Luís Silvares Publicado 8 Setembro 2023 Conselho de Arbitragem divulgou os áudios do VAR 09/08/2023, Supertaça Cândido de Oliveira - Benfica 2-0 Porto Agressão de Pepe a Jurásek [ vídeo do lance ] [ lance no VAR ] João Pinheiro (VAR): «Godinho, aconselho ires ver um lance de conduta violenta do Pepe. Tenho esta imagem, se quiseres tenho outra.» Luís Godinho (árbitro): «Ok, lance sem bola, movimento deliberado do joelho nas costas do avançado. Vou dar cartão vermelho ao Pepe por agressão.» Golo anulado a Galeno, por mão de Gonçalo Borges João Pinheiro (VAR): Aconselho ver uma possível mão na afase de ataque Fábio Veríssimo (4.º árbitro): «Olha o Otamendi, vai para aí a correr!» Luís Godinho: «Ok é no limite, mas é na parte inferior da axila, mão, ele domina, vira e faz golo (quem marca é Galeno). É mão, ponto final.» 13/08/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Boavista 3-2 Benfica Expulsão de Bruno Lourenço, por entrada sobre Florentino [ vídeo do lance ] André Narciso (VAR): «Nobre, daqui VAR. Estás a ouvir, Nobre?» António Nobre (árbitro): «Sim, sim, sim.» André Narciso (VAR): «Peço que venhas à zona de revisão para ver um cartão vermelho.» André Narciso (VAR): «Nobre, este é o ponto de contacto, ele não tem intenção de jogar a bola e atinge com os pitons o gémeo do adversário.» António Nobre (árbitro): «Anda um bocadinho para trás. Certo, é vermelho. Para com esta imagem que é assim, para vender. Fary, respeita, por favor!» André Narciso (VAR): «É o número 8!» 19/08/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Benfica 2-0 Est. Amadora Possível grande penalidade, por mão de Florentino [ vídeo do lance ] Rui Costa (VAR): «Gustavo, daqui VAR. Aconselho-te a vires à zona de revisão para anulares o penálti.» Gustavo Correia (árbitro): «Rui, estou cá.» Rui Costa (VAR): «Vou-te pôr as imagens. O defesa está com o braço em posição natural.» Gustavo Correia (árbitro): «Temos outra imagem? OK, esta é melhor. Certo, tem o braço encostado. Vou retirar o penálti. Vou fazer bola ao solo para o guarda-redes, certo?» Rui Costa (VAR): «Correto.» 19/08/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Chaves 2-4 Braga Expulsão de Ygor Nogueira, por falta sobre Álvaro Djaló [ vídeo do lance ] Bruno Esteves (VAR): «João, daqui VAR. Aconselho-te vires à zona de revisão. O lance tem enquadramento de vermelho. João Gonçalves (árbitro): «OK. Vamos lá. Bruno Esteves (VAR): «João, estás a ver? Este é o momento da falta. João Gonçalves (árbitro): «Mete no fora de jogo.» Bruno Esteves (VAR): «Esta é a distância da bola para o jogador atacante. Na 'master', consegues ver a distância para o outro jogador.» João Gonçalves (árbitro): «Tens uma de topo, para eu ver à distância?» Bruno Esteves (VAR): «A do topo está um bocadinho fechada, percebes? Mas sim, eu mostro-te.» Pedro Felisberto (AVAR): «Não é penálti.» Bruno Esteves (VAR): «Este jogador está muito atrás. Mete a do fora de jogo.Estás a ver este jogador que aparece na imagem? Está muito atrás. O outro está muito distante em relação ao jogador, percebes?» João Gonçalves (árbitro): «Não tens outra câmara?» Bruno Esteves (VAR): «Tenho a 'master' outra vez.» João Gonçalves (árbitro): «Dá-me isto corrido, velocidade real.» Bruno Esteves (VAR): «OK, anda para trás, velocidade real.» João Gonçalves (árbitro): «É vermelho. Vou dar vermelho ao número 3. Vou tirar o amarelo.» 27/08/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Sporting 1-0 Famalicão Possível grande penalidade, por mão de Youssouf Zaydou [ vídeo do lance ] André Narciso (árbitro): Estou a chegar.» António Nobre (VAR): «É como tu descreveste, mas ele está sempre a ver a bola e a mão está à frente.» André Narciso (árbitro): «Vem do próprio colega. Ele já tem a mão nesta posição.» António Nobre (VAR): «Para mim, não está em posição natural e está levantada.» André Narciso (árbitro): «Certo, ok, estou a perceber. Para no momento do cabecear. Ele já tinha a mão na posição, a bola vem da cabeça do próprio colega, inesperada, e vai bater lá. Tens alguma imagem da volumetria deste jogador?» António Nobre (VAR): «Tenho esta.» André Narciso (árbitro): «É que ele teve sempre a mão nesta posição, nunca fez o movimento para a bola. Vem do corpo. Olha aqui, a bater no corpo. Bate no peito...» António Nobre (VAR): «Certo, e continua lá com a mão no alto.» André Narciso (árbitro): «Mas ele nunca movimentou a mão para ir à bola, foi a bola que lhe bateu na mão depois de bater no peito. Obrigado, mas vou manter a minha decisão.» 