Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tenho para aqui umas dúvidas que será que me poderiam ajudar? Se eu meter os meus extremos e ponta lança a pressionar muito mais recuado tipo meio campo isso vai fazer com que eles recuem mais para a linha do meio campo? A minha ideia é os extremos pressionarem o lateral adversário mas não muito à frente e também se o adversário joga com MD/trinco o ponta de lança pressionar um pouco. Sempre com a ideia de a equipa apenas pressionar mais perto do meio campo. Se só utilizar marcação H-H para isso não vai fazer com que o meu jogador vai logo tentar ir marcar mais em cima mesmo que seja muito adiantado?

Outras das dúvidas que tenho é no papel dos jogadores. Se na realidade existem diferenças entre eles. Por exemplo um médio centro e um Médio área-área mas com as todas instruções individuais iguais nos dois, eles vão ser sempre assumir funções diferentes ou prevalecem as instruções individuais e ficam os dois iguais não tendo qualquer influência o papel do jogador?

Volto a dizer e a repetir que qualquer acção que pretendam de um jogador convém que façam treino de movimento preferido para essa acção. Nesse caso, convinha que os teus extremos tivessem como movimento preferido Marcação Apertada, a qual seria exercida consoante a pressão que definires na instrução individual. Por outro lado, convém lembrar que os jogadores são limitados nas suas acções dentro da posição que têm em campo, ou seja, qualquer que seja a posição, as acções do jogador são balizadas pela sua posição... isto, por exemplo, torna mais difícil a situação que mencionas do PL marcar o MD adversário a não ser, claro que definas marcação ao h*h especificando que o PL deve marcar o MD.

Assim de repente, sem olhar para as instruções não me parece que um box-to-box e um MC tenham as mesmas instruções. Mas mesmo que tivessem há desde logo dois factores que têm que ser levados em linha de conta e que fazem com que os jogadores tenham um comportamento diferente: os atributos de cada jogador e a possibilidade de cada um ter movimentos preferidos diferentes.

mas para fazer baixar um PL no campo quais instruçoes se devem dar?

Novamente, se a ideia é marcação, os teus jogadores que fazem a posição de PL devem ter como movimentos preferidos Marcação Apertada e Baixar para Vir Buscar Jogo.

Os movimentos preferidos se existem é para serem utilizados, embora possas recorrer às instruções baixando a pressão, a LC, retirar o correr de fundo e baixando a mentalidade. Mas fazendo isto também modificas toda e qualquer outra acção do jogador porque, obviamente, a mentalidade não tem apenas a ver com o posicionamento, nem a LC apenas a ver com a criatividade. Assim, de modo a não criar incompatibilidades nas instruções, podes recorrer aos movimentos preferidos... aliás, o que até é recomendável considerando que se o jogador tiver uma LC média ou alta vai dar preferência em usar os movimentos preferidos que tiver no seu perfil.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho para aqui umas dúvidas que será que me poderiam ajudar? Se eu meter os meus extremos e ponta lança a pressionar muito mais recuado tipo meio campo isso vai fazer com que eles recuem mais para a linha do meio campo? A minha ideia é os extremos pressionarem o lateral adversário mas não muito à frente e também se o adversário joga com MD/trinco o ponta de lança pressionar um pouco. Sempre com a ideia de a equipa apenas pressionar mais perto do meio campo. Se só utilizar marcação H-H para isso não vai fazer com que o meu jogador vai logo tentar ir marcar mais em cima mesmo que seja muito adiantado?

