Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Desafio Táctico: Jürgen Klopp

Publicações recomendadas

jurgenklopp_zpsywbz3myg.png

Jürgen Klopp é figura de destaque no futebol mundial quer pela sua maneira de abordar as partidas como também pelo seu estilo carismático na sua maneira de estar no futebol, para ele futebol é emoção e vive intensamente cada lance no jogo, é directo e diz o que pensa chegando mesmo a criticar o aborrecimento que é ver jogar as equipas de Josep Guardiola, para Klopp os jogadores têm de jogar até à ultima das suas forças e até ao ultimo lance como se de uma final se tratasse, o futebol tem de ser vivo e intenso e não sereno. O treinador introduziu um sistema ofensivo que levou o B. Dortmund a conquistar duas Bundesliga's e uma Liga dos Campeões Europeus, pressão elevada e um estilo de jogo bastante vertical são características evidentes no seu modelo táctico.

O desafio consiste em recriar o 4231 de Jürgen Klopp ao serviço do Borussia Dortmund com sucesso tentando aproximar ao máximo a sua filosofia de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o fazer, recomendo:

Mentalidade: atacante

Filosofia: altamente estruturada

Alta intensidade

Desarme agressivo

Alta pressão

Alta linha defensiva

Colocar bolas nos flancos

Passe ligeiramente mais direto

Jogar tão compacto quanto possível

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, Gostava de replicar o sistema de jogo do klopp mas n tenho muitas ideias sobre a estratégia de jogo dele, alguém me pode explicar sobre a sua tática?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens no primeiro post as ideias gerais do jogo dele. Basicamente, é jogo vertical, ofensivo e compacto. Para ele, o melhor momento para se recuperar a bola é imediatamente a seguir ao momento em que a perde, por isso tens de pressionar tanto quanto possível. Ele costumava jogar em 4-2-3-1, com pelo menos um destruidor de jogo no meio campo (no FM o melhor será optar por um médio recuperador de bolas) e laterais ofensivos.

Para aplicar o sistema de jogo que ele costuma usar convém teres jogadores com bons índices físicos.

EDIT: Ah, e posso confirmar que de certa forma o estilo de jogo dele encaixa bem no FM 16, tenho assistido a jogos interessantes da minha equipa e ando a jogar num estilo parecido. Nada mau para quem tinha como objetivo neste FM implementar um sistema de posse de bola :lol:

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Tens no primeiro post as ideias gerais do jogo dele. Basicamente, é jogo vertical, ofensivo e compacto. Para ele, o melhor momento para se recuperar a bola é imediatamente a seguir ao momento em que a perde, por isso tens de pressionar tanto quanto possível. Ele costumava jogar em 4-2-3-1, com pelo menos um destruidor de jogo no meio campo (no FM o melhor será optar por um médio recuperador de bolas) e laterais ofensivos.

Para aplicar o sistema de jogo que ele costuma usar convém teres jogadores com bons índices físicos.

EDIT: Ah, e posso confirmar que de certa forma o estilo de jogo dele encaixa bem no FM 16, tenho assistido a jogos interessantes da minha equipa e ando a jogar num estilo parecido. Nada mau para quem tinha como objetivo neste FM implementar um sistema de posse de bola :lol:

tambem tenho usado e ate agora tem corrido muito bem eheh

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez que existe este tópico dedicado ao estilo do Klopp, coloco aqui os problemas com que me tenho deparado. Então é assim: estou a fazer um save no Tirsense, uma equipa um pouco acima da média do CNS. Desde o ínicio da época até ao momento atual (março de 2016) acho que foram poucas as vezes que não fiz absolutamente alteração nenhuma nas táticas, pois havia sempre algo a corrigir. Terminei em 3º na fase regular e agora estou em 1º na fase de despromoção. O plantel é o de origem, contratei um médio mas não costuma jogar.

