Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
analisetatica

[FM2013] Teoria IA do Jogo - Debate

Publicações recomendadas

Boa noite antes de mais, gostaria de vos dizer que este topico apenas servirá de estudo da inteligencia artifical do jogo não irá haver postagens de táticas nem nada do genero, estou só a tentar criar um

debate sobre as varias formas que a IA do jogo aborda determinadas funções,( estes tópicos fazem falta para os mais novos pois vejo pessoas principalmente os mais novatos, que tentam aplicar varias filosofias de jogo sem conhecer a IA do jogo apenas se baseando nas instruções coletivas ) posso vos dar o exemplo do tiki-taka varias pessoas tentam recriar o tiki-taka recriando da vida real para o FM utilizando uma filosofia de jogo fluida/muito fluida uma mentalidade controlar/atacar, largura como afunilado etc.

Mas esquecem se de outros fatores que influenciam como o posicionamento a pressão e a mentalidade , e que podem quebrar o "afunilado-aproximação de linhas" se eu der de mentalidade 20 ao setor avançado e 6 ao setor intermediario - meio campo irei criar um fosso nessa zona e vai quebrar a aproximação de linhas ficando sem ligação entre setores.

gostaria através deste tópico de atrair os membros mais experientes deste forum como o Mister Vodu, Pawn,de16rossi,Unclouded, Saka entre outros, ( mas gostava que todos os membros dessem a sua opinião e participassem não apenas os mais experientes)

para abordarmos os seguintes termos :

Posicionamento, Pressão, Mentalidade,Linha Defensiva ,Largura de Jogo

ment.PNG

AI (Artificial inteligency)

"Até a poucas semanas ,através do que eu lia no que os outros players escreviam sobre como criar uma tática diretamente nas paletas,acabava que tudo me fazia entender que a paleta “mentalidade”,”pressão”,e “linha defensiva”, eram coisas completamente diferentes.Todas as informações em forúms e etc, me faziam Pensar que mentalidade era "quanto maior o número mais a frente o jogador se postaria em campo" ,aprendi,nos fórums por ai, que a linha defensiva,pensava que era o quanto todo o sistema avançava." - Paragrafo retirado de Autor - V. Palandi

Ando a montar uma tática beta em que, eu antigamente usava as instruções globais mas pelo que li no gremio tático de 2010 tirei algumas conclusões ás quais cheguei que por exemplo : se eu der de mentalidade ao meu extremo 15 e der 13 de mentalidade ao meu medio os dois jogadores jogam mais proximos e a equipa se usar mentalidades proximas entre os jogadores não fica partida e fica mais coesa e consigo dar mais linhas de passe e tem resultado , sendo que compreendi essa função da mentalidade agora o que gostava de saber era a perceção que voçes teêm da IA do jogo referente aos variados termos, debatermos como a IA do jogo se desenvolve com as nossas instruções :

Posicionamento -

Pressão -

Mentalidade -

Linha Defensiva -

Largura de Jogo -

> Estes 5 aspetos estão interligados por isso é que gostaria de ver a vossa perceção acerca disso pois estes aspetos influenciam como a equipa se desenrolará e como vai desmontar a IA do Jogo.

PS: O intuito deste topico é criar um debate sobre a IA do jogo , para aprendermos com os mais experientes e não só até os proprios mais experientes podem aprender pois todos ao longo da vida vão aprendendo novas coisas, podia ter criado um topico sobre "Um sistema de Jogo" como o wOo já criou mas de que vale criar um topico desses se "eu" e muita gente não domina a IA do Jogo?

Continuação Boa Noite e Bom Natal

Analise Tática

#Post Organizacional

Compartilhar este post

Link para o post

É um bom post, sem dúvida. Diferente do Grémio Táctico onde as discussões são mais superficiais. Muito bem. Vamos lá à discussão.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico, espero que haja um bom debate sobre a IA para ver se começo a criar tacticas que dêem resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já concordo inteiramente com a criação deste tópico pois acho que é algo que faltava ao CMPT :handclap:

Passando ao debate à cerca da IA do Football Manager 2013, apesar de todos os anos o motor do jogo nos parecer sempre diferente, a sua inteligência artificial mantêm-se bastante semelhante ao jogo anterior, sendo apenas retocada. Isto é minha opinião.

