Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
challenger

Édi Moderno: os sonhos desfeitos do campeão mundial de biatle

Publicações recomendadas

Édi Moderno: os sonhos desfeitos do campeão mundial de biatle

Sem contar com qualquer tipo de apoio, o campeão mundial de biatle foi forçado a abandonar a competição com apenas 20 anos. De “cabeça erguida”, ganha a vida como aprendiz de soldador.

Fez na passada terça-feira um ano. Não foi há tanto tempo assim, mas a vida de Édi Moderno mudou radicalmente nestes 365 dias. Naquele domingo soalheiro de final de Verão em Batumi, capital da Geórgia, o atleta do Bairro dos Anjos escreveu uma mais uma página histórica do desporto nacional.

O miúdo de Ilha de Baixo, Pombal, sagrou-se campeão do Mundo de juniores em biatle. Festejou, muito, mas a ressaca teve algo de diferente do que normalmente acontece a quem é, pura e simplesmente, o melhor.

Édi não teve direito a primeiras páginas nos jornais nacionais, nem foi galardoado pelo Presidente da República. Mas o problema não está aí. Numa altura em que concluiu os estudos e precisava de entrar no mundo do trabalho, não recebeu

qualquer tipo de ajuda para poder continuar a praticar a modalidade em que era rei. E um ano depois de ter subido ao céu fomos encontrar o jovem de 20 anos a trabalhar como aprendiz de soldador numa empresa – PJM Construções Metálicas – localizada na zona industrial da Guia. O desporto? Não são mais do que (boas) recordações.

“Quando me sagrei campeão mundial de juniores estava à espera que alguém viesse ter comigo para me apoiar. Como não aconteceu, comecei a procurar patrocínios, só que recebi sempre respostas negativas”, desabafou Édi Moderno.

O desespero levou-o inclusivamente a tentar contactar Cristina Ferreira, do Você na TV. “Estavam a falar do Cristiano Ronaldo, que era o melhor do Mundo, mas tinha sofrido muito e abdicado de muitas coisas e tentei falar do meu caso, mas não obtive qualquer resposta.”

Estava decidido. Ia continuar à procura de apoios, mas se até ao final de 2015 não encontrasse uma luz ao fundo do túnel, na primeira segunda-feira do novo ano iria começar à procura de emprego.

Já sabemos o que aconteceu e o biatle, uma variante do pentatlo moderno que junta corrida e natação, passou a não ter lugar na vida do rapaz. Édi recorda os dias difíceis que teve de atravessar.

“Chorei algumas vezes na cama. Senti que não era justo, custou-me bastante e passei alguns dias mal.” Sabia, contudo, que não podia continuar a sobrecarregar o pai, padeiro, e a mãe, que trabalha numa fábrica de paletes.

“Sempre me apoiaram em tudo e disseram para não desistir, mas sentia-me mal em estar em casa e só dar despesa.”

Jornal de Leiria

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

Biatle é biatlo?

Biatle é uma prova que envolve duas secções de corrida e uma de natação. Corrida-Natação-Corrida.

Biatlo é uma prova de esqui+tiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Biatle é uma prova que envolve duas secções de corrida e uma de natação. Corrida-Natação-Corrida.

Biatlo é uma prova de esqui+tiro.

Bem estava a estranhar termos um campeão mundial de biatlo.

Compartilhar este post

Link para o post

Como foi possível ninguém pegar no moço, que triste. Ainda para mais, Leiria têm uma das melhores equipas de atletismo nacionais, como foi possível não pegarem nele.

20 anos, ainda vai muito a tempo de fazer coisas engraçadas, toda a sorte do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...