Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM 2013] 4-3-3, 4-5-1 Pensar o Barcelona

Publicações recomendadas

Na sequência do que o El Capo escreveu, vamos dar início às festividades.

Como todos sabemos, o santo graal dos últimos FM tem sido tentar replicar fielmente o futebol do Barcelona. Há muitas tácticas tiki-taka na internet, umas melhores que outras, mas na minha opinião é algo impossível de conseguir no FM pelas próprias limitações do jogo.

De qualquer modo, como o pessoal gosta de queimar os fusíveis a pensar nisto (quem os tem, o que não é o meu caso) aqui fica mais uma opinião de muitas que já existem.

abEH4PxadZ.jpg

Isto é o que me parece que era o Barcelona de há 2 anos: o Dani Alves a subir bastante como um médio compensando pelo posicionamento mais fixo do Abidal e o Puyol a deslocar-se para a direita a cobrir as subidas do Dani Alves, o que na prática transformava o 4-3-3 num 3-4-3. O Xavi assumia um duplo ou triplo papel de construtor de jogo recuado, médio box-to-box e médio centro, fazendo quase uma dupla com o Mascherano na transição defensiva e uma dupla com o Iniesta na transição ofensiva.

Em termos práticos, seria qualquer coisa como isto:

abEH48xakp.jpg

O Iniesta acabava por assumir um jogo muito mais exterior, o que em termos tácticos fazia a equipa parecer funcionar num 3-7-0.

Com uma ou outra variação, acho que o Barcelona nunca saiu muito disto até acabar o reinado do Guardiola... quando acabou, acabou também este sistema. A meu ver por duas razões:

a) a principal, a equipa deixou de conseguir fazer pressão e de recuperar a bola tão à frente como fazia, baixou consciente ou inconscientemente mais a linhas e, como tal, só recupera a bola mais atrás sendo obrigada a um maior esforço na construção de jogo. Ao mesmo tempo, ao fazer isto também permitiu aos adversários subir a sua linha, acabando o Barcelona a ser tão pressionado como pressiona;

b) a equipa perdeu o equilíbrio que tinha a partir do momento em que o defesa esquerdo sobe como o direito, o Jordi Alba é mais agressivo nas suas movimentações do que era o Abidal e a equipa ressente-se da falta de estabilidade posicional

Por fim e não menos importante, há 2 anos o Xavi e o Iniesta estavam no auge, tinham mais perninhas do que hoje têm :-)

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

lol só acabei agora de escrever.

Hoje será algo mais assim

Exato. Quando os alas sobem, a meu ver, o busquets junta-se mais aos 2 centrais para evitar um possivel contra-ataque. Como tu dizes e bem, é dificil imitar o estilo do barcelona mesmo por causa dos papéis dos jogadores, como o Xavi, como tu disseste, faz de MC, box-to-box, CJA, CJR etc etc.

Sim, mas acho que é um bom tópico :compinchas:

Espero podermos começar tambem um tópico para analisar o 4x2x3x1 (a minha tática preferida), e até porque nao, o 4-2-3-1 do Real Madrid? Um futebol muito bonito de se ver :carinhoso:

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Quando os alas sobem, a meu ver, o busquets junta-se mais aos 2 centrais para evitar um possivel contra-ataque. Como tu dizes e bem, é dificil imitar o estilo do barcelona mesmo por causa dos papéis dos jogadores, como o Xavi, como tu disseste, faz de MC, box-to-box, CJA, CJR etc etc.

Sim, mas acho que é um bom tópico :compinchas:

Espero podermos começar tambem um tópico para analisar o 4x2x3x1 (a minha tática preferida), e até porque nao, o 4-2-3-1 do Real Madrid? Um futebol muito bonito de se ver :carinhoso:

Na sequência dos últimos resultados, será melhor dedicarmo-nos aos 4-2-3-1 do Dortmund e B. Munchen :-)

O problema é que o Jogar pelos Flancos do FM deveria corresponder a uma movimentação horizontal / lateral do jogador e não corresponde, o "sair da posição" e jogar pelos flancos não provoca esta movimentação lateral, portanto não se consegue que o Iniesta faça o que está na imagem. O Xavi até talvez acabe por ser mais fácil, designando-o como CJR, sair da posição e correr frequentemente com bola para transportar muito o jogo.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Na sequência dos últimos resultados, será melhor dedicarmo-nos aos 4-2-3-1 do Dortmund e B. Munchen :-)

O problema é que o Jogar pelos Flancos do FM deveria corresponder a uma movimentação horizontal / lateral do jogador e não corresponde, o "sair da posição" e jogar pelos flancos não provoca esta movimentação lateral, portanto não se consegue que o Iniesta faça o que está na imagem. O Xavi até talvez acabe por ser mais fácil, designando-o como CJR, sair da posição e correr frequentemente com bola para transportar muito o jogo.

