Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
100king20

[FM2016] Rui Vitoria - Benfica 2015/2016

Publicações recomendadas

Boas pessoal, estou a tentar emular o sistema do Rui Vitoria no Benfica 2015/2016.

Tenho algumas ideias, mas também tenho algumas dúvidas...

Antes de partilhar com vocês a minha ideia de jogo, gostaria de saber, se alguém já o tentou fazer e se resultou?

Fico a aguardar resposta, e mais tarde partilho e tento explicar a minha ideia...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, estou a tentar emular o sistema do Rui Vitoria no Benfica 2015/2016.

Tenho algumas ideias, mas também tenho algumas dúvidas...

Antes de partilhar com vocês a minha ideia de jogo, gostaria de saber, se alguém já o tentou fazer e se resultou?

Fico a aguardar resposta, e mais tarde partilho e tento explicar a minha ideia...

Abraço

O melhor é mesmo colocares as imagens do que já tens feito e exemplos dos problemas que tens detectado para melhor ajudarmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal

Esta foi a primeira que fiz, e até tive bons resultados, mas não está perto de aquilo que tenho como objectivo..

CYZbqx4.png

AtVJ8f5.png

Por isso estou a pensar fazer outra nova, com os defesas alas a subirem mais, e os medios alas e entrarem mais para dentro apoiando o meio campo, e samaris a ficar mais atrás, como medio recuperador de bolas...

-Pressão alta

-Atacar

- Fluída

-Passe Curto

-Deambular das posições

-Sem extremos(fechar linhas)

-Jogar a partir da defesa

Na parte mais atacante é onde sinto mais dificuldades...

Agradeço o feedback positivo, Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogo FM mas posso contribuir com a minha leitura do jogo.

Laterais não contribuem no momento ofensivo, nem fecham por dentro no lado oposto do jogo.

Jogo directo e pausado.

Os alas assumem-se como falsos-extremos, procurando o jogo interior.

O Jonas assume-se com falso-9, jogando de trás para a frente do jogo, indo buscar jogo e oferecendo linhas de passe, seja na ala ou actuando como terceiro médio.

Mitroglou é a referência ofensiva da equipa, procurando fixar os adversários e abrir brechas para o Jonas e Pizzi capitalizarem. Também procura ganhar a frente em diversos lances.

A pressão é no próprio meio-campo, a reacção à perda da bola nem se pode considerar existente pois não é de todo eficiente.

Jogo de contra-ataque, com transições ofensivas de qualidade, por vezes ineficientes por falhas de execução ou decisão dos jogadores.

Por último e mais importante: Fejsa.

Compartilhar este post

Link para o post

Laterais não contribuem no momento ofensivo, nem fecham por dentro no lado oposto do jogo.

Jogo directo e pausado.

O Jonas assume-se com falso-9, jogando de trás para a frente do jogo, indo buscar jogo e oferecendo linhas de passe, seja na ala ou actuando como terceiro médio.

Mitroglou é a referência ofensiva da equipa, procurando fixar os adversários e abrir brechas para o Jonas e Pizzi capitalizarem. Também procura ganhar a frente em diversos lances.

A pressão é no próprio meio-campo, a reacção à perda da bola nem se pode considerar existente pois não é de todo eficiente.

Jogo de contra-ataque, com transições ofensivas de qualidade, por vezes ineficientes por falhas de execução ou decisão dos jogadores.

Então, não devo utilizar o passe curto??

Nem mandar subir os laterais??

Obrigado desde já :)

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade da equipa é de jogo directo. Exceção feita para o Pizzi e Jonas, indicações individuais para segurar a bola e procurar os passes de risco e remates de longe.

O renato e nico com indicação individual para correr com bola. não sei se essas indicações ainda existem.

os laterais não fazem as ditas sobreposições seja por imposições ou até mesmo por não o conseguirem, estilo eliseu e almeida. não sei se nestes fm's modernos ainda dá para fazer mas mete os laterais para cruzarem frequentemente, com mentalidade defensiva.

vê se dá e depois diz como corre, que agora fiquei curioso :)

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade da equipa é de jogo directo. Exceção feita para o Pizzi e Jonas, indicações individuais para segurar a bola e procurar os passes de risco e remates de longe.

