Bashir Publicado 12 Junho 2015 (editado) 1)Qual o orçamento disponível? 200~350€ se realmente valer a pena. 2) Quando vais comprar o computador? a partir de dia 19 talvez. 3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation? Desktop 4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais? Só torre. 5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel? Indiferente. 6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que vais jogar) Um jogo em especial. Tibia. Windows XP (Service Pack 2 or higher)/Vista/7DirectX version 5.0 or later, or OpenGL 147 MB free space on your hard disk A connection to the internet Linux: 32-bit-libraries on 64-bit operating systems Linux with libc version 6 or later X-Window system installed Hardware accelerated graphics driver 146 MB free hard disk space A connection to the internet Preciso é de ter esse jogo aberto 2~3x Talvez um CS de vez em quando, mas não é prioritário. Jogo muito poucas vezes. 1x por ano 7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico? Nop. Talvez ver uns filmes, mas não é importante. 8.) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10? Não precisa de muito, não tenciono guardar praticamente nada lá. Tenho discos externos, tenho o meu portátil (que é onde trabalho/faço tudo) e tenho outro desktop. É exclusivamente so para aquele jogo. 9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador? Nada. 10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*? Não penso q seja necessário. 11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo? No idea, mas duvido q seja necessário upgrades nos proximos 5~6 anos. 12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes? Não preciso. 13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual? Não. Tenho disponivel via universidade. 14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Online. (suponho que encontre o melhor preço) 15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual? Não, já comprei na globaldata/pcdiga e estou satisfeito. 16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)? Nada, se for caro, nem mesmo a do micro. Compro um daqueles adaptadores e já está. Wireless também não é necessário, só ethernet e vga. 17) Vais fazer Overclock? Não sei fazer, mas se valer a pena, sou menino de pesquisar. 18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja? Tanto faz, depende dos custos acrescidos. _________________________ Basicamente o meu desktop está bastante velho, não me é possivel aumentar memória devido á board e ao facto de ddr2 serem caras pra crl :lol: Só jogo aquele jogo (Tibia, é em 2d, se ajudar procurem um video no youtube, graficamente é do mais rasca que há, mas puxa um bocadito) e uma boa ligação de rede. Se entretanto me lembrar de algo, venho aqui avisar. Desde já obrigado a quem se disponibilizar. Editado 12 Junho 2015 por Bashir Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 12 Junho 2015 Boas! Aqui deixo o meu contributo :) AMD FX 4300 3.8Ghz BE SkAM3+ - 84€ Motherboard Asus M5A78L-M LX3 - 53€ Kingston HyperX Fury DDR3-1600MHz 4GB - 34€ Fonte XFX TS 430W 80PLUS Bronze - 50€ Seagate Barracuda 1TB SATA III 64MB - 60€ ou SSD Crucial BX100 120GB - 68€ ~305€ ou ~315€ Ora... Podes muito bem meter uma fonte mais barata, mas não o aconselho, pois, dentro do orçamento, qualquer uma entre 20-40€ era boa e aguentava na boa também, mas a longo prazo podiam dar problemas e f*der-te o pc. Portanto, visto que não queres fazer upgrades tão cedo, aconselho-te a XFX. Quanto ao disco, se não precisares de tanto espaço e vires que o SSD de 120gb te chega, manda-te para o SSD, vais notar grandes diferenças em processamento de informação. Basicamente serve só para se meter lá o SO e os programas mais puxados ou jogos. Como dizes que maior parte da informação guardas em discos externos, era capaz de optar pelo SSD. Até aos 350€, ainda te sobra algum. Podes procurar uma gráfica no mercado dos usados, porque com 30-50€ nos novos, não vais arranjar nada de jeito. Ainda assim, essa configuração vai correr o jogo que pediste sem problemas. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Junho 2015 Obrigado Reigns! Viste isso onde? Globaldata? E sim, irei certamente para o SSD. Tenho ideia que um de 60 gb me seria necessário, apesar de n saber sequer se existe :lol: Eu logo vou ver o meu desktop e ponho aqui as info's para ver se dá para aproveitar alguma coisa, como a fonte ou assim. Mas duvido, 6 anos de pc... Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 12 Junho 2015 Vi na Pcdiga os preços. O SSD acabava por ser mais benéfico e podias rentabilizar melhor o PC. Existe de 60gb, mas pessoalmente iria para o de 120gb no mínimo. Ficas com ~100gb depois de instalares o SO. Depois disso, podes lá meter o que quiseres. Visto que tens os externos, acho que seria o ideal. Dentro desse preço, o melhorzinho relação qualidade preço é o Crucial que te recomendei. Vê lá isso e dps mete aqui. Pode sempre dar para aproveitar o disco ou assim. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 (editado) Eu recomendo: CPU: Pentium K G3258 3,2GHz - 73,90€ Pelo nome parece tralha, mas este aparentemente inofensivo CPU é na verdade uma grande máquina para o segmento em que está inserido. Foi lançado na comemoração dos 20 anos das CPUs pentium e vem desbloqueado, facilitando o overclocking. Com o cooler de origem e em 5 segundos (sem mexer em voltagens nem nada), metes este menino a correr a 4GHz como se nada se passasse. Com a voltagem certa e um sistema de refrigeração melhor isto chega a 4,6GHz ou 4,7GHz. Traz 3MB de cache e tem 2 cores. Motherboard: Asrock Z97 Anniversary - 102€ Casa na perfeição com a CPU, tem um potencial brutalíssimo para o que custa, se um dia decidires que queres um PC para coisas mais a sério é um excelente ponto de partida, porque suporta Pentium/Core i3/i5/i7 de 4ª e 5ª geração (a que irá sair agora), DDR3 até 3100MHz(!), no máximo 32GB, portas USB3.0 com fartura, entre outros. RAM: Gskill Ripjaws DDR3-1600MHz 4GB - 34,90€ É a melhor marca de RAMs e a Ripjaws é o melhor modelo na relação desempenho/preço Disco: Samsung SSD Evo 120GB - 81,91€ Fartei-me de ver reviews de SSD's nos últimos tempos, e apesar de sentir um carinho especial pela OCZ pelo que me fizeram há uns meses(*), a Samsung é a mais bem referenciada. Este SSD na relação desempenho/preço é provavelmente o melhor. E com esta brincadeira chegamos a 292,71€, mas para já tens peças de qualidade que te permitem também bons upgrades futuros. Para complementar: Fonte: Corsair Builder 430W - 52,90€ Corsair, OCZ, Cooler Master e XFX. Das mais mainstream, tenta manter-te com uma destas. Pessoalmente prefiro a Corsair. Se um dia te passares da cabeça e decidires comprar uma boa placa gráfica, digamos uma GTX750Ti (~160€), esta fonte aguenta-a bem. Caixa: Nox Vulcan - 24,80€ Já trabalhei com uma destas, é bem razoável, tem USB 3.0 à frente, slots para SSD, e é espaçosa. Total: 370,41€ Ultrapassa o teu orçamento em 20€, mas este jogo de componentes oferece imensa fiabilidade e se um dia pensares em fazer upgrades, tens aqui uma excelente base: uma board que suporta as CPU's que ainda vão sair este ano e em 2016, uma RAM que complementada com outra igual oferece-te um excelente desempenho com muita estabilidade, uma CPU que corre GTA V (e complementada com uma boa gráfica até no máximo corre, visto que é extremamente fácil levar a CPU aos 4GHz), um disco que escreve e lê a mais de 500MB/s (velocidade máxima) e por fim uma fonte de alimentação capaz qb de aguentar upgrades futuros. Às vezes o barato sair caro, com isto ficas super bem servido. Dizes que jogas CS, se for o Global Offensive a gráfica que vem integrada na CPU aguenta o jogo a 720p com gráficos médios. (*) Há uns tempos o meu antigo SSD de 60GB da OCZ avariou, mandei para a fábrica deles, mantiveram-se sempre informado sobre os testes que estavam a fazer ao SSD e ao fim de 4 dias viram que nada podia ser feito e deram-me um SSD pelo mesmo valor que dei por aquele: um de 120GB, SATA3 e com o dobro da velocidade de leitura/escrita, e ainda com uma extensão de 6 meses de garantia, isto tudo sem pagar um cêntimo. Recomendo esta marca vivamente, foram excelentes ao longo de todo o processo. Ah, vi isto na PCDiga. Editado 13 Junho 2015 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 (editado) Não acho que haja grande diferença entre o processador que recomendei e esse Pentium K. A verdade vantagem é, de facto, se ele fizer overclock. Se não fizer, o processador não serve para nada, digamos. Essa MB é muito boa, sim. Tivesse feito config intel e seria a board que colocava. Ou esse ou uma H97, PC Mate. Andam à volta dos 80€ e não há grandes