Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Takumi Fujiwara

[Hardware] Problema disco externo

Publicações recomendadas

O meu disco externo caiu abaixo da cama, é um WD My Passport 0740.

Depois disso liguei ao computador e não aparece nos discos.

O computador dá sinal que algo foi ligado, o disco aparece no gestor de dispositivos com o nome correcto, já o desinstalei e conseguiu instalar quando o liguei mas não aparece nos discos... Assim que o ligo fica a fazer um som padronizado, parece que fica encravado até que uns minutos depois pára.

Provavelmente foi-se, mas gostava de saber se há maneira de recuperar alguma coisa.

Instalei o EasyUs e nem aparece lá...

Toda a minha "vida" digital está neste disco...

Compartilhar este post

Link para o post

Já me aconteceu embora no caso do meu disco não saber o que lhe aconteceu visto nunca ter caído nem nada que se pareça. Apenas num dia estava a funcionar normalmente e no dia seguinte quando fui utilizar novamente não conseguia aceder ao mesmo embora este desse sinais de vida no windows. Na altura disseram-me para tentar aceder ao mesmo noutro SO que não fosse Windows e ver se conseguia aceder ao mesmo. No meu caso não resultou e tudo o que tinha lá foi à vida. Algumas coisas consegui obter novamente mas a maior parte nunca mais. Mas tenta se tiveres a possibilidade. Não perdes nada. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Toda a minha "vida" digital está neste disco...

Sei que talvez não seja o melhor momento para fazer a observação, mas como tu próprio já deverás ter concluído, não é nada boa ideia "confiar" em demasia num componente deste tipo, com um tempo de vida tão curto e tão sujeito a falhas...

Relativamente ao disco, pelo que descreves, parece mesmo ter "entregue a alma ao criador". A recuperação de dados pode ficar cara, porque tens de contratar serviço especializado. Mas se é como tu dizes e tens lá mesmo informação vital, provavelmente valerá a pena...

(...) Na altura disseram-me para tentar aceder ao mesmo noutro SO que não fosse Windows e ver se conseguia aceder ao mesmo. (...)

Sim, foi uma boa dica porque tipicamente os discos entram num modo de "segurança" que faz com que apesar de o Windows poder não o reconhecer e mapear corretamente, noutros sistemas operativos podes ter acesso aos dados, mesmo que com uma velocidade de acesso bastante reduzida.

Com esta técnica já consegui uma vez recuperar dados de um disco externo da Western Digital, de 500 GB, dos quais consegui recuperar quase tudo. Demorou foi praticamente 5 dias a copiar todos os dados para outro disco (a velocidade de acesso foi super lenta). Mas isso foi um mal menor...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que tenha nenhum documento vital lá, mas por exemplo, queria formatar o PC (por isso é que estava a usar o disco) e tenho lá os softwares todos para logo que o PC esteja formatado instalar logo tudo de rajada.

Enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Se ouves um barulho estranho da agulha é muito mau sinal, eu infelizmente já tive alguns problemas com discos e há soluções menos ortodoxas que já resultaram parcialmente comigo, a primeira das quais voltar a bater com o disco, sim, parece estúpido, mas em caso de desespero tenta-se tudo e já me aconteceu como que 'desencravar' um disco assim.

Outra solução, igualmente inverosímil, é colocar o disco no congelador umas horas antes de o tentar recuperar com o gparted em Linux. Não, não estou a gozar.

Compartilhar este post

Link para o post

mais vale deixar as coisas numa cloud (se bem que...)ou num SSD. Se bem que os preços dos SSDs...

mas em 1/2 anos já vão estar a preços melhores.

experimenta em Linux. gparted.

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega do meu pai disse-me pra lhe levar que vai experimentar outra "caixa" seja lá o que isso for... Vamos lá ver, pelo menos desmontei o disco todo sem grande problema

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa onde o disco em si está inserido. Mas pelo barulho que disses-te que faz, não estejas muito confiante porque isso não é da ligação mas sim da agulha. Mas visto que dizes que desmontas-te o disco. Por acaso não reparas-te se está riscado?

Desmontaste o disco? :lol:

Calma, pode ter sido retira-lo da caixa apenas. Se foi isso não lhe fez mal nenhum. Já se realmente o desmontou todo e andou a mexer na agulha o caso muda de figura.

Editado por laruncho

Compartilhar este post

Link para o post

Sim apenas retirei as protecções e fiquei com o disco em si mais a placa electrónica à vista.

O homem diz que caso seja da cabeça ou coisa do género que se pode resolver por 10 ou 15€...

Não estou confiante mas não tenho nada a perder

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega do meu pai disse-me pra lhe levar que vai experimentar outra "caixa" seja lá o que isso for... Vamos lá ver, pelo menos desmontei o disco todo sem grande problema

Sim, também existe a hipótese de ter sido o controlador a ir à vida e não o disco em si, mas pelo barulho que referes que o disco faz, não me parece que seja o caso...

Compartilhar este post

Link para o post

isso de nada serve.

não sei se dá para desmontar ainda mais. Mas é como o Silvares diz, pelo barulho que é, duvido que seja do controlador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...