Bayern Munique :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

criamos os dois o mesmo topico :lolada:

mas pronto o meu é mais generalizado da para falar de todos os sistemas, fica este so para o barcelona e o meu paraa s tacticas todas em geral lol

Compartilhar este post

Link para o post

A actual táctica do Barcelona na parte da transição defesa-ataque em tudo parecida à do Benfica na 1ª época do Jesus, Coentrão e Maxi a subir nas alas e Javi a descer e a formar a defesa a três, o problema de jogar assim é que quando não se tem bola e não se pressiona logo a saída de bola do adversário vai haver um enorme desequilíbrio e um buraco no meio campo defensivo, porque a equipa está balanceada para o ataque e restam três homens cá atrás.

Nesta analise só não concordo com o facto de dizeres que o Iniesta já não está no auge, puro engano, actualmente quando o Messi não está até é ele o único capaz de assumir a equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

A actual táctica do Barcelona na parte da transição defesa-ataque em tudo parecida à do Benfica na 1ª época do Jesus, Coentrão e Maxi a subir nas alas e Javi a descer e a formar a defesa a três, o problema de jogar assim é que quando não se tem bola e não se pressiona logo a saída de bola do adversário vai haver um enorme desequilíbrio e um buraco no meio campo defensivo, porque a equipa está balanceada para o ataque e restam três homens cá atrás.

Nesta analise só não concordo com o facto de dizeres que o Iniesta já não está no auge, puro engano, actualmente quando o Messi não está até é ele o único capaz de assumir a equipa.

é por isso é que é importante que os laterais dem apoio e fiquem pelo meio campo em linha com o trinco, para vir ajudar atras e para recuperar ressaltos de bola perdida,a livios da defesa adversaria, contra ataques...

Compartilhar este post

Link para o post

é por isso é que é importante que os laterais dem apoio e fiquem pelo meio campo em linha com o trinco, para vir ajudar atras e para recuperar ressaltos de bola perdida,a livios da defesa adversaria, contra ataques...

Não neste caso, os laterais não podem ficar na linha do trinco visto que o trinco desce para terceiro central.

Devem sim subir alternadamente, ou seja um ficar pelo meio campo e o outro apoiar o ataque que assim o desequilíbrio é menor, com isso quando acontece a perda de bola a defesa pode formar uma defesa a 4, sendo que a partir do meio campo o trinco deve ser o 1º a pressionar o portador da bola.

Editado por skill_red

Compartilhar este post

Link para o post

Sim claro que é, já não o faz é como fazia quando tinha 25, 26 anos :-) Mas mais importante do que isto acho que são as alterações na forma de jogar que apontei.

Se observarem as duas primeiras imagens e considerarem as opções disponíveis no FM, facilmente constatam que não é possível fazer o que está na segunda imagem... a não ser que criem de origem uma táctica com a disposição táctica da segunda imagem :-) mas não iria funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim claro que é, já não o faz é como fazia quando tinha 25, 26 anos :-) Mas mais importante do que isto acho que são as alterações na forma de jogar que apontei.

Se observarem as duas primeiras imagens e considerarem as opções disponíveis no FM, facilmente constatam que não é possível fazer o que está na segunda imagem... a não ser que criem de origem uma táctica com a disposição táctica da segunda imagem :-) mas não iria funcionar.

