Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Qual é a causa direta, a diferença, de se jogar com Fluido ou Muito Fluido ?

Outra pergunta, que instruções dar a equipa para manter a posse de bola sem com isso abdicar de certos ataques, etc ? E que eu mesmo com as opções de posse de bola e dominando jogos vejo a minha equipa ser arrasada na posse de bola mesmo por equipas pequenas e quando meto essa opção os meus jogadores deixam de criar tantas oportunidades de perigo pois andam so ali no troca troca e o tempo passa-se. O que queria era perceber como conjugar as duas situações.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nos primeiros 5 jogos para o campeonato já tive expulsões em 3 deles, 2 delas antes dos 20' mas eu nem sequer uso desarme agressivo.

Pode ser só azar ou qualquer outra instrução que eu desconheça que esteja a causar isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a causa direta, a diferença, de se jogar com Fluido ou Muito Fluido ?

Outra pergunta, que instruções dar a equipa para manter a posse de bola sem com isso abdicar de certos ataques, etc ? E que eu mesmo com as opções de posse de bola e dominando jogos vejo a minha equipa ser arrasada na posse de bola mesmo por equipas pequenas e quando meto essa opção os meus jogadores deixam de criar tantas oportunidades de perigo pois andam so ali no troca troca e o tempo passa-se. O que queria era perceber como conjugar as duas situações.

Obrigado

É favor dirigir-se ao tópico Como jogar FM14 e ler tudo muito bem lido :biggrin: entretanto, podes partilhar umas screenshots da táctica, instruções, tarefas e funções dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agora é a minha vez de colocar uma dúvida :-)

preciso de ideias para perceber porque é que os meus alas, tendo espaço para cortarem para dentro com a bola, cruzar mais recuado ou fazer um passe a rasgar, optam sempre por fazer uma paragemzinha até o lateral adversário chegar ao pé deles e depois seguem até à linha de fundo para tentarem cruzar.

MichaelAndrews,

tens a opção "manter a posse de bola" activa nas instruções à equipa?! Se tiveres poderá ter a ver com isso. Digo isto porque eu, anteriormente, e uma vez que jogo com um estilo de jogo "equilibrado" e "controlar" tinha essa opção activa. No entanto, após visualização do comportamento dos laterais e dos médios-alas experimentei retirá-la porque eles faziam exactamente o mesmo que fazem contigo, ou seja, vão a mil à hora pelo flanco, mas depois mandavam sempre uma pequena "derrapagem", esperavam 1 ou 2 segundos pelo adversário e depois ou arrancavam novamente em velocidade ou então cruzavam (e muitas das vezes depois a bola, aquando do cruzamento, acabava por bater no adversário e dava canto). Desde que retirei a opção "manter a posse de bola" os laterais e os alas comportam-se de maneira completamente diferente, ou seja, vão a mil à hora e depois cruzam assim que têm oportunidade e estão bem posicionados para isso, ou então rematam em zonas favoráveis e propícias a dar golo (uma vez que eu tenho a opção de "rematar de longe sempre que possível" activa).

Ah, e não te preocupes com a posse de bola, porque não é pelo facto de desactivares aquela opção que vais deixar de ter altos índices de posse de bola. Digo isto porque eu também gosto de ter muita posse, e desde que disse aos jogadores para "não manterem a posse de bola" continuo a ter sempre muita posse de bola e total domínio de jogo.

Experimenta fazer isso e depois diz se resultou. Pelo menos comigo foi remédio santo para que os laterais e os alas deixassem de gozar com os adversários e dizer "vá, anda lá que eu espero aqui um bocadinho por ti" :biggrin:

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews,

tens a opção "manter a posse de bola" activa nas instruções à equipa?! Se tiveres poderá ter a ver com isso. Digo isto porque eu, anteriormente, e uma vez que jogo com um estilo de jogo "equilibrado" e "controlar" tinha essa opção activa. No entanto, após visualização do comportamento dos laterais e dos médios-alas experimentei retirá-la porque eles faziam exactamente o mesmo que fazem contigo, ou seja, vão a mil à hora pelo flanco, mas depois mandavam sempre uma pequena "derrapagem", esperavam 1 ou 2 segundos pelo adversário e depois ou arrancavam novamente em velocidade ou então cruzavam (e muitas das vezes depois a bola, aquando do cruzamento, acabava por bater no adversário e dava canto). Desde que retirei a opção "manter a posse de bola" os laterais e os alas comportam-se de maneira completamente diferente, ou seja, vão a mil à hora e depois cruzam assim que têm oportunidade e estão bem posicionados para isso, ou então rematam em zonas favoráveis e propícias a dar golo (uma vez que eu tenho a opção de "rematar de longe sempre que possível" activa).

