Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bazuka

Tablets - Dúvidas e Suporte Técnico

158 votos

1. 1. Tablet

• Já tenho e estou satisfeito com ele.
    • Não tenho, mas estou a pensar comprar.
    • Não tenho e não tenho ideias de comprar um.
    • Já tenho, mas quero um melhor.
    • Tablets o que é isso?

Publicações recomendadas

funny-gifs-want.gif

Como está a chegar ao natal, e somos todos uma cambada de geeks que gostamos de estar sempre dentro da moda, está na altura de pensar na nossa prenda para nós ou para uma pessoa que nos é proxima, e como tal pensamos nos tablets, um tipo de aparelho que já anda mercado à alguns anos, e que neste momento já se apresenta um grau de maturidade elevada, o que permite que existam milhares de aplicações disponiveis, tanto no itunes como na playstore ou na loja da microsoft, e que no caso dos modelos android, existam imensas configurações diferentes de uma imensidão de fabricantes dos quais não conhecemos o nome de 90%.

Neste topico, procuro explicar e ajudar quem quer comprar um tablet a efetuar a sua escolha, para isso, vamos deixar de parte os aparelhos da apple, porque uma vez que apenas tem um numero de modelos que são bem conhecidos, não há necessidade de explicar a especificidade de cada um deles, e vou focar-me no vasto leque de ofertas que existe com o sistema android, e como não estou a par do que existe para Windows surface, nem me vou meter por ai.

Como sempre, vou escrever tendo em conta a minha experiencia, os meus conhecimentos e a minha opinião, por isso quem não concordar comigo, está no seu direito, e desde que fundamentem as respostas não vejo motivo para não haver aqui uma "discussão" saudavel, que sirva para todos aprendermos um pouco mais. Não vou recomendar marcas e modelos, porque como digo não conheço nem de perto nem de longe a grande maioria dos equipamentos que existem, vou recomendar caracteristicas, caberá a quem vai comprar decidir e ponderar quais são as caracteristicas que serão mais importantes e que terão um maior peso no seu orçamento.

Por isso vamos ao que interessa, e dividir o assunto por partes, porque o tema é extenso.

O TAMANHO

EAB925E1B826CE87DD52E1498C3CD2.jpg

Porque o tamanho importa, este é na minha opinião um dos pontos mais importantes a decidir quando se compra um tablet, mais do que a marca, o processador, e até mesmo a ram.

O tamanho é o ponto mais importante, porque vai decidir como andam com ele, como o transportam, e que tipo de utilização lhe vão dar.

Existem inumeros tamanhos, desde os mais pequenos de 7" até aos de 12.1", e aqui vão ter que escolher o tamanho em função do uso que lhe vão dar, se é para transportar com frenquencia o mais pequeno deverá ser o mais indicado, se é para ler 8,9" ou 9,7" serão o ideal, se é para ver videos, os de 9" ou 10" tendem a ser melhores porque normalmente a relação é 16*9 pelo que existe um melhor aproveitamento da area para se ver o video.

Na minha opinião, é que 7" polegadas é o ideal para quem quer um tablet para levar para todo o lado, mais que isso torna-se demasiado grande e pesado para andar sempre com ele de um lado para o outro. Já vi casos de pessoal que optou por comprar maior para andar de um lado para o outro e ao fim de muito pouco tempo já o tinham encostado em casa porque se tornava incomodo de transportar. Por isso tomem a vossa decisão com cuidado.

A Resolução

A resolução é importante porque está directamente ligada à qualidade da imagem que será projectada no ecrã, e quanto maior for a resolução maior vai ser a definição da imagem que será vista.

O minimo aceitavel para um ecrã de 7"é 1280*720p, a baixo disso a imagem terá pouca qualidade, e vai apresentar a imagem algo pixilizada, é obvio que mesmo tendo um valor mais baixo é utilizavel, mas a na minha opinião, perde demasiada qualidade, alem disso para se ler um PDF pode ficar o texto demasiado pequeno sendo necessario estar constantemente a fazer zoom para se conseguir ver toda a pagina.

