer a coisa. :mrgreen: :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe de um topico onde fale sobre as filosofias de jogo queria perceber melhor.

"Tou-te a ver, tou, tou" estás a pensar em ter posse com um estilo tudo ao primeiro de toque :biggrin:

Muito gosta o pessoal de inventar, mas sem invenções não se faziam grandes descobertas :-) Quem quer posse joga em passe mais curto, quem quer transições rápidas joga em passe mais directo... as coisas têm que ter uma certa lógica e sustentabilidade :-)

Quanto às filosofias não há muito mais a dizer do que aquilo que já vem explicado no próprio texto das instruções: quanto mais fluida a filosofia para mais fases do jogo contribuem os jogadores. Isto quer dizer que quanto mais fluido, mais em bloco funciona a equipa; quanto mais rigído mais os jogadores se empenham nas suas funções (defesas defendem, médios fazem transição, avançados atacam).

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

se tiveres jogadores altos na frente e depois alguem atras para ganhar as segundas bolas é possivel, no entanto no entanto ter posse é segurar o jogo procurar espaços e ai nao se enquadra muito o passe directo, so se quiseres, fazer passe directo logo na saida de jogo e depois ficares a segurar a bola na frente e a troca-la, qual é a tua duvida em relaçao as filosofias?

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...