Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
a.lopes

[Ajuda] Net a ir abaixo

Publicações recomendadas

Boas Pessoal,

Preciso de uma opinião, desde há umas semanas para cá que tenho tido perdas de internet por tempo inferior a 30 segundos várias vezes por dia e isso é chato pa crl.

Eu trabalho remoto a partir de casa e muitas vezes durante o dia a internet falha por esse tempo que indiquei em cima e lá se vai o VPN co crl, mas com isto até consigo viver, mas o que me dá mesmo rage é quando estou no Fifa Online e a net vai abaixo...

O meu modem(fornecido pela operadora) é um Cisco EPC3008 e o router (comprado por mim) é um Asus RT-N12+.

Eu tenho os dois praticamente à minha frente e quando a net falha eu reparo que as luzes do modem vão abaixo e iniciam (daí os tal 30 segundos). Penso que a única luz que fica ligada é da cima que é referente ao POWER (mas não ponho de parte que ela se pode desligar também e ligar rapidamente e eu não me aperceber de tal coisa).

Olhando para os logs do Router eu vejo que:

Oct 19 17:29:52 WAN Connection: DNS probe failed (0/2)

Oct 19 17:29:59 WAN Connection: DNS probe failed (1/2)

Oct 19 17:30:06 WAN Connection: DNS probe failed (2/2)

Oct 19 17:30:09 kernel: RT305x_ESW: Link Status Changed

Oct 19 17:30:11 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 19 17:30:11 stop_nat_rules: apply the redirect_rules!

Oct 19 17:30:14 kernel: ACT - SendBSS2040CoexistMgmtAction(BSSCoexist2040=0x4)

Oct 19 17:30:22 kernel: RT305x_ESW: Link Status Changed

Oct 19 17:30:26 WAN Connection: DNS probe succeeded (3/2)

Oct 19 17:30:26 WAN Connection: WAN was restored.

Oct 19 17:30:26 start_nat_rules: apply the nat_rules(/tmp/nat_rules_vlan2_vlan2)!

Eu não sei bem o que fazer com aquele DNS probe failed, será que isso que causa o meu modem ir abaixo? Mas é um pouco estranho já que é o Router que se queixa...será que ele consegue mandar o WAN link abaixo? lol

O meu Router até há umas horas atrás estava up and running por mais de uma semana, mas mesmo depois de ter desligado tudo por 1 minuto tive a falha que meti em cima.

O Router também grava os system logs religiosamente desde Agosto(mais ou menos altura em que comprei o dispositivo) e vejam bem a quantidade de Ethernet link down que tive desde esse dia:

Aug 1 02:00:32 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 14 17:55:34 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 15 13:20:01 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 17 16:02:53 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 17 16:04:53 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 17 19:22:52 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 17 19:24:23 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 17 21:28:30 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 18 19:34:40 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 18 22:03:56 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 18 23:26:32 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 18 23:51:49 WAN Connection: Ethernet link down.

A partir de 14 de Outubro tem sido um festival, o que terá mudado?

A única coisa que instalei desde esse dia foi precisamente o FIfa...mas não vejo qualquer relação com o sucedido.

Firmware Version:3.0.0.4.380_5819 do Router.

Reparar também que essa não é a versão mais recente...mas sempre que tento fazer upgrade tanto manual como automatico levo com esta mensagem de erro.

Firmware upgrade unsuccessful. This may result from incorrect image or error transmission. Please check the version of firmware and try again.

Outra coisa que soa mal quando entro na página do Router é isto:

hIZGmZe.png

Mas não percebo o que quer dizer nem tão pouco como arranjar.

Olhando agora para o Modem:

Current Software Revision: e3000-c1000r5593-160215c

Firmware Name: e3000-c1000r5593-160215c.bin

Firmware Build Time: Feb 15 14:16:10 2016

O Modem é da responsabilidade da operadora e quando lhes liguei para tentar com que me ajudassem no troubleshooting eles disseram-me que do lado deles não veêm qualquer falha, ainda assim consegui convence-los a virem cá para substituir o Modem.

Quando logo na página do Modem isto é o que consigo ver:

bl3SyXj.png

Sinceramente percebo muito pouco do que está aí.

Outra informação:

Download Speed: 25mb

Upload: 3mb

Número de dispositivos ligados ao Router: 1 por cabo (android box) e por wireless temos:2 computadores e por vezes 2 telemóveis.

