Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

mas o que achas de fazer como pus na imagem? so que agora vi que depois na area tenho uma situaçao de 5 x 4 ou seja fico em desvantagem :facepalm: secalhar subir aquele MC nao ia ser mau, so que secalhar se o subir o adversario mete logo la mais um, secalhar isto tem mesmo que ser consoante o jogo e aquilo que o adversario faz, tens razao, vou exprimentar subir o MC so para ver se o adversario continua a meter so a mesma um homem na frente, se continuarem assim vai ser mel :biggrin: :compinchas:

mas ficam sempre um dos alas atras formam quase um trio ca atras dois centrais e um dos alas

ja sei tive uma ideia :ideia: e se eu treinar o MC para subir as vezes mas dar instruçoes a mesma de correr de fundo raramente, assim ele so ira subir se achar que nao ha perigo, certo?

Treina o MC para baixar e vir buscar jogo e também para subir sempre que possível e não te preocupes que ele saberá quando fazer ambas as coisas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Treina o MC para baixar e vir buscar jogo e também para subir sempre que possível e não te preocupes que ele saberá quando fazer ambas as coisas :-)

bem pensado vou fazer isso :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

situaçao controlada, consegui o que queria, superioridade numerica no ataque, 5 nossos para 4 deles, e superioridade numerica na defesa 3 nossos para 2 deles e ainda falta o outro central que nao se ve portanto atras ta tranquilo, no entanto vez como eu ao subir um dos medios a IA meteu logo ali mais jogador para tentar explorar mais o espaço entre a defesa e o meio campo

dqgm8g.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

situaçao controlada, consegui o que queria, superioridade numerica no ataque, 5 nossos para 4 deles, e superioridade numerica na defesa 3 nossos para 2 deles e ainda falta o outro central que nao se ve portanto atras ta tranquilo, no entanto vez como eu ao subir um dos medios a IA meteu logo ali mais jogador para tentar explorar mais o espaço entre a defesa e o meio campo

Se não mexeres no correr de fundo dos médios, eles ficam mais atrás, funcionam mais como apoio em vez de se enfiarem no meio da defesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não mexeres no correr de fundo dos médios, eles ficam mais atrás, funcionam mais como apoio em vez de se enfiarem no meio da defesa.

mas eu quero ter superioridade numerica na area, ou seja a construir eles ficam a fazer cobertura ofensiva e dar apoio mas quando a bola cai na area eu quero aquilo cheio de jogadores meus, ou pelo menos mais meus do que deles, JJ Style :biggrin: mas a jogar em posse é melhor como tu dizes ter sempre alguem mais recuado para fazer as trocas de bola e tabelinhas e por ai a fora

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

mas eu quero ter superioridade numerica na area, ou seja a construir eles ficam a fazer cobertura ofensiva e dar apoio mas quando a bola cai na area eu quero aquilo cheio de jogadores meus, ou pelo menos mais meus do que deles, JJ Style :biggrin: mas a jogar em posse é melhor como tu dizes ter sempre alguem mais recuado para fazer as trocas de bola e tabelinhas e por ai a fora

Estava mais a ver o JJ style com transições e diagonais rápidas, com os extremos sem posição definida tanto a dar largura como a cortarem para dentro e não a promover o excesso de densidade populacional :biggrin:

Não estou a ver que seja possível serem mais teus do que deles, até porque se for preciso a IA mete os 11 dentro da grande área e arredores :biggrin: Aproveita também bem os pontapés de canto, dá à vontade para os centrais marcarem uns 10 golos por época... cada um :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

capo podes por uma SS da tua equipa quando está a defender sff?

Compartilhar este post

Link para o post

Estava mais a ver o JJ style com transições e diagonais rápidas, com os extremos sem posição definida tanto a dar largura como a cortarem para dentro e não a promover o excesso de densidade populacional :biggrin:

Não estou a ver que seja possível serem mais teus do que deles, até porque se for preciso a IA mete os 11 dentro da grande área e arredores :biggrin: Aproveita também bem os pontapés de canto, dá à vontade para os centrais marcarem uns 10 golos por época... cada um :-)

isso é a construir mas quando é a finalizar a jogada aparece sempre o salvio ao segundo poste se o cruzamento vier da esquerda ou o gaitan de vier o cruzamento da direita, ,o contra ataque serve mesmo para isso para nao dar tempo ao adversario de se posicionar, é assim que o Benfica do JJ joga sair rapido em contra ataque e meter tudo dentro da area nunca esquecendo o equilibrio defensivo, que foi o que aconteceu na minha imagem, tenho 5 homens meus na area eles so tem 4 e tenho 4 homens meus atras a guardar dois deles, assim que ganho a bola saiu logo rapido para o ataque dois tres toque ainda eles tao a vir para tras ja eu tenho a area povoada deles, é so escolher quem faz o golo, um do li ta hoje marcas tu e tu nao :biggrin:

capo podes por uma SS da tua equipa quando está a defender sff?

ok ja meto

Principio da Superioridade Numerica:

• O número – Muitos são os investigadores do futebol que

consideram o factor número ou, mais precisamente, a superioridade

numérica como um dos elementos determinantes da vitória.