03/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24 - Chaves 1-2 Moreirense [ ficha de jogo ] Lance de penálti em análise para os flavienses Luís Ferreira (VAR): Hélder, sugiro que venhas à zona de revisão para um possível penálti. Hélder Carvalho (árbitro): Ok, está bem. Octávio fica aí... Luís Ferreira (VAR): Este é o momento que o jogador joga a bola com a mão. Hélder Carvalho (árbitro): Mas oh Luís... Para mim a cena foi o que eu vi no campo. Ele não tem intenção. Ei, é muito sem querer. Vais para trás? Ele não faz movimento nenhum. 03/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24, Jornada 4 - Benfica 4-0 Vitória [ ficha de jogo ] Possível penalti me análise para o Benfica [ vídeo do lance ] André Narciso (VAR): Daqui VAR, Nuno. Estás a ouvir? Peço que venhas à zona de revisão para analisar o lance. André Narciso (VAR): Nuno, o jogador tem o braço junto ao corpo e a bola bate-lhe no braço direito. Tens aqui a imagem parada. Nuno Almeida (árbitro): Eu para te ser sincero, de onde estou, não é o que me parece... Mas vá. André Narciso (VAR): A bola vai-lhe bater no braço que está junto ao corpo. Estás a ver? Nuno Almeida (árbitro): Certo, certo. Muito bem. Outra vez. Deixa. O jogador tem o braço junto ao corpo, não ganha volumetria, não há nen hum movimento ostensivo. Concordo contigo. Bola ao solo dentro da área para o guarda-redes. Certo. 03/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24, Jornada 4 - Braga 1-1 Sporting [ ficha de jogo ] Golo anulado a Hjulmand [ vídeo do lance ] Fábio Melo (VAR): Godinho, daqui VAR. Luís Godinho (árbitro): Fala comigo. Fábio Melo (VAR): Recomendo que venhas à zona de revisão para analisar um golo em possível fora de jogo. Vou-te mostrar o momento do remate à baliza. Agora o topo e a trajetória da bola. Fábio Melo (VAR): Jogador fica entre a trajetória e o guarda-redes Fábio Melo (VAR): Godinho, não te estou a ouvir. O ex-árbitro João Ferreira justifica que o suor de Luís Godinho acabou por interferir no auricular. "Suar imenso vai obstruir o canal, é só para explicar aqui", disse, em direto, no programa da Sport TV. 17/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24, Jornada 5 - Rio Ave 1-1 Famalicão [ ficha de jogo ] Possível penálti em análise para os famalicenses [ vídeo do lance ] Bruno Esteves (VAR): Bruno, daqui VAR, aconselho que venhas à zona de revisão para cancelar o penálti. No meu entendimento, o toque que ele tem nas costas é mesmo mínimo. Bruno Esteves (VAR): Já chegaste? Bruno Costa (árbitro): Já. Bruno Esteves (VAR): Agora vou mostrar-te a dinâmica da jogada. Mete-me em velocidade normal. Bruno Esteves (VAR): Assim ele não consegue ver... Mostra-lhe a lateral. Posso mostrar-te a de topo mas não há nada. Bruno Costa (árbitro): Quero ver a dinâmica, plano aberto e velocidade normal. Ok, vou fazer bola ao solo para o guarda-redes. Mete novamente. Bruno Costa (árbitro): Mete a de topo. Dá para fazer zoom nesta câmara no ponto de contacto? Bruno Costa (árbitro): Vou fazer bola ao solo. Bruno Esteves (VAR): Percebes? Tirar o cartão e fazer bola ao solo. Bruno Costa (árbitro): Epá, fogo... Ok, vou fazer bola ao solo. 17/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24, Jornada 5 - Farense 3-1 Braga [ ficha de jogo ] Possível penalti em análise [ vídeo do lance ] Hélder Malheiro (VAR): Daqui VAR, aconselho-te a vir à zona de revisão para um penálti. O defesa com o cotovelo acerta na cara do atacante. António Nobre (árbitro): Silêncio agora. Hélder Malheiro (VAR): Ponto de contacto. O braço aberto na cara do atacante António Nobre (árbitro): Sim... Hélder Malheiro (VAR): Mete em velocidade mais normal para ver a intensidade. Pára lá no ponto de contacto. António Nobre (árbitro): Amarelo ao Abel Ruiz, ao 9, certo? 