Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Nizito

[FM2015] O verdadeiro Tiki-Taka

Publicações recomendadas

Bem, aqui estou eu pela primeira vez apresentando o meu trabalho táctico que para todos vocês é desconhecido.

Eu desenvolvi uma táctica que se aproxima do puro tiki-taka dos tempos de Guardiola no Barcelona, foi criada por mim num save em que assumi o papel de treinador do Sporting, realizei 2 épocas e 1/3 da 3 e os resultados foram muito positivos.

Bem o meu projeto será mostrar a táctica que criei no Sporting agora ao serviço do Barcelona num novo save, para vos conseguir demonstrar o verdadeiro poderio da minha versão tiki-taka.

Só dizer que os troféus que esta táctica alcançaram foram 2 LIGA NOS (em 2 possíveis) 2 Supertaças (em 3 possíveis) 2 Taças CTT(em 2 possíveis) 1 Taça de Portugal (em 2 possíveis) e duas meias-finais da Liga Europa eliminando adversários como o Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Manchester United, Mónaco ... entre muitas equipas de alto nível...

Irei começar o save ainda hoje e postarei fotos do sistema Tactico utilizado.

O link da táctica será disponiblizado no fim da época se os resultados forem os esperados.

Bem vamos la por mãos a obra!! :celebracao:

Editado:16/09/2015 00h:30m

Esquema tactico:

24dltg5.jpg

Este é o desenho da táctica , uma táctica utilizada por muitos, um simples 4x5x1 mas existem muitos segredos que vão ser revelados depois de concluir a pré-epoca e disputar as duas Super-Taças em que estamos inseridos.

Editado por Nizito

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelos resultados, obviamente :handclap:

agora "verdadeiro tiki-taka" ou "puro tiki-taka" num 4231 não estou a ver que tenha sido um esquema alguma vez utilizado pelo Barcelona :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelos resultados, obviamente :handclap:

agora "verdadeiro tiki-taka" ou "puro tiki-taka" num 4231 não estou a ver que tenha sido um esquema alguma vez utilizado pelo Barcelona :mrgreen:

Afinal não era o outro, o verdadeiro tiki taka, este é que é o verdadeiro !!! :roll:

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelos resultados, obviamente :handclap: agora "verdadeiro tiki-taka" ou "puro tiki-taka" num 4231 não estou a ver que tenha sido um esquema alguma vez utilizado pelo Barcelona :mrgreen:

Obrigado :biggrin:

É verdade que este esquema não é o utilizado pelo Barcelona , mas quando eu falei do "verdadeiro tiki-taka" queria só referir-me ao estilo de jogo que o Barcelona utiliza, sempre com muita posse e jogar em espaços e este foi o esquema que mais se aproxima daquilo que eu prentendo. Tal como eu disse que ia começar no Barcelona para vos mostrar a minha versão , que é este 4x5x1 ou 4x2x3x1 como queiram :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :biggrin:

É verdade que este esquema não é o utilizado pelo Barcelona , mas quando eu falei do "verdadeiro tiki-taka" queria só referir-me ao estilo de jogo que o Barcelona utiliza, sempre com muita posse e jogar em espaços e este foi o esquema que mais se aproxima daquilo que eu prentendo. Tal como eu disse que ia começar no Barcelona para vos mostrar a minha versão , que é este 4x5x1 ou 4x2x3x1 como queiram :mrgreen:

Mostra aí as instruções, funções e tarefas dos jogadores que já se fica com uma ideia desse "puro" tiki-taka :)

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui estão as instruções que eu estou a utilizar no Barcelona:

aevec4.jpg

Bem agora passo a explicar o porque de cada instrução.

Manter a posse de bola: Não procuramos futebol direto, queremos ter a bola e progredir no terreno com ela na nossa posse.

Passes mais curtos: Obriga os jogadores a juntar as linhas para entregar a bola a uma curta distância, realizando mais toques e um jogo mais móvel na progressão.

Passar para o espaço:Obriga a movimentações dos jogadores , causando trocas posicionais que criam desequilíbrios na equipa adversária, obriga também o nosso numero 10 a cumprir a sua tarefa.

Levar a bola até á area: É uma instrução que faz com que os jogadores procurem muito o seu espaço, permanecendo pacientes e não forçar as coisas, serve para manter a posse de bola á espera que a oportunidade surja.

Jogar a partir da defesa: O jogo começa a partir da defesa pois se bombearmos a bola não temos garantias que a bola fica no nosso poder, e mais seguro começarmos a contruir desde la de traz.

