Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

Tópico oficial da análise de dados

Publicações recomendadas

Citação de Bazuka, Em 04/06/2019 at 11:10:

Ora então é o seguinte maltinha da analise de dados.

Vou tentar explicar isto desde o inicio que a coisa é um bocado "chata".

Aqui no meu serviço temos um sistema de envio de transfusões sanguíneas, em que as unidades são enviadas em contentores selados, que só abrem após a leitura de um chip RFID do enfermeiro, e depois da leitura de um segundo chip RFID colocado numa pulseira num doente. Os contentores alem de garantirem que as transfusões colocadas nos doentes correctos, também tem uma sonda de temperatura e suportam a introdução dos sinais vitais do doente.

De forma a reduzir o desperdício de papel e os custos de armazenamento, uma vez que por lei somos obrigados a guardar todos os registos durante 30 anos, a administração decidiu aproveitar as funcionalidades do sistema e cortar com o registos em papel, tendo determinado que é obrigatória a introdução dos sinais vitais no sistema.

Eu fiquei responsável para analise da base de dados trimestralmente, e atendendo às limitações do programa, tinha que a fazer essa analise à unha, ou seja abrir todas as transfusões, e analisar uma a uma, registando as ocorrência em papel que depois passava para um excel onde criava os gráfico e tentava dar algum sentido à coisa, era um trabalho aborrecido e propenso a erros, uma vez que a forma como os dados eram apresentados às vezes é confusa.

Entretanto depois de muito batalhar com o pessoal da informática, lá consegui que fizessem me exportassem a base de dados para um excel, de forma a conseguir fazer uma analise mais correcta, e deixei de perder semanas a perder apenas umas horas para fazer o mesmo trabalho.

Ora a minha questão é que tendo eu neste momento uma base dados com os últimos 2 anos, como é que eu consigo apresentar isto de forma a seja inteligível, e visualmente apelativo, porque o que tenho feito até agora é na melhor das hipóteses básico, ao nível de um miúdo do ciclo.

PS: Desculpem lá o testamento que pouco ou nada acrescenta, mas acho que serve para contextualizar a coisa e fazer com que eu me explique um pouco melhor.

Eu utilizaria o Power BI para o efeito. Não é necessário grande know-how técnico e facilmente consegues carregar a tua BD e manipular a informação e criar dashboards que te permitem visualizar a informação de forma bastante apelativa e simples. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Alguém vai participar, na próxima semana, nos Kaggle Days no Porto? Vai ser um desafio de três semanas, penso, com a Talkdesk.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, Em 06/09/2019 at 16:33:

Alguém vai participar, na próxima semana, nos Kaggle Days no Porto? Vai ser um desafio de três semanas, penso, com a Talkdesk.

Só vi isto agora. Chegaste a participar? Eu estou lá!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Goldesel, há 16 minutos:

Só vi isto agora. Chegaste a participar? Eu estou lá!

Sim, mas não pude ir ao evento propriamente dito. Já pegaste nos dados? O que achaste?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 minutos:

Sim, mas não pude ir ao evento propriamente dito. Já pegaste nos dados? O que achaste?

Sim! Já fizemos algumas submissões. É engraçado, visto que estou mais habituado a trabalhar com outro tipo de dados. Mas espero pegar nisto mais a sério no final do mês. 

É um pouco estranho estar a prever algo que foram eles a decidir, fazia mais sentido prever a taxa de ocupação dos operadores ou rácio de chamadas não atendidas. Mas pronto acho porreiro para aprender. 

E tu? Estás numa equipa ou a solo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Estou a solo, mas confesso que ainda não fiz mais do que dar uma vista de olhos. Provavelmente no fim de semana já vou tentar fazer alguma coisa. Não tenho grande experiência nisto, portanto o mais provável será criar um par de modelos mais simples e submeter. A intenção, de qualquer forma, era ver como os outros participantes vão abordar o problema, e aprender o que for possível 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei em que consiste a coisa, mas também me interessava isso, sim. Saber qual o desafio, como o abordaram, que tecnologias usaram, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de doom_master, há 2 horas:

Não sei em que consiste a coisa, mas também me interessava isso, sim. Saber qual o desafio, como o abordaram, que tecnologias usaram, etc.

Basta vir aqui e ler uns kernels, seja na parte das competições, seja na parte do fórum de discussão. Pessoalmente, a cena de ter entrado na competição é mais saber onde estou relativamente à generalidade dos meus "colegas". Isto é, sou obrigado a aplicar a minha própria interpretação dos dados, e depois sim ver o que fiz de bem e o que fiz de mal. No entanto, conheço algumas pessoas que se sentem mais confortáveis a ver o que os outros fazem, e recolher as melhores ideias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, Em 20/09/2019 at 14:43:

Basta vir aqui e ler uns kernels, seja na parte das competições, seja na parte do fórum de discussão. Pessoalmente, a cena de ter entrado na competição é mais saber onde estou relativamente à generalidade dos meus "colegas". Isto é, sou obrigado a aplicar a minha própria interpretação dos dados, e depois sim ver o que fiz de bem e o que fiz de mal. No entanto, conheço algumas pessoas que se sentem mais confortáveis a ver o que os outros fazem, e recolher as melhores ideias.

É um dos sítios mais interessantes para tirar ideias! 

A partilha do que funciona, o que não funciona, dos raciocínios é bastante interessante, daí também me ter inscrito. Tem lá imensa gente que tem imensa experiência e conhecimento, por isso, vai ser engraçado no fim ver como todos abordaram o desafio. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 26/03/2020 at 11:02:

A look into Football Data Science with Sudarshan "Suds" Gopaladesikan (Head of Data Science no Benfica)

Free webinar no dia 1 de Abril ao final da tarde. Já me inscrevi.

Para os interessados, este canal foi criado recentemente e conta com a participação de alguns Data Scientists que trabalham em clubes de futebol/federações, onde está incluido, também, o Suds: Benfica, Barcelona, Hammarby, DFB e FA.

https://www.youtube.com/channel/UCUBFJYcag8j2rm_9HkrrA7w

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migalhasn1, há 10 minutos:

Para os interessados, este canal foi criado recentemente e conta com a participação de alguns Data Scientists que trabalham em clubes de futebol/federações, onde está incluido, também, o Suds: Benfica, Barcelona, Hammarby, DFB e FA.

https://www.youtube.com/channel/UCUBFJYcag8j2rm_9HkrrA7w

Obrigado, já tenho com que me entreter!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...