Ah, e não te preocupes com a posse de bola, porque não é pelo facto de desactivares aquela opção que vais deixar de ter altos índices de posse de bola. Digo isto porque eu também gosto de ter muita posse, e desde que disse aos jogadores para "não manterem a posse de bola" continuo a ter sempre muita posse de bola e total domínio de jogo.

Experimenta fazer isso e depois diz se resultou. Pelo menos comigo foi remédio santo para que os laterais e os alas deixassem de gozar com os adversários e dizer "vá, anda lá que eu espero aqui um bocadinho por ti" :biggrin:

:compinchas:

Pois, realmente tenho essa opção e já não és a primeira pessoa que me fala nisso. O que eu estranho é só afectar-me os alas, porque nos restante jogadores não noto nada de mal.... espera... hummm, por acaso, dou conta que os meus interiores puxam o jogo um bocadinho em demasia para a linha de canto. Bom, nada como experimentar e ver se deixam de fazer isto e a posse se mantém tão boa como tem estado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agora é a minha vez de colocar uma dúvida :-)

preciso de ideias para perceber porque é que os meus alas, tendo espaço para cortarem para dentro com a bola, cruzar mais recuado ou fazer um passe a rasgar, optam sempre por fazer uma paragemzinha até o lateral adversário chegar ao pé deles e depois seguem até à linha de fundo para tentarem cruzar.

pode ser por estarem com funçao de ataque, que ai tanto podem ir para dentro como podem irem a linha cruzar e tambem pode ser por teres a opçao levar a bola ate a area e manter posse de bola e bla bla que isso neste fm é uma treta faz os jogadores segurarame demais a bola, que faz com eles segurem a bola assim que recebem para fazer trocas de bola, pior é que muitas vezes perdem a bola a fazer isso

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, realmente tenho essa opção e já não és a primeira pessoa que me fala nisso. O que eu estranho é só afectar-me os alas, porque nos restante jogadores não noto nada de mal.... espera... hummm, por acaso, dou conta que os meus interiores puxam o jogo um bocadinho em demasia para a linha de canto. Bom, nada como experimentar e ver se deixam de fazer isto e a posse se mantém tão boa como tem estado.

isso nao tem nada de estranho pq por defeito no fm 13 quando escolhias manter a posse d ebola os alas passavam para segurar a bola, logo presumo que isso se mantenha

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que esta pergunta pode ser um bocadinho parva, mas cá vai na mesma:

Quais são as diferenças,vantagens, desvantagens, etc entre os MC's a Apoiar ou CJ (Recuados ou Avançados) a Apoiar?

Compartilhar este post

Link para o post

isso nao tem nada de estranho pq por defeito no fm 13 quando escolhias manter a posse d ebola os alas passavam para segurar a bola, logo presumo que isso se mantenha

Eu no fm13 não utilizava os gritos :biggrin:

Só um é que tem função de ataque (automática), o outro ala apoia mas tem o mesmo comportamento no que respeita a esta situação. Agora, dado que os meus interiores realmente puxam um pouco o jogo para as linhas, o Manter a Posse é bem capaz de ser a causa.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora repara lá bem e vais ver como todos os jogadores se comportam dessa forma, ou seja, sempre que têm a bola num dos flancos (seja ele médio-ala ou lateral), a tendência do jogador é sempre puxar a bola para a linha lateral e de fundo e fazer sempre aquele "compasso de espera" a aguardar o adversário. Se retirares a instrução de "manter a posse de bola" e a de "levar a bola até à área" isso deixa de acontecer. Pelo menos comigo funcionou, portanto presumo que o problema tenha mesmo a ver com a selecção daquelas duas instruções porque nunca mais os jogadores fizeram isso.

