Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Hyuuga

[Ajuda] Fundação de um Clube

Publicações recomendadas

Ora caros cmptianos,

Gostava de vos pedir ajuda para, como diz o titulo, fundar um clube.

Na minha cidade apenas existe um clube de basquet e tendo sido eu atleta e agora treinador, vivi o clube como poucos.

Estou a ver o clube a cair pelas asneiras da direcção. E uma vez que não consigo intervir neste clube, gostava que os miudos não perdessem a oportunidade a curto-médio prazo de praticarem a modalidade aqui na terra.

Ao invés de irem para os "grandes" do distrito.

Com isto gostava de saber se alguém tem conhecimento/experiência de quais os passos a tomar.

Desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho experiência neste tema, mas acho que um ponto essencial é arranjares apoios (patrocínios)

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho experiência neste tema, mas acho que um ponto essencial é arranjares apoios (patrocínios)

Sim, isso é certo.

Mas digo na parte de estatutos do clube, a parte mais burocrática.

Compartilhar este post

Link para o post

A federação de Basket não tem indicações sobre isso no regulamento?

Deve ser o melhor sítio para procurares isso

Compartilhar este post

Link para o post

A federação de Basket não tem indicações sobre isso no regulamento?

Deve ser o melhor sítio para procurares isso

Mas os estatutos não se escrevem conforme as "ideias" dos fundadores?

Ou é mesmo algo estipulado?

já consegui encontrar um modelo de como deve funcionar.

Um clube funciona da mesma maneira que uma empresa? A criação?

Editado por Hyuuga

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo muito do assunto, mas se calhar para dar o primeiro passo poderias tentar fundar um movimento associativo primeiro "sem fins lucrativos" ou então e tendo em conta as dificuldades tentares agregar a equipa de basket a uma colectividade.

Compartilhar este post

Link para o post

És de onde? O que planeias fazer por agora? Um clube com vários escalões ou vais começar só com minibasket? Espaços de treino existem? Estás sozinho nisso ou tens ajuda de alguém?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas os estatutos não se escrevem conforme as "ideias" dos fundadores?

Ou é mesmo algo estipulado?

já consegui encontrar um modelo de como deve funcionar.

Um clube funciona da mesma maneira que uma empresa? A criação?

Sim funciona. Ambos têm de ter uma estrutura, formal ou informal entre outras... Se quiseres manda mp que eu mando-te informação sobre isso tudo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo muito do assunto, mas se calhar para dar o primeiro passo poderias tentar fundar um movimento associativo primeiro "sem fins lucrativos" ou então e tendo em conta as dificuldades tentares agregar a equipa de basket a uma colectividade.

Existe a possibilidade de concorrer para o ano ás eleições do clube existente.

Mas o que pretendia era algo meu/nosso.

De raiz.

És de onde? O que planeias fazer por agora? Um clube com vários escalões ou vais começar só com minibasket? Espaços de treino existem? Estás sozinho nisso ou tens ajuda de alguém?

Prefiro não dizer a localidade aqui, não quero que se torne "pública" a intenção de criar este novo projecto.

O ideal seria começar apenas e só com mini, fazendo crescer esses escalões e irmos evoluindo de ano para ano.

Mas é muito dificil restringir apenas a essas idades o que me leva a pensar que o ideal era fazer uma recolha ou um open day para inscrições e ver o que temos para trabalhar.

Quanto aos espaços de treino, pensei tambem em tentar acordos com as escolas. Algo depois das horas regulares de ensino.

Se não tiver sucesso existem pavilhões municipais que com a apresentação de um projecto sólido consiga algo com a câmara.

Por enquanto estou sózinho, embora ontem já tenha esposto a um colega meu e hoje vou fazê-lo a outro.

Sim funciona. Ambos têm de ter uma estrutura, formal ou informal entre outras... Se quiseres manda mp que eu mando-te informação sobre isso tudo smile.gif

Kuba, vou tratar de enviar PM.

Obrigado a todos !

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro não dizer a localidade aqui, não quero que se torne "pública" a intenção de criar este novo projecto.

O ideal seria começar apenas e só com mini, fazendo crescer esses escalões e irmos evoluindo de ano para ano.

Mas é muito dificil restringir apenas a essas idades o que me leva a pensar que o ideal era fazer uma recolha ou um open day para inscrições e ver o que temos para trabalhar.

Quanto aos espaços de treino, pensei tambem em tentar acordos com as escolas. Algo depois das horas regulares de ensino.

Se não tiver sucesso existem pavilhões municipais que com a apresentação de um projecto sólido consiga algo com a câmara.

Por enquanto estou sózinho, embora ontem já tenha esposto a um colega meu e hoje vou fazê-lo a outro.

Percebo. Este ano aqui no ABP um treinador bastante conhecido fez uma coisa dessas em Grijó, falou com a câmara e começou com só com minis. Mas não sei qual é a tua base de recrutamento, aqui no Porto temos muita gente portanto acaba por ser fácil.

No ano passado formou-se um novo clube, o 5Basket, com dissidentes ( :mrgreen: ) do Porto/Dragon Force, e este ano já foram campeões distritais de sub-16. No ano passado tinham somente minis, sub-14 e sub-16 masculinos, este ano já têm sub-18 porque os sub-16 estão a fazer dois escalões. Tenta arranjar mais duas ou três pessoas, material, e vais fazer umas demonstrações a escolas primárias da zona, captam-se sempre bastantes miúdos assim.

Por vezes esses alugueres de escolas são pagos, no início é capaz de te sair caro isso. Imagino que outro dos teus problemas seja a ausência de material, vais precisar de 7 ou 8 bolas de minibasket (para uma equipa de 13, 14, o que é sempre apertado), equipamentos para os miúdos, equipamento de treino como mecos, etc. Antes de avançares com isso tens de delinear muito bem o que pretendes, tenta não pensar em projectos megalómanos e não dês um passo maior que a perna.

