Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Khaddafi

Incêndios

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

Aquilo não protege das chamas. Tanto que eles nem podem aproximar-se a uma determinada distância do fogo.

O máximo que deve fazer é ter alguma coisa que ameniza (ou... protege) as altas temperaturas, para não deixar o corpo aquecer e isso.

Digo eu. Estou a falar sem conhecimento de causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Os fatos de bombeiros são bons e eficazes, mas é claro que eles só aguentam até certo ponto, às tantas começa a derreter e a arder também. São feitos para resistir em casos que tenhas de passar por chamas altas e tudo (como correr numa mata a arder ou entrar e sair de uma casa a arder), mas não é indestrutível.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente Dpitz.

Esses que aparecem no manual já são antigos, aliás os manuais da ENB precisam urgentemente de uma actualização, principalmente o de Salvamento e Desencarceramento.

Os fatos Nomex que são utilizados para acidentes e fogo urbano, são fatos de aproximação que resistem até uma certa temperatura.

792-860-large.jpg | 793-861-thickbox.jpg

Estes são os novos, patrocinados pelo QREN.

Posso dizer, que neste momento cada vez que saio para um acidente, os forros ficam todos molhados devido à transpiração, por isso imaginem num incêndio industrial ou mesmo urbano.

Editado por Diego McClaren

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal era cada bombeiro ter uma coisa destas no seu E.P.I. mas infelizmente isto é caro e só dá para uma utilização e como tal devem-se contar pelos dedos as corporações que tenham disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as corporações que tenham carros pertencentes ao DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) são obrigadas a ter isso (Fire Shelter) no carro. Só não utiliza quem não quer, e depois há as consequências.

Compartilhar este post

Link para o post

Já ajudei a combater alguns fogos ao longo da minha vida, mas sem dúvida que o pior de todos foi este ano, no incêndio de Mondim de Basto (Ermelo, mais especificamente). Foi complicado por causa das condições, porque estava um calor imenso, tudo seco e a zona onde eu estava era muito inclinada. Isto para dizer que a temperatura que um incêndio pode atingir é abismal - houve alturas em que eu devia estar a uns 5/6 metros do fogo, em mato rasteiro (ou seja, com labaredas de pequena dimensão), e o calor é insuportável.

Ora, eu estava com roupa normal, é certo. Mas imagino que esses fatos não protejam tudo e que os bombeiros passem autênticos suplícios no combate, especialmente em zonas de mato mais "composto" e onde as labaredas são bem maiores. É por isso que lhes tenho um respeito enorme.

Isto falando apenas do calor, depois há a questão do fumo que também é super complicada.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem morreu um senhor cá em São Miguel carbonizado num incêndio.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as corporações que tenham carros pertencentes ao DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) são obrigadas a ter isso (Fire Shelter) no carro. Só não utiliza quem não quer, e depois há as consequências.

E será que têm? Com estes cortes já acredito em tudo. Vi numa reportagem que ardeu um carro já não sei aonde e durante as filmagens dava-me a ideia que estavam 4 ou 5 abertos no chão. O carro ardeu por completo mas acho que não morreu ninguém tiveram só alguma queimaduras apesar de graves.

Já ajudei a combater alguns fogos ao longo da minha vida, mas sem dúvida que o pior de todos foi este ano, no incêndio de Mondim de Basto (Ermelo, mais especificamente). Foi complicado por causa das condições, porque estava um calor imenso, tudo seco e a zona onde eu estava era muito inclinada. Isto para dizer que a temperatura que um incêndio pode atingir é abismal - houve alturas em que eu devia estar a uns 5/6 metros do fogo, em mato rasteiro (ou seja, com labaredas de pequena dimensão), e o calor é insuportável.

Ora, eu estava com roupa normal, é certo. Mas imagino que esses fatos não protejam tudo e que os bombeiros passem autênticos suplícios no combate, especialmente em zonas de mato mais "composto" e onde as labaredas são bem maiores. É por isso que lhes tenho um respeito enorme.

Isto falando apenas do calor, depois há a questão do fumo que também é super complicada.

Eu felizmente apaguei muitas das vezes só fogachos, acaba por ser normal visto que pertencia a uma equipa de primeira intervenção. As temperaturas altas e o fumo complicam bastante e muitas das vezes é esse "fumo" que mata os bombeiros. Junto com o fumo vão outras partículas que com a inalação vão provocar queimaduras nas vias respiratórias. Os casacos nomex são bons mas eu vi o que os meus colegas sofreram de andarem com eles vestidos a fazer fogo controlado. Eu andava com uma farda que supostamente que é "ignífuga" bastante mais leve e acabei por fazer melhor o trabalho sem nenhum acidente.

Editado por Green

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi no Casal, creio.

Inkie a fumar umas brocas junto aos ecopontos dá nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem disse que aquela m*rda tava mal enrolada, depois dá nisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui fica a reportagem da TVI sobre a rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), rede essa, que opera em todos os agentes de Protecção Civil, em Portugal Continental. ;)

Editado por Snake Eyes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...