Os meus problemas atualmente são:

1) Não sinto segurança suficiente na ala esquerda. Cheguei a colocar o Miguelito a posicionar-se mais para dentro no momento defensivo, agora estou a jogar com ele como Ala Completo e curiosamente as coisas até melhoraram, mas continuo a sofrer vários contra-ataques desta zona

2) Os meus médios ficam várias vezes sem opção de passe, apesar da equipa jogar compacta e contar com um triângulo no meio-campo

e 3) Fazem imensas faltas... :mrgreen:

Para além disto, gostaria que me dessem algumas sugestões sobre a forma de jogar do Klopp e se consegui algo próximo ou não, na teoria. Pelo que li, será +/- isto. Se as vossas experiências ao tentar replicar na íntegra a sua forma de jogar fracassaram e encontraram outras soluções, também agradecia que dissessem quais :) Eu, por exemplo, abdiquei do médio recuperador de bolas pela falta de apoio defensiva.

Captura_de_tela_2015_11_09_00_49_50.png

Captura_de_tela_2015_11_09_00_49_58.png

Cumps ;)

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

1) Colocas o CJ com tarefa defensiva

2) Colocas o CJA a apoiar, para estar mais perto dos dois médios, dá largura ao Ala (passas o ala completo para ala para evitar que corte para dentro)

3) Instrução Evitar Carrinhos

Compartilhar este post

Link para o post

Não é muito diferente do meio campo com Gundogan, Bender e Reus, se bem que este último tinha uma tarefa ofensiva.

Em relação à parte do Ataque, eu tenho ali 'Antencipar Cruzamentos' e 'Cruzamentos Baixos' porque não estou interessado em procurar sobreposições (isso é mais para equipas que jogam em posse de bola) nem quero remates sem nexo, mas se recuar esse trio do meio-campo provavelmente vou correr o risco de cruzar inutilmente, não?

EDIT: Pus o meu Avançado Interior a encurtar linhas e gostei muito do que vi, mesmo em tarefa de apoio :) Na globalidade, o meu meio campo esteve bem, embora o construtor de jogo recuado tivesse um pouco apagado, pode não ter nada a ver claro.

EDIT2: Resolvi o problema do CJR, acho eu. Pedi para fazer passes mais curtos (que, ainda assim, são 11/20 na escala antiga).

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

tambem ando a fazer uma tactica a klopp contra ataque e posse de bola no meio campo adversario eheh tou a gostar muito ate ver :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Após alguma pesquisa tentei criar uma tática que se aproximasse o mais possível da filosofia de Jürgen Klopp:

jkhqhh.png

Instruções a equipa:

2q3rjw8.png

Instruções sobre adversário:

sno3yb.png

No entanto acho que a tática ainda não está como eu quero, ou seja é verdade que não sofro muitos golos mas também não marco muitos e tenho muito poucas oportunidades de golo por jogo, a maior parte das vezes venço apenas po 1-0 :confuso:

Alguma sugestão?? Ajuda???

Desde já o meu obrigado,

Editado por satbr

Compartilhar este post

Link para o post

Todo o teu lado direito está muito desequilibrado, usas um lateral que funciona basicamente como um extremo, o médio desse lado é um recuperador de bolas que vai abrir espaço porque a prioridade dele é recuperar a bola, por isso precisas de um médio que compense a propensão ofensiva do lateral como um mc (d). No ataque precisas de uma tarefa de apoio, ou mudas a tarefa do AvR ou usas um Falso 9, ambos vão baixar mais para arrastar os centrais e abrir espaços para os AInt.

Manter a Posse de Bola não é algo que faça parte das opções do Klopp, o importante é colocar a bola rapidamente no ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

O comprimento das equipas do Klopp é precisamente o oposto. Jogam muito compactos.

Compartilhar este post

Link para o post

Destaca bem a linha de aproximação do Klopp e do Guardiola no que respeita à transição defensiva da equipa: recuperação o mais rápida possível na transição ofensiva do adversário. Se não for possível, os extremos baixam e integram a organização defensiva. Tendo este aspecto em atenção, em termos de FM se prentendemos uma resposta mais fiel dos jogadores, o esquema táctico tem que ser construído com base na organização defensiva que pretendemos, pois é isto mesmo que é retractado. As funções e as tarefas dos jogadores dão a dinâmica do 4231.