E não te preocupes com a posse de bola porque não vais notar grande diferença, podes ter menos 5% no máximo de posse de bola, mas no geral vais continuar a ter sempre muita posse. Aquelas duas opções à partida podem parecer muito boas, mas na prática, a meu ver, não resultam para quem procura transicções rápidas (como é o meu caso). Gosto de controlar o jogo mas gosto de sair muito rápido para o ataque (não em contra ataque, mas sim em transicções rápidas), e a cena que mais me enervava quando tinha essas instruções selecionadas é que muitas das vezes ía em situações de 3 para 1 e o jogador em vez de soltar a bola para os dois jogadores desmarcados e em boa posição para fazer golo fazia exactamente o contrário, ou seja, se tivesse à entrada da área, desatava a correr feito maluco com a bola até à linha lateral/linha de fundo, depois esperava que os adversários recuperassem e só depois decidia soltar a bola. :facepalm: :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são as diferenças,vantagens, desvantagens, etc entre os MC's a Apoiar ou CJ (Recuados ou Avançados) a Apoiar?

Diferenças são todas, desde a mentalidade do jogador, a liberdade criativa, o MC desmarca-se mais sem bola, o CJR é mais posicional e faz mais passes a rasgar, enquanto o CJA tem uma mentalidade mais ofensiva que o MC. Além disto, um MC é um jogador generalista, sem uma função específica, enquanto os construtores são jogadores com uma função muito específica.

Vantagens ou Desvantagens depende do que queres dos jogadores, do teu estilo, etc, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora repara lá bem e vais ver como todos os jogadores se comportam dessa forma, ou seja, sempre que têm a bola num dos flancos (seja ele médio-ala ou lateral), a tendência do jogador é sempre puxar a bola para a linha lateral e de fundo e fazer sempre aquele "compasso de espera" a aguardar o adversário. Se retirares a instrução de "manter a posse de bola" e a de "levar a bola até à área" isso deixa de acontecer. Pelo menos comigo funcionou, portanto presumo que o problema tenha mesmo a ver com a selecção daquelas duas instruções porque nunca mais os jogadores fizeram isso.

E não te preocupes com a posse de bola porque não vais notar grande diferença, podes ter menos 5% no máximo de posse de bola, mas no geral vais continuar a ter sempre muita posse. Aquelas duas opções à partida podem parecer muito boas, mas na prática, a meu ver, não resultam para quem procura transicções rápidas (como é o meu caso). Gosto de controlar o jogo mas gosto de sair muito rápido para o ataque (não em contra ataque, mas sim em transicções rápidas), e a cena que mais me enervava quando tinha essas instruções selecionadas é que muitas das vezes ía em situações de 3 para 1 e o jogador em vez de soltar a bola para os dois jogadores desmarcados e em boa posição para fazer golo fazia exactamente o contrário, ou seja, se tivesse à entrada da área, desatava a correr feito maluco com a bola até à linha lateral/linha de fundo, depois esperava que os adversários recuperassem e só depois decidia soltar a bola. :facepalm: :cadeirada:

Aaaaahhhhhhhhhh mas eu cá não quero transições rápidas :biggrin: portanto mais daqui a pouco quando estiver no jogo já vou experimentar retirar o Manter a Posse.... agora retirar Levar a Bola até à Área é que não pode ser :-) é que mesmo 5% pode ser muito mau, uiiiii caramba, jogos com 65% passar para 60%, caneco, é quase pecado!!!! :wink:

Realmente não me acontece com todos, os meus médios trocam muito bem a bola, pautam bem o ritmo do jogo, aparecem sim em zonas mais laterais mas porque têm a instrução de conduzir para zonas abertas. É que isto é mesmo uma questão de pormenor porque até agora é vitória sobre vitória, mas pronto, vou testar e se me melhorar a situação melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Falaram aqui do ser dinâmico durante os jogos. Pois bem, é o que eu tenho feito desde o FM 2010 salvo erro e sempre me dei bem, tive altos e baixos mas tem sido sempre positivo. No entanto, desde o patch 4.1.3 que ando com "medo" de o ser, pois alterava as coisas e nao resultava como queria

E ora bem decidi voltar às "origens"... Quando saiu este FM construi uma tactica baseada nas ideias que usava no ano passado e que consequentemente usei sempre desde, salvo erro, o FM 2010. Essas ideias têm sido jogar em 4-5-1 Normal Fluído com dois extremos/interiores (dependendo do jogador), com alguma posse mas ao mesmo tempo a rematar bastante. E também usar contra-ataque nos jogos ou situações de jogo mais dificeis. Com isso ganhei tudo o que havia para ganhar com o FCP nas duas primeiras épocas quando saiu este FM.

