Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MCoimbra

[FM 2014] 4x3x3 Compacto e Atacante (14.3)

Publicações recomendadas

Desde o FM13 que tenho tentado implementar tácticas de posse com passes curtos, bola no pé, sem riscos e só rematar à baliza quando as garantias de sucesso fossem elevadas.

Se no 13 até consegui implementar com sucesso, no 14 nunca fiquei satisfeito com os resultados. Apesar de muita posse, raramente tinha oportunidades de golo e as vitórias dependiam demasiados dos lances de bola parada.

Para ter mais oportunidades, tive de sacrificar a posse.

Ideia de Jogo:

Ao idealizar a minha táctica tive como base duas ideias:

- Não dar espaço para construir

- Explorar o local que mais perigo oferece e mais alternativas - o meio.

Pretendo que mal perca a bola, toda a equipa reaja com pressão sobre o portador da bola de maneira a dar pouco tempo para pensar e poucas linhas de passe. Assim, obriga ou a jogar para trás ou a aliviar para a frente onde "facilmente" recupero a bola. Para conseguir isto, quando mais junta a equipa se encontrar, melhor pois terei sempre superioridade numérica na zona da bola.

Quando tenho a bola, pretendo sair da defesa de forma segura sem qualquer risco para não ser apanhado em contra-pé. Quantas mais linhas de passe tiver disponíveis, mais fácil é construir e menos riscos se corre. Para isso, e segundo a minha perspectiva, o melhor local é o meio com a equipa muito junta. Conforme vou avançando no terreno (a nível de jogadores) vou permitindo passes mais directos e de risco. Assim, apesar de perder percentagem de posse de bola, ganho em oportunidades criadas.

Táctica:

Ao início pensei em usar um 4x2x3x1 por dois motivos: Usar um 10 responsável por organizar jogo e ter um homem mais a frente para começar a pressão forte logo na nossa zona de ataque. Depois de alguns testes, resolvi voltar à (provavelmente) disposição mais usada hoje em dia: 4x3x3 (ou 4x5x1 ou 4x1x2x2x1, como quiserem chamar). A razão foi fundamentalmente para dar mais consistência defensiva e, uma vez que ia usar um estilo de jogo em que todos participam em todas as fazes e se encontram muito juntos, ter um 10 não era assim tão importante.

hsl6.jpg

Pelos motivos referidos anteriormente, decidi escolher um estilo muito fluido pois pretendo que toda a equipa participe em todas as fases de jogo: seja a criar oportunidades como, rapidamente, toda a equipa defenda. A mentalidade, naturalmente, é atacante. Pretendo controlar a posse de bola enquanto na defesa com passes rápidos e depois no ataque quero exploração de espaços e muitos a atacar.

Relativamente às instruções:

Passes mais curtos - menos riscos mais posse.

Passar para espaço - Mais progressão e quem recebe com mais espaço para planear próximo movimento.

Jogar a partir da defesa - Quero ter bola e não quero equipa apanhada em contra-pé.

Explorar pelo meio - Por achar que é a zona mais perigosa.

Jogar mais fechado - Forçar jogar pelo meio e ter mais apoios.

Manter posições - Prefiro não abrir buracos na defesa e meio campo mesmo que signifique menos dinâmica no ataque.

Importunar Adversários - Pressão alta e obrigar a "chutão".

Desarme agressivo - Roubar a bola ou fazer falta, porque provavelmente vou estar com pouca gente na defesa.

Usar Defesa em Linha - Correndo o risco de defender sempre com poucos (e lentos), tentar jogar com o fora de jogo.

Menos Intensidade - Esta talvez seja a instrução mais "anti-natura" mas com isto pretendo que o meu jogo seja menos vertical e permitir garantir que os passes directos e de risco sejam feitos com alguma cautela

Ser mais disciplinado - Vai de encontro a instruções anteriores: garantir posicionamentos e solidificar defesa em detrimento de criatividade atacante.

Jogadores:

Guarda-Redes: Sem nenhuma característica em especial e com indicação de passe mais curto e passar aos defesas.

Defesa Direito: Ala Apoiar que seja equilibrado e com indicações de conduzir para zonas abertas, passe mais curto, manter-se aberto e cruzamento para 2o poste.

Defesa Esquerdo: Ala Ataque que seja mais atacante e com indicações de conduzir para zonas abertas, passe mais curto, manter-se aberto e cruzamento para 2o poste.

Defesa Central: Defender Sem qualquer indicação e que tenha bom posicionamento, é fundamental.

Defesa Central: Defender Sem qualquer indicação e que tenha bom posicionamento, é fundamental.

Médio Defensivo: Regista Apoiar Acho que para esta posição posicionamento e decisões são fundamentais. Indicações de rematar menos, passe mais curto, aguentar posição e desarme mais agressivo.

