Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

[Telemóvel] [Android] Ulefone Be Touch

Publicações recomendadas

Ulefone Be Touch

iPhone 6 Plus killer, ou nem tanto?

Telefone

O Ulefone Be Touch não ser limita a ser, visualmente, um clone do iPhone 6 Plus. É bem mais que isso. O telefone surpreendeu-me bastante pela positiva, pela robustez do chassis em metal e pela capacidade de processamento. Uma clara "lufada de ar fresco" nos telemóveis Chineses. Um telefone com características bastante equilibradas e que merece atenção pela excelente relação custo/benefício.

Este telefone foi-nos gentilmente cedido para esta análise pelo nosso parceiro Geekvida, a quem desde já agradecemos a disponibilidade.

hmWIu2q.png

Android

O Be Touch trás, de origem, o Android versão 5.0. A versão para testes que nos chegou contempla atualizações OTA (over the air), disponibilizadas diretamente pela própria Ulefone.

As atualizações ficam disponíveis quando ligado a uma rede wireless, rondam os 15~20 MB e descarregam e atualizam de forma simples e prática.

O telefone tem 16 GB de capacidade (ROM), dos quais sensivelmente 13 GB estão disponíveis para aplicações e/ou conteúdos. O espaço não está particionado e pode ser, todo ele, usado para aplicações.

Qd709KO.png o9TgWxj.png iv1wcxD.png

A interface Android é bastante próxima da versão "stock". O painel de controlo de funcionalidades é intuitivo e permite um acesso simples aos principais controlos do telefone.

Em utilização "normal" (visualização de páginas na internet; aplicações de redes sociais tipo Facebook ou Instagram; ouvir música em aplicações de streaming como o Spotify; etc.) o telefone porta-se bem e é bastante rápido. Afinal de contas estamos na presença de um Octa-core com 3 GB de RAM, e este telefone não deixa os seus créditos por mãos alheias.

Apesar de no meu dia-a-dia não "jogar" Antutu, reconheço que é uma ferramenta válida para avaliar as capacidades do telefone. Os 47.000+ pontos obtidos e a comparação taco-a-taco com o OnePlus One mostra bem a capacidade deste equipamento.

NPLUYu4.png WDZKr1S.png ZGqDYCk.png

Não notei "engasganços" substanciais no telefone, excluindo momentos em que o telefone se encontrava bastante quente (GPS; dados; carregador ligado), em que se notava algum "throttling" resultante do sobreaquecimento...

A qualidade do som durante a chamada é bastante aceitável, nada comparável ao som "metálico" produzido pelo meu telefone "Chinês" iOcean X7 Elite.

A utilização que fiz do telefone foi sempre com 2 cartões SIM: um para chamadas, outro apenas para dados móveis (cartão de uma pen de dados). O telefone não perdia rede muitas vezes e quase sempre conseguiu cobertura 3G. Durante a utilização de dados móveis, não houve problemas de maior e a ligação foi quase sempre estável.

O ecrã do telefone tem 5,5", é curvo (2.5D Arc Screen) nas extremidades e o vidro é Gorilla Glass 3. Esta opção traduz-se numa maior segurança na utilização do telefone, mesmo sem vidros temperados para proteção adicional. No meu caso, usei o telefone durante aproximadamente um mês apenas com uma película no vidro, sem qualquer proteção adicional.

A resolução é "apenas" HD (1280x720 pixels), o que poderia sugerir uma opção para poupança de bateria. Acaba por não se notar esse factor, como veremos mais adiante...

djsOO2al.jpg AVKGoNF.png

Bluetooth

A funcionalidade bluetooth do telefone funcionou sem quaisquer problemas. O telefone emparelhou rapidamente quer com o sistema mãos-livres do automóvel (Opel Astra), quer com a coluna externa.

A reprodução de som durante as chamadas, via bluetooth, não merece qualquer reparo. O som é nítido e com boa qualidade.

c7p4xV7l.jpg

Ulefone Be Touch vs. iPhone 6 Plus

A comparação deste Ulefone Be Touch com o seu "irmão gémeo" iPhone 6 Plus é praticamente inevitável. Num primeiro olhar de relance, é habitual o cometário «compraste um iPhone?». Um olhar mais atento mostra que, apesar das parecenças, o Be Touch tem personalidade própria e merece o seu próprio espaço.

Visualmente, as aparências efetivamente iludem. Os telefones são bastante parecidos, quer pelo chassis, quer pelo leitor de impressões digitais posicionado no fundo do ecrã.

Ulefone Be Touch por cima, iPhone 6 Plus por baixo

6FVzRZtl.jpg

Ulefone Be Touch do lado direito (nota para o espaço deixado "inutilizado" entre o fundo do ecrã e os botões de função); iPhone 6 Plus do lado esquerdo

zfxjl6ql.jpg

Ulefone Be Touch por cima, iPhone 6 Plus por baixo

hj8uV7al.jpg

Nota para o facto de o design do Ulefone Be Touch ter deixado um espaço "inutilizado" entre o fundo do ecrã e os botões de função + leitor de impressões digitais posicionados no fundo. Este "pormenor" traduz-se num aspeto final algo "trapalhão", em que o intuito foi passar a noção de que o ecrã é maior do que efetivamente é... - note-se que o ecrã do iPhone 6 Plus termina efetivamente na mesma zona onde estão posicionados os botões do Be Touch, o ecrã do Be Touch parece deslocado "para cima" relativamente ao do iPhone...