Sim isso não há duvidas, mas acho que a grande diferença do antes e do agora é mesmo o Alba, é dos melhores defesas esquerdos do mundo, mas ao jogar neste sistema provoca sempre desequilíbrios no Barça, porque tanto o Alba como o Alves são ofensivos e sobem os dois com isso o Busquets desce e fica um buraco no meio campo. Enquanto que na era Guardiola o Abidal era um defesa esquerdo/central e cobria a subida do Alves mantendo o meio campo intacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Será que no FM 2014 já vai haver a opçao de falarmos com os jogadores? Assim era tudo mais fácil, tu faz isto, tu faz aquilo etc :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que no FM 2014 já vai haver a opçao de falarmos com os jogadores? Assim era tudo mais fácil, tu faz isto, tu faz aquilo etc :mrgreen:

O FM 2014 se quisesse rebentava com as vendas, bastava introduzir algumas alterações:

- instruções à equipa e individuais quando em posse de bola e sem posse;

- movimentação lateral / horizontal dos jogadores em vez de apenas verticais;

- falar com os jogadores durante o jogo, motivá-los, correrem mais se estão na molenguice, etc, etc

- revisão das palestras e conferências de imprensa, relatórios do adversário e comentários do adjunto durante o jogo;

Só isto era um salto qualitativo tremendo.

Compartilhar este post

Link para o post

O FM 2014 se quisesse rebentava com as vendas, bastava introduzir algumas alterações:

- falar com os jogadores durante o jogo, motivá-los, correrem mais se estão na molenguice, etc, etc

- revisão das palestras e conferências de imprensa, relatórios do adversário e comentários do adjunto durante o jogo;

:handclap: . Só isso já era o suficiente para deixar a malta contente. Se pudessem baixar um pouco a dificuldade do ME, ía ser bestial, mas isso era pedir muito :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso era fantástico, mas acho pouco provavel que aconteça no FM2014, por várias razões:

- Isso implicava recriar por completo o TC (Tactic Creator)

- Ao reacriar o TC, teriam que modificar bastante o motor de jogo, coisa que ele já disseram que no FM2014 será apenas uma melhoria do motor de jogo do FM2013.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece me a mim lembrando o Barcelona de Guardiola que aqui a maior lacuna sera no momento da transiçao!! A posicao dos jogadores com maior ou menor dificuldade vai se montando, as movimentaçoes sao impossiveis de recriar ja que o barcelona em posse toda agente se movimentava sem posiçoes fixas!

O que me parece é que usando e querendo um jogo de posse se usarmos contra ataque a equipa vai mtas vezes largar a posse de bola! E o que barça tinha é que pressionava mt alto recuperando a bola e saindo rapido e qd nao criava perigo mantinha a posse de bola! No Fm parece m que fazer isto ainda é impossivel!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso era fantástico, mas acho pouco provavel que aconteça no FM2014, por várias razões:

- Ao reacriar o TC, teriam que modificar bastante o motor de jogo, coisa que ele já disseram que no FM2014 será apenas uma melhoria do motor de jogo do FM2013.

Ou seja, fazem umas operações de cosmética e fica tudo na mesma e aqui os idiotas enchem-lhes os bolsos.

Parece me a mim lembrando o Barcelona de Guardiola que aqui a maior lacuna sera no momento da transiçao!! A posicao dos jogadores com maior ou menor dificuldade vai se montando, as movimentaçoes sao impossiveis de recriar ja que o barcelona em posse toda agente se movimentava sem posiçoes fixas!

O que me parece é que usando e querendo um jogo de posse se usarmos contra ataque a equipa vai mtas vezes largar a posse de bola! E o que barça tinha é que pressionava mt alto recuperando a bola e saindo rapido e qd nao criava perigo mantinha a posse de bola! No Fm parece m que fazer isto ainda é impossivel!

A única coisa que me ocorre é todos os jogadores a sair da posição (excepto centrais e médio defensivo) e muito passe para o pé, com a opção de contra-ataque activada e o passe terá que ser mais misto.

Compartilhar este post

Link para o post

Recriar o TC só se fosse as movimentações laterais e mesmo assim não sei porque podiam perfeitamente aproveitar a opção Jogar pelos Flancos ou criar mais uma opção no jogo largo. Todas as outras que mencionei não mexem em nada com as tácticas, nem com o motor do jogo. Ah... e já agora rever o raio dos relatórios do olheiro ao adversário. Que me interessa a mim saber a data da fundação do clube ? Francamente! :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, fazem umas operações de cosmética e fica tudo na mesma e aqui os idiotas enchem-lhes os bolsos.

A única coisa que me ocorre é todos os jogadores a sair da posição (excepto centrais e médio defensivo) e muito passe para o pé, com a opção de contra-ataque activada e o passe terá que ser mais misto.