diferenças. Ele se aumentar para 400-450€, já montava aí uma coisa bem à maneira para um bom tempinho sem mudar nada, porque isso já iria permitir uma board melhor, bem como uma gráfica. Ainda assim, se ele quiser comprar gráfica, é melhor esperar umas semanas e aguardar pelos lançamentos das novas. Os preços vão baixar, obviamente, o pessoal vai começar a vender tudo, as lojas a baixar, e os bons negócios aparecem sempre :) O principal problema dos OCZ, imo, é o preço. São ligeiramente mais caros que a Samsung e a Crucial, por exemplo, e a performance é idêntica. Editado 13 Junho 2015 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 Com a velocidade de origem, deve ser melhor numas coisas e pior noutras, esse FX-4300 também é fixe. Só que eu a configurar PCs penso em potenciais upgrades e ter uma board que suporta Core i3/i5/i7 da série 5000 (que tá para sair) é um grande handicap. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Junho 2015 Agradou-me muito esta tua config Mica, pelo facto de poder trocar no futuro. A motherboard parece realmente muito boa. Eu ainda não tive oportunidade, mas é provável que eu possa aproveitar algo do meu desktop anterior. Assim que possa eu meto aqui as specs do outro, mas pelo menos a caixa, deve servir. Leitor de cd/dvd incluido. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 Tenho quase a certeza que não vais poder aproveitar a drive de CD/DVD, a não ser que seja SATA. Se for ATA (aquelas portas de 40 pinos), não dá com esta board. Arriscaria dizer que nem com esta nem com nenhuma atual... Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Junho 2015 Já agora, no histórico de mensagens do facebook lá consegui encontrar alguma coisa. Tenho isto do meu desktop antigo. As specs da board estão aqui. Não vale a pena melhorar nada pq a board é uma m*rda, não consigo adicionar mais ram por exemplo. Já agora Mica, orientavas-me uma ajuda no overclock, caso eu comprasse? Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 (editado) Com a velocidade de origem, deve ser melhor numas coisas e pior noutras, esse FX-4300 também é fixe. Só que eu a configurar PCs penso em potenciais upgrades e ter uma board que suporta Core i3/i5/i7 da série 5000 (que tá para sair) é um grande handicap. Claro que sim, tens toda a razão. Podia ter metido um FX-6300 só que isso já era demais para o orçamento. Este 6300 com overclock que é possível fazer com os programas que vêm de origem dá para ir até 4,1Ghz. Uma cena bem feita custom chega aos 4,5Ghz sem grandes problemas :prayer: Tem é que ter uma boa board e uma boa fonte, mas isso é como tudo! Para ser sincero, eu só não liguei ao factor upgrade porque ele referiu que só daqui a 5/6 é que ia fazer upgrades. Provavelmente já irá haver, daqui a esse tempo, série 6000 ou 7000 :mrgreen: Podes aproveitar a gráfica, por exemplo, assim numa primeira fase. Visto que ambas as configurações que te sugeriram não têm nenhuma, apenas onboard. Quanto ao overclock, mesmo não sendo para mim, se seguires o conselho do Mica, se escreveres o nome do processador no Youtube + overclock, vão-te só aparecer milhões de resultados com explicações como fazer. Procuras um gajo com muitas visualizações e seguidores, vês se é de confiança ou não, e siga. Editado 13 Junho 2015 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 Já agora, no histórico de mensagens do facebook lá consegui encontrar alguma coisa. Tenho isto do meu desktop antigo. As specs da board estão aqui. Não vale a pena melhorar nada pq a board é uma m*rda, não consigo adicionar mais ram por exemplo. Já agora Mica, orientavas-me uma ajuda no overclock, caso eu comprasse? Eu dou-te uma ajuda na boa, mas segundo a Asrock é só carregar na tecla P ao ligar o PC para ir ao setup, e depois lá escolhes que velocidade queres até 4,2GHz. Assim, simples. Acima de 4,2GHz já tem de ser com mexidas nas voltagens e isso, não precisas de entrar nesses filmes. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Junho 2015 Há possibilidade do disco/fonte serem compativeis com esse setup? É que, por exemplo, se o disco fosse compativel, pelo menos penso q dava para aguentar 1 mês com ele até poder comprar um ssd. E tens razão Reigns, eu não tenciono fazer updates futuros, mas era numa de comprar outra gráfica pq irão sair jogos melhores etc :mrgreen: Tenho praticamente a certeza que não vou instalar jogos além dos referidos. Outra coisa, a minha gráfica dá para juntar a essa config? Para mim, jogar CS:GO no médio é decente. É indiferente juntar ou não? Irá sempre usar a do cpu? Mais uma coisa, como sei que a minha caixa é compativel com isso? Não tenho a certeza, mas penso que não tenho entrada usb 3. ou se tiver é 1. Mas tem bastantes entradas. E não usar o leitor de cd não é problema, era só um extra. Obrigado aos 2 btw! Já agora a minha caixa é do Acer M3641, esta: Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 (editado) Na imagem não especifica a fonte, mas lembra-te que é dos pontos mais importantes do computador, e com esse setup atual duvido que tenha uma fonte decente. Essa caixa em principio é suficiente, tem espaço para o disco + ssd e tudo o resto, apesar de não ser muito espaçosa... Não é é muito aconselhável para jogar, porque não tem grandes possibilidades de airflow (saída e entrada de ar). Só tem espaço para uma ventoinha traseira de 80mm e uma para aplicares no cpu. Se mantiveres a caixa e fizeres overclock fazes uns testes e vês como andarão as temperaturas com o stock cooler, senão tens que comprar um cooler para o cpu para ajudar a dissipar o ar. Podes ter duas gráficas no pc. Configuras qual queres usar, e em vez de usares a on board, quando iniciares o jogo, ele puxa-te essa que tens atualmente. Portanto, pelo que estou a ver, podes manter: caixa + disco + gráfica. Tem sempre em mente que a gráfica não é nada demais e vai sempre destoar um pouco da qualidade dos componentes que lhe vais meter, mas serve para o desenrasque e se não for para puxar muito. Editado 13 Junho 2015 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 Há possibilidade do disco/fonte serem compativeis com esse setup? É que, por exemplo, se o disco fosse compativel, pelo menos penso q dava para aguentar 1 mês com ele até poder comprar um ssd. E tens razão Reigns, eu não tenciono fazer updates futuros, mas era numa de comprar outra gráfica pq irão sair jogos melhores etc :mrgreen: Tenho praticamente a certeza que não vou instalar jogos além dos referidos. Outra coisa, a minha gráfica dá para juntar a essa config? Para mim, jogar CS:GO no médio é decente. É indiferente juntar ou não? Irá sempre usar a do cpu? Mais uma coisa, como sei que a minha caixa é compativel com isso? Não tenho a certeza, mas penso que não tenho entrada usb 3. ou se tiver é 1. Mas tem bastantes entradas. E não usar o leitor de cd não é problema, era só um extra. Obrigado aos 2 btw! Já agora a minha caixa é do Acer M3641, esta: O disco quase de certeza que é compatível com o setup, basta ser SATA; A tua gráfica dá para juntar a esta config, mas as diferenças para a integrada não são muitas. É caso para dizer: porque não? Se não for melhor, é só sacar fora; A tua caixa é compatível com tudo isto se for ATX. Analizando as bentas dela, diria que é ATX e portanto compatível. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Junho 2015 E a cena das portas usb3 não há stress? A fonte é esta: E o disco é um Western Digital de 320GB 8mb Cache Desculpem a foto estar ao contrário :lol: Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 Nop, as USB 3 são importantes principalmente na melhoria da velocidade de transferência de ficheiro, tipo pen-pc, pc-pen. Ya, podes manter o disco na boa. A fonte nem conheço :lol: Eu pelo menos não fazia upgrade e deixava um componente tão importante como a fonte de qualidade duvidosa. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 (editado) O disco tá fixe, tal como o Reigns diz. E sendo da WD, certamente deves estar satisfeito com ele, é uma boa marca. Longe com essa fonte! 15A na saída de 12V é pouquíssimo, apesar de até ser suficiente para a config que nós os dois deixamos. Mas a marca é duvidosa e oferecer uma potência total de 250W ainda mais duvidoso é. A sério que isso aguentou com um Core 2 Quad? Respeito isso :prayer: (os Core 2 Quad eram bem comilões a nível de energia) (para termos comparativos, esse Core 2 Quad consome 95W ao passo que o Pentium que postei consome 53W) Editado 13 Junho 2015 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Junho 2015 Reigns, mas tirando isso de passar para pen-pc, pc-pen interfere? Eu não tenciono passar ficheiros :lol: Ao usar um teclado mecânico/rato não fará diferença a velocidade? Mica, ainda aguentou uns bons anitos, mas verdade seja dita que nunca joguei nada q tivesse puxado por ele. A única coisa que queimei foi uma gráfica, de origem, que me levou a comprar esta para o desenrasque. Feitas as contas, sem o ssd/caixa, está nos 263~ euros. Alguma coisa que valha a pena subir? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 Reigns, mas tirando isso de passar para pen-pc, pc-pen interfere? Eu não tenciono passar ficheiros :lol: Ao usar um teclado mecânico/rato não fará diferença a velocidade? Mica, ainda aguentou uns bons anitos, mas verdade seja dita que nunca joguei nada q tivesse puxado por ele. A única coisa que queimei foi uma gráfica, de origem, que me levou a comprar esta para o desenrasque. Feitas as contas, sem o ssd/caixa, está nos 263~ euros. Alguma coisa que valha a pena subir? Há, na minha config eu punha outra RAM de 4GB igual, são mais 35 euros praí... Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 (editado) Exato, também acho que passa por aumentar a memória RAM para 8gb, pelo menos. Depois o que sobrar, guardas e vais juntando para uma gráfica. Sobram-te ~100€, se montares na loja saca 25€. Com 150€ daqui a umas semanas, quando saírem as novas AMDs, maior parte das gráficas vão baixar o preço, e com 150 euritos já compras algo bastante competente e ficas aí com uma excelente máquina, à volta dos 400€. Isto é só a minha opinião. Se vires que a atual dá conta do recado para o que queres, melhor ainda, ajudamos-te a montar uma coisa boa e bem abaixo daquilo que referiste :) Tem sempre em conta que essa a longo prazo não serve é para nada :mrgreen: Quanto à questão USB, não influência nada no rato nem no teclado. Editado 13 Junho 2015 por Reigns Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 (editado) Para mim a questão da qualidade dos componentes assume uma enorme importância, dada a experiência que tenho neste sector. Em 2005 decidi montar um computador às peças e joguei as cartas todas naquilo que realmente traz desempenho, neste caso uma placa gráfica (foi a nVidia 6600GT, custou 195€), e uma CPU AMD cujo nome não me recordo qual era, mas sei que era superior a um Pentium 4 a 3,2GHz. Decidi poupar na board, caixa e fonte, e daí para a frente...endless problems. Curiosamente nesta semana mandei vir um PC fixo para mim, que até ao próximo verão só vai servir para o meu trabalho e até vai estar no escritório e não em casa, por isso mandei vir assim (ignorem a pen, colunas e assim, foram outros extras que precisei): Por 540€ (que é o preço total da caixa) conseguia arranjar um i5 com uma gráfica dedicada, mas à custa de poupar em componentes onde se quer fiabilidade, como é o caso da motherboard, fonte de alimentação e memória. Assim, no dia em que possa trocar o meu atual portátil por um com ecrã de alta definição (que bem falta faz para programar!), é só levar portátil para lá, trazer esse para casa e por mais 400€ (gráfica+Core i5) fica uma máquina super competente sem qualquer tipo de bottlenecks, e com qualidade qb para me durar uns aninhos... Querer comprar um bom PC por uma ninharia é quase como querer comer bem e barato, tanto se procura que acabamos desiludidos. Uma das minhas preocupações (que já não precisas de ter porque fiz esse estudo por ti), foi procurar por reviews em mais do que um site de TODAS as peças que comprei (nem a pen drive escapou!). Tudo o que está aí foi elogiado em mais do que um lugar pela relação desempenho/preço. Informação é muito importante na hora de comprar :) Editado 13 Junho 2015 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 Que dizes desse Samsung 850 Evo? Encomendei um na semana passada mas de 120gb, aproveitei a promoção da Pcdiga, estava a 59,90€, mas ficou-me por 63,90 porque não tinha oportunidade de ir lá à loja para levantar... Está aqui parado à espera que chegue o caddy, deve chegar lá para terça ou quarta. Estou mortinho por tirar a drive óptica, instala-lo, meter-lhe o SO e testar isto. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Junho 2015 É dos mais rápidos e fiáveis no segmento... Claro que SSD's do melhor que há são os PCIe, mas também são mais caros. Compartilhar este post Link para o post
Reigns Publicado 13 Junho 2015 Eu sei que esta gama é superior à 840 mas isso mexe-se bem? :) Compartilhar este post Link para o post