:excl: Posicionamento:

Tal como outras características de jogo, eu penso que o posicionamento varia de setor para setor. Tirando o guarda-redes que é um pouco óbvio, na defesa os centrais devem manter-se como os elementos mais recuados da linha defensiva, compensando ao máximo os erros um do outro. Quanto aos laterais, o seu posicionamento tanto pode ser em linha com os centrais, onde sobem e descem todos ao mesmo tempo, como podem subir mais pelos flancos até linha final dando assim mais suporte ao ataque da nossa equipa. Esta mobilidade do lateral/ala é influenciada pelo sistema tático que adotamos para a nossa equipa. Quanto aos médios, na minha opinião, é obrigatório haver sempre um trinco/médio defensivo/recuperador de bolas (defender) para ocupar o "buraco" que muitas vezes se forma entre a linha defensiva e a linha intermediária. Por exemplo, ao usarmos um 4-2-3-1 com equipas pequenas/médias, se não tivermos esse tal jogador com a função de defender, o nosso adversário saberá perfeitamente como ocupar esse espaço que lhe será precioso na criação de inúmeros ataques perigosos. A situação agravar-se-á ainda mais caso o médio com tarefas mais defensivas que usemos for lento.

Para os restantes médios, que deverão ser dois, um destes deve apoiar o ataque na criação de jogadas (construidor de jogo) e o outro será dependente das ideias de jogo e da equipa de cada um, podendo ser um box-to-box incansável que percorre todo o campo (Fellaini, Kwadwo Asamoah, Yann M'Vila,...) como um recuperador de bolas que irá garantir uma maior solidez defensiva, ou ainda outro construidor de jogo que permitirá maior força ao nosso ataque. Quanto aos extremos e ponta de lança, eu penso que devem possuir uma elevada mobilidade de forma a estarem mais vezes desmarcados do que marcados pelos defesas adversários. Esta maior mobilidade por parte dos nossos atacantes levará a que estes ocupem os espaços vazios, prontificando-se a receber passes mortais do nossos meio-campistas e a causar estragos no jogo.

:excl: Pressão:

Quanto à pressão eu penso que deve ser exercida com maior intensidade na seguinte ordem: Avançados -> Médios -> Defesas. E porque?

Ora bem, na minha opinião, os avançados devem estar sempre a pressionar, condicionando assim a 1ª fase de construção de jogo da equipa adversária, e se esta tarefa tiver sucesso de quase 100%, o campo estará inclinado a nosso favor em termos de ataques, remates,... Os nossos médios devem pressionar os médios adversários, mas não em demasia de modo a não fugir muito à sua posição e abrirem buracos para a equipa adversária "passear" e trocar a bola. Os defesas devem ser os jogadores que menos pressionam, limitando-se a fazer tackles excepcionais na hora H, pois estes nunca devem abandonar a sua posição de modo a não permitir que haja espaço para que os avançados adversários surjam isolados.

:excl: Mentalidade:

A mentalidade a utilizar é sempre uma decisão dificil, mas os fatores que mais deveremos ter em conta na escolha da mentalidade a usar são:

- O jogo que vamos disputar (o jogarmos em casa ou fora é importante);

- A equipa com quem estamos a jogar;

- O adversário contra quem vamos jogar;

A nossa equipa não deve jogar de uma forma fluída/muito fluída quando vamos jogar contra o todo poderoso Barça para que os nossos jogadores não estejam sempre a inventar contra Mestres e não nos arrisquemos a levar uma goleada das antigas, nem devemos jogar de uma forma rígida/muito rígida contra adversários mais fracos para que não nos arrisquemos a que até esses adversários mais fáceis teoricamente adivinhem aquilo que nós vamos fazer em cada jogada e não haja o mínimo de liberdade criativa por parte dos nossos jogadores mais habilidosos.

