Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pablo Honey

Sugestões e Análises

Publicações recomendadas

EcKHLIJ.png

Este tópico foi criado com a finalidade dos membros do Clube Manager Portugal analisarem mais profundamente as suas obras favoritas, sejam elas filmes, séries, livros, mangas ou Animes.

Deixo para já, para abrir o tópico, duas análises a duas mangas: Hajime no Ippo e 20th Century Boys.

Lista de Análises dos membros

Hajime no Ippo (Manga) - M. Ippo

15282.jpg

Em serialização desde 1989 (!), esta manga segue as aventuras dos pugilistas do ginásio Kamogawa – principalmente Makunouchi Ippo, a personagem principal – enquanto tentam alcançar o topo.

Makunouchi Ippo é um jovem estudante diferente do habitual da sua idade. A mãe de Ippo tem uma loja de pesca, e uma vez que o seu marido não está presente na vida dos dois, é o próprio Ippo que a deve ajudar. Como tal, o jovem Makunouchi sempre teve a sua vida social um pouco reprimida. Para além disso, é também vítima de Bullyng frequente por parte de Umezawa Masahiko e dos seus capangas. Certo dia, enquanto regressava a casa depois de mais um dia de escola, Ippo foi apanhado no caminho pelo gang de Umezawa, que o arrastou até debaixo de uma ponte e o atacou violentamente. Contudo, aquele era o dia de sorte do jovem Makunouchi. Um conhecido pugilista japonês, denominado de Mamoru Takamura derrotou Umezawa e os seus capangas com grande facilidade. Takamura levou o jovem que acabara de salvar para o ginásio onde treinava.

Após ter as suas feridas curadas, Ippo dirigiu-se até à entrada do ginásio, lá, e após incentivo por parte de Takamura, atingiu fortemente um saco de boxe. O seu poderoso soco surpreendeu todos os presentes no ginásio, de seguida, o Makunouchi pediu ao Mamoru que o treinasse. Foi assim que a jornada de Ippo até ao topo do mundo começou.

Enredo

7.5/10

A história de Hajime no Ippo é uma história simples, nada complexa e fácil de entender. Tal como a maioria das mangas desportivas Shonen. Apesar da simplicidade, consegue ter bastante qualidade. A história de Hajime no Ippo foca-se na personagem principal da manga, o Ippo. Durante o desenvolvimento da história, temos bastantes acontecimentos notórios, normalmente protagonizados pelo Ippo com personagens secundárias. É uma manga com um pouco de tudo, tem romance, drama, comédia e acção, porém, tal como disse, a história é bastante simples e por vezes, muito previsível. Caso não sejas lá muito fã deste género de mangas e sejas mais do tipo que lê apenas Thrillers psicológicos, não recomendo a leitura desta manga.

Personagens

10/10

Das coisas mais maravilhosas de Hajime no Ippo para além do divertimento imenso que nos proporciona durante a sua leitura, é mesmo o nível das personagens. Como já apontei acima, uma pessoa habituada a Thrillers psicológicos, com bastantes Plot twists em termos de personagens, não irá encontrar isso na obra de George Morikawa.

As personagens todas têm um grande nível de protagonismo e nenhuma é esquecida, algo que não acontece em outras mangas de sucesso, como Naruto, ou até mesmo Dragon Ball. A maioria tem um Background bem desenvolvido e emocionante, como é o caso do Ippo. Outras personagens que não têm um Background genial, são personagens de uma riqueza inacreditável, falo de Takamura, Aoki e Kimura, ou até mesmo Sendo Takeshi, ou Volg Zangief.

Arte

8.5/10

Para os que já leram Reviews a esta manga na MyAnimeList, a arte de Hajime no Ippo não é muito apreciada pela maioria dos seus leitores. Concordo que durante os primeiros 200 capítulos a arte é algo muitíssimo banal, também não se esperava mais vindo de um Mangaka muito inexperiente. Contudo, após 200 e mais algumas dezenas de capítulos, a arte começa a melhorar a largos passos, chegando ao nível que se encontra actualmente, em que a considero uma das melhores artes Shonen. Durante o dia-a-dia da vida no ginásio Kamogawa, a arte é algo simples, não é muito detalhada, mas consegue ser hilariante nas cenas de comédia. O mangaka consegue desenhar expressões faciais geniais, que nos faz soltar grandes gargalhadas. Para além disso, a arte na altura dos combates, principalmente nos scans do K.O final consegue atingir um nível incrível.

