Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

[Ajuda] Aplicação de ventoinhas numa base refrigeradora homemade

Publicações recomendadas

Boas pessoal!

É o seguinte... Já há uns tempos que me tinha surgido a ideia de, eu próprio, criar uma base refrigeradora para o meu portátil de 15.6''. Já tenho a estrutura quase pronta (depois posso deixar o meu contributo na parte dos projetos mal tenha tempo) mas faltam as ventoinhas. Estava a pensar comprar 2 ventoinhas 80mm NOX Knik 2000rpm na base que fiz, mas, depois, como ligava ao computador, do género da ligação USB para elas se ativarem? Não sei se me estou a explicar da forma mais clara, mas preciso de ajuda nesta parte. Basicamente: comprava essas duas fans (ou outras que aconselhem que sejam melhores que essas dentro desse preço e medida) e metia-as na estrutura que criei. Depois, tinha que as ligar ao pc para elas se ligarem. A questão é: Como? Como posso fazer isto?

PS: Não percebo muito desta parte!!

Quem souber ajudar, que dê uma mãozinha!

Obrigado a todos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi bem... Um cabo USB qualquer?

essa é de 120mm, mas suponho que seja igual (cabos tbm) em relação à de 80mm. A questão é que eu não percebo nada disto, portanto, não conseguir perceber o que quiseste dizer. Queria arranjar uma forma simples de conseguir fazer isto :( Editado por Reigns

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer cabo usb tem um cabo positivo e um negativo (fase e neutro, + e -,...)

Geralmente é o vermelho e o preto.

As ventoinhas tb vão ter dois cabos que provavelmente até são da mesma cor.

É só ligar à cor correspondente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que ter em atenção que as ventoinhas são sempre 12v, e o conector usb apenas fornece 5v, elas vão funcionar, mas a velocidade vai ser mais baixa, por isso tens que ter em atenção que ou compras umas de alto rendimento, ou pode ter fluxo de ar para o portatil.

Outra recomendação, é que se o teu problema é aquecimento, muda de windows para linux e deixas de ter esses problemas, pelo menos eu deixei, tudo muito fresquinho e silecioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fans de 80 são mesmo para o basqueiro, dado que tem sempre rotações altas, o que não vai significar melhor air flow ou melhor dissipação. Pega antes numa boa de 120, num cabo USB qualquer, descarna a ponta que não é USB, liga lá a fan e liga depois com o USB a um carregador de tlm ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Já não consigo usar uma de 120m, já fiz os buracos na base. Julgava que ia meter duas de 60mm mas não gostava das que tinha aqui. Portanto, a única coisa que consigo fazer é meter duas de 60mm ou duas de 80mm, aumentando os buracos que já tinha feito. O que será melhor, sendo assim? Dentro do preço, 5-6€ máximo cada uma, dentro deste tamanho e para funcionarem fixe?

Já agora, o que explicaram faz-se minimamente bem, né?

Não tenho qualquer problema c aquecimento, apenas prefiro usar uma base porque jogo algumas horas seguidas.

Obrigado malta.

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer, estive a pensar e podia remediar aquilo, metendo a madeira que cortei e com a aplicação de massa disfarçava e já podia depois fazer o buraco de 12cm por 12cm. Mas com uma ventoinha dessas grandes dava para fazer o que sugeriram na mesma? É que a voltagem é alta também.

Relativamente às de 8cm e 6cm, umas com baixo valor de dB (tipo 10-13 dB) e umas 1600rpm não ficarei bem servido? É que acabaria por dar menos trabalho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até recomendava uma de 240 :lol: A ideia que te falei dá com qualquer uma, há bastante pessoal a fazer coisas assim.

Este por exemplo apesar de não ter aplicado numa base

Um amigo meu fez uma, ver se o apanho para lhe perguntar como tem ligado, mas acho que é deste género mas com um daqueles carregadores com 2 entradas USB ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Nice, era isso que pensava! Vou ver se consigo remediar a base que já fiz e então possivelmente opto por uma de 120mm.

Thanks!! :compinchas:

Já agora, destas, qual escolherias??

http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=15408

http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=23680

http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=21202

http://www.pcdiga.com/2/12986/Ventoinha-Nox-CoolFan-120mm-LED-Red-1200RPM-NXCFAN120LR

http://www.pcdiga.com/2/4866/Ventoinha-Noiseblocker-Silent-140mm-Bulk-XK1

Editado por Reigns

Compartilhar este post

Link para o post

A Noiseblocker, são sempre excelentes e silenciosas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Noctua nisso!

São caras, mas o silêncio e eficiência valem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei por comprar uma Tacens Mars Gaming MF12. Ficou-me por 9€ e pouco com portes.

A ventoinha é bonita e silenciosa. A cena é que estou a desperdiça-la apenas com a voltagem de 5, quando devia ser de 12V. Segundo os meus cálculos, está com 500rpm. Com 12V teria que andar nas 1200rpm.

Mesmo com estas 500rpm, noto que a ventoinha circula uma boa quantidade de ar e sinto o fresquinho.

De qualquer das formas, li que existem uns conversores. Como é que isto funciona? Existem tipo de 10V ou 12V ou algo acima dos 5V? Gostava de meter isto a puxar um pouco mais porque acredito piamente que o resultado final iria ser ainda melhor!

Hoje dei uma pintadela com tinta spray na base, quando terminar, abro tópico para mostrar o meu humilde projeto :mrgreen:

Obg :)

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando este tópico para partilhar a minha aventura. Tenho imensas ventoinhas de PC, e tinha lá uma gigante mesmo. Peguei nela, peguei num cabo USB, liguei o cabo ao adaptador de tomada e voilá. Muito simples, mesmo. :)

Agora quero ver se contribui na performance do pc.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...