Esta característica dos diferentes tipos de jogo é difícil de explicar, mas acho que deu para ter uma ideia.

:excl: Linha defensiva:

Ora bem, na minha opinião, a linha defensiva deve procurar estar sempre próxima da linha do meio campo fechando todos os espaços possíveis que o adversário tem para explorar. Porém, isto tem os seus prós e contras. Uma linha defensiva alta é recomendada num 4-2-3-1, visto que a linha dos 2 médios centro é mais subida. Tanto pode bloquear todos os ataques adversários como, num dia de falta de sorte por parte da nossa equipa, gerar bastante perigo por parte do oponente. A linha defensiva alta devem possuir defesas rápidos que consigam acompanhar os extremos/pontas de lança adversários caso estes consigam "furar" a nossa defesa. Por outro lado, a linha defensiva baixa é mais recomendável num 4-5-1 dando assim mais segurança à nossa equipa. Uma linha defensiva baixa com alas rápidos e velozes é a mais completa, na minha opinião, pois permite a existência de mais jogadores nas nossas jogadas de ataque, como permite uma rápida reorganização defensiva em situação de contra-ataque por parte do oponente.

:excl: Largura de jogo:

A largura de jogo é o fator com o qual eu muitas vezes não sei trabalhar. Eu costumo assumir que um jogo mais afunilado gerará mais percentagem de posse de bola, mas um jogo afunilado demais provocará "atropelamentos dos nossos jogadores provocando um jogo mais estático e menos espetacular da nossa parte. Por outro lado, um jogo mais largo é muitas vezes utilizado em situação de desvantagem no marcador, com os jogadores mais soltos e a executarem um passe mais direto para as zonas mais avannçadas do terreno. Contudo, um futebol largo é também hipótese para começarmos os jogos desde o apito inicial com a equipa a praticar um futebol à inglesa, com passes longos deliciosos e a gerarem uma maior fluidez no nosso movimento atacante.

Eu não sou um guru de Futebol e FM tais como muitos utilizadores de elevada reputação aqui no forúm, mas tenho aprendido algumas ideias de jogo em vários tópicos de diferentes foruns que tenho visto e então achei pertinente partilhar aqui neste novo tópico. Espero que vos ajude, porque a minha tem-me feito evoluir como jogador de FM e ajudado a ver o futebol de uma maneira mais profunda. :compinchas:

Editado por Boomer

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=42523Está tudo aqui o Cesario já tinha feito este trabalho... mas podemos sempre aprofundar os nossos conhecimentos.

Bom dia a todos,

o cesario fez esse trabalho mas nao foi um trabalho especifico o que eu quero dizer é que falou numa abordagem global : não falou nos toques que nós dámos nas barras da mentalidade nem da pressão ( nas instruções individuais o que afeta muito no FM), alguns devem perceber do que estou a falar, aqueles toques minimos nos slides ,

estou a tentar criar este debate pois nas instruções individuais por exemplo atraves da :

Mentalidade -

Pressão -

podemos corrigir o posicionamento de jogadores a nossa maneira sem ser tudo muito global (cesario) apesar de ser um tutorial muito global acho um tutorial muito bom para quem quer iniciar a criar taticas mas tambem têm de perceber que ah mais coisas que influenciam o desempenho de uma equipa, até nem sou fá do treinador do Sporting o Vercauteren mas o que ele disse á dias é importante " O sistema de jogo não me preocupa o que me preocupa é a dinámica que a equipa apresenta" o que vos quero dizer no fundo é que atraves da mentalidade por exemplo podemos por um medio ala de um 4-4-2 com mentalidade de 17 (irá se posicionar quando tiver a bola rapidamente na posicão do extremo) para nao haver muita distancia entre os distribuidores (MC) e os extremos podemos dar uma mentalidade aos MC de 14/15 , e isto que quero que a gente aborde pois o :

Posicionamento -

Pressão -

Mentalidade -

Linha Defensiva -

Largura de Jogo -

> Estes 5 aspetos estão interligados por isso é que gostaria de ver a vossa perceção acerca disso pois estes aspetos influenciam como a equipa se desenrolará e como vai desmontar a IA do Jogo.

