Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

[Duvidas] Starlink

Publicações recomendadas

Olá pessoal!

Estou a preparar-me para instalar internet numa casa de família na zona Rural do interior, onde a cobertura móvel é quase inexistente e as opções de ISP tradicionais são… vá, pouco fiáveis e demasiado caras para o que oferecem.

Comecei a olhar para o Starlink como solução (internet via satélite da SpaceX), e parece-me ideal: não depende de infraestruturas locais, promete boas velocidades (100–300 Mbps) e está disponível em quase todo o país.

👉 Alguém aqui já instalou Starlink numa zona remota?

• Como correu a entrega?

• Precisaram de tratar de papelada para a alfândega?

• A instalação foi simples?

• Como tem sido a estabilidade da ligação com chuva, vento, etc.?

Também me disseram que seria preciso ter um contrato com um operador tradicional para depois usar o Starlink, mas isso não me faz muito sentido. Alguém confirma ou desmente isso?

Agradeço desde já qualquer partilha de experiência ou dica prática. E se alguém estiver a usar alternativas decentes em zonas sem fibra ou 4G, também estou curioso.

Abraço a todos!

Já alguem teve experiência com este serviço? 

https://www.starlink.com/pt/residential

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 1 hora:

Usei numa casa de férias, a experiência foi excelente.

Obrigado pela partilha! 

Usaste durante muito tempo ou foi só em períodos curtos? E sentiste alguma quebra de sinal com mau tempo, tipo trovoadas ou chuva forte?

Também gostava de perceber como funciona a gestão do serviço fora dos meses de uso regular — dá para pausar o plano sem custos, ou ficas sempre a pagar mesmo quando não estás lá?

Citação de Abraxas, há 6 horas:

Também me disseram que seria preciso ter um contrato com um operador tradicional para depois usar o Starlink, mas isso não me faz muito sentido. Alguém confirma ou desmente isso?

Contaram-me sobre este ponto mas não sei se é verdade ou mito, sabes de alguma informação?

Se mais alguém aqui tiver experiências (boas ou más), adorava ouvir! Acho que há muita gente com casas em zonas remotas que andam a adiar colocar internet por falta de soluções decentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Usei 3 semanas numa localidade remota rodeada de serra o ano passado, emprestada por um amigo.

Não é preciso associar a nenhuma operadora.

Funciona bem com chuva e vento, tem de estar completamente desobstruida num terraço ou perto do telhado, mas a app ajuda nesse processo de mapeamento do local a utilizar. Conforme for necessário o satélite roda para ter melhor rede.

A mensalidade não necessita de ser contínua, e não me recordo de dizerem no pagamento que pagaram alfândega, mas hoje em dia pode ser diferente. Existem muitos planos para diversos tipos de uso mas o mais básico serve perfeitamente para velocidades de 50 a 100 MB reais.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JoaoFer, há 7 horas:

Usei 3 semanas numa localidade remota rodeada de serra o ano passado, emprestada por um amigo.

Não é preciso associar a nenhuma operadora.

Funciona bem com chuva e vento, tem de estar completamente desobstruida num terraço ou perto do telhado, mas a app ajuda nesse processo de mapeamento do local a utilizar. Conforme for necessário o satélite roda para ter melhor rede.

A mensalidade não necessita de ser contínua, e não me recordo de dizerem no pagamento que pagaram alfândega, mas hoje em dia pode ser diferente. Existem muitos planos para diversos tipos de uso mas o mais básico serve perfeitamente para velocidades de 50 a 100 MB reais.

Muito obrigado por partilhares a tua experiência — super útil! 

Acho que o facto de funcionar bem mesmo rodeado por serra é meio caminho andado para quem está em zonas “perdidas” como a minha. E bom saber que a app ajuda mesmo a encontrar o local ideal, já estava a imaginar andar com o prato às costas tipo caça-satélites 🤣

Essa info de não ser preciso manter a mensalidade ativa é ouro. Para quem só vai às casas de férias em certos períodos, torna-se bem mais flexível.

Entretanto, alguém aqui chegou a comprar o kit recentemente? Houve taxas de alfândega? Vi relatos mistos…

E já agora, há malta que o tenha usado de forma mais contínua, tipo como ligação principal em casa? Estou curioso para saber se continua estável com uso intensivo (streaming, videochamadas, etc).

Obrigado a todos os que têm respondido — está a ser mesmo útil!

Compartilhar este post

Link para o post

Posso-te dizer que na minha empresa testámos após o apagão - e resulta muito bem em transmissão contínua de dados. Não teve falhas, pelo que sei.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 22 horas:

Posso-te dizer que na minha empresa testámos após o apagão - e resulta muito bem em transmissão contínua de dados. Não teve falhas, pelo que sei.

Top, obrigado pelo feedback!

Se resistiu bem a um apagão e continuou a garantir transmissão contínua de dados… isso é mesmo bom sinal. Dá alguma segurança para quem está a considerar o Starlink como única ligação, especialmente em zonas com rede elétrica instável ou sem alternativas viáveis.

Sabes se o teste foi feito com o plano base ou um plano mais robusto? E se chegaram a testar com vários dispositivos ligados em simultâneo (tipo chamadas, streams, etc)?

Estou a ver que o Starlink pode ser uma opção bem mais fiável do que muitos imaginam — até para empresas em zonas menos urbanas.

Estou a tentar ver também quais são as opções e os planos que tem disponíveis

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já não sei a 100%... Foi o System Admin que tratou disso e apenas relatou os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, Em 23/06/2025 at 13:02:

Usaste durante muito tempo ou foi só em períodos curtos? E sentiste alguma quebra de sinal com mau tempo, tipo trovoadas ou chuva forte?