Mas o número de jogadores está perfeitamente regulamentado pelas leis do jogo – são 11x11, 7x7 ou 5x5. Por isso e na

impossibilidade de se atingir uma superioridade numérica absoluta

(excepto em certos casos especiais – expulsões/lesões), resta às

equipas tentarem assegurar uma superioridade relativa em cada situação momentânea de jogo, graças a uma judiciosa utilização dos

jogadores. Neste contexto, a superioridade numérica refere-se à

superioridade que é conseguida, momentaneamente, no centro do

jogo e nas zonas circundantes.

Nestas zonas, é, de acordo com a generalidade dos autores,

fulcral procurar-se sempre:

– Recusar a inferioridade numérica.

– Evitar a igualdade numérica.

– Criar a superioridade numérica.

Aliás, estes três aspectos foram já elevados à categoria de

princípios gerais do jogo de futebol – isto porque as equipas que,

sistematicamente, conseguirem criar superioridade numérica nas

sucessivas situações de jogo têm todas as probabilidades de as

poderem resolver a seu favor. E a equipa que mais situações de jogo

ganhar, mais probabilidades tem de ganhar o jogo.

equipa a defender:

257kism.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal. tenho andado com esta dúvida há muito tempo. jogo em 433 num futebol atacante mas de posse. será mais indicado o foco no passe ser pelo meio ou pelos flancos para não estarem constantemente a trocarem demasiado a bola? se pudessem ajudar agradecia.

:-

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal. tenho andado com esta dúvida há muito tempo. jogo em 433 num futebol atacante mas de posse. será mais indicado o foco no passe ser pelo meio ou pelos flancos para não estarem constantemente a trocarem demasiado a bola? se pudessem ajudar agradecia.

:-

eu gosto mais de jogar com passe misto, os jogadores escolhem a melhor opçao de passe, mas ha quem defenda que querem que jogar em posse deve fazer a bola circular pelo campo todo e ha quem defenda que quem quer jogar em transiçoes rapidas deve fazer a bola circular pelos flancos

Compartilhar este post

Link para o post

eu gosto mais de jogar com passe misto, os jogadores escolhem a melhor opçao de passe, mas ha quem defenda que querem que jogar em posse deve fazer a bola circular pelo campo todo e ha quem defenda que quem quer jogar em transiçoes rapidas deve fazer a bola circular pelos flancos

o meu jogo não usa extremos naturais, costumo usar avançados recuados descaídos para os flancos, portanto uso o passe pelo meio e tem dado resultado. outra coisa: se usar mentalidade um pouco defensiva em todos os jogadores significa que vao descer o bloco defensivo certo? mas isso nao altera a linha defensiva e a pressão? eu uso pressao alta e linha defensiva media alta, mas gosto de ter todos os jogadores a defender atras da bola. ajuda ai mais uma vez :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

o meu jogo não usa extremos naturais, costumo usar avançados recuados descaídos para os flancos, portanto uso o passe pelo meio e tem dado resultado. outra coisa: se usar mentalidade um pouco defensiva em todos os jogadores significa que vao descer o bloco defensivo certo? mas isso nao altera a linha defensiva e a pressão? eu uso pressao alta e linha defensiva media alta, mas gosto de ter todos os jogadores a defender atras da bola. ajuda ai mais uma vez :wink:

nao propriamente se fores dar metalidade defensiva a um jogador do ataque ele vai estar mais preocupado em defender do que atacar, para os fazeres defender em bloco usa o correr de fundo mete raramente mas depois convem teres uma filosofia de jogo fluida para quando a equipa estiver a atacar eles tambem subirem, se vires que eles nao estao a dercer como queres para vir defender, podes meter a mentalidade a normal mas nunca em defensivo, jogadores do ataque nao podem ter mentalidade defensivas senao deixam de atacar

abocado eu falava em superioridade numerica, bem parece que aqui neste caso ate dava para sentar e beber um cafezinho e perguntar a quem é que queria marcar este golo :biggrin:

21bufk7.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ó capone e quando saiem os cruzamento se a defesa cortar depois não te falta apoio atras? ficas só com o trinco

Compartilhar este post

Link para o post

ó capone e quando saiem os cruzamento se a defesa cortar depois não te falta apoio atras? ficas só com o trinco

aquilo foi um teste nao é pra se fazer :biggrin: pus muito fluido a sobrecarregar mas jogando equilibrado fica sempre o trinco e um dos alas atras

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro, Inter de Milheirós,2ª divisão distrital, a jogar em posse e a dar goleadas.. . as SS estão umas páginas mais atrás :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caro, Inter de Milheirós,2ª divisão distrital, a jogar em posse e a dar goleadas.. . as SS estão umas páginas mais atrás :biggrin:

vi agora umas SS... criei uma táctica muito idêntica à tua. quase tudo igual mesmo. parece que temos os mesmos pensamentos de jogo :ideia:

Compartilhar este post

Link para o post

vi agora umas SS... criei uma táctica muito idêntica à tua. quase tudo igual mesmo. parece que temos os mesmos pensamentos de jogo :ideia:

posse, posse, e mais posse, sempre posse :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

posse, posse, e mais posse, sempre posse :biggrin:

podem explicar-me uma coisa? é possível pressionar com uma linha defensiva recuada? obg :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

podem explicar-me uma coisa? é possível pressionar com uma linha defensiva recuada? obg :biggrin:

Não faz muito sentido não é? pensa lá um pouco nisso... claro que pressão não tem que ser pressão alta, depende ao que te referes

Compartilhar este post

Link para o post

Não faz muito sentido não é? pensa lá um pouco nisso... claro que pressão não tem que ser pressão alta, depende ao que te referes

eu sei que não faz sentido mas depois se a equipa ta muito atras deixam jogar muito o adversario .

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei que não faz sentido mas depois se a equipa ta muito atras deixam jogar muito o adversario .

A pressão não tem que ser feita no meio-campo adversário, pode ser feita mais recuada. A diferença é que neste caso não é pressão alta. Mas, tal como se vê em muitas situações, podes ceder 1/3 ou metade do campo ao adversário e quando entram numa determinada zona, então sim começa a pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o off-topic mas depois de ler grande parte deste tópico consegui finalmente atinar com as tácticas! Obrigado a todos os que contribuiram visto que nos últimos anos esta secção tinha estado um pouco parada.

Construi um 4-4-2 e um 4 -2-3-1 com um duplo pivot. Estou com o Moreirense em 2019. Consegui a promoção à Primeira Liga e agora no segundo jogo para a liga aconteceu isto:

SLBvMoreirense_GeralVistaGeral.png

Nos primeiros 20 minutos cheguei a ter 60 % de posse de bola como é obvio eles depois vieram para cima de nós. Mas mesmo assim jogamos muitíssimo bem.

Já na primeira jornada frente ao FCP perdemos 2 -0 mas jogamos muito bem mas o Kleber entrou e marcou dois na segunda parte. Embora aqui nunca tivessemos dominado o jogo.

Agora com o Sporting (sim um calendário fantástico :lol:) vou tirar a prova dos nove.

Mais uma vez obrigado por me ajudarem a contruir a táctica. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o off-topic mas depois de ler grande parte deste tópico consegui finalmente atinar com as tácticas! Obrigado a todos os que contribuiram visto que nos últimos anos esta secção tinha estado um pouco parada.

Construi um 4-4-2 e um 4 -2-3-1 com um duplo pivot. Estou com o Moreirense em 2019. Consegui a promoção à Primeira Liga e agora no segundo jogo para a liga aconteceu isto:

Nos primeiros 20 minutos cheguei a ter 60 % de posse de bola como é obvio eles depois vieram para cima de nós. Mas mesmo assim jogamos muitíssimo bem.

Já na primeira jornada frente ao FCP perdemos 2 -0 mas jogamos muito bem mas o Kleber entrou e marcou dois na segunda parte. Embora aqui nunca tivessemos dominado o jogo.

Agora com o Sporting (sim um calendário fantástico :lol:) vou tirar a prova dos nove.

muito bem grande resultado :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap: excelente

estás em 2019? então já tens aí uns regens :-) caso tenhas é sempre o moreirense e estás a defrontar porto, benfica e sporting eu já tive que dar a mão à palmatória que treinar uma equipa fraca e tentar jogar em posse contra mais fortes não funciona, tem que ser um modelo mais defensivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...