Outras das dúvidas que tenho é no papel dos jogadores. Se na realidade existem diferenças entre eles. Por exemplo um médio centro e um Médio área-área mas com as todas instruções individuais iguais nos dois, eles vão ser sempre assumir funções diferentes ou prevalecem as instruções individuais e ficam os dois iguais não tendo qualquer influência o papel do jogador?

entao se nao queres que os extremos pressionem muito alto baixas-lhes um bocado a pressao, assim eles sao vao pressionar no meio campo em vez de ser logo la a frente, a mesma coisa para o PL, menos pressao nao pressiona tanto a frente, se utiliazares marcaçao a Homem o teu jogador vai para onde estiver o seu homem de marcaçao, seja onde for, mesmo que mudes as intruçoes se por exemplo o teu MC for um jogador que gosta de ficar sempre atras ate podes por a MC atacar que ele vai ficar mais vezes atras embora ataque tambem, ou seja os jogadores assumem o papel que sao o papel a quem jogam e o papel que lhes das, mas nao convem tar a inventar muito nesse aspecto,

mas para fazer baixar um PL no campo quais instruçoes se devem dar?

correr de fundo raramente, usar o treino baixar as vezes ou vir buscar jogo, se mesmo assim ele nao descer baixar um bocado a mentalidade, jogadores com mentalidade atacante raramente defendem, jogadores com mentalidade normal, tanto defendem como atacan, jogadores com mentalidade defensiva raramente atacam, ou seja uns arriscam mais outros menos e outros mantem o equilibrio entre isso

recorde dos recordes golo aos 29 segundos na pre epoca :biggrin:

1z2krop.jpg

para jogo de pre epoca nada mau :biggrin:

209hzzb.jpg

Odivelas vence a super taça candido oliveira

2ihuioj.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

FC_Bayern_Munique_T_cticas_Equipa_2.png

Boas a todos pessoal! Estou a tentar construir uma táctica de posse, estilo Guardiola, mas a equipa é um pouco irregular nisso, eu tanto tenho 55% de posse como tenho 65% etc.. gostava de saber se estou a fazer tudo bem ou não, também mexi nos jogadores para que o passe seja bastante curto.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas a todos pessoal! Estou a tentar construir uma táctica de posse, estilo Guardiola, mas a equipa é um pouco irregular nisso, eu tanto tenho 55% de posse como tenho 65% etc.. gostava de saber se estou a fazer tudo bem ou não, também mexi nos jogadores para que o passe seja bastante curto.

para jogares em posse nao devias jogar tao expressivo, ok tu vais dizer que tas com o bayern e a tens jogadores com bons indices de de liberdade creativa, sim é verdade mas dares liberdade creativa é estares a dizer ao jogadores para jogarem a vontade deles...eu uso mais isso quando estou a querer o golo a todo o custo e ja nao tenho nada a perder bola la pa frente e usem a creatividade a ver se ainda conseguimos o golo, num sistema de posse devias deixar a liberdade padrao e dares mais liberdade aos homens da frente e tambem mobilidade que sao os que vao se expressar mais e no meio campo deixar por defeito e veres se os teus defesas tem bons indices de creativade, se sim deixar como esta, senao tirares-lhes a liberdade creativa, senao se tens um DC com creatividade 3 e decisao 5 por exemplo numa situaçao de 1 x 1 ele vai inventar e por sinal mal, o mais discipliado tambem podia ser bom pq assim a equipa so ia fazer o que tu queres, so que depois entram num estilo do genero, tu nao fintas entao eu tambem nao, tu nao chutas entao eu tambem nao...e isso nao é bom, isso uso so para quando quer segurar um resultado ou entao se tiver numa equipa muito fraca onde os indices de creatividade sao baixos, que nao é o teu caso, exprimenta passar a liberdade creativa para padrao

outra coisa jogar com passe pela zona central com extremos tambem nao é muito bom, pq os extremos tem tendencia a colar a linha e correr pela linha de fundo com bola, depois mete-la para dentro nao vai correr tao bem, se os teus estremos sao rapidos que eu sei que sao explora os flancos ou seja mete os foco do passe pelos flancos e uso um construtor de jogo a meio campo para organizar e tocar a bola para os extremos quando estiveres a atacar enquanto o PL se desmarca, o passe pela zona central fazia mais sentido se estivesses a jogar com avançados interiores que iam ir para dentro com o pe crontrario e ia dar muitas linhas de passe no centro

quase quase...