Michael parece m que se puseres passe misto com a opçao de contra ataque a equipa no momento de transiçao se tiveres bons jogadores vai tentar usar mais o passe directo para chegar rapidamente á baliza adversaria!

O Barcelono nunca usava o passe directo, ou sai em passe continuos ou sai com a bola pelo messi! Seguidamente se viam que nao dava em nada mantinham a posse de bola! No FM ainda nao consegues fazer isto, pq se a equipa faz contra ataque vai smp ate ao fim ou entao tiras o contra ataque e mantens a posse de bola!

Agora uma sugestao! Sera que sem contra ataque e usando uma temporizaçao rapida sem contra ataque...sera que resulta??? a equipa nao teria contra ataque mas sairia rapido!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael parece m que se puseres passe misto com a opçao de contra ataque a equipa no momento de transiçao se tiveres bons jogadores vai tentar usar mais o passe directo para chegar rapidamente á baliza adversaria!

O Barcelono nunca usava o passe directo, ou sai em passe continuos ou sai com a bola pelo messi! Seguidamente se viam que nao dava em nada mantinham a posse de bola! No FM ainda nao consegues fazer isto, pq se a equipa faz contra ataque vai smp ate ao fim ou entao tiras o contra ataque e mantens a posse de bola!

Agora uma sugestao! Sera que sem contra ataque e usando uma temporizaçao rapida sem contra ataque...sera que resulta??? a equipa nao teria contra ataque mas sairia rapido!

Experimenta :-) Se calhar sem contra-ataque e com passe menos directo.

No forum da SI defendem a melhor estratégia no FM para jogar à Barcelona é usar Contra-Ataque, mas o argumento que utilizam eu não concordo mesmo nada... como a linha defensiva é mais baixa, a equipa consegue trocar mais a bola. Para já, se pensamos Barcelona, não baixam a linha defensiva, fazem a troca de bola no meio-campo ou 2/3 do campo; depois, no FM, sempre que se baixa a linha defensiva, o adversário come-nos logo e carrega. Assim, no FM, é mesmo para ter a linha defensiva bem alta, a mentalidade dos jogadores é que tem que ser menos agressiva para promover mais a troca de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta :-) Se calhar sem contra-ataque e com passe menos directo.

No forum da SI defendem a melhor estratégia no FM para jogar à Barcelona é usar Contra-Ataque, mas o argumento que utilizam eu não concordo mesmo nada... como a linha defensiva é mais baixa, a equipa consegue trocar mais a bola. Para já, se pensamos Barcelona, não baixam a linha defensiva, fazem a troca de bola no meio-campo ou 2/3 do campo; depois, no FM, sempre que se baixa a linha defensiva, o adversário come-nos logo e carrega. Assim, no FM, é mesmo para ter a linha defensiva bem alta, a mentalidade dos jogadores é que tem que ser menos agressiva para promover mais a troca de bola.

Michael eu nao sou mt adepto do estilo de jogo do Barça! Perfiro tentar recriar um 4231 tipo Real Madrid! Mas tenho andado a trabalhar o meu 442 pa ficar parecido ao do Jorge Jesus!! Ja ta bem parecido! Em contra ataque do adversario fico tal e qual o benfica....por vezes so tenho os 2 centrais e o trinco a defender!! lolllll!! Mas a atacar ta demolidor!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não neste caso, os laterais não podem ficar na linha do trinco visto que o trinco desce para terceiro central.

Devem sim subir alternadamente, ou seja um ficar pelo meio campo e o outro apoiar o ataque que assim o desequilíbrio é menor, com isso quando acontece a perda de bola a defesa pode formar uma defesa a 4, sendo que a partir do meio campo o trinco deve ser o 1º a pressionar o portador da bola.

no fm nao da para meter o trinco no meio dos centrais, o melhor é meter os laterais em linha com o trinco a dar apoio como pus nas imagens do meu topico na minha opiniao

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo os dois laterais com a função de apoiar, o motor de jogo automaticamente já coloca eles a subirem alternadamente, em função do lado em que está a bola.

Na imagem que o Capone colocou vê os laterais a jogar na linha do trinco, mas muitas vezes um deles irá subir para dar mais apoio ao ataque, consoante o ataque seja mais do lado esquerdo ou do lado direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...