PEÇO QUE EVITEM O OFF TOPIC

tou a gostar do que tou a ver, está a haver iniciativa do pessoal e isso é muito importante

Continuação bom dia

AnaliseTática

Editado por analisetatica

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso é que eu disse que podiamos aprofundar os nossos conhecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora tenho pouco tempo e por isso não me vou delongar em muitas explicações mas acho que o pessoal faz alguma confusão com o que a 'mentalidade' faz na prática... o ponto essencial é que a mentalidade mais do que influeciar o posicionamento de um jogador, controla a tendência do jogador para fazer jogadas mais arriscadas/ofensivas. Isto é, um jogador com mentalidade alta, não só vai subir mais no terreno como também vai arriscar mais passes de ruptura, remates e dribles. Como se compreende isto está intimamente ligado com a liberdade criativa, correr de fundo, correr com bola, passes a rasgar, remates de longe, mover-se da posição e jogo largo (isto nas instruções individuais, claro).

Outro aspecto importante e pouco falado (ou até pouco conhecido) é a importância do 'perder tempo' (sim, é mesmo perder tempo!) e a temporização.

Para finalizar (por falta de tempo para mais), falar da pressão sem falar do desarme e da marcação, é claramente imcompleto e muito fica por dizer.

Editado por Tó_Madeira

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom, aguardo uma resposta mais longa quando puderes tó, o objetivo do topico é mesmo isto todos darem a sua opinião para aprendermos uns contra os outros a desmontar a IA do jogo

Continuação boa noite

AnaliseTática

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom tópico. Há muito tempo que tento sempre criar a minha táctica e tentar obter as minhas próprias conclusões. No FM 2012 foi algo que nunca consegui e pela primeira vez tive de analisar tácticas de outros e tentar combiná-las para obter sucesso. Neste FM é outra coisa. Acho que há algo que nos estamos a esquecer: o treino semanal. Pelo que eu tive a oportunidade de analisar, podemos ter a melhor táctica do mundo mas se não tivermos atentos ao treino ela pode correr mal.

Tudo depende da equipa e do plantel que possuímos.

Quanto ao posicionamento, geralmente acho que os laterais devem ter possibilidade de assumir uma postura ofensiva até porque GERALMENTE (depende da equipa) verifico que obriga os extremos adversários a recuar. Mas isto também depende muito do tipo de jogadores que jogamos e os adversários. Jogo geralmente em tácticas no modo clássico e tento colocar um trinco sempre a recuar no ataque para compensar eventuais subidas dos laterais o que geralmente resulta bem. O que verifico é que é extremamente difícil contrariar as bolas nas costas da defesa, isto jogando ou não em linha na armadilha de fora de jogo. Verifiquei que pode ser atenuado após algum treino defensivo semanal. O mesmo nas bolas paradas defensivas. Acho que é importante encontrar aqui o equilíbrio. Acho também que é uma questão de arriscar. Se vou jogar um jogo decisivo contra um rival directo, tanto posso optar por treinar bolas paradas, ou movimento atacante ou defensivo. É tudo uma questão de análise do desempenho da equipa. Quanto ao posicionamento atacante a maior dificuldade é jogar sem um PL de referência. Se não tiver um PL excelente na liga em que jogo é extremamente complicado vencer jogos até porque eu desenho o jogo para o PL. Mas vejo que é difícil compensar com os remates e penetrações dos extremos e médios.

Pressão - A pressão alta é complicada neste FM. Tive de a baixar consideravelmente. Se a subir demasiado o que reparo é lesões todos os jogos bem como expulsões. Por isso subo a pressão até um máximo aceitável... Resulta bem e concordo com a análise que a primeira pressão deve ser feita pelos PL's e extremos. É preciso tb verificar que com pressão alta jogadores de divisões inferiores (as que eu costumo jogar) nao aguentam o jogo todo. Pressão alta é o mais vantajoso penso eu (a não ser que joguemos contra uma equipa muitissimo superior à tua).