aos 40 segundos ja la morava 1 lol

10cn5as.jpg

sofrer um golo aos 90 min é que nao :cadeirada:

6ghmis.jpg

destaque para os remates de longe, foram os dois golos marcados de longe, é util usar em alguns jogadores se jogarem em transiçao rapida

outro aspecto que eu acho que possa ter sido importante foi que o drevet é MAC mas nao é titular, so que o meu MAC titular lesionou-se e eu na conferencia de imprensa disse que ia ser ele a fazer o lugar e se estivesse bem no jogo poderia vir a ser titular e o resultado foi que marcou 2 golos, ou seja esforçou-se para conseguir a titularidade, é importante que façamos com que os jogadores tenham que se esforçar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Já passei, meti mais liberdade ao CJA também, enquanto ao resto achas necessário em mais alguma coisa mudar? Eu vim aqui mesmo para vos pedir ajuda no que podia melhorar na táctica e nada melhor que Capone e MichaelAndrews para me ajudarem :p

Repara que já vou em 2018, mas sim, a qualidade e velocidade nas alas é a mesma, eheh :D

Editado por G_Reforco

Compartilhar este post

Link para o post

Já passei, meti mais liberdade ao CJA também, enquanto ao resto achas necessário em mais alguma coisa mudar? Eu vim aqui mesmo para vos pedir ajuda no que podia melhorar na táctica e nada melhor que Capone e MichaelAndrews para me ajudarem :p

Repara que já vou em 2018, mas sim, a qualidade e velocidade nas alas é a mesma, eheh :D

o resto parece-me bem mas nao tou a ver qualidade da tua equipa mas assim derrepente parece-me boa portanto o resto ta bem, nao sei como é o teu PL, é rapido e agil? é alto e forte ? é tecnicista? ou é tudo isso misturado? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que é necessário ter presente quando pretendemos jogar em posse, num estilo Barcelona: na realidade, as equipas que defrontam o Barcelona logo que entram em campo por norma automaticamente baixam as linhas, isto é, adoptam desde logo uma posição submissa. No FM, isto não vai acontecer: mesmo que estejam a treinar uma equipa forte como os Manchesters, Arsenal, Real Madrid, Bayern, etc, etc, vai haver sempre equipas adversárias que não vão adoptar a postura submissa que vemos no futebol e quando isto acontece não se pense que se tem posse de bola de 70%. A título de exemplo, eliminei ontem o B. Dortmund nos 8ºs final da Liga dos Campeões (0-1; 2-0) e acabei o jogo no Dragão com 61% de posse mas a maioria do tempo andei pelos 57-59%.

Depois, não deixando de concordar com o Capone, tenho que mais uma vez salientar a importância dos movimentos preferidos. Eu uso mais liberdade criativa e muito fluido, mas os perigos de excesso de liberdade criativa mencionados e muito bem pelo Capone são controlados precisamente pelos movimentos preferidos que defino para cada jogador. Deste modo, podemos atribuir mais liberdade criativa aos jogadores pois a opção deles vai recair nos movimentos que tiverem treinado.

Compartilhar este post

Link para o post

http://s15.postimg.org/m43095hob/FC_Bayern_Munique_T_cticas_Equipa_2.png

Podes-me dizer o nome dessa skin, sff?

Compartilhar este post

Link para o post

Se não te importares podias meter disponível para download?

EDIT: Se quiseres manda-me o link por MP, para não estarmos a tratar disto aqui.

Editado por janeka

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado eu! Desisti do jogo de posse, não tou a conseguir aplicá-lo porque mais que tente, e ando com outras ideias, jogo direto com transições rapidas e largas, a ver no que dá!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado eu! Desisti do jogo de posse, não tou a conseguir aplicá-lo porque mais que tente, e ando com outras ideias, jogo direto com transições rapidas e largas, a ver no que dá!

