Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mary

A palavra mais persuasiva do mundo, segundo a ciência

Publicações recomendadas

No livro agora lançado "Palavras Mágicas: A Ciência e os Segredos por trás de Sete Palavras que Motivam, Envolvem e Influenciam", o autor Tim David explora o poder persuasivo de várias palavras e destaca uma: "porque".

A teoria é apresentada com base num estudo dos anos 70 da Universidade de Harvard. A investigação conduzida pela psicóloga Ellen Langer começou numa fila para usar uma fotocopiadora. Educadamente, Langer tentou passar à frente: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora?" A técnica foi testada várias vezes e permitiu à psicóloga concluir que 60% das pessoas aceitavam deixá-la passar à frente unicamente com este pedido.

Em seguida, tentou uma explicação mais específica: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora porque tenho pressa?" O simple facto de ter apresentado uma razão aumentou a taxa de sucesso para 94 por cento.

Mas a investigação continuou com uma terceira aproximação: "Desculpe, tenho cinco páginas. Posso usar a fotocopiadora porque tenho de fazer algumas cópias?" Neste caso, a taxa registou pouca alteração: 93%. E aqui reside a surpresa: Mesmo sem apresentar uma razão - e a razão era o ter pressa, uma vez que fazer cópias é o uso da fotocopiadora... - a taxa de permissão para passar à frente menteve-se praticamente inalterada. Mas estava lá o "porque".

Tim David sublinha, no entanto, que esta técnica só funciona para decisões de pequena monta. Quanto maior a importância do pedido, mais convicente terá de ser o seu argumento, claro. Mas para pequenas coisas, é, defende o autor, como se as pessoas se dessem por satisfeitas assim que ouvem a palavra "porque".

Visao

Compartilhar este post

Link para o post

onde é que anda o topico da noticia daquela miuda que morreu porque ajudou 2 garotas que estavam a ser assediadas no mcdonald?

É na discussão desse topico tinha lá um link para um artigo da wikipedia que explicava isso.

Edit: Encontrei Bystander effect, têm lá uma parte em que mostram se derem uma justificação para um pedido, conseguem ver esse pedido aceite mais vezes, do que se não derem justificação nenhuma.

Por isso, o estudo é uma cagada, uma vez que apenas utilizam o "porque" para introduzirem a justificação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...