Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
verY

[Compra] Portátil para pouco mais que FM

Publicações recomendadas

Boas gente.

Ando à procura de um portátil para pouco mais que jogar FM. Idealmente gostaria de ter uma gráfica que também aguentasse um joguito ou outro mais pesado caso me dê para isso, mas basicamente será mesmo só para FM e utilização normal, browsing, streams, etc.

Não queria gastar mais que 700€. Mais que isso só se for algo que valha mesmo muito a pena.

Agradeço a vossa ajuda, experts!

Compartilhar este post

Link para o post

Pá: https://www.globaldata.pt/computadores/portateis/portatil-asus-156-x571gt-i5-8gb-512gb-gtx-1650-120hz-x571gt-59b15pl1

Eu ia para este, é um pouco acima, mas é o que se arranja.

Há este que tá a bom preço e no papel parece fixe, mas não percebo nada de AMD portanto alguém que te aconselhe se vale a pena ou não:

https://www.globaldata.pt/computadores/portateis/portatil-asus-tuf-156-fx505dy-r5-8gb-512gb-rx-560x-fx505dy-r5brxps1

Ou

https://www.pcdiga.com/portatil-asus-tuf-gaming-15-6-fx505dy-r5brxps1

Editado por claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Esses dois últimos são o mesmo 😁 pelo que andei a ver esse AMD Ryzen 5 é o concorrente do i5, mas confesso que também não me sinto à vontade o suficiente para poder comparar com certeza...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 54 minutos:

Esses dois últimos são o mesmo 😁 pelo que andei a ver esse AMD Ryzen 5 é o concorrente do i5, mas confesso que também não me sinto à vontade o suficiente para poder comparar com certeza...

Eu sei, mandei-te os dois porque podes preferir uma loja à outra. 😋

Compartilhar este post

Link para o post

Eu a comprar PC entraria sempre no comboio da AMD, estão por cima desde há 2 anos para cá e não me parece que a situação vá mudar em breve.

EDIT: Para além de que a gráfica integrada do Ryzen 5 seca completamente a da Intel, para um FM ou CS:GO tem qualidade qb para correr no máximo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um MacBook Air 13, com pouco mais de 30 horas de uso.

Se tiveres interessado envia mp.

Estende-se a todo o pessoal.😋

Compartilhar este post

Link para o post

Consegues desenvolver essa questão intel vs amd? Fiquei curioso, mas sou um pouco leigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 16 minutos:

Consegues desenvolver essa questão intel vs amd? Fiquei curioso, mas sou um pouco leigo.

Consigo.

A Intel tem passado por várias dificuldades nos últimos anos, nomeadamente a abandonar o processo de fabrico de 14nm (tamanho dos transístores, basicamente quanto mais pequenos mais cabem no chip e mais eficientes são), e só recentemente chegaram aos 10nm, mas apenas para ultra-leves. A AMD desenvolveu há 3 anos a arquitectura Ryzen que é globalmente superior à da Intel para trabalho, para além de ter preços mais competitivos. No caso dos portáteis ainda tem o handicap de ter uma gráfica integrada com o selo de qualidade da ATI, muito superior ao que a Intel consegue (para já) produzir.

Basicamente é uma história com uns 15 anitos, quando a Intel lançou o Core 2 a AMD nunca mais conseguiu acompanhar a Intel. Com o lançamento do i3/i5/i7 a situação agravou-se ainda mais para a AMD. A Intel começou a dormir na sombra, a lançar novos produtos que na verdade não eram mais do que refreshes dos modelos anteriores, ou seja que pouco ou nada ofereciam. Entretanto a AMD lança a carta Ryzen e a Intel é apanhada com as calças nas mãos, incapaz de se desfazer de uma tecnologia que já usava há anos e incapaz de competir na mesma gama de preços. Daí a Intel, há 2 anos atrás, ter passado os i5 para hexa-core e os i7 para octa-core. Ainda assim não estão totalmente à altura e não são tão eficientes.

Claro que num cômputo geral a diferença entre as duas marcas não é tanta como eu posso estar a tentar transparecer, há muita competência nos processadores da Intel, mas os da AMD, mesmo dos portáteis, dão-te mais por menos.

Esse Ryzen 5 aí em cima tem uma gráfica com 1,2 Tflops, representa cerca de 75% do desempenho de uma GTX 1050 mobile. É incrível porque permite-te poupar alguma energia no portátil e também ajuda a gerar menos calor, afinal de contas todo esse trabalho é feito num único chip.

Ainda referindo o portátil acima, esta vantagem não existe porque ele já tem uma placa gráfica dedicada, que creio estar ao nível da GTX 1060. Mas ficas com esta info para referência futura caso procures outro portátil e a autonomia/aquecimento sejam factores relevantes para ti.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Mica! Fiquei qb esclarecido 🙂 Assim sendo, queres sugerir alguns modelos? 😛

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou muito a par dos modelos que andam no mercado...portanto prefiro recomendar o hardware propriamente dito do que um portátil em específico.

Eu ia para um Ryzen 5 3580U ou um Ryzen 7 3700U porque são dois modelos super económicos e com boa gráfica integrada. Se quiseres um pouco mais de potência de CPU ia para o Ryzen 5 3550H como um modelo que recomendaram aí em cima. Gasta 35W em vez de 15W mas tem naturalmente mais performance. É uma questão de ver o que é mais importante para ti.

