Guest Dpitz Publicado 5 Setembro 2013 Aquilo não protege das chamas. Tanto que eles nem podem aproximar-se a uma determinada distância do fogo. O máximo que deve fazer é ter alguma coisa que ameniza (ou... protege) as altas temperaturas, para não deixar o corpo aquecer e isso. Digo eu. Estou a falar sem conhecimento de causa. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 5 Setembro 2013 Os fatos de bombeiros são bons e eficazes, mas é claro que eles só aguentam até certo ponto, às tantas começa a derreter e a arder também. São feitos para resistir em casos que tenhas de passar por chamas altas e tudo (como correr numa mata a arder ou entrar e sair de uma casa a arder), mas não é indestrutível. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 5 Setembro 2013 http://www.bombeiros.pt/wp-content/uploads/2013/04/08.-Seguran%C3%A7a-e-proteccao-individual.pdf Tá aí explicado a partir da página 23 protege das altas temperaturas, tem um tecido específico para que não derreta tão facilmente, etc etc. Compartilhar este post Link para o post
Snake Eyes Publicado 5 Setembro 2013 (editado) Exactamente Dpitz. Esses que aparecem no manual já são antigos, aliás os manuais da ENB precisam urgentemente de uma actualização, principalmente o de Salvamento e Desencarceramento. Os fatos Nomex que são utilizados para acidentes e fogo urbano, são fatos de aproximação que resistem até uma certa temperatura. | Estes são os novos, patrocinados pelo QREN. Posso dizer, que neste momento cada vez que saio para um acidente, os forros ficam todos molhados devido à transpiração, por isso imaginem num incêndio industrial ou mesmo urbano. Editado 5 Setembro 2013 por Diego McClaren Compartilhar este post Link para o post
Green Publicado 5 Setembro 2013 O ideal era cada bombeiro ter uma coisa destas no seu E.P.I. mas infelizmente isto é caro e só dá para uma utilização e como tal devem-se contar pelos dedos as corporações que tenham disto. Compartilhar este post Link para o post
Snake Eyes Publicado 5 Setembro 2013 Todas as corporações que tenham carros pertencentes ao DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) são obrigadas a ter isso (Fire Shelter) no carro. Só não utiliza quem não quer, e depois há as consequências. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Setembro 2013 (editado) Já ajudei a combater alguns fogos ao longo da minha vida, mas sem dúvida que o pior de todos foi este ano, no incêndio de Mondim de Basto (Ermelo, mais especificamente). Foi complicado por causa das condições, porque estava um calor imenso, tudo seco e a zona onde eu estava era muito inclinada. Isto para dizer que a temperatura que um incêndio pode atingir é abismal - houve alturas em que eu devia estar a uns 5/6 metros do fogo, em mato rasteiro (ou seja, com labaredas de pequena dimensão), e o calor é insuportável. Ora, eu estava com roupa normal, é certo. Mas imagino que esses fatos não protejam tudo e que os bombeiros passem autênticos suplícios no combate, especialmente em zonas de mato mais "composto" e onde as labaredas são bem maiores. É por isso que lhes tenho um respeito enorme. Isto falando apenas do calor, depois há a questão do fumo que também é super complicada. Editado 5 Setembro 2013 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Setembro 2013 Ontem morreu um senhor cá em São Miguel carbonizado num incêndio. Compartilhar este post Link para o post
Green Publicado 6 Setembro 2013 (editado) Todas as corporações que tenham carros pertencentes ao DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) são obrigadas a ter isso (Fire Shelter) no carro. Só não utiliza quem não quer, e depois há as consequências. E será que têm? Com estes cortes já acredito em tudo. Vi numa reportagem que ardeu um carro já não sei aonde e durante as filmagens dava-me a ideia que estavam 4 ou 5 abertos no chão. O carro ardeu por completo mas acho que não morreu ninguém tiveram só alguma queimaduras apesar de graves. Já ajudei a combater alguns fogos ao longo da minha vida, mas sem dúvida que o pior de todos foi este ano, no incêndio de Mondim de Basto (Ermelo, mais especificamente). Foi complicado por causa das condições, porque estava um calor imenso, tudo seco e a zona onde eu estava era muito inclinada. Isto para dizer que a temperatura que um incêndio pode atingir é abismal - houve alturas em que eu devia estar a uns 5/6 metros do fogo, em mato rasteiro (ou seja, com labaredas de pequena dimensão), e o calor é insuportável. Ora, eu estava com roupa normal, é certo. Mas imagino que esses fatos não protejam tudo e que os bombeiros passem autênticos suplícios no combate, especialmente em zonas de mato mais "composto" e onde as labaredas são bem maiores. É por isso que lhes tenho um respeito enorme. Isto falando apenas do calor, depois há a questão do fumo que também é super complicada. Eu felizmente apaguei muitas das vezes só fogachos, acaba por ser normal visto que pertencia a uma equipa de primeira intervenção. As temperaturas altas e o fumo complicam bastante e muitas das vezes é esse "fumo" que mata os bombeiros. Junto com o fumo vão outras partículas que com a inalação vão provocar queimaduras nas vias respiratórias. Os casacos nomex são bons mas eu vi o que os meus colegas sofreram de andarem com eles vestidos a fazer fogo controlado. Eu andava com uma farda que supostamente que é "ignífuga" bastante mais leve e acabei por fazer melhor o trabalho sem nenhum acidente. Editado 6 Setembro 2013 por Green Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 15 Janeiro 2014 Isso foi no Casal, creio. Inkie a fumar umas brocas junto aos ecopontos dá nisto. Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 17 Janeiro 2014 Eu bem disse que aquela m*rda tava mal enrolada, depois dá nisto. Compartilhar este post Link para o post
Snake Eyes Publicado 28 Janeiro 2014 (editado) Aqui fica a reportagem da TVI sobre a rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), rede essa, que opera em todos os agentes de Protecção Civil, em Portugal Continental. ;) Editado 28 Janeiro 2014 por Snake Eyes Compartilhar este post Link para o post
Liedson Publicado 4 Agosto 2014 Incêndio em Sesimbra! http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendio-sesimbra-en-379-bombeiros-estrada-chamas/1567147-4071.html Compartilhar este post Link para o post