Não podemos querer o impossível e pretender que equipas mais fracas joguem em posse contra mais fortes :-)... não fazendo ideia, claro, que equipa estás a treinar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bayern Munique, o print está em cima, ahah

sorry, escapou-me. Num Bayern Munique só é de prever dificuldades de posse contra o Dortmund e em alguns jogos europeus e tal como tem sido escrito, seria importante veres um jogo em modo completo em que tenhas dificuldade de posse para se perceber o que pode estar a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

A importancia das 3 Tacticas:

vou tentar explicar a importancia das tres tacticas, como no futebol real é importante conseguir anular o adversario, no entanto no futebol real a coisa é mais simples, basta o mister dizer ao lateral para fechar mais dentro ou dizer ao medio para recuar mais mudando ate de posiçao, no FM a coisa ja nao é bem assim, vejamos este exemplo, se repararem na imagem eu sou os vermelhos jogo em 4-2-3-1 e o adversario os pretos que joga em 4-1-2-1-2, prestem bem atençao e vejam onde é que fica um homem solto deles...é o MAC, na teoria bastava por exemplo fazendo de conta que a equipa é o Benfica, dizer ao Matic nao subas fica em cima do MAC ou ate mesmo pedir para fazer uma marcaçao apertada, ja no FM se fizermos isso a coisa pode ja nao correr tao bem, isto pq o jogador vai ter que recuar vindo de tras e nem sempre pode ter a velocidade adequada para isso, tambem se poderia treina-lo para ficar sempre atras entre muitas outras coisas mas ha jogos que nos nao queremos que ele va ficar atras, é ai que entra a historia das 3 tacticas, eu tava a ganhar 2-0 e sofri um golo e apercebi-me que embora um dos meus laterais tive-se ficado mais recuado juntamente com os meus 2 DC nao foi suficiente e ate mesmo o meu MC mais defensivo nao conseguiu dar conta do recado pq o MAC deles meteu.se no meio dos dois avançados e eles ficaram em superioridade numerica ou seja numa situaçao 3 x 2 e o meu lateral nao conseguiu fazer nada pq esta situado numa das alas e acabei por sofrer golo, entao pensei espera la tenho que meter um MDC para travar aquele MAC e foi o que fiz mas ai a AI mudou logo de tactica e passou para um 3-4-3 com um dos MC apararecer a MAC entao eu pus mais um DC e mantive o meu MDC mesma e eles ja nao conseguiram fazer mais nada, conclusao é importante ter uma tactica para cada estilo de jogo do adversario, e ai é que esta o engraçado do jogo, termos que anular o adversario sem perdermos força no ataque, porque quanto mais eles atacam mais fracos ficam na defesa logo se eles tem 3 PL tambem so vao 3 defesas e foi ao que cheguei ao 3-1 meti dois extremos colados a linha para obrigar os DC deles a abrirem,mas nao quer dizer que tenha que estar sempre a mudar de tactica, tem que se ter uma tactica base mas as vezes é preciso este tipo de mudanças, normalmente quando as coisas possam nao estar a correr bem, fica a imagem em baixo para tentarem perceber melhor

15n0ewl.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

A questão das 3 tácticas é importante no FM mas se pensarmos bem na relação FM / Futebol até acaba por ser irreal, senão vejamos: há alguma equipa que, tal como no FM, esteja identificada ou familiarizada (utilizando a expressão da familiariedade do FM) com 3 esquemas tácticos ? Não há, nem pode haver, é algo impossível. O que pode - e direi mesmo, o que deve - existir no nosso FM (tal como acontece no futebol) é haver um esquema táctico base que terá 3 modelos assentes nesse mesmo esquema, modelos esses que divergem ligeiramente consoante a compostura do adversário.

Um treinador define ou estipula o esquema táctico com que mais se identifica, seja 4231, seja 433, 4312, etc, etc. Este é o seu esquema, a sua disposição das pedras em campo, a sua táctica. Depois, dentro do conceito do seu esquema pode aplicar certas nuances... ou não. O treinador pode ser mais rígido e definir que "este é o esquema, esta é a minha filosofia" e seja qual for o adversário mantém-se sempre fiel. Ou, em alternativa, pode aplicar estratégias diferentes dentro do seu esquema táctico, ambas as opções são válidas.