ISP: Toya (PL)

Alguém tem ideias? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Update:

Finalmente consegui fazer upgrade do firmware do Router, tive este tempo todo a aplicar um update do Asus RT-N12+ com diferente HW Revision em relação ao meu router...por acaso notei por sorte que tinha a caixa do Router e lá tinha isso especificado...já que na consola não tem nada lol

Com este upgrade este erro desapareceu:

https://i.imgur.com/hIZGmZe.png

Vou agora jogar um Fifa a ver se resolve

Compartilhar este post

Link para o post

No idea, mas redes é uma m*rda :mrgreen:

Tenho ideia que o Mica e o Red se desenrascam nisso. Manda mp para eles passarem aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou tentar isso...entretanto como disse actualizei o firmware do router, as mensagens de erro desapareceram mas o problema continua por cá ..

Oct 20 16:44:05 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 21 09:33:30 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 22 19:00:57 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 23 20:51:18 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 24 13:57:32 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 24 16:42:36 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 24 17:55:07 WAN Connection: Ethernet link down.

Agora já não mostra nada sobre o dns probe...só isto:

Oct 24 18:54:14 kernel: drivers/net/wireless/mt_wifi_7628_ap/../mt_wifi_7628/embedded/ap/ap_sync.c:1764 assert regclassfailed

Oct 24 18:54:14 kernel: ACT - SendBSS2040CoexistMgmtAction(BSSCoexist2040=0x4)

Oct 24 18:54:58 kernel: RT305x_ESW: Link Status Changed

Oct 24 17:55:07 WAN Connection: Ethernet link down.

Oct 24 17:55:07 stop_nat_rules: apply the redirect_rules!

Oct 24 18:55:10 kernel: RT305x_ESW: Link Status Changed

Oct 24 17:55:12 WAN Connection: Ethernet link up.

Oct 24 17:55:12 rc_service: wanduck 138:notify_rc restart_wan_if 0

Oct 24 18:55:12 rc_service: udhcpc 22573:notify_rc start_firewal

já repararam que a hora também muda assim do nada? lol

Entretanto o meu modem ainda não foi substituído...

Ideias?

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que isto seja praticamente um monólogo está fixe porque tenho todos os dados concentrados aqui :mrgreen:

Tive novamente uma chamada com o meu ISP e os c*ralhos finalmente viram os drops do modem...

Ele pediram-me para fazer reset do Modem para fazer download de um firmware. Reset feito mas a versão continua a mesma... mas há diferenças!

O Power level mudou o SNR melhorou consideravelmente, será que é essa a root cause deste problem?

2w2Movq.png

(os valores retirados a semana passada estão no 1ºpost)

De acordo com a minha analise terça e quarta feira são os dias críticos, hoje já levei com 3 desconexões vamos lá ver amanhã...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontecia no tempo do adsl quando num prédio todos tinham o mesmo isp e a rede não aguentava.

Olha eu fiz exactamente essa pergunta aos gajos :lol:

Aqui o prédio é todo da mesma operadora e disse-lhes para ver o modem dos vizinhos, mas eu acho que o gajo não percebeu a pergunta.

Amanhã quando e se falhar volto a fazer a pergunta e desta vez por email.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais te vale pedir uma intervenção técnica em casa para medir as condições em que o sinal é distribuído pelas casas. O gajo percebeu bem a pergunta, mas fez-se foi de parvo. Existe muito incompetente nas linhas de apoio. Para teres uma ideia, aqui há dias liguei a queixar-me que o meu Wi-Fi tinha um determinado tipo de quebras. O sujeito lá me resolveu o problema das quebras, mas não sem me diminuir o raio de efectividade do sinal. Novo telefonema é apanhei uma abecula que me disse que a operadora apenas garantia sinal wireless a 2(!!) metros do router e que acabou por me deixar na mesma com um raio limitado e de novo com quebras, só que ainda piores. Hoje falei com um técnico impecável que me resolveu tudo!

Moral da estória, aperta logo com os gajos e não lhes dês azo a gozarem contigo. Ameaça com a quebra justificada do contrato e avança até mais onde puderes com isso até teres o problema resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pelos conselhos, se amanhã o problema persistir vou manda-los vir cá substituir o modem e pedir para fazer esse teste :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...