Também gostava de perceber como funciona a gestão do serviço fora dos meses de uso regular — dá para pausar o plano sem custos, ou ficas sempre a pagar mesmo quando não estás lá?

Contaram-me sobre este ponto mas não sei se é verdade ou mito, sabes de alguma informação?

Se mais alguém aqui tiver experiências (boas ou más), adorava ouvir! Acho que há muita gente com casas em zonas remotas que andam a adiar colocar internet por falta de soluções decentes.

A casa não é minha, foi casa de férias. Usei durante os 2-3 dias em que lá estive. Não apanhei períodos de mau tempo, por isso não sei responder a como se comporta nesse cenário.

O uso que tive foi excelente, boas latências e velocidade. Fiquei surpreendido (pela positiva). Não sei qual a modalidade que tinha contratada, mas deduzo que seja aquela do "Residencial Lite".

A casa era basicamente "no meio do nada", junto ao mar, pareceu-me que anteriormente tinham MEO lá instalado por satélite e devia funcionar tão bem que desistiram 😄 Ficou só o prato, mesmo, para decorar a fachada... e a box na sala, sem sinal...

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 1 minuto:

A casa não é minha, foi casa de férias. Usei durante os 2-3 dias em que lá estive. Não apanhei períodos de mau tempo, por isso não sei responder a como se comporta nesse cenário.

O uso que tive foi excelente, boas latências e velocidade. Fiquei surpreendido (pela positiva). Não sei qual a modalidade que tinha contratada, mas deduzo que seja aquela do "Residencial Lite".

A casa era basicamente "no meio do nada", junto ao mar, pareceu-me que anteriormente tinham MEO lá instalado por satélite e devia funcionar tão bem que desistiram 😄 Ficou só o prato, mesmo, para decorar a fachada... e a box na sala, sem sinal...

Ahah adorei o detalhe da box MEO a servir de decoração 🤣 Deve ser uma realidade comum em muitas casas no meio do nada.

Obrigado por partilhares! Mesmo que tenha sido só durante 2–3 dias, já dá para ter uma boa ideia da performance. E bom saber que funcionou bem em zona costeira e isolada parece que o “Residencial Lite” já chega e sobra para esse tipo de uso mais pontual.

Fiquei com curiosidade (se souberes): sabes se a instalação foi feita por alguém ou foi só montar no sítio certo e ligar? E o router dava para apanhar bem em toda a casa ou era preciso reforço?

Se alguém por aqui tiver feito uso mais prolongado (tipo vários meses seguidos ou como ligação principal), também gostava de ouvir — especialmente sobre estabilidade com tempo mais complicado ou em zonas com muitas árvores.

Obrigado a todos os que estão a contribuir, está a ser super útil esta partilha de experiências 🙏

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Abraxas, há 1 hora:

Fiquei com curiosidade (se souberes): sabes se a instalação foi feita por alguém ou foi só montar no sítio certo e ligar? E o router dava para apanhar bem em toda a casa ou era preciso reforço?

A casa era uma moradia V4 térrea, apanhava-se bem o sinal em todo o lado. Não percebi se era Wifi6 ou Wifi7, mas funcionava em todo o lado, e éramos pelo 8-9 pessoas a usar. Não fiz downloads pesados, foi basicamente streaming, web, redes sociais.

A montagem não sei como foi feita, mas pelo que entendo aquilo será basicamente montar a antena que vem na caixa num sítio sem obstruções para o céu, ligar, configurar e já está. Na casa onde estive a antena estava fixa num suporte no telhado, deduzo que tenha requerido alguma montagem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, Em 26/06/2025 at 14:20:

A casa era uma moradia V4 térrea, apanhava-se bem o sinal em todo o lado. Não percebi se era Wifi6 ou Wifi7, mas funcionava em todo o lado, e éramos pelo 8-9 pessoas a usar. Não fiz downloads pesados, foi basicamente streaming, web, redes sociais.

A montagem não sei como foi feita, mas pelo que entendo aquilo será basicamente montar a antena que vem na caixa num sítio sem obstruções para o céu, ligar, configurar e já está. Na casa onde estive a antena estava fixa num suporte no telhado, deduzo que tenha requerido alguma montagem.

Muito bom, isso é mesmo encorajador 👌

O facto de ter funcionado bem com 8–9 pessoas a usar ao mesmo tempo, mesmo que só para streaming e redes, já diz muito. Normalmente é aí que os routers dos ISPs tradicionais em zonas remotas começam logo a engasgar…

A cobertura por toda a casa também impressiona — pelo que descreves, o router devia mesmo ser Wi-Fi 6 (ou quem sabe até o novo Gen 3 com Wi-Fi 7, que dizem ter um alcance brutal).

E sim, pelo que tenho lido, a instalação é mesmo plug & play, mas claro que se for no telhado já requer algum jeitinho ou ajuda para fixar bem. Estou a ponderar isso também, porque no meu caso há algumas árvores em redor e o chão não é plano — talvez tenha de investir num mastro.

Se mais alguém tiver feito instalação semelhante (ou até DIY), adorava ouvir dicas práticas! Tipo que suporte usaram, se compraram à parte, ou se dá para improvisar. (não necessariamente para instalação de um Starlink, até de uma simples antena TDT ou Satélite tradicional)

Obrigado mais uma vez por partilhares — está a ser uma masterclass sobre Starlink por aqui, não esperava tanto ahah 😄👏

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...