Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Quando os militares marchavam nos campos de futebol

Publicações recomendadas

Quando os militares marchavam nos campos de futebol

As equipas do exército, conhecidas como CSKA, eram comuns no bloco de leste. Mas também surgiu uma em Itália.

O futebol pode ser uma autêntica batalha, mas daí a colocar o exército em campo vai um grande passo. Ou talvez não, porque as equipas ligadas às Forças Armadas chegaram a ser algo comum no bloco de leste. E será precisamente contra a mais representativa delas que o Sporting vai jogar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões: o sorteio do play-off colocou o CSKA Moscovo no caminho dos “leões”, ditando um reencontro entre os finalistas da Taça UEFA 2004-05 (que os russos venceram, em pleno Estádio de Alvalade).

CSKA são as iniciais em russo de clube desportivo central do exército. Hoje, o clube moscovita é profissional e já não depende do ministério da defesa (embora este detenha uma participação), mas continua a ser tratado pela alcunha “militares”. Foi sete vezes campeão soviético e, desde a dissolução da União Soviética, conquistou cinco títulos na Liga russa. Ostenta também o feito de ter sido o primeiro clube russo a conquistar um troféu europeu, a tal Taça UEFA ganha em Lisboa.

O CSKA “foi formado para desenvolver modalidades desportivas paramilitares, como por exemplo: atletismo, halterofilismo, futebol, basquetebol, ginástica, boxe, tiro, esqui e hóquei”, pode ler-se na página oficial na Internet do ministério russo da defesa. Qualquer futebolista promissor era alistado no exército para fazer parte da equipa. E, assim como existia o CSKA enquanto equipa do exército, a concorrência estava identificada com outros sectores: o Spartak representava o grupo das organizações sindicais e o Dínamo era o emblema da polícia e dos serviços secretos.

Por influência cultural e política, equipas com os nomes CSKA, Dínamo e Spartak disseminaram-se pelos países do bloco de leste. No caso particulares das equipas do exército, a segunda mais conhecida será o CSKA Sófia, da Bulgária. Foi fundado em 1948, embora as suas origens remontem à década de 1920, quando surgiu uma equipa dos oficiais do exército búlgaro. O Steaua Bucareste também é historicamente conhecido como o clube do exército romeno, embora a separação se tenha dado em 1998. Encontram-se ainda referências ao CSKA Pomir, do Tajiquistão, e ao CSKA Almaty, do Cazaquistão. Em Kiev houve um CSKA com uma história conturbada: esteve ligado às forças armadas até 2001, quando passou para a esfera da administração municipal e mudou de nome para Arsenal Kiev. O clube desapareceu em 2009 mas foi refundado em 2013, novamente como CSKA e agora com estatuto amador.

Mas o mais curioso exemplar de um CSKA é italiano e foi criado em 2010. No dia 22 de Junho, três amigos reuniram-se e fundaram o CSKA Corridonia sobre as bases de uma equipa de futebol que existira anteriormente e disputava o último escalão do futebol italiano. Mas a localidade situada a alguns quilómetros da costa do Adriático não tem qualquer relação com o Exército Vermelho. Porquê a escolha? A explicação está no site do clube: “A sigla CSKA não tem nenhuma razão em particular, é apenas um prefixo para nos distinguir das outras equipas da cidade”, esclarecem. Não contentes, ainda puseram um minotauro no emblema.

Em Portugal não há memória de uma equipa com o tipo de ligação ao exército que os CSKA soviéticos tiveram. O mais parecido foi a selecção militar (pela qual Eusébio chegou a jogar), que conquistou um título de campeã no Mundial militar de futebol em 1958.

Público

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se muita gente sabe mas no outro dia falaram-me de uma história que o Akinfeev nunca saiu da Rússia/CSKA, por ter ligações ao Exército Vermelho.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não sei se muita gente sabe mas no outro dia falaram-me de uma história que o Akinfeev nunca saiu da Rússia/CSKA, por ter ligações ao Exército Vermelho.

Que tipo de ligações?

Já agora, estava a pensar nisso no outro dia, o CSKA é capaz de manter muitos jogadores anos a fio na equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi um amigo meu que me disse que tinha lido num artigo, estou agora à procura no google, se escreverem "Igor Akinfeev Red Army" aparece logo no primeiro post Igor Akinfeev Red Army Captain mas o artigo está em russo. É um video com uma música engraçada mas acho que é só fanmade por o gajo ser o capitão do CSKA.

Vou tentar encontrar já edito o post.

Editado por Pat Riley

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...