Outra coisa não menos importante, mas muitas vezes despresada é o ppp ou seja os pontos por pixel, quanto maior for o valor, melhor, este ponto é principalmente importante para ler, seja pdf's ou paginas da net, porque a definição das letras será melhor o que fará com que texto seja mais facilmente legivel.

RAM

RAM.jpg

A ram é um ponto importante, será desejavel que tenham pelo menos 1gb de ram, que é o normal tanto em tablets como em telemoveis de media gama.

É necessaria a ram para processar tudo sem que haja breaks, ou lentidão, se gostarem de jogar, e mais cedo ou mais tarde vão instalar alguns jogos, é importante que tenham mais disponivel.

512mb's poderão ser aceitaveis se por exemplo só quiserem ir à net, ler pdf's e ver um ou outro filme que tenha uma qualidade mais baixa. Se por exemplo quiserem utilizar o XBMC para ver stream's on-line, 512mb's já ficam curtos sendo que se torna complicado conseguir isso, da mesma forma que se tentarem ver um filme com 720p de resolução num tablet de 512mb's pode ser complicado e haver um desfasamento entre o som e a imagem, mesmo em videos do youtube isso pode acontecer. Depende do que tenham instalado e a correr por trás.

Outro ponto importante é que a memoria ram nos tablets não dá para aumentar.

MEMORIA

hard_disk_drive.jpg

Este na minha opinião é um dos pontos menos importantes, a não ser que optem por um tablet que não suporte cartões de memoria.

A grande maioria dos tablets vêm já com pelo 4gb's de memoria, que normalmente é correspondente a 2gb's para o sistema e 2gb's para o utilizador, que depois poderá ser expandido até 32gb's/64gb's através de um microSD, que são neste momento extremamente baratos por cerca de 20€ conseguem facilmente um cartãode 32gb's de classe 10.

O que devem ter em conta ao comprar um microSD é que a classe deverá ser o mais alto possivel, de forma a que velocidade da transmissão de dados entre o tablet e cartão seja o mais rapida possivel.

PROCESSADOR

arm-a7-348x196.jpg

Existem varias marcas modelos e tipos de processador, temos allwinner, rockchip, nvidia tegra, intel atom, etc, no entanto se querem ver streams devem comprar um tablet que tenha pelo menos um processador dual-core, caso contrario poderá ser complicado, para não dizer sofrivel.

Um single core a 1,5ghz, poderá ser suficiente para a grande maioria das utilizações, mas quando se for correr alguma aplicação mais exigente, o mais certo é ser curto para o que for preciso, como por exemplo correr videos em HD.

BATERIA

how-to-save-iphone-battery.jpg

Se querem andar com tablet fora de casa ou longe de um ponto de alimentação o melhor é comprar um tablet com uma boa capacidade o minimo deverá andar pelo 4500mA, deve ser mais que suficiente para aguentar 5h de utilização. Mas como é obvio a duração da mesma vai depender apenas da forma como a utilizam. Se estiverem constantemente a jogar, e sobretudo se jogarem jogos com 3D pesado, a bateria vai esgotar mais rapidamente, se tiverem o wifi ligado, também, e isso vai fazer com que tenham menos tempo de utilização do aparelho, por isso este ponto deverá ser ponderado conforme o tipo de utlização que vão dar ao vosso aparelho.

É sempre possivel estender o tempo de utilização, se para isso comprarem um powerbank, que mais não é que uma bateria externa.

Bem espero que este topico vos tire alguma duvidas, se quiserem esclarecer alguma coisa que não tenha sido contemplada, pergunte que estamos cá para ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Até 150€ (máx, nem mais 1€) o que recomendas? Pode ser em lojas físicas (worten, vobis, staples) ou on-line (amazon uk).