O renato e nico com indicação individual para correr com bola. não sei se essas indicações ainda existem.

os laterais não fazem as ditas sobreposições seja por imposições ou até mesmo por não o conseguirem, estilo eliseu e almeida. não sei se nestes fm's modernos ainda dá para fazer mas mete os laterais para cruzarem frequentemente, com mentalidade defensiva.

Vou experimentar e já digo algo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Fejsa no primeiro momento de transição defesa ataque atua como 3º defesa, Jardel e Lindelof encostam nas alas com Eliseu e AA a subirem ainda mais na ala. Transição faz-se sempre em posse e com bola a circular de um lado ao outro se necessário de maneira a quebrar a primeira linha de pressão do opentente. Passada essa linha de pressão a distribuição é mista pois tanto pode sair a jogar o Renato, como pode ser um dos extremos, Gaitan ou Pizzi, ou mesmo Jonas a criar espaços para receber a bola vindo de trás.

Mitroglou como jogador alvo, onde vai cortando as linhas de passe quando o oponente tem bola. Jonas idem. Gaitan e Pizzi recuam algumas vezes para dar apoio aos laterais.

Posto isto, discordo um pouco que o futebol do Benfica seja de contra ataque... Aliàs, penso que existem duas formas distintas... Uma para equipas dificeis onde se aplica a norma do contra ataque... Aka jogo com Zenit, Sporting ou Porto, sempre fora de casa... Outra em casa onde se opta pelo controlo, liberdade criativa e várias movimentações de Gaitan, Pizzi e Jonas no ultimo terço

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira coisa que tens que perceber é que o esquema táctico é SEMPRE referente ao posicionamento da equipa na fase de organização defensiva, isto é, é a forma como a equipa se posiciona quando defende. A segunda coisa que tens que perceber é que a forma como a equipa ataca é determinada pelas funções e tarefas dos jogadores, aos quais se juntam as instruções à equipa. Por fim, é preciso ainda compreender que cada Mentalidade estabelece um conjunto de automatismos a nível das instruções, assim como ao nível do passe.

No que respeita ao Benfica do RV, alterna entre um 442 clássico e um 4132, com um trinco à frente da defesa e um médio à frente com capacidade funcionar como apoio aos avançados mas contribuir também para o processo defensivo, logo o que mais se adequa será um Box-to-Box. Os extremos jogam nas posições MR / ML, não são extremos clássicos de ir à linha e cruzar. Na frente, um avançado mais posicional (PL fixo, PL, Jogador Alvo) e um avançado com mobilidade para criar espaços e aparecer na zona de finalização (AvR / AC )

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com o que leio dos grandes entendedores de futebol daqui, basta meteres os 11 jogadores em campo e esperares que a sorte te faça ganhar o jogo.

Grandes cumprimentos.

#somosportoJP

:lol: :prayer:

Bom topico, by the way

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pelas dicas que deram e pelas ideias!

Estou a achar um desafio difícil pois há sempre algo que falha...

Mas com as vossas dicas espero conseguir :)

Abraço, e vou actualizando com novidades ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a achar um desafio difícil pois há sempre algo que falha...

Não te preocupes, é sinal de que estás a conseguir replicar o original. Desde que o Jonas e o Gaitan vão resolvendo é o que importa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pessoal... :)

Com a informações que consegui retirar das vossas dicas, ficou mais ou menos este plano táctico:

Na defesa acho que é o normal, nada de mais...