Com o patch 4.1.3 isso foi tudo por água abaixo.... Tive de recriar tudo de novo e de facto a equipa ficou a jogar como eu queria mas os resultados não eram tão bons como dantes.

Agora no 4.1.4, após sair do FCP e ir para Inglaterra, passei pelo Newcastle, Tottenham (meia época em cada) e cheguei ao Arsenal. No Newcastle e no Tottenham tentei chegar e adaptar as minhas ideias ao plantel, criando uma tactica quase de raiz. Os resultados foram muito satisfatórios.

No Arsenal decidi ir buscar as ideias originais da 1ª tactica do 1º save do FM 14 e trabalhar a partir daí. Na verdade alterei poucas coisas, mas estou muito satisfeito e já não tenho receio de ser dinâmico pois as coisas funcionam exactamente como quero. É claro que não ganho tudo, mas nem sequer é esse o meu objectivo, apenas me quero divertir :)

Assim, a perfeição chegou em Janeiro num jogo para a Taça de Inglaterra

Queria deixar aqui algumas dicas que podem ajudar o pessoal que está a ter dificuldades, algumas delas vão de encontro ao que muita gente tem dito:

• Definam a vossa ideia de jogo: qual o esquema táctico, se querem mais posse ou jogar mais directo. Vejam jogos em modo completo e alargado para verificar se as coisas estão a resultar
  • Não mudem drasticamente o plantel ao vosso dispor, adaptem as vossas ideias aos jogadores que têm. Vejam principalmente os vossos melhores jogadores para que eles joguem nas posições em que se sentem mais à vontade. Por exemplo, é possível transformar um 4-3-3 num 3-4-3, sem que para isso joguem com três centrais (podem usar pivô defensivo no MDC)
  • Adaptem os papéis dos jogadores para que encontrem um equilibrio entre as vossas ideias tacticas e o que o jogador pode render. Por exemplo, querem jogar com dois extremos mas um deles tem o pé trocado. Pois coloquem-no a Avançado Interior e ele vai brilhar. Posso também dar o exemplo do Cristiano Ronaldo quando treinei o Real Madrid: eu coloco a instrução "rematar menos" em todos os jogadores excepto o PLC, porque não gosto de ver muitos remates desperdiçados. No entanto deixei que o CR7 rematasse quando quisesse e ele marcou mesmo muitos golos, já nem me lembro mas acho que passou dos 50.
  • Tentem comprar os jogadores depressa, definindo o vosso plantel o mais cedo possível. Isto é importante porque sempre que há mudanças no vosso plantel as barrinhas das tácticas descem naturalmente. Ora se queremos que os jogadores assimilem depressa as nossas ideias então convém que eles cheguem o mais cedo possível ao nosso plantel
  • Façam uma boa pré-época. Aqui agradeço ao Michael por me ter alertado da importância deste aspecto. 10 a 12 jogos contra equipas fracas, com 50% de treino em preparação de jogo, treinando "Tacticas apenas" neste aspecto. Aconselho também que rodem o treino de preparação de jogo pelo menos um jogo em cada aspecto de "Movimento Atacante", "Posicionamento Defensivo", "Bolas Paradas Ofensivas", "Bolas paradas defensivas": No treino geral, façam duas semanas de treino fisico (preferencialmente antes de começarem os jogos) e depois avancem para "Coesão de Equipa".
  • Não desprezem a preparação de jogo. Depois das barrinhas estarem cheias, costumo colocar o treino geral em Equilibrado e o treino de preparação de jogo por defeito em Movimento Atacante. No entanto vou rodando frequentemente a preparação de jogo entre "Movimento Atacante", "Posicionamento Defensivo", "Bolas Paradas Ofensivas", "Bolas paradas defensivas". Quando sinto que a equipa está, por exemplo, a sofrer muitos golos de cantos então treino mais vezes esse aspecto. Isto vai de encontro ao ser dinâmico :) Também costumo colocar por defeito em Posicionamento Defensivo lá para Fevereiro se estiver em competições europeias, porque entendo que em jogos a eliminar sofrer ou não golos pode definir muita coisa.
  • Não tenham medo de jogar mais atrás contra equipas fortes, em jogos fora, ou em situações que estão em vantagem no marcador (sejam dinâmicos tal como o Michael disse). Convém ter um plano B, pelo menos essa é uma das minhas ideias.
  • O moral dos jogadores é muitíssimo importante, cuidado com este aspecto (obrigado Michael!). Tentem manter sempre a moral lá em cima, por isso fazemos jogos na pré-época contra equipas fracas
  • Aconselho a não ter um plantel muito grande senão vão haver mais quebras de entrosamento dos jogadores (a não ser que deixem muitos jogadores na bancada regularmente...)
  • NOTA: cuidado ao ler um post de um user que diz uma ou duas ideias que utiliza, porque pode funcionar nas ideias que ele usa mas não funcionar nas vossas. É preciso saber o contexto, podemos ver o exemplo do Michael e do el_capone, eles jogam de formas diferentes e portanto há coisas que eles referem que fazem parte das ideias deles, é portanto importante saber o que pensa aquele determinado user para que possamos usar algumas ideias dos outros no nosso sistema de jogo.
  • MUITO IMPORTANTE: Divirtam-se! Não é importante serem o melhor da vossa aldeia, ganharem os jogos todos ou marcar 200 golos por época. Podem é sim tentar mas não desmotivar quando as coisas não correm bem

