Ir para conteúdo

Caviar

Membro da Comunidade
  • Total de itens

    1.595
  • Registo em

  • Última visita

  • Pontos

    1,524 [ Doar pontos ]

Informação de perfil

  • Sexo
    Não especificado

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está a ser visualizado por outros utilizadores.

  1. É verdade. A primeira pergunta no atendimento automático é se teve covid há menos de 6 meses. Respondendo sim, as perguntas terminam aí e é enunciada essa explicação. A não ser que se tenha sintomas, é possível que haja um pergunta sobre os sintomas antes, não me recordo.
  2. Já está a ser ouvido por um juíz
  3. O visto foi novamente cancelado.
  4. O problema não está no método de Hondt. Este apenas tenta distribuir os deputados de forma proporcional à votação. Tudo bem que benificia ligeiramente os partidos mais votados, mas não é algo clamoroso. O problema está nos círculos eleitorais que colocam poucos deputados na assembleia. Por exemplo, em Portalegre, onde só estão 2 deputados em disputa, só os dois partidos mais votados têm hipótese de eleger. Os votos nos outros partidos não contam para nada. O método de Hondt o que faz com esses 2 lugares é atribuir um a cada um ou, caso o partido mais votado tenha mais do dobro dos votos do segundo, atribuir ambos ao primeiro. Mesmo em Viseu, onde são eleitos 8 deputados, uma vez que quer o PS quer o PSD recolhem mais do quádruplo dos votos de cada um dos restantes partidos, não faria sentido atribuir 1 deputado ao terceiro partido mais votado e 3 ao segundo. Não seria proporcional à votação. E são 13 os círculos eleitorais que se inserem nesta categoria, totalizando 52 deputados atribuídos apenas aos dois partidos mais votados, que por norma são o PS e PSD. Mesmo os círculos eleitorais de Coimbra, Faro, Leiria e Santarém só dão a possibilidade de eleição de um deputado ao terceiro (e por vezes ao quarto) partido mais votado. São mais 37 deputados, em que apenas 5 ou 6 vão para partidos que não os dois do costume. Por fim, só Aveiro, Braga e Setúbal e principalmente Porto e Lisboa, é que garantem uma proporcionalidade de deputados aos partidos mais ajustada à votação, porque os elegem em maior número.
  5. O Livre também tinha morrido e foi o que se viu no outro dia.
  6. Pois, esta é a parte mais suspeita. É que, assumindo que o teste é verdadeiro, se não tivesse apanhado covid qual era o plano para ser deixado entrar?
  7. Nem em 2019 tinha dado, dava 215 com o PEV. Ou melhor, nem sei o que acontece se houver 115 votos a favor e 115 contra, mas suponho que não seja suficiente.
  8. Agregador de sondagens: https://sondagens.rr.sapo.pt/ Grande subida do PSD nos últimos meses, mais evidente quando se selecciona o espaço temporal "> 2 anos". E impressionante a consistência da CDU, sem variações significativas.
  9. Sugestão: identificar os candidatos d'Os Verdes como tal. Do género do que está na Madeira com o PSD/CDS. Já agora, parece que é o fim do grupo parlamentar PEV. Só o José Luís Ferreira aparece eleito. A Mariana Silva é 4ª por Lisboa, o que não parece ser suficiente. A Heloísia Apolónia em Leiria não deve ter hipótese.
  10. Quando tens partidos empadatos no último deputado, a quem estás a atribui-lo? Nomeadamente em Braga, PCP e CH estão empadatos no último lugar elegível e no quadro não aparece nenhum deles. Edit: Bem, neste caso é ao PCP uma vez que baixando a percentagem deste, perde um deputado no separador do total.
  11. Ferramenta bastante interessante. Conclusões que tirei das previsões dadas movendo os partidos no limiar do último deputado, 0.1 ou 0.2 pontos percentuais: - IL e CH taco a taco pelo último deputado em Aveiro - PAN muito perto de roubar um deputado ao PSD em Lisboa - PCP ou CH perto de roubar um ao PS ou à IL no Porto - IL muito perto de perder um para o PS em Setúbal - PS relativamente perto de roubar um ao PSD em Viseu E mais um ponto que nunca tinha reparado: nos Açores só PS e PSD elegem deputados (dada a diferença para os restantes partidos), portanto o partido que vencer lá leva o 5º deputado.
  12. Aquilo é um link para um grupo no telegram, não é nada de especial.
  13. Caviar

    Dardos

    O meu foi o do Borland que meti em cima. E que nine darter! Primeira vez que houve um na leg decisiva.
  14. Caviar

    Dardos

    O José de Sousa foi eliminado hoje na 3ª ronda. Entretanto, já houve três desistências por COVID, incluindo o Michael van Gerwen.
×
×
  • Criar Novo...