Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
J8G

O que a Finlândia vai mudar no ensino é em tudo contrário ao que Portugal fez

Publicações recomendadas

Na FEP e em todo o lado provavelmente. O meu horário é tudo teórico-prático excepto numa outra aula que é só prático.

O meu não é assim.

Tem duas aulas por dia teóricas e outras tantas práticas.

Há muitas escolas de Economia/Gestão que dividem a parte teórica da cadeira em turmas grandes e a parte prática é dada com turmas mais pequenas. Algumas até usam professores recém-licenciados pela própria faculdade, que tenham competências para lecionar a parte prática.

Na minha experiência acontece o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Há muitas escolas de Economia/Gestão que dividem a parte teórica da cadeira em turmas grandes e a parte prática é dada com turmas mais pequenas. Algumas até usam professores recém-licenciados pela própria faculdade, que tenham competências para lecionar a parte prática.

Bold: o ISEG tem essa vertente e em excesso. Há cadeiras que simplesmente não deviam de ser divididas em teóricas e práticas. Mas esta vertente (de separar teóricas de praticas) reduz os custo quando o numero de alunos inscritos é elevado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Em Economia/Gestão não deveria haver repartição de teórico-práticas coisa nenhuma. Em Engenharias e outros cursos mais práticos compreendo, mas Economia é uma ciência social, com alguns cálculos de auxilio na quantificação de dados. O que não quer dizer que deva haver cadeiras em que isso deveria acontecer, mas em casos muito específicos, como neste semestre em que tinha uma cadeira em que tínhamos aulas teóricas em que se dava a matéria e se discutia com o professor como numa cadeira normal, e depois tinhamos aulas práticas com o professor assistente em que trabalhávamos sobretudo no nosso PC porque exigia o dominio de um programa informático. Ou então que se fizesse como no primeiro semestre, em que numa cadeira era dada sobretudo matéria e os problemas ficavam para casa (para fazer em grupo ou não, não eram para entregar) e depois tínhamos uma hora agendada durante a semana em que a professora tinha uma sala e funcionava como office-hours em que quem tivesse dúvidas ia lá resolver os problemas ou, simplesmente, treinar para o exame.

De qualquer forma, o que fazia mesmo falta era ter turmas mais pequenas. Isso sim era de valor.

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso sistema de ensino ainda nem a lingua materna sabe dar bem, e como o whatever disse, ainda está mais preocupado em arranjar salas de aula onde não chova

Compartilhar este post

Link para o post

Na FEP e em todo o lado provavelmente. O meu horário é tudo teórico-prático excepto numa outra aula que é só prático.

Na minha faculdade (FCUP, Biologia) não era nada assim, aliás acho que só tinha a designação "teórico-prático" numa cadeira em todo o curso. De resto, ou eram só cadeiras teóricas (poucas, mas tive), ou existia essa divisão completa (na esmagadora maioria era isto).

Como sabem tive uma curta experiência com o "ensino nórdico" (apesar de não ser nada do outro mundo, há sítios onde cá se faz algo semelhante). Fiz Erasmus na Suécia onde, num semestre, tive apenas 2 cadeiras. Os alunos da licenciatura onde estavam inseridas essas cadeiras têm apenas 12 cadeiras durante o curso, porque cada uma vale 15 ECTS, e são feitas por módulos - isto é, uma de cada vez. Durante X semanas têm aulas, seguem-se uns dias de "férias" e depois há exame da cadeira. Só isto. Durante as aulas não havia separação entre teóricas e práticas, mas sim entre assuntos. Teoria de um assunto > prática do mesmo assunto. E, sinceramente, acho que funciona melhor do que ter 40 cadeiras durante o curso.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

15 anos depois da reportagem e 40 anos depois da abertura, a Escola da Ponte continua em força a ser um exemplo para o Mundo.

Apesar de em termos pedagógicos os modelos das Escolas Democráticas não serem aquilo que eu considero ideal dentro da pedagogia libertária esta Escola é realmente um exemplo excelente de como é possível isto funcionar em grande escala. Ainda para mais estabelecida num meio entre o urbano e o rural, com crianças e pais reais, de todas as classes e não apenas pequenos "aliens" alternativos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Moderna

http://pt.wikipedia.org/wiki/Summerhill_School

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Era o exemplo que ia dar ^. E já a tentaram fechar uma série de vezes.

Acho importante acompanharmos estas experiências e pensarmos no que podemos retirar para o nosso modelo educativo. É claro que não podemos fazer uma transladação directa, são sociedades diferentes, experiências diferentes que ditam algumas condições. Mas a verdade é que o modelo está completamente estancado e há que ver como se podem dar passos em frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha faculdade (FCUP, Biologia) não era nada assim, aliás acho que só tinha a designação "teórico-prático" numa cadeira em todo o curso. De resto, ou eram só cadeiras teóricas (poucas, mas tive), ou existia essa divisão completa (na esmagadora maioria era isto).

Como sabem tive uma curta experiência com o "ensino nórdico" (apesar de não ser nada do outro mundo, há sítios onde cá se faz algo semelhante). Fiz Erasmus na Suécia onde, num semestre, tive apenas 2 cadeiras. Os alunos da licenciatura onde estavam inseridas essas cadeiras têm apenas 12 cadeiras durante o curso, porque cada uma vale 15 ECTS, e são feitas por módulos - isto é, uma de cada vez. Durante X semanas têm aulas, seguem-se uns dias de "férias" e depois há exame da cadeira. Só isto. Durante as aulas não havia separação entre teóricas e práticas, mas sim entre assuntos. Teoria de um assunto > prática do mesmo assunto. E, sinceramente, acho que funciona melhor do que ter 40 cadeiras durante o curso.

O meu curso, do 4º ao 6º ano é assim. Mas querem acabar com isso. Algumas cadeiras duram 2 semanas, outras 3, 4 até 12 (+/-). Eu, sinceramente, prefiro assim porque ajuda imenso o método de estudo.

Por exemplo, o facto de ter 2 semanas seguidas a falar de oftalmologia durante todos os dias, permite que os conteúdos falados no dia anterior esteja muito mais presentes, consigo articular melhor a matéria e a motivação de saber que tenho exame em 15 dias leva a que esteja muito mais concentrado nas aulas e que vá com muito maior frequência às aulas teóricas. Por exemplo, quando tinha aulas em Outubro para depois ter exame em Janeiro, desleixava-me muito mais.

Mas, como já disse, querem acabar com isso. A justificação é o facto de as matérias serem interligadas, que ao só falarmos durante 2 semanas de um determinado assunto que nunca mais vamos voltar a repetir, leva a maior esquecimento, algo desse género. E que se estudássemos durante um semestre inteiro várias cadeiras ao mesmo tempo, o nivel de conhecimento seria melhor. Na teoria isso até pode ser verdade. Na prática, é impossível estudar as cadeiras todas direitinhas ao longo do semestre, principalmente quando sabes que há cadeiras que exigem muito mais e que irás perder tempo nessas, desleixando as outras. Ao tê-las separadas, não há essa sobreposição de importancia/dificuldade.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já ficava contente se o ensino fosse mais parecido com aquilo que foi o meu ensino nocturno pelas Novas Oportunidades... Áreas abrangentes, ensino baseado na colaboração e no debate, fomentação do interesse pelo tema e uma sistema de avaliação que não te quantifica.

Achei brutal a experiência e nunca tinha cagado no 12º, se a escola fosse sempre assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...