Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CM.PT.85

[FM2015] Louletano Desportos Clube : 2021/2022

Publicações recomendadas

002_zps4134a82b.png

Como já vimos, o FC Porto sagrou-se campeão, roubando assim o título ao Benfica. Os azuis e brancos ainda são liderados pelo espanhol Lopetegui que conseguiu cinco campeonatos nas últimas oito épocas. Nós fomos apontados ao 9º lugar, mas como já é costume, voltámos a fazer história chegando ao 2º lugar e entrando para a Liga dos Campeões. Vit. Setúbal, Sp. Braga e Sporting conseguiram também chegar às competições europeias, mas no caso deles, irão jogar na Liga Europa. Quem fica de fora destas contas é o Benfica que conseguiu aqui a sua pior classificação desde que este save teve inicio. Koeman acabou por ser despedido e veio Juan Carlos Osorio para o seu lugar. Este colombiano já tinha estado em Portugal quando em 2020/2021 treinou o Sporting. Falando nos leões, em Alvalade também houve chicotada psicológica. O argentino Marcelo Gallardo recebeu ordem de despedimento e José Mota ocupou o seu lugar após 4 anos ao serviço do Paços de Ferreira.

Quanto a despromoções, Penafiel e Marítimo estão de partida. Depois de terem escapado na última época à descida um pouco à rasquinha, este ano não se conseguiram manter à tona da água e seguem para a Segunda Liga. Quem está de volta, é o Estoril e o Rio Ave que conseguiram ser promovidos, regressando assim ao principal escalão.

Quanto aos prémios do campeonato...

- Fabiano do FC Porto foi o Melhor Guarda-Redes pelo segundo ano consecutivo;

- Aleksandar Dragovic foi o Defesa Central do Ano, o central do Benfica recebeu este prémio seis vezes nos últimos oito anos;

- Alex Sandro do FC Porto foi o Defesa Lateral do Ano pelo segundo ano consecutivo;

- Siebe Schrijvers do Vit. Setúbal foi o Avançado do Ano;

- Depois de Agualusa, Balogun foi o Jogador do Ano;

- Luis Vinicius do Vit. Setúbal foi o Jovem Jogador do Ano;

- O Melhor em Campo foi Balogun do Louletano com uma classificação final de 7.86 pontos;

- Lucas Melano do Benfica foi o Melhor Marcador do campeonato com 26 golos marcados;

- Eduardo Salvio ainda no Benfica, foi o homem das assistências com 15 passes para golo;

- A Equipa do Ano é composta por Fabiano, Alberto Lucas, Alex Sandro, Herrera e Carlo Moojen do FC Porto. Abdoulaye, Hussein Adel e Nikola Vlasic do Sporting. Lucas Melano do Benfica. Hadi Sacko do Sp. Braga. E para fechar, Gorka Martín do Louletano.

- Eu fui considerado o Treinador do Ano pela primeira vez, e até que enfim!

Na Taça de Portugal, este ano aconteceu-nos algo que, não deve ser caso único, mas com certeza é pouco habitual. Como sabem, alcançámos as meias-finais, ou seja, fizemos seis jogos. Não contemos com a última eliminatória por que foi jogada a duas mãos, mas de resto, jogámos sempre em casa. O factor casa foi de facto importante no nosso trajecto, mas confesso que também tivemos alguma sorte nas equipas que nos sairam em sorteio. Relembro que eliminámos o Naval, Cova Piedade, Ac. Viseu e Olhanense até chegarmos às meias-finais da competição. Nessas meias-finais acabámos por perder 6-5 com o FC Porto que mais tarde veio a levantar o troféu. Os azuis e brancos derrotaram o Sp. Braga na final através das grandes penalidades após o jogo ter terminado empatado a uma bola. Foi a 4ª Taça de Portugal que Lopetegui levou para o Dragão. Francisco Crivillé, o nosso avançado, foi o melhor marcador desta competição. O espanhol marcou sete golos em seis presenças.