Editado por ZeroZeroPeras

Compartilhar este post

Link para o post

o mc nao constroi, fica pelo meio campo a dar apoio e a medida que a equipa ataca ele vai subindo sempre a fazer cobertura, os CJ ambom organizam as jogadas, a bola passa quase sempre por eles quando se forma uma jogada de ataque, o mais recuado jogado mais no meio campo a dar linhas de passe e o mais adiantado organiza mais na frente, actua como um 10 e é bom para meter passes em profundidade, em relaçao as vantagens e descantagens, isso é relativo, nao ha funçoes melhores nem piores, tem é que ser todas bem usadas e depende do estilo de jogo que se quer jogar e do sistema tactico

Compartilhar este post

Link para o post

Diferenças são todas, desde a mentalidade do jogador, a liberdade criativa, o MC desmarca-se mais sem bola, o CJR é mais posicional e faz mais passes a rasgar, enquanto o CJA tem uma mentalidade mais ofensiva que o MC. Além disto, um MC é um jogador generalista, sem uma função específica, enquanto os construtores são jogadores com uma função muito específica.

Vantagens ou Desvantagens depende do que queres dos jogadores, do teu estilo, etc, etc.

Basicamente, quero ataques pelos flancos, com os alas a subirem muito, avançados interiores tanto a cruzar, a cortar para dentro ou a passar para os alas (ainda não percebi muito bem como o fazer).

Depois quero que os dois médios façam as mesmas coisas, dependendo do lado que estamos a atacar. Se estivermos a atacar pelo lado direito o médio desse lado a ficar mais recuado para dar apoio e fazer as compensações e o médio do outro lado a entrar na area ou a ficar à entrada, para ajudar a finalizar os cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Aaaaahhhhhhhhhh mas eu cá não quero transições rápidas :biggrin: portanto mais daqui a pouco quando estiver no jogo já vou experimentar retirar o Manter a Posse.... agora retirar Levar a Bola até à Área é que não pode ser :-) é que mesmo 5% pode ser muito mau, uiiiii caramba, jogos com 65% passar para 60%, caneco, é quase pecado!!!! :wink:

Realmente não me acontece com todos, os meus médios trocam muito bem a bola, pautam bem o ritmo do jogo, aparecem sim em zonas mais laterais mas porque têm a instrução de conduzir para zonas abertas. É que isto é mesmo uma questão de pormenor porque até agora é vitória sobre vitória, mas pronto, vou testar e se me melhorar a situação melhor ainda.

ha funçoes que servem mesmo para manter a posse, tambem podes optar por ai por exemplo os alas defensivos e jogar na posiçao de extremos sao indicados para a posse de bola com dois orgazinadores e um regista e um pl a apoiar por exemplo um falso 9 ou avançado completo ou ate um avançado recuado ou ate mesmo um 10, num sistema fluido e atacante sem ter o levar a bola ate a area e manter a posse de bola consegues posse de bola ao nivel dos 70 % ou mais, isto pq a todas essas funçoes sao para manter a posse de bola, eu ja testei e gostei muito a equipa trocava a bola mas sem a prender...ou seja mantinha uma posse de bola com criterio

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Peras, todas as dicas são sempre boas para ajudar :handclap:

Estás no 14.1.3 ???