Meio campo:

- Fejsa mais recuado como medio recuperador de bolas

-Renato como box to box

Alas: (aqui foi onde tive mais dificuldades) pois não sei qual será o mais correcto. Se é Medio Ala ou Organizador aberto... Pois por um lado o médio ala vem ajudar mais na defesa, mas o organizador aberto corta para dentro a atacar... Aguardo uma resposta vossa :)

Na frente: O mais correcto é meter o mitroglu como avançado fixo que é basicamente o que ele faz... E o jonas como avançado mais recuado.

Ainda não mexi na mentalidade, formação da equipa e nas instruções...

Quero debater a estrutura a nvl tático primeiro, para depois partir para o resto.

Aguardo um feedback positivo, como tenho vindo a ter!

Resto de bom fim-de-semana

Abraços ;)

VDZGFoo.png

Compartilhar este post

Link para o post

A posição 6 nunca pode ser de um recuperador de bolas, principalmente com um BtB à sua frente. Tens que considerar o que estás a pedir ao jogador quando lhe atribuis uma função e uma tarefa e como estas se enquadram na mentalidade e formação de equipa (fluidez), isto é ,um MRB tem como prioridade a pressão e a recuperação rápida da bola, o que significa que abre espaços e deixa também a equipa vulnerável, portanto ou este espaço é compensado por outro jogador ou vais ter problemas. Depois, um BtB também não é um médio posicional, pelo contrário. Tudo junto tens um meio-campo apenas com dois jogadores e nenhum deles assegura a sua posição. O BtB será o que mais se adequa ao que pretendes, se bem que um MC em apoio também é uma boa opção e garante mais presença ao meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo directo e pausado.

estou de acordo com tudo mas com a parte dos laterais, embora nao subam em simultaneo, mas ha sempre um que sobe e o outro fica, dependendo do flanco em que o extremo faz o jogo mais interior e da assim o corredor lateral ao lateral para subir

ja nao da para se escolher a mentalidade individual dos jogadores em detrimento da estrategia sem afectuar as suas instruçoes

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Fejsa no primeiro momento de transição defesa ataque atua como 3º defesa, Jardel e Lindelof encostam nas alas com Eliseu e AA a subirem ainda mais na ala. Transição faz-se sempre em posse e com bola a circular de um lado ao outro se necessário de maneira a quebrar a primeira linha de pressão do opentente. Passada essa linha de pressão a distribuição é mista pois tanto pode sair a jogar o Renato, como pode ser um dos extremos, Gaitan ou Pizzi, ou mesmo Jonas a criar espaços para receber a bola vindo de trás.

Mitroglou como jogador alvo, onde vai cortando as linhas de passe quando o oponente tem bola. Jonas idem. Gaitan e Pizzi recuam algumas vezes para dar apoio aos laterais.

Posto isto, discordo um pouco que o futebol do Benfica seja de contra ataque... Aliàs, penso que existem duas formas distintas... Uma para equipas dificeis onde se aplica a norma do contra ataque... Aka jogo com Zenit, Sporting ou Porto, sempre fora de casa... Outra em casa onde se opta pelo controlo, liberdade criativa e várias movimentações de Gaitan, Pizzi e Jonas no ultimo terço

e nao é de todo, apenas sai na transiçao pq os avançados ajudam na transiçao defensiva e quando se recupera a bola a equipa esta muitas vezes no seu meio campo defensivo e tem muito espaço para explorar nas costas da defesa e dai sair frequentemente a transiçao rapida em contra ataque, mas a identidade da equipa nao passa so por ai, passar por trocar a bola flanqueando de um lado para o outro para encontrar o espaço, sendo que quando a bola cai no Renato isso acaba pq ele tem aquela cena do futebol de rua, de pegar na bola e levar a bola e a equipa para o ataque, havendo espaço ou nao ele vai e fura, eu diria que o modelo de jogo é mais controlar mas com passe misto digamos assim, com linhas bem abertas basculando o jogo de um flanco para o outro

Boa tarde pessoal... :)

Com a informações que consegui retirar das vossas dicas, ficou mais ou menos este plano táctico:

Na defesa acho que é o normal, nada de mais...

