Chuto Publicado 3 Junho 2014 (editado) Marco Silva, a antítese de Mourinho Quando José Mourinho arrasou a concorrência em Portugal, elevando o FC Porto a um patamar sem precedentes, fê-lo adoptando um discurso arrogante e provocador. Dizia-se que expressava a sua revolta pelo desprezo de que foi alvo quando era um mero "tradutor" no Barcelona, ou por ter sido despedido prematuramente do seu primeiro cargo como treinador... (cont.) Tudo isto é triste, tudo isto é fado "Morte ao Fado! Partam as guitarras!" Para quem não sabe, a frase acima não é minha. Trata-se de uma famosa expressão proferida por Vasco Santana na comédia portuguesa "A Canção de Lisboa". O fado é geneticamente triste. Alguns fados até são alegres e cantarolados, mas a maioria arrasta uma lamentação, na maior parte das vezes um amor perdido, um pouco à semelhança dos blues norte-americanos... (cont.) Ver futebol ao lado de um viciado em FIFA Quando vejo um jogo de futebol, gosto de apreciar o momento. Não sendo um fanático da bola que não perde um jogo e assina freneticamente todos os canais de desporto, quando decido fazê-lo, gosto de usufruir do momento em toda a sua plenitude. Ou como dizem os anglo-saxónicos, just relax and enjoy the game... (cont.) O adepto histérico O desporto, quando presenciado ao vivo, tem a particularidade de ser uma ocasião de ouro para alguns adeptos emitirem descargas emocionais, purificarem a alma, purgarem frustrações, exercerem a catarse... (cont.) Quando Portugal acordou o monstro A selecção portuguesa levou décadas até conquistar o respeito que os adversários lhe conferem, hoje em dia. Até quando era a melhor do mundo, em 1966, foi vítima de trocas e baldrocas que a levaram a perder um título que lhe parecia destinado. Foi com a chegada de Humberto Coelho e a consequente qualificação para o Euro 2000 que Portugal começou a traçar o seu trilho no futebol mundial, de uma forma mais vincada... (cont.) Um shot de futebol, por favor! O mundial é um shot de futebol cujo efeito inebriante se prolonga por mais ou menos 1 mês. Começam hoje a ser distribuídos, por esse mundo fora, os shots de futebol, este ano com um sabor especial a Brasil. E eu estou doido para tomar o meu! (cont.) Trocas e baldrocas que poderão a todos prejudicar Não são só os jogadores que são negociados, também os treinadores recebem a atenção de outros clubes, sobretudo quando terminam uma temporada acima das expectativas. Mas o sucesso num clube nunca serve de garantia que isso se repetirá noutro. No universo lusitano, assistimos a algumas trocas de treinadores que ainda não convenceram ninguém de que o sucesso anterior se virá a repetir e que mais valia deixar tudo como estava. (cont.) Editado 26 Agosto 2014 por Chuto Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 3 Junho 2014 Tenho a sensação de que já vi um tópico parecido. Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 12 Junho 2014 (editado) Um shot de futebol, por favor! O mundial é um shot de futebol cujo efeito inebriante se prolonga por mais ou menos 1 mês. Começam hoje a ser distribuídos, por esse mundo fora, os shots de futebol, este ano com um sabor especial a Brasil. E eu estou doido para tomar o meu! (cont.) Editado 12 Junho 2014 por Chuto Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Junho 2014 Qual a relação entre o "desprezo" dos americanos pelo futebol e a invenção do Futebol Americano? Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 12 Junho 2014 (editado) Não é uma questão de relação, mas sim uma questão de nomenclatura. Já que o desporto é diferente, podiam ter escolhido um nome diferente. Editado 12 Junho 2014 por Chuto Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Junho 2014 Mas tu relacionas ambos: "É o caso dos Estados Unidos da América, que para demonstrarem o seu desprezo pelo desporto-rei, até inventaram um outro futebol". E escolheram um nome diferente. O Futebol Americano é uma variante do Rugby. Quando essa separação ocorreu, a modalidade principal chamava-se Rugby Football e eles, para distinguir, chamaram-lhe apenas Football - nome esse que ficou até aos nossos dias. Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 12 Junho 2014 Futebol Americano ou Rugby Football não me parece assim tão diferente de Futebol, quiçá revelando alguma falta de imaginação. Por outro lado, terás que entender que o texto está carregado de ironia, no sentido em que os norte americanos gostam de dizer (como eu já ouvi) que não percebem o "nosso" futebol e que não entendem como podemos gostar de algo tão monótono. Eu pensava exactamente o mesmo do Futebol Americano quando ainda não me tinha dado ao trabalho de perceber as suas regras e tácticas. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 12 Junho 2014 Em bom rigor, a primeira derivação do "Association Football" original até foi Soccer (sendo uma abreviação de Association). Quando o Futebol Americano surgiu era esse o termo utilizado para designar a modalidade em muitos meios, tanto do outro lado do Atlântico como, inclusivé, na própria Grã-Bretanha. Assim, até podemos deduzir que talvez eles não tenham tido falta de imaginação - talvez apenas fosse o termo ideal para distinguir a modalidade do Rugby e do Soccer. E, só por curiosidade, há mais locais no Globo onde o termo Soccer ainda é utilizado ao invés de Futebol. Não é uma mania dos americanos. Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 26 Agosto 2014 (editado) Trocas e baldrocas que poderão a todos prejudicar Não são só os jogadores que são negociados, também os treinadores recebem a atenção de outros clubes, sobretudo quando terminam uma temporada acima das expectativas. Mas o sucesso num clube nunca serve de garantia que isso se repetirá noutro. No universo lusitano, assistimos a algumas trocas de treinadores que ainda não convenceram ninguém de que o sucesso anterior se virá a repetir e que mais valia deixar tudo como estava. (cont.) Editado 26 Agosto 2014 por Chuto Compartilhar este post Link para o post
Chuto Publicado 9 Setembro 2014 (editado) Crise do BES influencia comportamentos no futebol Não, este não é um artigo que analisa as consequências da más gestão de um grupo económico gerido por uma família de estroinas, cuja queda pudesse influenciar os destinos do nosso futebol. O título é apenas uma frase catchy que pretende impelir os nossos prezados leitores a clicarem no link, ajudando assim a valorizar o vosso projeto editorial favorito. (cont.) Editado 9 Setembro 2014 por Chuto Compartilhar este post Link para o post