Não, obviamente estou no 14.1.4, já acrescentei essa info no post :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente, quero ataques pelos flancos, com os alas a subirem muito, avançados interiores tanto a cruzar, a cortar para dentro ou a passar para os alas (ainda não percebi muito bem como o fazer).

Depois quero que os dois médios façam as mesmas coisas, dependendo do lado que estamos a atacar. Se estivermos a atacar pelo lado direito o médio desse lado a ficar mais recuado para dar apoio e fazer as compensações e o médio do outro lado a entrar na area ou a ficar à entrada, para ajudar a finalizar os cruzamentos.

Hummm, portanto, basicamente queres que toda a gente faça tudo, assim do estilo especialistas em tudo :-)

Pelo que descreves, se calhar assentava melhor usares médios-ala em vez de av. interiores. Já os médios é mais chato, porque se queres que façam as mesmas coisas que os interiores, não me parece que vão cortar para dentro de nada, nem ir à linha cruzar. Não é melhor pores aí umas imagens do que pretendes, com instruções, funções e tarefas ???? O capone é muito melhor do que eu nesse estilo.

Compartilhar este post

Link para o post

ha funçoes que servem mesmo para manter a posse, tambem podes optar por ai por exemplo os alas defensivos e jogar na posiçao de extremos sao indicados para a posse de bola com dois orgazinadores e um regista e um pl a apoiar por exemplo um falso 9 ou avançado completo ou ate um avançado recuado ou ate mesmo um 10, num sistema fluido e atacante sem ter o levar a bola ate a area e manter a posse de bola consegues posse de bola ao nivel dos 70 % ou mais, isto pq a todas essas funçoes sao para manter a posse de bola, eu ja testei e gostei muito a equipa trocava a bola mas sem a prender...ou seja mantinha uma posse de bola com criterio

Votei ao ostracismo o Falso 9 :biggrin: os interiores têm funcionado muito bem com o av. completo a apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm, portanto, basicamente queres que toda a gente faça tudo, assim do estilo especialistas em tudo icon_smile.gif

Pelo que descreves, se calhar assentava melhor usares médios-ala em vez de av. interiores. Já os médios é mais chato, porque se queres que façam as mesmas coisas que os interiores, não me parece que vão cortar para dentro de nada, nem ir à linha cruzar. Não é melhor pores aí umas imagens do que pretendes, com instruções, funções e tarefas ???? O capone é muito melhor do que eu nesse estilo.

Acho que percebeste mal a parte dos médios. Eu não quero que eles façam as mesmas coisas dos interiores ou dos alas. Quero que façam as mesmas coisas entre eles. Como expliquei se o ataque for do lado do direito, o médio desse lado apoia e o médio do outro lado ataca. Se o ataque for do lado esquerdo é a mesma coisa: o médio desse lado apoia e o outro ataca.

Tenho usado assim:

c55n.png

Editado por FB7

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que percebeste mal a parte dos médios. Eu não quero que eles façam as mesmas coisas dos interiores ou dos alas. Quero que façam as mesmas coisas entre eles. Como expliquei se o ataque for do lado do direito, o médio desse lado apoia e o médio do outro lado ataca. Se o ataque for do lado esquerdo é a mesma coisa: o médio desse lado apoia e o outro ataca.

Eu percebi, estava a meter-me contigo :-)

Não sei se vais lá só com instruções, parece-me que é daqueles casos em que os movimentos preferidos são fundamentais: dupla função neles para subir e descer para vir buscar jogo.

Dois interiores a atacar a cortar para dentro para cima de um ponta de lança.... era capaz de ser melhor médios-ala ou então se manténs os interiores com essa tarefa, dares uma de apoio ao avançado no meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi, estava a meter-me contigo icon_smile.gif

Não sei se vais lá só com instruções, parece-me que é daqueles casos em que os movimentos preferidos são fundamentais: dupla função neles para subir e descer para vir buscar jogo.

Dois interiores a atacar a cortar para dentro para cima de um ponta de lança.... era capaz de ser melhor médios-ala ou então se manténs os interiores com essa tarefa, dares uma de apoio ao avançado no meio.

Vou então passar para médios-ala, já que também quero que ajudem mais na construção de jogo e também que seja o PL a marcar a maioria dos golos.

E que funções devo dar aos médios então?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a pensar adoptar esta filosofia na académica o que acham? Isto seria para jogar contra equipas de menor ou igual valor do que a minha.

TF3e0mt.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...