Entretenimento

10/10

É uma manga que vale o que vale devido às personagens e entretenimento que nos dispõe. Um dos pontos mais fortes desta manga é claramente a comédia. É facilmente das melhores mangas de comédia alguma vez criada. Apresenta também um nível alto de qualidade nas lutas.

Sejam elas protagonizadas pelas personagens principais ou secundárias, pois, tal como disse, as personagens de Hajime no Ippo são todas aproveitadas, daí que consigamos ter um alto aproveitamento das lutas dos secundários. Contudo, algumas lutas (no meio de imensas lutas, é normal que algumas não estejam ao nível das restantes) são previsíveis e até mesmo aborrecidas.

Nota geral:

9/10

Recomendo plenamente esta manga a todos os Otakus, a não ser que sejam do tipo que gosta mais do tipo complexo. Caso não gostem de ler mangas e prefiram ver Anime, podem ver a adaptação animada de Hajime no Ippo, que vai já na 3ª temporada.

20th Century Boys (Manga) - M. Ippo

54437.jpg

Esta review terá como foco a obra 20th Century Boys, de Naoki Urasawa – o mesmo mangaka de mangas como Pluto, Billy Bat ou Monster, portanto não se admirem se algumas personagens terem um design semelhante – um dos mangakas mais bem referenciados mundialmente, e para quem já leu algumas das suas obras com certeza concordará comigo quando digo que merece tal reputação. Foi publicada na revista “Big Comic Sports” desde 27 de Setembro de 1999 a 24 de Abril de 2006.

((Nota do autor: Quem não leu a obra pode ler esta review à vontade. Escrevi-a com atenção de modo a não passar qualquer spoiler aos leitores. Obrigado.))

Muito bem, feita a introdução passemos ao conteúdo principal deste pequeno texto:

A personagem principal desta história é Endo Kenji. Kenji outrora sonhava em ser um guitarrista por influência de músicos como Bob Dylan ou Jimmy Hendrix – uma vez que nasceu algures nos anos 60 - a verdade é que ele chegou mesmo a tocar numa banda, mas nunca conseguiu atingir qualquer sucesso, sendo que actualmente trabalha na loja de conveniência da sua mãe. Para além disso, Kenji é quem cuida da sua sobrinha, Kanna, pois a sua irmã abandonou-a. Enquanto a história avança, temos vários ‘flashbacks’, onde observamos Kenji como criança, juntamente com o seu grupo de amigos. Durante essa altura, o grupo fez duas simples ‘brincadeiras’, que mais tarde tornar-se-iam duas grandes ameaças à humanidade, uma história contada através de desenhos num caderno denominado de "Livro da profecia" e um símbolo.

A vida de Kenji muda por completo quando começa a ver esse símbolo em praticamente todo o lado… Ao mesmo tempo, um enigmático mascarado – o grande antagonista da história - ia ganhando reputação ao fazer as pessoas acreditarem que ele era um deus ou um milagreiro. Esse homem utilizava o mesmo símbolo que o grupo de amigos de Kenji utilizava, o que apenas podia querer dizer que esse homem era um dos amigos de infância do protagonista. Faltava saber qual…

Enredo

10/10

Não ali assim tantas mangas, mas esta é a única obra que não tenho nenhumas dúvidas quanto à nota que lhe dou neste contexto. O enredo de 20th Century Boys, é do melhor (se não, andará lá perto) que o leitor irá encontrar. Contando com uma história incrivelmente complexa e um ambiente escuro, porém realista, esta obra tem a combinação perfeita para um excelente thriller psicológico, e Naoki Urasawa soube somar as parcelas de modo a obter um produto de qualidade. Não digo mais porque acabaria por soltar algum spoiler, e acreditem em mim, ninguém merece ser spoilado em 20th Century Boys.

Lembro que quem não for fã de mangas complexas e talvez, complicadas de entender à primeira vista ou estiver à espera de uma comédia não deve ler esta obra. O único ponto negativo que posso apontar, é que o fim é ligeiramente apressado, ficando por explicar alguns pormenores. Mas tudo, ou quase tudo foi explicado na sequela, 21st Century Boys.

Personagens

9/10

“Não recebe o 10 então porquê?” Porque apesar de ter um grande lote de grandes personagens de qualidade, falta alguma coisa. Vivendo num ambiente aterrorizador durante uma certa parte da história é complicado ter uma personagem típica de por exemplo, um Shounen. Dando um exemplo de uma personagem semelhante ao que me refiro: Naruto. Falta uma personagem sorridente e carismática. E apesar de concordar a certo ponto com a falta dessa personagem, porque sejamos sinceros, é muito difícil encontrar pessoas com essas características no dia-a-dia, quanto mais em 20th Century Boys, acho que uma personagem com as características citadas acima apenas melhorava o conjunto de personagens na mão de Naoki Urasawa para fazer uma manga ainda melhor.