Câmara

A câmara fotográfica do Ulefone Be Touch, equipada com sensor Sony de 13 Megapixels (sensor CMOS IMX 214 Exmor RS, a "coqueluche" da Sony para esta resolução) suporta gravação de vídeo HDR 4K a 30 frames/segundo e 1080p a 60 frames/segundo.

A focagem é anunciada como um dos "pontos fortes" deste sensor, para além da qualidade geral das fotografias. Deixo abaixo, a titulo de exemplo, duas fotos tiradas com o telefone (resolução original, 13 Megapixels):

http://imgur.com/0qKDEvI.png

http://imgur.com/JT0rvCS.png

Na minha opinião pessoal a câmara mostrou bons resultados em ambientes com boa iluminação. Em ambientes de pouca luz, apesar de as fotografias terem aspeto "aceitável" quando visualizadas no telefone, apercebemo-nos do grão e falta geral de qualidade quando as visualizamos num ecrã maior (computador ou TV, por exemplo).

Apesar deste aspeto, a qualidade geral das fotos é bastante aceitável para um smartphone e ao nível do que podemos obter em equipamentos concorrentes que usam o mesmo sensor IMX 214. O software do telefone não permite o controlo manual de praticamente nenhumas opções (ISO; focagem; equilíbrio de brancos; etc) e apenas com outras aplicações (A Better Camera, por exemplo) conseguimos obter algumas fotos mais elaboradas.

GPS

A funcionalidade GPS deste terminal excedeu largamente as minhas expectativas para um "smartphone Chinês".

O GPS utiliza a rede GPS (Americana) e GLONASS (Russa). É confiável, adquire sinal rapidamente e apesar de não termos acesso root para trabalhar com outras aplicações que permitem afinar a funcionalidade de GPS do telefone, é possível sincronizar com os satélites em menos de 10 segundos após ligar.

NFGvlfAl.jpg

O sinal GPS apresenta normalmente qualidade bastante boa, mesmo sem "vista direta" para o céu (dentro do carro, por exemplo). Comparativamente ao GPS do meu iOcean X7 Plus está a "anos luz", já que o meu obriga a que haja vista desimpedida para o céu para funcionamento com "mínimos olímpicos"...

Na imensa utilização que fiz desta funcionalidade (aplicações como o Google Maps, o Runkeeper ou o Waze), não notei problemas de maior. Pontualmente o GPS indicava localização um pouco desfasada (umas ruas ao lado, uns metros atrás ou adiante) mas em traços gerais, funcionou bastante bem e fiquei satisfeito por notar que o facto de ser um smartphone baseado em chipset Mediatek não obriga a colocar de parte funcionalidades básicas como o GPS.

56TvBcy.png 3dM5Jin.png Kem7zPg.png

Bateria

A bateria é um dos aspetos que, para mim, não foi tão bem conseguido neste telefone. Em utilização normal, basta ligar o GPS e os dados para se sentir o efeito de "drenagem" da bateria de forma bastante acelerada.

A velocidade de carregamento anunciada pelo fabricante também não é notória. O carregamento de telefone é algo lento e só com alguns ciclos de carga/descarga a situação se vai tornando "normal" para o utilizador... pela força do hábito.

YcMb8Xel.jpg

A opção por um ecrã HD (1280x720 pixels) poderia indiciar uma otimização do tempo de bateria, mas isso não é visível. A utilização de dados móveis aliada à utilização dos 2 cartões SIM leva a um consumo bastante acelerado de batera, que resulta na necessidade de carregar o telefone pelo menos uma vez todos os dias.

Cheguei a ter dias de utilização mais intensiva em que tive de o carregar 2 vezes, o que no meu caso pessoal não levou a grande transtorno porque tenho a um power bank de 5.000 mAh que me permitiu recarregar o telefone enquanto o tinha comigo. Para utilizadores mais exigentes e que usem o telefone de forma mais intensiva diariamente, torna-se complicado este aspeto.

BKZeVi8.png HJSM82C.png 2vkz3GR.png

Veredito final

O Ulefone Be Touch apresenta-se claramente como um dos smartphones Android do momento, não só pela sua aparência "iPhone 6 Plus clone", mas sobretudo pela sua excelente relação custo/benefício.

O telefone é um dos melhores exemplos de que muito dificilmente se justifica investir 600 ou mais euros num smartphone "premium" quando é possível ter uma alternativa bastante válida, confiável e equilibrada por um terço desse valor.

Contudo, nem tudo são rosas. O telefone apresenta alguns problemas que comprometem a sua utilização no dia-a-dia, não só pela existência de "bugs" no firmware disponibilizado pela Ulefone (que entretanto estarão a ser corrigidos e resultarão em novas versões disponibilizadas por atualização OTA) que obrigam a reiniciar o telefone de forma bastante recorrente.

Na minha utilização pessoal, deparei-me com um problema bastante incómodo: o telefone entra em modo "deep sleep", que o faz não voltar à vida quando o ecrã desliga. Não acontece sempre, mas quando acontece repete-se durante algumas horas. Cheguei ao ponto de o ter de reiniciar o telefone 3 ou 4 vezes alguns dias. Noutros dias, tudo funcionava convenientemente. Não consegui perceber o que motiva o problema, mas em contacto via WhatsApp com técnicos da Ulefone, confirmaram estar a par do problema e a trabalhar numa resolução.

A bateria é, também ela, um potencial problema para utilizadores mais intensivos.

Tirando estes dois pontos, o telefone é bastante apelativo e vale claramente o preço atendendo às características que apresenta. Resolvendo-se o problema do "deep sleep", não tenho nada de negativo a apontar. Recomendo vivamente este telefone, com esta salvaguarda. Mais um excelente telefone comercializado pela Geekvida!

Vídeo "hands-on"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...