Compartilhar este post

Link para o post

Destaca bem a linha de aproximação do Klopp e do Guardiola no que respeita à transição defensiva da equipa: recuperação o mais rápida possível na transição ofensiva do adversário. Se não for possível, os extremos baixam e integram a organização defensiva. Tendo este aspecto em atenção, em termos de FM se prentendemos uma resposta mais fiel dos jogadores, o esquema táctico tem que ser construído com base na organização defensiva que pretendemos, pois é isto mesmo que é retractado. As funções e as tarefas dos jogadores dão a dinâmica do 4231.

Sendo assim não é preciso ter uma formação de 4-2-3-1, o que interessa é que a dinâmica faça um 4-2-3-1, é mesmo isso que eu tenho andado a trabalhar xD

EDIT: Obrigado pela fonte mica, ajuda imenso :happy:

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim não é preciso ter uma formação de 4-2-3-1, o que interessa é que a dinâmica faça um 4-2-3-1, é mesmo isso que eu tenho andado a trabalhar xD

EDIT: Obrigado pela fonte mica, ajuda imenso :happy:

É daqueles pormenores que frequentemente é esquecido ou, possivelmente, desconhecido. O esquema táctico é sempre referente à organização defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, até podes jogar em 4-3-3 que vai dar ao mesmo. Nesse caso eu recomendaria o uso de um falso 9/avançado recuado e pelo menos um avançado interior. Do lado do avançado interior convém ter alguém que ofereça uma solução para cruzamentos, neste caso um ala ofensivo (pensa no Layun).

Para mim existem estes princípios fundamentais: bloco alto e compacto, alta intensidade de jogo e pressionar adversário. A partir daqui, cada um trabalha o modelo que prefere.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, até podes jogar em 4-3-3 que vai dar ao mesmo. Nesse caso eu recomendaria o uso de um falso 9/avançado recuado e pelo menos um avançado interior. Do lado do avançado interior convém ter alguém que ofereça uma solução para cruzamentos, neste caso um ala ofensivo (pensa no Layun).

Para mim existem estes princípios fundamentais: bloco alto e compacto, alta intensidade de jogo e pressionar adversário. A partir daqui, cada um trabalha o modelo que prefere.

Mica podes colocar screensave das tuas instruções à equipa e sobre o adversário?

Individuais tens algumas?

sff

Obrigado

Editado por satbr

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que faça sentido eu colocar isso porque troco bastantes vezes ao longo da época.

Basta colocares o 4-2-3-1 tradicional, mentalidade atacante, filosofia estruturada, temporização ao máximo, pressão ao máximo, comprimento no mínimo, jogar a partir da defesa e depois é colocar os papéis que mais se adequam aos teus jogadores.

Também coloco "ser mais expressivo" nas instruções de equipa, btw :)

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento ando num 4-4-1-1 que se desdobra num 4-2-3-1(claro) não me ando a safar mal mas curiosamente o meu médio esquerdo remata quase do meio campo n é normal xD No próximo jogo irei pôr a instrução rematar menos a ver se aquilo melhora

Compartilhar este post

Link para o post

interessante principalmente a parte do treino, bem jogado Mica :compinchas:

edit: agora é que vai ser é que eu andava exactamente com um problema na parte dos injuries eheh

edit: enganei-me traduzi mal o meu problema é com os amarelos e expulsoes mas nao deixa de ser a mesma um artigo interessante

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Para o fazer, recomendo:

Mentalidade: atacante

Filosofia: altamente estruturada

Alta intensidade

Desarme agressivo

Alta pressão

Alta linha defensiva

Colocar bolas nos flancos

Passe ligeiramente mais direto

Jogar tão compacto quanto possível

Acrescentaria apenas usar os extremos como avançados interiores ou CJA's.

Já agora, qual o porquê da filosofia ser Altamente Estruturada? Eu até pensava que tinha que ser o oposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescentaria apenas usar os extremos como avançados interiores ou CJA's.

Já agora, qual o porquê da filosofia ser Altamente Estruturada? Eu até pensava que tinha que ser o oposto.

tem a ver com a crestividade, com menos creatividade os jogadores ficam mais focados e pressionam mais atacam mais a bola, e se os jogadores mais recuado tiverem funçoes para atacar, o sistema acaba a mesma por ficar fluido

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...