Meio campo:

- Fejsa mais recuado como medio recuperador de bolas

-Renato como box to box

Alas: (aqui foi onde tive mais dificuldades) pois não sei qual será o mais correcto. Se é Medio Ala ou Organizador aberto... Pois por um lado o médio ala vem ajudar mais na defesa, mas o organizador aberto corta para dentro a atacar... Aguardo uma resposta vossa :)

Na frente: O mais correcto é meter o mitroglu como avançado fixo que é basicamente o que ele faz... E o jonas como avançado mais recuado.

Ainda não mexi na mentalidade, formação da equipa e nas instruções...

Quero debater a estrutura a nvl tático primeiro, para depois partir para o resto.

Aguardo um feedback positivo, como tenho vindo a ter!

Resto de bom fim-de-semana

Abraços ;)

ai tambem concordo que nao é facil decidir, sendo que o organizador aberto faz mais jogo interior mas por outro lado nao corre tanto com bola e cruza tanto como se quer, é como questao de testares, mas organizador aberto com movimentos preferidos ir a linha cruzar e correr frequentemente com a bola era o ideal

Compartilhar este post

Link para o post

O Médio Ala também pode cortar para dentro e atacar, tal como o Organizador Aberto. È o habitual conceito universalidade vs especialidade. Neste caso, o que acontece ao usar o Médio Ala é a equipa não procurar o passe para os flancos, dado não estar lá o organizador do jogo, mas em termos de comportamento do jogador pode ter um comportamento idêntico.

Compartilhar este post

Link para o post

O Médio Ala também pode cortar para dentro e atacar, tal como o Organizador Aberto. È o habitual conceito universalidade vs especialidade. Neste caso, o que acontece ao usar o Médio Ala é a equipa não procurar o passe para os flancos, dado não estar lá o organizador do jogo, mas em termos de comportamento do jogador pode ter um comportamento idêntico.

correcto mas pelo que ja vi o organizador aberto aparece muito mais vezes dentro do que o medio ala, mesmo tendo a opçao encurtar a linhas o medio ala tende muito a jogar pelas alas, ja o organizador aberto actua quase como um terceiro medio centro

Compartilhar este post

Link para o post

correcto mas pelo que ja vi o organizador aberto aparece muito mais vezes dentro do que o medio ala, mesmo tendo a opçao encurtar a linhas o medio ala tende muito a jogar pelas alas, ja o organizador aberto actua quase como um terceiro medio centro

Verdade! E o que se vê no Benfica é isso mesmo, dependendo dos jogos está mais à frente ou mais a trás... Certo?

O que também depende, pois por norma, quando o pizzi está no centro, o gaitan está na linha, ou às vezes estão os dois no meio... Penso é que raramente estão os dois na linha, o que tiro à partida que jogam muito fechado, certo??

Editado por 100king20

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade! E o que se vê no Benfica é isso mesmo, dependendo dos jogos está mais à frente ou mais a trás... Certo?

O que também depende, pois por norma, quando o pizzi está no centro, o gaitan está na linha, ou às vezes estão os dois no meio... Penso é que raramente estão os dois na linha, o que tiro à partida que jogam muito fechado, certo??

são dinâmicas nunca é sempre igual, não é fácil recriar isso, talvez com deambular da posiçao e mais expressivo, jogar muito fechado não concordo, ate jogam bem aberto, movem-se é muito da posição tanto para virem buscar jogo como para zonas mais interiores

Compartilhar este post

Link para o post

são dinâmicas nunca é sempre igual, não é fácil recriar isso, talvez com deambular da posiçao e mais expressivo, jogar muito fechado não concordo, ate jogam bem aberto, movem-se é muito da posição tanto para virem buscar jogo como para zonas mais interiores

À Noite vou tentar explicar a minha ideia do jogo fechado, o que pode estar errada :)

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Que grande noitada :mrgreen: Btw, o benfica mantém mais ou menos o mesmo futebol nesta pre epoca certo?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...