Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chuto

Os meus artigos no Record online

Publicações recomendadas

Marco Silva, a antítese de Mourinho

Quando José Mourinho arrasou a concorrência em Portugal, elevando o FC Porto a um patamar sem precedentes, fê-lo adoptando um discurso arrogante e provocador. Dizia-se que expressava a sua revolta pelo desprezo de que foi alvo quando era um mero "tradutor" no Barcelona, ou por ter sido despedido prematuramente do seu primeiro cargo como treinador... (cont.)

Tudo isto é triste, tudo isto é fado

"Morte ao Fado! Partam as guitarras!"

Para quem não sabe, a frase acima não é minha. Trata-se de uma famosa expressão proferida por Vasco Santana na comédia portuguesa "A Canção de Lisboa". O fado é geneticamente triste. Alguns fados até são alegres e cantarolados, mas a maioria arrasta uma lamentação, na maior parte das vezes um amor perdido, um pouco à semelhança dos blues norte-americanos... (cont.)

Ver futebol ao lado de um viciado em FIFA

Quando vejo um jogo de futebol, gosto de apreciar o momento. Não sendo um fanático da bola que não perde um jogo e assina freneticamente todos os canais de desporto, quando decido fazê-lo, gosto de usufruir do momento em toda a sua plenitude. Ou como dizem os anglo-saxónicos, just relax and enjoy the game... (cont.)

O adepto histérico

O desporto, quando presenciado ao vivo, tem a particularidade de ser uma ocasião de ouro para alguns adeptos emitirem descargas emocionais, purificarem a alma, purgarem frustrações, exercerem a catarse... (cont.)

Quando Portugal acordou o monstro

A selecção portuguesa levou décadas até conquistar o respeito que os adversários lhe conferem, hoje em dia. Até quando era a melhor do mundo, em 1966, foi vítima de trocas e baldrocas que a levaram a perder um título que lhe parecia destinado. Foi com a chegada de Humberto Coelho e a consequente qualificação para o Euro 2000 que Portugal começou a traçar o seu trilho no futebol mundial, de uma forma mais vincada... (cont.)

Um shot de futebol, por favor!

O mundial é um shot de futebol cujo efeito inebriante se prolonga por mais ou menos 1 mês. Começam hoje a ser distribuídos, por esse mundo fora, os shots de futebol, este ano com um sabor especial a Brasil. E eu estou doido para tomar o meu! (cont.)

Trocas e baldrocas que poderão a todos prejudicar

Não são só os jogadores que são negociados, também os treinadores recebem a atenção de outros clubes, sobretudo quando terminam uma temporada acima das expectativas. Mas o sucesso num clube nunca serve de garantia que isso se repetirá noutro. No universo lusitano, assistimos a algumas trocas de treinadores que ainda não convenceram ninguém de que o sucesso anterior se virá a repetir e que mais valia deixar tudo como estava. (cont.)

Editado por Chuto

Compartilhar este post

Link para o post

Um shot de futebol, por favor!

O mundial é um shot de futebol cujo efeito inebriante se prolonga por mais ou menos 1 mês. Começam hoje a ser distribuídos, por esse mundo fora, os shots de futebol, este ano com um sabor especial a Brasil. E eu estou doido para tomar o meu! (cont.)

Editado por Chuto

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a relação entre o "desprezo" dos americanos pelo futebol e a invenção do Futebol Americano?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de relação, mas sim uma questão de nomenclatura. Já que o desporto é diferente, podiam ter escolhido um nome diferente.

Editado por Chuto

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu relacionas ambos: "É o caso dos Estados Unidos da América, que para demonstrarem o seu desprezo pelo desporto-rei, até inventaram um outro futebol".

E escolheram um nome diferente. O Futebol Americano é uma variante do Rugby. Quando essa separação ocorreu, a modalidade principal chamava-se Rugby Football e eles, para distinguir, chamaram-lhe apenas Football - nome esse que ficou até aos nossos dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol Americano ou Rugby Football não me parece assim tão diferente de Futebol, quiçá revelando alguma falta de imaginação.

Por outro lado, terás que entender que o texto está carregado de ironia, no sentido em que os norte americanos gostam de dizer (como eu já ouvi) que não percebem o "nosso" futebol e que não entendem como podemos gostar de algo tão monótono. Eu pensava exactamente o mesmo do Futebol Americano quando ainda não me tinha dado ao trabalho de perceber as suas regras e tácticas.

Compartilhar este post

Link para o post

Em bom rigor, a primeira derivação do "Association Football" original até foi Soccer (sendo uma abreviação de Association). Quando o Futebol Americano surgiu era esse o termo utilizado para designar a modalidade em muitos meios, tanto do outro lado do Atlântico como, inclusivé, na própria Grã-Bretanha. Assim, até podemos deduzir que talvez eles não tenham tido falta de imaginação - talvez apenas fosse o termo ideal para distinguir a modalidade do Rugby e do Soccer.

E, só por curiosidade, há mais locais no Globo onde o termo Soccer ainda é utilizado ao invés de Futebol. Não é uma mania dos americanos.

Compartilhar este post

Link para o post

Trocas e baldrocas que poderão a todos prejudicar

Não são só os jogadores que são negociados, também os treinadores recebem a atenção de outros clubes, sobretudo quando terminam uma temporada acima das expectativas. Mas o sucesso num clube nunca serve de garantia que isso se repetirá noutro. No universo lusitano, assistimos a algumas trocas de treinadores que ainda não convenceram ninguém de que o sucesso anterior se virá a repetir e que mais valia deixar tudo como estava. (cont.)

Editado por Chuto

Compartilhar este post

Link para o post

Crise do BES influencia comportamentos no futebol

Não, este não é um artigo que analisa as consequências da más gestão de um grupo económico gerido por uma família de estroinas, cuja queda pudesse influenciar os destinos do nosso futebol. O título é apenas uma frase catchy que pretende impelir os nossos prezados leitores a clicarem no link, ajudando assim a valorizar o vosso projeto editorial favorito. (cont.)

Editado por Chuto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...