Médio Centro: Médio Área a Área Apoiar Médio completo para fazer a ligação Defesa Ataque e participar nas duas. Indicações de fazer mais passes de risco e fazer mais passes directos.

Médio Centro: Construtor de Jogo Avançado Atacar Quem vai fazer papel de 10 e dos poucos que sai da posição. Indicações de conduzir para zonas mais abertas e fazer mais passes directos.

Extremo Direito: Avançado Interior Atacar Velocidade e Finalização. Vai muitas fazes fazer papel de avançado fugindo da marcação. Indicações de fintar mais, marcação apertada, encurtar linhas, fazer mais passes de risco e fazer mais passes directos. Como podem reparar é dos mais criativos mas nem por isso descura papéis defensivos.

Extremo Esquerdo: Avançado Interior Apoiar Passe e Técnica. Vai aparecer entre linhas e fazer últimos passes. Indicações de marcação apertada, encurtar linhas e fazer mais passes directos.

Avançado Centro: Avançado Completo Apoiar O papel que assume obriga que seja competente em quase tudo. Vem atras construir jogo mas também aparece em situações de finalização. Indicações de aguentar posição e fazer mais passes directos. Não quero perder a referência de ataque.

Como podem reparar, coloco muita gente a vir para o meio e são os alas que dão largura.

Como já várias vezes referido noutros tópicos, os movimentos preferidos são muito importantes. Como tal, mete o avançado e o "10" e virem atras buscar jogo. Os extremos a gostarem de cortar para dentro. Os alas a ficarem na linha.

Comportamento em campo:

tegc.jpg

Equipa sempre junta, apenas com os Centrais atras e laterais a dar largura e avançado entre linhas para apoiar.

cdm5.jpg

Equipa junta (toda de um lado do campo) e a tentar recuperar a bola logo no meio campo. Centrais prontos para as bolas longas.

zvv1.jpg

Aqui podem ver que a equipa cai toda no lado da bola. Para além disso, o "10" (Bernardo Silva) está a sair da posição pois arranjou um espaço aberto.

njfs.jpg

Aqui um dos problemas da táctica. Se falhamos um passe, podemos sofrer um contra-ataque. Nesta situação parece que vamos ficar num 2x3 mas os 3 médios recuperam rápido e ficamos um superioridade numérica. O vitória acabou por tentar bola longa que foi parar ao GR. A outra hipótese era meter para tras, mas iriam ter os extremos e laterais a fazer pressão.

Resultados:

Ninguém quer saber de uma táctica que não dê resultados por isso aqui vão os meus (apesar de ter pouco tempo de jogo):

A minha primeira época foi feita na versão 14.2.2 e tive bons resultados: Campeão, Taça de Portugal, Final da Taça da Liga (perdida nos penalties contra o Porto) e na Europa foi fraco (3o na LC e 1a eliminatoria na LE).

1a época:

3r15.jpg

A segunda época já foi com a 14.3 e a táctica está a funcionar melhor. A nível interno ganhei tudo. Campeonato com folga e as taças joguei TODOS os jogos com os suplentes. Também é verdade que nunca apanhei Sporting e Porto nas taças. A nível europeu foi um sonho e quase perfeito: Cheguei à final da Champions a qual perdi 3-0 (com um penalti) contra o tri-campeão europeu Bayern Munique.

2a época:

x9he.jpg

04pu.jpg

fidg.jpg

frma.jpg

6dzh.jpg

y8yn.jpg

Download:

4x3x3 Ataque v1 [mirror]

Naturalmente que se arranjarem melhorias digam!

Editado por MCoimbra

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescenta para que patch é (14.2.2, 14.3...).

Compartilhar este post

Link para o post

Actualizado com 2a época concluida. Como podem ver, contra grandes equipas fora de casa tenho algumas dificuldades mas penso que a solução seja diminuir um bocado a postura atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

Em todos os jogos sofro golos.

"Marcação apertada" nos centrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Táctica que mais sucesso me deu neste fm, uso-a desde a primeira época (ja vou na decima segunda epoca mas so agora vim aqui) e o meu palmarés com o SCP é qualquer coisa de fantástico, fiz umas alterações mas nada de mais, a segurança defensiva desta táctica impressiona-me. :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Táctica que mais sucesso me deu neste fm, uso-a desde a primeira época (ja vou na decima segunda epoca mas so agora vim aqui) e o meu palmarés com o SCP é qualquer coisa de fantástico, fiz umas alterações mas nada de mais, a segurança defensiva desta táctica impressiona-me. :handclap:

nenhum dos links de download funciona :blink: :blink: :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Se reparares eu disse que uso desde a primeira época e já vou na décima segunda, este save já tem uns meses

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...