Mentalidade - Ofensiva se tivermos equipa para atacar a metade superior da tabela. Verifico que nos últimos minutos de jogo acontecia-me frequentemente sofrer golos depois de estar a ganhar como tal nos últimos minutos é frequente baixar a mentalidade. É uma situação recorrente sofrer golos nos ultimos minutos por nao baixar a mentalidade.

Linha Defensiva - Baixa para equipas fracas (mesmo que sejamos a melhor equipa da II B por exemplo) porque senão os golos nas costas da defesa ainda são maiores. Quando já possuirmos jogadores muito rápidos podemos subir um pouco mais a linha defensiva. Normalmente deixo sempre os centrais + um ou dois Médios defensivos atrás e subo os laterais. Assim o PL tem menos probabilidade de fugir entre a linha defensiva e os extremos estao ocupados pelos meus laterais.

Largura de Jogo - geralmente larga na maioria dos jogos. mas nos últimos minutos quando vejo que a equipa adversária tem demasiada posse de bola verifico que a melhor maneira de nao sofrer golos é fechar um pouco mais a defesa. Agora na maior parte do jogo jogo bastante largo (na escolha das dimensões do campo isto tb é importante geralmente escolho o mais largo) de modo a que os extremos abram mais o PL tem mais espaço até porque a maior largura afasta os defesas contrários e assim há mais espaço para o ataque.

Devo me ter esquecido de algumas coisas. Mas acho que é isso. Cumprimentos e bons jogos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

desde já digo que tudo o que li aqui foi bastante útil para mim e agradeço a todos os que contribuíram, a sério!

dito isto, depois de ter lido e processado toda a informação, decidi aventurar-me e pôr alguns dos aspectos mais importantes em prática..

ora bem, vejamos.. assumi o controlo do Man. United em 2014 depois de ter estado no FC Porto 2 épocas. cheguei lá e tinha um bom plantel mas não o ideal para o estilo de jogo que queria implementar.

decidi criar um 4231 atacante, bastante fluído, de modo a que os jogadores sejam "trabalhadores" dentro de campo e se apoiem mais uns aos outros, pelos menos é isto que eu entendo pelo "muito fluído", é o máximo dentro de campo que os jogadores se podem ajudar. a ideia era ter muita troca de bola portanto o que fazia mais sentido seria o passe "mais curto", liberdade criativa mantive no standard (padrão), porque não quero nem 8 nem 80, quero que os jogadores mais determinantes na equipa, neste caso os extremos e o nº 10 tenham mais liberdade, só quando necessário (eventualmente numa situação de 1 para 1 ou algo do género). como faz sentido, uma equipa que quer ter muita bola, tem que a pressionar e cair forte sobre ela, há fases do jogo em que vejo os meus jogadores como "cães loucos atrás da bola", muitas vezes 2 ou 3, depois permitindo o contra ataque e com naturalidade o golo. utilizo o tipo de marcação à zona porque não me consegui adaptar ao homem, e acho que à zona tem sido a maneira mais eficaz que consegui para anular as bolas nas costas, juntamente com uma defesa alta e que não esteja em linha, o que obriga a ter centrais rápidos (de preferência com velocidade de 14 para cima), minimamente concentrados e fortes posicionalmente, mas também "prejudica" em parte que quer jogar na armadilha de fora de jogo.

tenho um campo largo, mas jogo em normal, a faltar um "toquezinho" para ir para o afunilado e temporização igual. acredito que isto é das partes chave da criação de qualquer tática, sendo isto que define principalmente a sua base.

outra coisa bastante importante é os treinos, como já referiram. no treino geral, para mim o que tem resultado é "coesão de equipa" o ano todo, "alta" no inicio da época e depois "normal" o resto da época e no "treino para jogo" deixo ser o adjunto a preparar isso porque assim treina o que talvez será um momento chave no próximo jogo e permite-me a mim concentrar noutras partes importantes do jogo (requer um adjunto competente, obviamente).

aqui fica um cheirinho da tática que desenvolvi. reparem bem:

• pontapé de baliza e logo de seguida após pressão no avançado por parte de Zouma, a bola perde-se e Fuchs recupera-a
  • 0:17 - vários triângulos feitos (26-24-34 | 24-10-5 | 10-5-15 | 20-9-17)
  • Kagawa (26) procura espaços interiores e joga no médio ofensivo - Rooney (9)
  • Van Persie (20) foi ocupar a posição de Kagawa e Nani ocupou a de Van Persie, sendo que o Nani é avançado interior e tem a instrução de cortar para dentro, tal como o Kagawa
  • 0:20 Danilo (6) fez um sprint e recuperou para a posição de Nani, foi à linha, efectuou muito bem o cruzamento
  • Van Persie de fora para dentro, muito bem, surgiu na zona de finalização e com todas as certezas fez o golo

espero que tenha conseguido acrescentar algo ao tópico! por favor, não parem de "evoluir" este tópico porque é mesmo bastante útil, digo sinceramente que foi à custa de este tópico que consegui que esta tática desse frutos. continuação!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que falaste na marcação esqueci-me de dizer o que acho desse mesmo "tópico". Normalmente uso sempre marcação à zona com duas excepções: os extremos. O que verifico na prática é que em jogos mais complicados os extremos anularem as subidas dos laterais (embora seja raro descerem até à área para um possível contra ataque). Nesse caso nas instruções já em jogo costumo dar configurações a esses dois extremos para marcarem os laterais. Ainda estou a tentar ver se usar isso no MDC para anular por exemplo um 10 poderá resultar no sistema de jogo.

Quanto ao treino uso sempre Muito alto na Pré-época (Físico na primeira semana) com coesão de equipa e depois altero para alto/médio no início da época e vario em certos jogos para defesa ou ataque. Mas geralmente sempre na coesão. O que vario sempre é o trabalho pré-jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que falaste na marcação esqueci-me de dizer o que acho desse mesmo "tópico". Normalmente uso sempre marcação à zona com duas excepções: os extremos. O que verifico na prática é que em jogos mais complicados os extremos anularem as subidas dos laterais (embora seja raro descerem até à área para um possível contra ataque). .

O problema da marcação H-H nos Extremos, é que se tiveres um MC ou um MDC com funções mais ofensivas a jogar mais pelos flancos juntamente com os laterais, ele não vai acabar por marcar nenhum decentemente, daí ser importante, dar aos Extremos a possibilidade de marcar à zona, ficando assim responsáveis por quem aparece por aquela zona.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da marcação H-H nos Extremos, é que se tiveres um MC ou um MDC com funções mais ofensivas a jogar mais pelos flancos juntamente com os laterais, ele não vai acabar por marcar nenhum decentemente, daí ser importante, dar aos Extremos a possibilidade de marcar à zona, ficando assim responsáveis por quem aparece por aquela zona.

Normalmente os meus médios centro e MDC's não têm instruções para jogar nas alas... Porque acho que ter extremos + laterais + medios nos extremos deixa um buraco tremendo no meio e os flancos demasiado ocupados...

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia isto está a andar bem por aqui, aguardo mais respostas até lançar mais um textozito que tenho aqui,

vamos lá nao vamos deixar este topico parar.

Continuaçaõ de bom dia

AnaliseTática

Compartilhar este post

Link para o post

Desde ja tenho que dar os parabens pelo excelente topico!!

Nao posso dar muito do meu contributo nesse topico porque tenho tido mts problemas em criar uma boa tactica pala escoloes inferiores e mais tou sempre levar golos nos ultimos minutos dos encontros ou entao quando ganho e sempre por margem minima o que é irritante.

Nos treinos acho que é importante ter uma certa atencao no que diz respeito as sua intensidade e ao foco do treino.

