Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Foster

Tribunal absolve ex-dirigentes leoninos

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

O Tribunal da Comarca de Lisboa absolveu Godinho Lopes, Luís Duque, Nobre Guedes e Carlos Freitas numa das três ações judiciais que o Sporting interpôs contra aqueles ex-dirigentes, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte ligada ao processo.

"O Tribunal considerou-se incompetente para julgar o litígio entre o Sporting e aqueles ex-dirigentes do clube, absolvendo estes e condenando o clube a pagar as custas do processo", acrescentou aquela fonte, acrescentando que, daquela decisão, o Sporting ainda pode recorrer no prazo de dez dias.

Em causa a renovação do contrato do russo Marat Izmailov e as contratações do extremo espanhol Jéffren e do defesa central peruano Alberto Rodríguez em 2011, considerando o Sporting que existiu "violação dos deveres de diligência e falta de racionalidade económica" na assinatura dos contratos daqueles três futebolistas.

Em outubro do ano passado, a SAD informou em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que foram aprovadas três propostas de ações judiciais, visando o anterior presidente Godinho Lopes e os administradores Luís Duque, José Filipe Nobre Guedes e Carlos Freitas, que a atual direção acusa de violarem "culposamente os deveres de diligência e cuidado a que estavam obrigados», causando prejuízos à sociedade".

No caso do médio russo, a SAD acusa a anterior direção de ter renovado o seu contrato em abril de 2011, numa altura em que o jogador tinha mais dois anos de contrato, com um aumento exponencial da remuneração do jogador, que ascendia a mais de cinco milhões de euros a pagar num período de quatro anos.

Quanto a Jeffrén estarão em causa os salários do jogador, avaliados em 9,3 milhões de euros, ao longo de cinco temporadas, a acrescer aos 3,7 milhões de euros que o clube pagou ao FC Barcelona. Além disso, a SAD também acusa a anterior direção de ter contratado o extremo sem ter feito os devidos exames médicos.

Em relação ao defesa peruano Alberto Rodríguez estão em causa o prémio pago ao jogador de 836,4 mil euros, além da comissão pagas à Gestifute de 492 mil euros, bem como a atribuição à sociedade de Jorge Mendes de trinta por cento dos direitos económicos do jogador.

A SAD 'leonina' referiu ainda que o departamento médico alertou para as «evidentes fragilidades físicas do jogador», as quais não impediram a sua contratação.
Editado por Foster

Compartilhar este post

Link para o post

Absolveu? Não me parece que seja a palavra mais indicada se o caso foi decidido com o fundamento da incompetência do Tribunal.

Compartilhar este post

Link para o post

eu só copiei do Record caros amigos

Nem eu disse que a culpa era tua. Nem sei exatamente se está errado o uso do termo "absolvição" nestas situações. A mim soa-me estranho porque o Tribunal, na prática, disse que não tinha competência para condenar ou absolver. Mas é recorrente este tipo de linguagem jornalística. O «Caso Mateus» e o «Caso Justiça para o Boavista» foram pródigos neste, quanto a mim, abuso de linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem eu disse que a culpa era tua. Nem sei exatamente se está errado o uso do termo "absolvição" nestas situações. A mim soa-me estranho porque o Tribunal, na prática, disse que não tinha competência para condenar ou absolver. Mas é recorrente este tipo de linguagem jornalística. O «Caso Mateus» e o «Caso Justiça para o Boavista» foram pródigos neste, quanto a mim, abuso de linguagem.

Amigo peço desculpa mas não me considero capaz de compreender esse post.

No entanto, considero-o errado.

Grandes cumps.

Editado por Foster

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se o tribunal é incompetente, qual é a autoridade competente?

Compartilhar este post

Link para o post

O :smilie_cmpt: , qual é a duvida? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu tiveres um problema relacionado com impostos recorres ao Tribunal de Família e Menores?

O que o Tribunal da Comarca de Lisboa disse é que não é ali. Agora o Sporting pode (e deve) recorrer para um Tribunal de Instância Superior. Pode ir até ao Supremo ou ao Constitucional mas alguém terá que tomar uma decisão. Para condenar ou absolver.

Se o Sporting não recorrer está a assumir que isto foi apenas uma brincadeira sem sentido só para chatear. Por isso vai recorrer. Tem que recorrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo peço desculpa mas não me considero capaz de compreender esse post.

No entanto, considero-o errado.

Grandes cumps.

:medinho:

:funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu tiveres um problema relacionado com impostos recorres ao Tribunal de Família e Menores?

O que o Tribunal da Comarca de Lisboa disse é que não é ali. Agora o Sporting pode (e deve) recorrer para um Tribunal de Instância Superior. Pode ir até ao Supremo ou ao Constitucional mas alguém terá que tomar uma decisão. Para condenar ou absolver.

Se o Sporting não recorrer está a assumir que isto foi apenas uma brincadeira sem sentido só para chatear. Por isso vai recorrer. Tem que recorrer.

Pode-se levar o caso directamente a um tribunal de Instância Superior sem passar pela primeira instância? A minha pergunta era mais qual é o Tribunal competente para este caso. Eu não percebo nada disto, por isso é que pergunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode-se levar o caso directamente a um tribunal de Instância Superior sem passar pela primeira instância? A minha pergunta era mais qual é o Tribunal competente para este caso. Eu não percebo nada disto, por isso é que pergunto.

À primeira instância foi ele agora. O Tribunal de 1ª instância declarou-se incompetente para decidir por isso o clube terá de recorrer a instância superior para fazer andar o processo.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente há um tribunal em Portugal que se considera incompetente!

Compartilhar este post

Link para o post

Se o tribunal considerou-se incompetente pq é o Sporting a ter de pagar os custos? Aviso já que sou completamente leigo em direito. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha perguntar isto, obrigado pelo esclarecimento antecipado. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se o tribunal considerou-se incompetente pq é o Sporting a ter de pagar os custos? Aviso já que sou completamente leigo em direito. :mrgreen:

porque foram eles a entrar com o processo

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é normal? O tribunal demorar este tempo todo (desde Outubro até agora) para dizer que não tem competencia?

E ainda há mais duas ações.

Compartilhar este post

Link para o post

porque foram eles a entrar com o processo

Isto. Claro que, se no final lhes for dada razão serão ressarcidos desses custos.

Mas isso é normal? O tribunal demorar este tempo todo (desde Outubro até agora) para dizer que não tem competencia?

E ainda há mais duas ações.

Em Portugal? Claro que é normal. Ou pensas que as notícias sobre os atrasos e morosidade da justiça portuguesa se relaciona apenas com o Sócrates?

Compartilhar este post

Link para o post

Ora nem mais :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...