Na Taça da Liga, como já sabem, chegámos à final, foi a primeira do clube em quase 100 anos de história. A Direcção apenas queria uma equipa competitiva, mas demos-lhes muito mais do que isso. Apesar de termos perdido com uma equipa com a dimensão que o FC Porto tem, acabei por ficar desiludido. É sempre uma desilusão quando chegamos a uma final e não trazemos o troféu para casa. De qualquer maneira, sei que no futuro iremos ter mais oportunidades, e vamos estar melhor preparados. Tal como na Taça de Portugal, Crivillé esteve também aqui em evidência. Foi considerado o Melhor Jogador em Campo e o Melhor Marcador com oito golos em cinco presenças. O homem gosta de taças, está visto.

Agora a nível europeu, mundo do qual já fazemos parte, o Inter venceu a Liga dos Campeões. Os italianos derrotaram o Manchester United na final com recurso às grandes penalidades. Os ingleses já chegaram à final da competição quatro vezes nos últimos oito anos, mas apenas venceram uma, em 2019/2020. Quanto à Liga Europa, onde quase entrámos nesta época, o troféu foi para França. O Marselha teve a complicada tarefa de vencer o Barcelona, mas conseguiu-o por 1-0.

stats1_zpsxxdfn5dz.jpg

Fica cada vez mais difícil fazer algum tipo de rotação neste plantel. Na baliza por exemplo, o brasileiro Mão foi quase sempre chamado à titularidade. Só falhou três jogos no campeonato, jogos de baixo risco. Dos 44 jogos onde entrou, em 15 deles não sofreu qualquer golo, o que melhora consideravelmente a estatística do ano passado. Kadú está de saída para o Rostov a troco de 200 mil euros.

Esta foi a nossa terceira temporada na Primeira Liga, e foi onde conseguimos sofrer menos golos. A defesa esteve bem no geral. A dupla de centrais mais utilizada foi Roderick/Martín. O português terminou a época com 88% de desarmes ganhos, enquanto que o espanhol terminou com 89%. Gorka Martín fez aqui a sua segunda época por empréstimo e irá voltar ao Athletic. Valorizámos o jogador e agora fica impossível renovarmos esse vinculo. Irei ter algum trabalho a renovar esta zona pois também deverei deixar de contar com o José Borges e com o Élvis. Ficarei apenas com Roderick e Candé que fez alguns jogos como central. João Marques cumpriu a sua quinta temporada connosco. É o nosso lateral direito desde que subimos à Segunda Liga e até agora tem sido competente. No lado oposto, Luís Rocha provou ter sido uma boa aposta.

No meio-campo, o triângulo mais vezes formado e aquele que me oferecia melhores garantias foi composto por Arraial/Adam/Haruna. O brasileiro Arraial teve um azar no final da época quando se lesionou durante cerca de um mês, e fez-nos bastante falta naqueles embates com o FC Porto. Antes desse infortúnio, o médio defensivo até estava a fazer uma boa época. Conseguiu ganhar 92% dos desarmes e acertou em 86% dos passes. Menos qualidade de passe mostrou o escocês Adam que apenas acertou 83%. Pior ainda conseguiu o Haruna com apenas 80%. De qualquer maneira, este trio já está assegurado para o próximo ano. Isto porque consegui renovar o empréstimo do nigeriano. Quem teve menos tempo de jogo, mas melhores estatísticas, foi o português Vítor Gonçalves. Terminou o ano com 84% de passes com sucesso. Para além disso mostrou uma pontaria razoável na hora de apontar à baliza. 52% dos seus remates levaram a direcção do alvo.

Agora olhemos o caso de Balogun que todos os anos consegue surpreender. Voltou a ser dono e senhor do lado esquerdo do ataque, onde apenas falhou um jogo no campeonato. O extremo é um caso estranho de sucesso. Mesmo quando não marca, mesmo quando os seus colegas bisam num jogo, é ele o homem da partida. Olhando para as suas estatísticas, nem apresenta grandes percentagens. Marcou 16 golos e fez 19 assistências, sendo que cinco dos golos foram de grande penalidade. Mesquita foi quem deu nas vistas no lado direito. O curioso é que o português chegou para substituir o Balogun, mas acabaram por jogar juntos a época inteira. O extremo de 24 anos foi também um caso de sucesso. Chegou a custo zero ao clube e agora vale quase 8.000.000€. O Celtic já anda a sondá-lo. Também ele teve bastante importância no nosso caminho rumo à Liga dos Campeões, marcando 11 golos e fazendo 12 assistências.