Cruzamentos lançados (Antecipados): Faz com que os nossos 2 numeros 10 procurem as diagonais e fiquem isolados frente ao guarda-redes adversário.

Explorar o meio: Os meus extemos fazem muitas movimentações interiores o que faz com que tenhamos 5 jogadores na linha média e assim conseguimos criar várias linhas de passe e permite a qualquer jogador tabelar em qualquer zona do terreno de jogo.

Jogar mais fechado: Estreita o espaço de jogo utilizado mais na zona central do terreno de jogo o que reforça aquilo que pretendemos na instrução anterior.

Sobreposições: Serve para os meus laterais poderem envolver no processo ofensivo, os extremos seguram a bola e os laterais aparecendo nas costas conseguem grandes espaços pelos quais utilizamos a instrução anteriormente referida "cruzamentos lançados" e em superioridade numerica e com as diagonais dos numeros 10 conseguimos uma grande quantidade de golos.

Linha defensiva avançada: queremos que a circulação de bola seja no meio campo adversário e ao subir a defesa é isso que acontece.

Deambular posições:Quero que a minha equipa seja bastante movel para criar sempre mais do que uma opçao de ataque .

Pressiona Muito Mais: É algo que eu acho muito importante, queremos recuperar a bola o mais rápido possivel e sermos nos a criar jogo com bola.

Desarme agressivo:Conseguimos recuperar mais fácilmente a bola com uma certa agressividade, ( esta é uma caracteristica que voces podem escolher) pois faz com que a equipa leve alguns cartões amarelos e as vezes pode colocar a equipa a jogar em inferioridade númerica ( eu continuo a jogar assim pois é muito raro um jogador meu ser expulso).

Marcação apertada: Quero que os jogadores estejam o mais proximo possivel do adversario para que nao tenham espaços para progredir e mais uma vez reforço que queremos ter a bola o mais rapido possivel.

Usar linha defensiva: Funciona quando a equipa falha um passe numa zona central e a equipa fica descompensada, com a defesa subida conseguimos para muitos contra-ataques perigosos colocando-os em fora-de-jogo. É um aspeto em que a tactica precisa de evoluir pois defensivamente as vezes ficamos demasiado expostos , e quando a defesa em linha nao funciona as coisas correm mal...

Evitar destribuiçao curta do Guarda redes: faz com que a equipa suba no terreno e seja pressionante logo na primeira fase de construção do adversário.

Muito mais intensidade:utilizo a meio da epoca quando os jogadores aguentam os 90`de alta intensidade pois esta intrução provoca muito desgaste.. no inicio da epoca utilizo a intrução Mais Intensidade.

Ser mais expressivo: Com uma equipa como o Barcelona que tem muitos jogadores evoluidos tecnicamente isto permite que os jogadores causem desiquilibrios atravez da finta, nao aconselho muito em equipas que nao tenham extremos e o medio mais ofensivo com muita tecnica.

Alguns resultados da posse no save do SPORTING, relembrar que a posse não é extremamente superior pois são equipas muito semelhantes e equipas até mais fortes...

mcas0p.jpg

jaflmq.jpg

90n5o5.jpg

107q4oj.jpg

Apesar da derrota uma boa exibição.

Sairão em breve noticias sobre o save do Barcelona e irei postar também as instruções por posição e as intruções individuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Bons resultados :handclap: Vais é afunilar muito o jogo ao sobrecarregar a equipa com o Explorar o Meio, no teu esquema é uma instrução redundante porque 1) Manter a Posse da Bola automaticamente já diz a equipa para explorar o meio (é daqueles automatismos que de ano para a ano a SI insiste em não explicar); e 2) Por teres os médios como organizadores que faz com que os outros jogadores procurem o passe para eles.

Por outro lado, estás a usar dois jogadores que não participam no processo defensivo da equipa que te pode trazer problemas, a somar ao espaço que o organizador móvel cria à sua volta que, em transição defensiva, também pode causar umas surpresas desagradáveis. É uma questão de observares bem os jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo contigo no aspeto defensivo, pois neste save com o Barcelona tenho tido problemas quando realizamos uma transição defensiva, tenho estado a tentar resolver isso agora na pré-epoca , fui buscar um jogador com caracteristicas diferentes e mudei o construtor de jogo recuado para um jogador recuperados de bolas. Noto algumas melhorias , mas ainda muito incompleto para aquilo que pretendo.