Pontualmente pode acontecer ser necessário mudar o esquema, o Vilasboas no Porto fê-lo quando as coisas não estavam a correr bem e alterava o 433 para um 442 losango. O Mourinho gosta que os jogadores estejam identificados com dois modelos.

Concluíndo, acaba por não ser tão importante a disposição das pedras em campo mas saber o que fazer com elas quando colocadas. Podemos achar que o 433 é mais completo, ou que o 4231 tem valências que outros esquemas não têm, seja qual for a nossa base de construção. A partir daqui as opções são todas, basta lembrar por exemplo do 433 do Jesualdo ou do Vítor Pereira, mesmo esquema, filosofias distintas.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão das 3 tácticas é importante no FM mas se pensarmos bem na relação FM / Futebol até acaba por ser irreal, senão vejamos: há alguma equipa que, tal como no FM, esteja identificada ou familiarizada (utilizando a expressão da familiariedade do FM) com 3 esquemas tácticos ? Não há, nem pode haver, é algo impossível. O que pode - e direi mesmo, o que deve - existir no nosso FM (tal como acontece no futebol) é haver um esquema táctico base que terá 3 modelos assentes nesse mesmo esquema, modelos esses que divergem ligeiramente consoante a compostura do adversário.

Um treinador define ou estipula o esquema táctico com que mais se identifica, seja 4231, seja 433, 4312, etc, etc. Este é o seu esquema, a sua disposição das pedras em campo, a sua táctica. Depois, dentro do conceito do seu esquema pode aplicar certas nuances... ou não. O treinador pode ser mais rígido e definir que "este é o esquema, esta é a minha filosofia" e seja qual for o adversário mantém-se sempre fiel. Ou, em alternativa, pode aplicar estratégias diferentes dentro do seu esquema táctico, ambas as opções são válidas.

Pontualmente pode acontecer ser necessário mudar o esquema, o Vilasboas no Porto fê-lo quando as coisas não estavam a correr bem e alterava o 433 para um 442 losango. O Mourinho gosta que os jogadores estejam identificados com dois modelos.

Concluíndo, acaba por não ser tão importante a disposição das pedras em campo mas saber o que fazer com elas quando colocadas. Podemos achar que o 433 é mais completo, ou que o 4231 tem valências que outros esquemas não têm, seja qual for a nossa base de construção. A partir daqui as opções são todas, basta lembrar por exemplo do 433 do Jesualdo ou do Vítor Pereira, mesmo esquema, filosofias distintas.

excatamnete era ai mesmo que eu queria chegar temos uma tactica base mas as vezes para anular a tactica do adversario temos que mudar um bocado as coisas, por exemplo anular o 433 como dizia o nosso amigo JJ é facil, vejam nesta imagem é muito facil controlar o 433 claro que depois em ataque posicional depois a tactica transforma-se e ai a coisa ja se torna mais complicada (ex. Barcelona)

6hm986.jpg

utilizando o 4231 anularmos o 433 ficando so o nosso PL em inferioridade numerica que se pode resolver usando um MC que suba para fazer de segundo avançado

anular o 442 utilizando o 5-2-1-2

por exemplo aqui utlizando um 5-2-1-2 unalamos o 422 usando depois um falso 9 e dois extremos o falso 9 para aproveitar o espaço deixado entre a defesa e meio campo pelo 422 e os extremos para marcar os laterais deles, ou melhor ainda em vez de extremos usar avançados interiores para entrar no espaço dado pelo falso 9

23to74n.jpg

vejam eles começaram o jogo em 433 e eu em 4231, e eu anulei por completo a tactica deles, agora a IA passou para um 442 e eu vou passar para o 5-2-1-2 que vos falei em cima, vamos ver como corre, mas agora vou por pause pq ainda nao almocei :biggrin:

x5t82a.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone no jogo nao e necessario alterar a tactica para anular determinado jogador ou formacao adversaria.