O nosso sector mais avançado esteve entregue ao Crivillé. Não se pode dizer que o espanhol tenha chegado, visto e vencido, porque demorou um tempo a adaptar-se. Só na segunda metade da temporada é começou a fazer aquilo para o qual foi contratado. Ainda assim foi a tempo de alcançar a boa marca dos 32 golos. Mas foi nas Taças que o avançado ganhou maior destaque. Foi o melhor marcador da Taça de Portugal e da Taça da Liga. Marcou 15 golos nessas duas competições, os mesmos que fez no campeonato em 29 presenças. Davison dividiu a titularidade com o espanhol no inicio da época mas não foi capaz de estar ao nível que esteve no último ano. Foi perdendo oportunidades até que deixou de jogar com regularidade. Crivillé, a par com Mesquita, são os jogadores mais valiosos do plantel.

reputacao_zpsme4xu7mg.jpg

Terminada a oitava temporada à frente do Louletano, é uma boa altura para ver até que ponto já somos conhecidos. Este ano demos um salto enorme, subimos mais de 150 lugares neste ranking europeu. Fiquei surpreendido por ter encontrado aqui a Académica tão perto de nós. Mais acima estão equipas como o Paços de Ferreira ou o Vit. Setúbal. Um dia chegamos lá...

Compartilhar este post

Link para o post

002_zps4134a82b.png

001_zps2hauggkj.jpg

E ao fim de oito temporadas acho que me cansei do Louletano. Por isso mesmo cheguei à conclusão que irei dar este save por terminado. Por mim podem apagá-lo pois não consegui alcançar aquilo que tinha dito ser o objectivo do save. Tem inicio, meio, mas não tem fim. Surgiu-me uma outra ideia e quando assim é...

De qualquer maneira, deu-me pica enquanto durou, e espero que quem acompanhou também tenha gostado. Um agradecimento especial para o FabioK que foi o user mais participativo no tópico, tal como já tinha acontecido na Operação Pentágono se não estou enganado. Talvez volte em breve com uma nova coisa ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca fazia login. Mas vinha todos os dias para ver o que tinha de novo o teu tópico. E digo te já, que gostei bastante do save, e que fico triste por não continuares :c

Mas se tens outro projeto em mente, BOA SORTE NISSO!

:prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, agora que íamos ver o Louletano na Champions...acho que podias redefinir os objetivos e mudar de clube, mas se tens outro projeto em mente venha ele...cá estarei para o ver :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca fazia login. Mas vinha todos os dias para ver o que tinha de novo o teu tópico. E digo te já, que gostei bastante do save, e que fico triste por não continuares :c

Mas se tens outro projeto em mente, BOA SORTE NISSO!

:prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :prayer: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap: :handclap:

Muito obrigado por teres feito login para escreveres essas palavras ;) eheh obrigado :compinchas:

Bah, agora que íamos ver o Louletano na Champions...acho que podias redefinir os objetivos e mudar de clube, mas se tens outro projeto em mente venha ele...cá estarei para o ver :)

Sorry, ya deu aquele click no cérebro e fartei-me do Balogun e companhia... Que o próximo dure um bocado mais :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que voltes rapido. Eu não sou de grandes palavras mas acompanhava com assiduidade...é pena que não tenhas feito mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não costumo comentar, mas tenho acompanhado. É pena, tinhas aqui um excelente trabalho. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que voltes rapido. Eu não sou de grandes palavras mas acompanhava com assiduidade...é pena que não tenhas feito mais.

Já voltei :D

Também não costumo comentar, mas tenho acompanhado. É pena, tinhas aqui um excelente trabalho. :compinchas:

Obrigado aos dois por terem acompanhado :compinchas: Espero que vos cative também com as próximas aventuras :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pena teres demorado tanto tempo nas divisões mais baixas. Mesmo assim, foi um save com qualidade como nos tens habituado. Já vou dar uma espreitadela ao próximo. Bom trabalho! :)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...