Quanto ao jogo pelo meio eu só o utilizo pois peço aos extremos que joguem muito por dentro, os ataques que faço pelas linhas são maioritariamente os laterais em sobreposições aos extremos, e quanto aos medio organizador ele transporta a bola para os flancos pois teem a instrução de conduzir para zonas abertas .. Mas vou testar e ver como corre se mantiver os extremos abertos e atacar pelos flancos com as sobreposições, talvez até haja uma melhoria pois a posse de bola será feita numa espaço superior ao feito até agora, so que tambem acredito que a mobilidade não seja tanta e o futebol praticado seja um pouco mais lento, mais expectante..

Obrigado pela sua opinião , espero melhorar :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai criar-te o mesmo tipo de problemas, pensa nas funções que estás a atribuir ao meio-campo: um Trequartista na posição 10 (não pressiona, não participa no processo defensivo), um organizador móvel (útil pela sua movimentação, procurando espaços, mas também os abre para o adversário explorar, um médio recuperador de bolas que pela sua acção de pressão a todo o campo, abre igualmente espaços que o adversário explora. Quanto aos extremos não estou a ver como lhes pedes que joguem por dentro, dado que não têm nenhuma instrução nesse sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Dei a instrução de pressionar menos ao meu medio recuperador de bolas e finalmente tenho conseguido o equilibrio que consegui ter no save do sporting... tem conseguido ligar bem a linha média à linha defensiva e quanto ao meu organizador móvel (como estamos a maior parte do tempo no meio campo adversario) e eu tenho a intrução de deambular as posições há sempre um jogador a compensar quando ele progride no terreno.

Jogo com os dois extremos a avançados interiores e existe a instrução individual para os extremos que é a de juntar linhas , ou seja pede que o jogador jogue mais na zona central, e que no processo defensivo serve para "dar a linha e fechar ao meio" ..

Compartilhar este post

Link para o post

Impossível teres dado essa instrucção ao médio recuperador de bolas

Tinha testado num amigável jogar com o medio area-a-area, e dei-lhe essa intrução, e quando vim escrever não reparei nisso :facepalm:

Erro meu , desculpem ...

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha testado num amigável jogar com o medio area-a-area, e dei-lhe essa intrução, e quando vim escrever não reparei nisso :facepalm:

Erro meu , desculpem ...

Mas afinal onde é que está o verdadeiro tiki taka ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas afinal onde é que está o verdadeiro tiki taka ?

Só acabei agora a pré-epoca, disputei agora a supertaça europeia e sinceramente fiquei algo descontente pois estava a espera de conseguir controlar o jogo durante os 90` e a verdade é que houve momentos em que o sevilha ainda causou perigo....

5pesr4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Só acabei agora a pré-epoca, disputei agora a supertaça europeia e sinceramente fiquei algo descontente pois estava a espera de conseguir controlar o jogo durante os 90` e a verdade é que houve momentos em que o sevilha ainda causou perigo....

http://i61.tinypic.com/5pesr4.jpg

63% até ver nada de especial

Compartilhar este post

Link para o post

63% até ver nada de especial

Verdade... agora so amanhei voltarei a jogar fm .. depois deixarei mais resultados , vamos ver se melhora ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens meio-campo

Compartilhar este post

Link para o post

Que sugeres para melhorar?

Então mas isto não era suposto ser o verdadeiro tiki-taka ? :biggrin: oh que caneco

Num esquema com apenas dois médios é fundamental que mantenham as posições para dar músculo e presença ao meio-campo, os jogadores à sua volta, sim, é que devem orbitar à sua volta acompanhando as transições ofensivas do adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

primeiro pedes as dicas e depois é que criavas a tatica e este "post" LOL :estrelas: :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas isto não era suposto ser o verdadeiro tiki-taka ? :biggrin: oh que caneco

Num esquema com apenas dois médios é fundamental que mantenham as posições para dar músculo e presença ao meio-campo, os jogadores à sua volta, sim, é que devem orbitar à sua volta acompanhando as transições ofensivas do adversário.

Michael mas ele tem o jogador que ta na posiçao 10 que tambem faz de 3º jogador no meio campo

Compartilhar este post

Link para o post

Michael mas ele tem o jogador que ta na posiçao 10 que tambem faz de 3º jogador no meio campo

Não faz, o jogador da posição 10 é um Trequartista, não tem participação na transição e organização defensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...