Editado por kerkozia

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde antes de mais , obrigado pelos elogios sobre o topico e venho aqui falar mais um pouco sobre a mentalidade e o que ela interfere no posicionamento podem visualizar por a imagem um 4-3-3 que tenho vindo a montar qual vai ser o movimento que os jogadores fazem com uma mentalidade definida e irão reparar que normalmente a diferenca de mentalidades deve ser de 3 toques/2 toques neste caso o meu extremo tem 17 o meu medio centro tem 15 assim sendo consigo atingir uma melhor coesão e consigo circular melhor a bola pois vou ter os jogadores mais juntos com as mentalidades proximas a bola ira circular melhor,

5l4gub.jpg

Cumprimentos analisetatica e bom natal

PS: AMANHA IRÁ OUTRO TEXTO PARA AQUI PEDIA AOS MAIS EXPERIENTES PARA PARTICIPAREM PARA ENRIQUECER ESTE TOPICO DE CONTEUDO ,

Editado por analisetatica

Compartilhar este post

Link para o post

Uma questão: no movimento ofensivo o fernando fica como um 3º central ,um pouco mais avançado k os outros, para compensar a subida dos laterais certo?

se sim, com a subida dos laterais metes o james e o varela a Avançados int.?

Compartilhar este post

Link para o post

sim tens razão , não meto como avançado interiores meto como extremo pé esquerdo-lado esquerdo pé direito - lado direito , simplificando o que pretendo é criar situações de 2 para 1 ir a linha do fundo cruzar e finalizar, para isso meto o meu lateral a jogar pelos flancos com a mentalidade referida em cima e o extremo a jogar mais colado a linha para criar essas situações,!

Compartilhar este post

Link para o post

não acredito que consigas ter um papel ofensivo muito preponderante por parte dos laterais, visto que terão quase a mesma função que os extremos, jogar pela linha, levar a bola e cruzar para a área (acredito que tenhas que um bom cabeceador ou pelos menos um homem alto na área) porque senão maior parte dos cruzamentos não terão "efeito".

na outra versão do FM, o 12, era impossível meter um médio defensivo a 3º central, fazendo-o recuar imenso e ficar em linha com os 2 centrais restantes. conseguiste fazer isso neste?

Compartilhar este post

Link para o post

Que instruções dás ao moutinho e ao lucho? metes-os com construtores de jogo recuado/avançado ou medios com função de apoiar?

Compartilhar este post

Link para o post

construtores de jogo avançado com a função de apoiar, pois assim irao ficar mais atras (fazem a transição defesa-ataque) mas não vão até a grande area ficam mais recuados e lançam passes a rasgar!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

penso que um dos grandes problemas,em termos defensivos, é quem faz as coberturas aos laterais. Jogo em 4-3-3, tento que seja o trinco, ou o médio interior a fazer a cobertura ao lateral, mas acaba quase sempre por ser o central a sair à bola, no caso do lateral ser driblado. O mesmo acontece quando a bola entra na "zona do 10", uim dos centrais sai da linha defensiva, a bola entra nesse buraco,e...golo. O desposicionamento dos centrais, e a acção pouco efectiva do trinco nas coberturas são o grande problema que encontro e ainda não consegui solucionar.

Em relação à pressão é a anarquia completa, por vezes vão 3 joadores ao mesmo, abrindo buracos. Se alguém conseguiu por a equipa a pressionar alto, de forma organizada, partilhe o segredo :)

Compartilhar este post

Link para o post

O central ir dobrar o lateral é normal, o médio defensivo quando recua é que tem que posicionar-se na zona central ocupando assim o lugar de central. Em relação à pressão, ai tens que mexer nas instruções individuais e definir o quanto tu queres que eles pressionem, se calhar está por defeito com as instruções da equipa, pressionar o campo inteiro e ai vão estar sempre a pressionar criando muitas vezes esses buracos que estás a falar.

Se leres na página anterior há uma boa explicação sobre a pressão, lê e tira umas ideias.

Não jogues com trinco, joga com médio defensivo com mentalidade defensiva...

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pena terem deixado morrer este tópico.

Para quem tem dúvidas sobre como montar uma tatica era uma boa ajuda. Um bom debate de ideias com pessoal mais experiente serve de ajuda para pessoal como eu que está com dificuldades em construir uma tatica com pés e cabeça!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...