Mas 9 não é uma má nota, até pelo contrário. 20th Century Boys tem excelentes personagens tal como já referi, e preparem-se porque algumas delas podem facilmente entrar no vosso top de preferência. Falo tanto nas personagens principais, como nas secundárias. .

Arte

9.5/10

A arte de Urasawa é excelente, mas na minha opinião falta algo para atingir a perfeição. Mas lá está, posso facilmente mudar de opinião e amanhã dar-lhe a pontuação máxima. Mas pontuações à parte, a arte de 20th Century Boys é uma das melhores artes em mangas. Do que li, posso dizer que apenas Murata Yusuke (Eyeshield 21 e One Punch Man) o supera. As personagens também têm um bom design, de mencionar o antagonista, Friend. Depois de saber toda a história por de trás daquela máscara ainda mais vão gostar. Outras personagens apresentam um design realista, tanto que acho que uma das personagens, Yoshitsune, parecido a um tio meu. Mesmo sendo asiático.

Entretenimento

10/10

Esta manga com a história que tem só pode levar nota máxima no entretenimento, embora tenha tido algumas dúvidas. De vez em quando, é normal o pace da história baixar um pouco de ritmo e este desenvolver-se mais lentamente, mas no fim acaba por valer a pena porque todos aqueles plot twists que enfrentamos deixam-nos incrivelmente satisfeitos. Há também algumas mudanças ligeiras de plot mais para a frente (quando lerem irão perceber do que estou a falar), o que pode fazer o leitor demorar um pouco a acostumar-se às mudanças que ocorreram. Um dos meus comentários mais frequentes quando falo desta obra é “Eu nem consigo chorar. É um ambiente muito mais sério e deprimente do que emocionante. Tanto que nem sequer consegues chorar porque sabes que aquilo é algo demasiado sério para chorares” Acho que valeu a pena dizer isto para os interessados.

Nota geral

10/10

Recomendo claramente 20th Century Boys a todos aqueles que procurem um thriller sério, escuro, psicológico e complexo. A partir do capítulo 20 (por volta disso) já sentem aquele cheirinho a masterpiece. São 249 capítulos no total, todos eles muito épicos e com muitas reviravoltas excitantes. Depois de lerem esta obra, podem e devem ler a sequela, 21st Century Boys, que explica o que ficou por responder na sua prequela.

Editado por M. Ippo

Compartilhar este post

Link para o post

Pace lento em certos momentos da história é como que uma imagem de marca do Urasawa :mrgreen: Se já antes tinha vontade de ler 20th Century Boys, agora ainda tenho mais. Quando acabar Akira pego nisso.

E Hajime no Ippo :heart: Acho que ficou tudo dito, excepto que o anime ainda só cobre metade da história que saiu até agora. Espero que não demorem tanto a anunciar uma 4ª season como nas anteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso de Hajime no Ippo era melhor se lançassem as últimas temporadas como fizeram na primeira, com mais de 50 episódios. Mas isso era lixado para a produção, que não têm assim tanto orçamento para isso. Por falar nisso, tenho ainda de ver o HnI: Rising.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, também acho que seria a melhor opção. Mas compreendo que o façam mais aos poucos, só não gosto da espera. E Black, aconselho-te a leres o manga à medida que vais vendo a 3ª season. Não está tão bem adaptada como as anteriores, saltam alguns detalhes. No entanto, esses detalhes são um pouco da essência de Hajime no Ippo. Mas é muito boa na mesma, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira season de Hajime no Ippo é para mim a melhor. Não vi o Rising, portanto estou apenas a comparar com o New Challenger. O Rising vi o primeiro episódio e fiquei muito desiludido por terem skipado os treinos pa luta

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira season de Hajime no Ippo é para mim a melhor. Não vi o Rising, portanto estou apenas a comparar com o New Challenger. O Rising vi o primeiro episódio e fiquei muito desiludido por terem skipado os treinos pa luta

Exacto, e foi sempre assim ao longo da season. Nem sempre tão escandalosamente, mas ainda bem que fui vendo e lendo ao mesmo tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

isto não podia ficar no tópico de Manga, fazendo-se uma agregação de posts e actualizando o primeiro post?

Compartilhar este post

Link para o post

Daí terem falado de não se restringir a anime e manga, podendo servir para filmes ou séries.

EDIT: Ou mesmo livros.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...