Alguma coisa vai falando aqui que eu posso sempre dar sugestões, não que eu seja um super entendido na matéria mas às vezes uma troca de opiniões pode trazer-te alguma ideia ou assim. Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo. Este ano aqui no ABP um treinador bastante conhecido fez uma coisa dessas em Grijó, falou com a câmara e começou com só com minis. Mas não sei qual é a tua base de recrutamento, aqui no Porto temos muita gente portanto acaba por ser fácil.

No ano passado formou-se um novo clube, o 5Basket, com dissidentes ( icon_mrgreen.gif ) do Porto/Dragon Force, e este ano já foram campeões distritais de sub-16. No ano passado tinham somente minis, sub-14 e sub-16 masculinos, este ano já têm sub-18 porque os sub-16 estão a fazer dois escalões. Tenta arranjar mais duas ou três pessoas, material, e vais fazer umas demonstrações a escolas primárias da zona, captam-se sempre bastantes miúdos assim.

Por vezes esses alugueres de escolas são pagos, no início é capaz de te sair caro isso. Imagino que outro dos teus problemas seja a ausência de material, vais precisar de 7 ou 8 bolas de minibasket (para uma equipa de 13, 14, o que é sempre apertado), equipamentos para os miúdos, equipamento de treino como mecos, etc. Antes de avançares com isso tens de delinear muito bem o que pretendes, tenta não pensar em projectos megalómanos e não dês um passo maior que a perna.

Alguma coisa vai falando aqui que eu posso sempre dar sugestões, não que eu seja um super entendido na matéria mas às vezes uma troca de opiniões pode trazer-te alguma ideia ou assim. Boa sorte!

A minha base de recrutamente é imensamente mais pequena ! Mas a intenção era essa.

Eu não quero um projecto gigante no inicio e 6 meses depois já não haver projecto.

Quero começar algo com pés e cabeça.

Por exemplo agregar ao clube/associação mais que uma modalidade. Imaginemos o Futsal por exemplo, existe sempre mais miudos que querem jogar futebol do que basquet, quer queiramos quer não é a verdade.

E com isso crescer/divulgar o nome do clube por outras paragens.

Tenho algumas ideias interessantes e como disse, hoje vou apresentar este projecto a mais um amigo/colega e ver qual a opinião e se ele acredita que é viável nas nossas condições.

Quanto á parte dos equipamentos/utensilios de treino é de facto o que mais me preocupa, muito provavelmente tenho de andar a bater de porta em porta á busca de apoios que muitas das vezes não vão existir.

Mais uma vez, obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post

lol

Opá pq pela tua maneira de escrever e pela forma como estás um bocado aos papéis com esta ideia e vens pedir assim ajuda com o projecto tão no ar... pensei que o facto de seres menor fosse um entrave para a fundação do tal clube.

Não te quero desalentar, mas por exemplo, já pensaste nos custos que tem inscrever as equipas em competições? O que vais gastar em seguros, exames médicos, transportes (ainda deve ser o menos, é pedir ajuda aos pais dos putos, mas mesmo assim...), material...? Vai tudo sair do teu bolso e eventuais patrocínios por hobby, é um projecto sem fins lucrativos e só para enterrar dinheiro por gosto? Não sei exactamente como funciona no basket, mas joguei futebol e futsal federado e sei que é muito bonito ter escalões de formação todos mas quem enche os bolsos é a Associação de Futebol por cada equipa e jogador que inscreves lol.

É tudo muito bonito, mas parece assim um castelo nas nuvens

Compartilhar este post

Link para o post

lol

Opá pq pela tua maneira de escrever e pela forma como estás um bocado aos papéis com esta ideia e vens pedir assim ajuda com o projecto tão no ar... pensei que o facto de seres menor fosse um entrave para a fundação do tal clube.

Não te quero desalentar, mas por exemplo, já pensaste nos custos que tem inscrever as equipas em competições? O que vais gastar em seguros, exames médicos, transportes (ainda deve ser o menos, é pedir ajuda aos pais dos putos, mas mesmo assim...), material...? Vai tudo sair do teu bolso e eventuais patrocínios por hobby, é um projecto sem fins lucrativos e só para enterrar dinheiro por gosto? Não sei exactamente como funciona no basket, mas joguei futebol e futsal federado e sei que é muito bonito ter escalões de formação todos mas quem enche os bolsos é a Associação de Futebol por cada equipa e jogador que inscreves lol.

Tenho perfeita noção de que há a necessidade de fazer esse investimento.

Vim pedir ajuda justamente por o projecto estar na fase "ideia". Ainda não passou disso.

Mas se houvesse alguem com alguma experiencia parecida podia ajudar, tal como o Kuba já ajudou.

Mas obrigado pelo "abre olhos".

Compartilhar este post

Link para o post

lol

No início, começando somente com minibasket, não é preciso inscrever equipas em competições. Seguros julgo que seja a associação e os exames médicos são os pais quem paga, pelo menos em todos os clubes em que joguei. As inscrições sim, saem do bolso dos clubes e não são propriamente baratas. Sem um apoio camarário é complicado, neste momento, começar um clube do 0

Compartilhar este post

Link para o post

A ver vamos, o clube da região tem eleições este ano. Acho que ainda é demasiado cedo mas estamos em conversações para poder decidir se é possível avançar este ano ou se aguardamos.

O mau de aguardar é que só em 2017 poderemos avançar com isto.

O bom é que temos mais que tempo para por mãos a obra !

Estamos a ver prós e contras de criar um projecto de raiz ou tentar-mos retirar o actual clube da péssima gestão/direcção que tem comandado nestes últimos 8 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...