No exemplo do AMC bastava-te simplesmente usar os gritos ou entao senao fores fa deles e eu sabendo que sabes utilizar os sliders , subires um pouco a linha defensiva e jogar um pouco mais fechado. Nao digo afunilado apenas mais fechado que o que utilizas na tua tactica. fazendo isto ja nao necessitas da marcacao individual que falaste, pois acabas por encurralar o tal AMC. e limitar o jogo dele. mas como sempre ha contrapartidas como bolas nas costas da defesa.

O contrario tambem podia resultar, neste caso baixar o bloco defensivo. baixar a equipa e reduzir o espaco atras, mas eu sinceramente nao sou fa.

:-)

Compartilhar este post

Link para o post

El Capone no jogo nao e necessario alterar a tactica para anular determinado jogador ou formacao adversaria.

No exemplo do AMC bastava-te simplesmente usar os gritos ou entao senao fores fa deles e eu sabendo que sabes utilizar os sliders , subires um pouco a linha defensiva e jogar um pouco mais fechado. Nao digo afunilado apenas mais fechado que o que utilizas na tua tactica. fazendo isto ja nao necessitas da marcacao individual que falaste, pois acabas por encurralar o tal AMC. e limitar o jogo dele. mas como sempre ha contrapartidas como bolas nas costas da defesa.

O contrario tambem podia resultar, neste caso baixar o bloco defensivo. baixar a equipa e reduzir o espaco atras, mas eu sinceramente nao sou fa.

:-)

é verdade mas eu gosto mais de mudar as coisas vao começar a optar treinar 3 tacticas para anular o adversario

Limpinho Limpinho :celebracao:

2vjr3bc.jpg

o meu adjunto disse-me que o monpellier costuma usar o 3-4-3 entao eu fui para o jogo com o meu 5-2-3 a ideia era anular o ataque deles e tentar explorar o espaço entre linhas com um MAC mas depois comecei a aperceber-me que o MC deles tava quase a aparecer a PL e o meu MC mais defensivo nao estava a conseguir acompanha-lo, entao passei-o para MDC e passei o MAC para MC assim ganhei mais consistencia defensiva e passei para um jogo fluido para que os jogadores nao ficassem tao presos atras, apartir dai começamos a atacar muito mais e a controlar o jogo na defesa, conseguimos um bom resultado que nos garante o primeiro lugar no grupo, o golo deles foi de canto portanto foi sorte lol

2ihwnqx.jpg

2hx982t.jpg

mais do mesmo, anulo a tactica deles e eles ja nao fazem nada

2nixwnn.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, devo dizer que é muito interessante jogar com estratégia Normal. Estou a experimentar algumas alterações em mais um final de época e estou bastante satisfeito:

a) alteração de estratégia Atacar para estratégia Normal com as devidas implicações em termos de mentalidade;

b) alteração de liberdade criativa mais expressiva para mais disciplinada;

c) avançados interiores e ponta de lança não correm de fundo para evitar encostarem demasiado aos defesas adversários e funcionarem mais em apoio e construção de jogo com o resto da equipa;

Até agora fiz 7 jogos e foram 7 vitórias:

Porto 9 Benfica 1

Porto 3 Arsenal 2

Porto 4 Nacional 0

Porto 4 Sporting 1

União Madeira 0 Porto 5

Porto 2 Marítimo 0

Olhanense 0 Porto 4

O que se nota é que a posse de bola embora já fosse alta, tornou-se mais consistente, com menos flutuações, isto é, a equipa controla melhor o jogo, gere melhor os ritmos. O que é lógico dada a redução da mentalidade dos jogadores, pois não sentem necessidade de correr tantos riscos com uma mentalidade mais baixa. Depois, é uma questão de retocar tanto a temporização como o perder tempo de acordo com o que se percebe do posicionamento e pressão feitas pelo adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...