Juntava a isto 16GB de RAM e 512GB ou 1TB de SSD, um bom ecrã IPS Full HD e era o portátil perfeito.

Na PCDiga aparecem-me estes dois, sem sistema operativo:

https://www.pcdiga.com/portatil-asus-tuf-gaming-15-6-fx505dd-r7b05ps1

https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-alpha-15-a3ddk-002xpt

Ambos tem uma placa gráfica dedicada superior à integrada. Ainda assim se me dessem a hipótese de a retirar, retirando uns 100€ ao preço, nem hesitava.

EDIT: Epah o ASUS é um negócio do crl ainda assim, ou então ando a nanar e os portáteis no global baixaram muito de valor.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha olhado para esse ASUS mas torci o nariz aos 3GB de placa gráfica...

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, eu também concordo com os 16 GB de RAM, a questão é, pelos 700€ de máximo não encontrei nada. Só a partir dos 800€. Daí ter recomendado o outro Asus só com 8 GB, mas também não há problema nenhum, compras um pente de 8 GB e espetas lá para dentro, que eles andam baratos como tudo.

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-8gb-1x8gb-ddr4-3200mhz-cl18

A 3200 MHz são um bocado mais carotes, mas é o que o tal Asus leva. Eu comprei o meu por 30€, mas era só de 2400 MHz.

Citação de verY, há 25 minutos:

Eu já tinha olhado para esse ASUS mas torci o nariz aos 3GB de placa gráfica...

A 1050 para mim nem vale a pena, só a versão ti, que é a que eu tenho. 😂

Editado por claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tinha reparado nos 700€ 😂

Epah temos que nos decidir, afinal é para um FM e pouco mais ou é para jogar a sério? Porque num ecrã 1080p qualquer GTX1050 com 3GB aguenta um CS:GO, FM20, LoL, DOTA, FIFA e afins com tudo no máximo e ainda és capaz de ficar com uns bons megas de VRAM livres. O mesmo digo da RX560X que vem na versão de 8GB RAM.

Agora se me falas em CoD, The Witcher, Red Dead Redemption é preciso procurar outra loiça.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de claudiojp, há 27 minutos:

Pá, eu também concordo com os 16 GB de RAM, a questão é, pelos 700€ de máximo não encontrei nada. Só a partir dos 800€. Daí ter recomendado o outro Asus só com 8 GB, mas também não há problema nenhum, compras um pente de 8 GB e espetas lá para dentro, que eles andam baratos como tudo.

https://www.pcdiga.com/memoria-ram-so-dimm-g-skill-ripjaws-8gb-1x8gb-ddr4-3200mhz-cl18

A 3200 MHz são um bocado mais carotes, mas é o que o tal Asus leva. Eu comprei o meu por 30€, mas era só de 2400 MHz.

A 1050 para mim nem vale a pena, só a versão ti, que é a que eu tenho. 😂

Esse ASUS que tinhas dito tem a slot ocupada (tem 8GB repartidos por 4 on board e 4 na única slot que tem).

@Mica como disse, a ideia principal é FM mas se houver algo que valha a pena por um pouco mais (tipo o exemplo desse TUF gaming), posso considerar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esse ASUS com o seu Ryzen 7 e os seus 16GB de RAM vão lidar muito tranquilamente com as ligas que te apetecer colocar no jogo.

8GB de RAM em 2020 já me parece um pouco curto. O Windows 10 já gasta quase 3GB nos dias de hoje, mais o Chrome e Spotify aberto passas para cima dos 4GB. O FM também é comilão de RAM porque tem uma base de dados muito complexa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 2 horas:

Esse ASUS que tinhas dito tem a slot ocupada (tem 8GB repartidos por 4 on board e 4 na única slot que tem).

@Mica como disse, a ideia principal é FM mas se houver algo que valha a pena por um pouco mais (tipo o exemplo desse TUF gaming), posso considerar.

Não não tem. 😂

image.png.e624c284d9a202fcdf56df3f78d67764.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bolas, então confundi com outro parecido xD

Compartilhar este post

Link para o post

Esse portátil com mais 8GB fica bem jeitoso, sem dúvida. Não é Ryzen 7 mas a diferença do 5 para o 7 também não é nada de alarmante. Não era por aí que não faria negócio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, 600€ é um valor a ponderar...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 6 minutos:

Sim, 600€ é um valor a ponderar...

650€ com os 16GB de RAM (a comprar um pente à parte de 8GB). Dessa forma pagas menos 150€ por ter um Ryzen 5 em vez de um Ryzen 7 mas uma gráfica 5~10% superior. Por mim qualquer um dos negócios está aprovado, excelentes relações qualidade/preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui também a minha opinião..

das experiências que já tive com portáteis um dos principais preditores de uma boa compra para mim são 1 a marca e 2 o hardware.

https://www.xp-pen.pt/forum-1411.html

isso foi bastante útil na tomada de uma decisão, Que acham?

É que estás a comprar uma máquina que, utilizarás durante muito tempo (espera-se). Acho que vale o investimento adicional ao início.

Boa sorte com o bicho. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...