22/09/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24, Jornada 6 - Famalicão 1-0 Arouca [ ficha de jogo ] Possível penálti em análise a favor dos arouquenses [ vídeo do lance ] Miguel Nogueira (VAR): Bruno, daqui VAR, recomendo que venhas à zona de revisão para um possível penálti. Miguel Nogueira (VAR): Bruno, quando chegares avisa. Bruno Vieira (árbitro): Já estou cá. Miguel Nogueira (VAR): Para mim, o defesa pisa o atacante, está bem? Esta é a primeira imagem. Árbitro: Ok, pisão. Miguel Nogueira (VAR): Vou só mostrar-te a imagem lateral. Bruno Vieira (árbitro): Ok, eu vou marcar penálti. Miguel Nogueira (VAR): Aguarda só a questão disciplinar. Bruno Vieira (árbitro): É uma situação disciplinar. Vou dar amarelo. Miguel Nogueira (VAR): Ok, ok. 01/10/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24 - Benfica 1-0 Porto Possível expulsão de David Carmo [ vídeo do lance ] Artur Soares Dias (VAR): A velocidade com que o Rafa vai, tenho dúvidas e mais certezas que ele vai chegar primeiro que a bola e vai sozinho. Tenho mais certezas que o Rafa ultrapassou e vai chegar primeiro que o outro. Está com a bola enquadrada. João Pinheiro (árbitro): Então se tens dúvidas... Para mim está longe da baliza. Ok, para mim é amarelo, obrigado. O jogador está muito lateralizado. 08/10/2023, Liga Portugal Betclick 2023/24 - Estoril 0-1 Benfica Penálti sobre Chiquinho revertido [ vídeo do lance ] Rui Costa (VAR): André, daqui VAR. Aconselho-te a vires à zona de revisão para anulares um penálti. André Narciso (árbitro): Mostra-me lá, Rui. André Narciso (árbitro): Ele mete o pé, vai chutar e o outro só acerta no jogador do Benfica. O defesa nunca toca na bola. Ok, aqui dá o toque e depois o do Benfica toca ali. Tens outra imagem? Rui Costa (VAR): Estas são as duas melhores. (após ver novas imagens) André Narciso (árbitro): Ok, o do Benfica depois chuta nele. Ele toca [na bola] e depois o do Benfica chuta nele, é isso? Ok, vou anular o pontapé de penálti. 05/11/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Rio Ave 2-0 Boavista Fora de jogo a Tiago Morais no golo dos axadrezados, aos 71 minutos [ vídeo do lance ] Luís Ferreira (VAR): Cláudio, daqui VAR. Há aqui um ressalto para fora de jogo. O jogador está fora de jogo e depois vem buscar a bola num ressalto. Sugiro que venhas à zona de revisão. Cláudio Pereira (árbitro): Calma, calma, calma. Luís Ferreira (VAR): Isto é o momento do passe, este jogador está em completo fora de jogo e depois vai buscar a bola. Cláudio Pereira (árbitro): E tu achas que ele não tem controlo do corpo, não é? Luís Ferreira (VAR): Não parece ter, ele vem defender a bola porque [a bola] vem para o jogador que está nas costas, não tem controlo do corpo e o outro vem-se aproveitar da posição de fora de jogo. Cláudio Pereira (árbitro): Ok, concordo contigo, ok. 05/11/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Famalicão 3-1 Gil Vicente Cartão amarelo a Murilo por simulação aos 13 minutos dentro da grande área [ vídeo do lance ] Hélder Carvalho (VAR): Bessa, aconselho-te a vires à zona de revisão para ver um penálti. José Bessa (árbitro): Já cá estou, Hélder. Hélder Carvalho (VAR): Vou começar a mostrar, aqui tens o contacto. José Bessa (árbitro): Consegues dar-me outra câmara, por favor? Não me consegues dar uma mais lateral por favor? Hélder Carvalho (VAR): Dei-te aqui aquando do contacto, para veres o contacto dos joelhos esta é a melhor. Vou-te mostrar uma mais lateral. José Bessa (árbitro): Dá-me outra vez. Esta não, quero a de há bocadinho, por favor. A que me deste antes desta. Penso que tenha sido a master. José Bessa (árbitro): Hélder, obrigado. Para mim é um toque no pé, vou manter a minha decisão. Hélder Carvalho (VAR): Tranquilo, Bessa. 12/11/2023, Liga Portugal Betclic 2023/24 - Estoril 4-0 Casa Pia Possível penálti sobre Jajá aos 54 minutos [ vídeo do lance ] Luís Ferreira (VAR): Melo, aconselho-te que venhas à zona de revisão. O jogador toca primeiro no joelho e depois é que toca na bola. É esta que vamos dar. Árbitro auxiliar: Márcio, controla aí ok, ninguém avança. Luís Ferreira (VAR): Ele toca a bola a seguir. Primeiro passa o pé por cima. Fábio Melo (árbitro): Põe outra vez. Deixa andar, puxa um bocadinho atrás e deixa andar devagarinho. Fábio Melo (árbitro): Oh Luís, isto para mim é só bola. Ele passa por cima da bola e quando faz o movimento a seguir, tira-lhe a bola. Ele aqui vai passar o pé por cima da bola e quando volta tira. Com o joelho de trás toca-lhe no calcanhar mas é completamente natural. Vou manter a minha decisão, não [há] penálti. Este tópico será atualizado à medida que forem divulgados novos conteúdos. 6 Compartilhar este post Link para o post