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que indicar mais coisas, que tamanho queres, que tipo de utilização vais fazer, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Bazuka, com um tamanho razoavel 9~10'', basicamente para ir para o youtube/facebook com uma autonomia decente? A minha irma so consegue entreter a minha sobrinha com os desenhos animados no youtube no Ipad da minha namorada. Queria uma coisa parecida (em termos de tamanho/autonomia) mas versao lowcost. Ah, e é possivel colocar um cartao da vodafone para apanhar a net? Obrigado desde já!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Xtreme parece ser excelente tendo em conta a qualidade/preço...Até 150€ arranja-se alguma coisa melhor? Vai servir basicamente para ver filmes / streams e para jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bazuka, com um tamanho razoavel 9~10'', basicamente para ir para o youtube/facebook com uma autonomia decente? A minha irma so consegue entreter a minha sobrinha com os desenhos animados no youtube no Ipad da minha namorada. Queria uma coisa parecida (em termos de tamanho/autonomia) mas versao lowcost. Ah, e é possivel colocar um cartao da vodafone para apanhar a net? Obrigado desde já!

Com cartão 3G, esquece. ou são caros como tudo, ou então mal conseguem correr um video no youtube com boa qualidade.

Mas como disse, não conheço a grande maioria do que existe no mercado.

Esse Xtreme parece ser excelente tendo em conta a qualidade/preço...Até 150€ arranja-se alguma coisa melhor? Vai servir basicamente para ver filmes / streams e para jogar.

Dificilmente se consegue melhor que aquele.

Compartilhar este post

Link para o post

Pobre Drope, nimguém confia nas suas recomendações, e só aceitam sugestões com o aval do Bazuka :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pobre Drope, nimguém confia nas suas recomendações, e só aceitam sugestões com o aval do Bazuka :mrgreen:

Isto de ser moderador tecnologico tem as suas coisas... :mrgreen: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

True :(

fuck-this-thing-cat.gif?w=350&h=322

Compartilhar este post

Link para o post

Entre este Xtreme e o Acer Iconia A1 qual é melhor?

O xtreme de longe, mas de muito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

entre esse tablet supra citado e o ASUS MEMO PAD 7, qual é o melhor?

São diferentes um é de 10.1" e outro tem 7".

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal eu nao percebo muito disto,isto será bom????Sei que o preço e mt baixo.

http://www.worten.pt/store/tablet-android-7-denver-tac-70111-4gb.html#_additional

é um single core a 1,2ghz, com 512mb´s de ram, e o ecrã tem uma resolução muito fraquinha. O preço é extremamente baixo por isso a qualidade do equipamento também o é.

Ficavas muito melhor servido com este:

http://www.worten.pt/store/inicio/informatica/computadores/tablets/tablet-android-7-it-nest-4gb.html#_additional

o processador é muito melhor, bem como ecrã.

Mas se não podes gastar mais que isso então não existem muitas opções, nem no mercado de usados.

Compartilhar este post

Link para o post

é um single core a 1,2ghz, com 512mb´s de ram, e o ecrã tem uma resolução muito fraquinha. O preço é extremamente baixo por isso a qualidade do equipamento também o é.

Ficavas muito melhor servido com este:

http://www.worten.pt/store/inicio/informatica/computadores/tablets/tablet-android-7-it-nest-4gb.html#_additional

o processador é muito melhor, bem como ecrã.

Mas se não podes gastar mais que isso então não existem muitas opções, nem no mercado de usados.

Obrigado Bazuka,se calhar vai ser msm esse que mencionaste ai...Bazuka uma pergunta,sabes mais ou menos a duraçao da bateria desse que tu mencionaste???

Editado por bruno86

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Bazuka,se calhar vai ser msm esse que mencionaste ai...Bazuka uma pergunta,sabes mais ou menos a duraçao da bateria desse que tu mencionaste???

Isso agora...

É que este aparelhos genericos nunca dizem o tamanho da bateria, mas penso que deves conseguir umas 5h~8h de media e umas 4h com o wifi ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

o que aconselhas até 70/80 euros?

é para a minha irmã e era basicamente para jogar, ver uns filme e ir ao youtube.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal do manager, eu estou a pensar oferecer um tablet a minha namurada. Basicamente ela deve utilizar para ir a net, ver uns filmes e possivelmente para jogar. Gostaria de pedir aos mais entendidos o que acham?

O tablet é este: http://www.staples.pt/Produtos/Samsung_Galaxy_Tab2_P3110_7%22_8_Gb_Branco?t=278

Editado por nunofilipesilva

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece lá isso e compra o Xtreme na MediaMarkt a 129€ que encosta isso a um canto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...