Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cesario_Dalta

[Tácticas e Treinos] Cesário Dalta

Publicações recomendadas

Ela foi mesmo criada e actualizada com esse propósito... quando (no meu save) estive numa altura de reviravoltas (em que começava sempre os jogos a perder e depois ganhava), essa era a táctica que eu utilizava..

Compartilhar este post

Link para o post

Dalta, eu não costumo ligar aos treinos mas secalhar devia pois também são importnates. Usas algum em especia l?

Compartilhar este post

Link para o post
Dalta, eu não costumo ligar aos treinos mas secalhar devia pois também são importnates. Usas algum em especia l?

Uso uns criados por mim com especial incidência na pré-época.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim tenho que contratar preparadores físicos porque nunca toquei nisso no Milan e tenho muito poucos apesar de serem bons. Optas por treinos gerais ou individuais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Cesário tenho experimentado as tuas táctica no meu save com o sporting, não podia deixar de ser, e reparo que em muitos dos jogos, o adversário nem remata á minha baliza, gostava de perceber em que te baseas-te para tornar este item do jogo tão visivel... è que certamente que para ser tão efectivo terás gasto horas de trabalho, gostaria de o perceber e não apenas de o utilizar... Excelente digo já a Milan Lab Caseira.

Obrigado .

Compartilhar este post

Link para o post
Sim tenho que contratar preparadores físicos porque nunca toquei nisso no Milan e tenho muito poucos apesar de serem bons. Optas por treinos gerais ou individuais ?

Quanto aos preparadores, se não é a primeira coisa que faço quando chego a um clube novo, é certamente a segunda. Costumo ter entre 6 a 8 preparadores físicos, distribuídos por "responsáveis pelo treino físico, preparadores, treinador de guarda-redes, etc.."

Quando falas em treinos individuais, referes-te a treinos específicos para cada posição? Se for isso, sim, uso sempre um treino específico para cada posição. Aliás os meus treinos (aqui postos) têm um treino para cada posição.

Cesário tenho experimentado as tuas táctica no meu save com o sporting, não podia deixar de ser, e reparo que em muitos dos jogos, o adversário nem remata á minha baliza, gostava de perceber em que te baseas-te para tornar este item do jogo tão visivel... è que certamente que para ser tão efectivo terás gasto horas de trabalho, gostaria de o perceber e não apenas de o utilizar... Excelente digo já a Milan Lab Caseira.

Obrigado .

Expliquei isso há algum tempo atrás mas volto a relembrá-lo. Ao invés de criar esta táctica para resultados imediatos, tentei gerá-la para um objectivo singular que era o de não permitir o adversário chegar à minha baliza. Se ele raramente cá chega, menores são as hipóteses de sofrer um golo e perder um jogo.

Peguei num meio-campo de 3 MC que me parecia ser o mais provável para essa tendência, sem esquecer a importância fulcral que um MDC atrás teria. Depois os laterais funcionam como pêndulo de toda a estratégia defensiva. Fiz muitos testes e se reparares, normalmente tens mais remates contra, quando algum dos laterais tem pouca resistência e aceleração, e não consegue acompanhar os Médios nas transições.

Depois a questão dos avançados tornou-se clara para mim. Não queria ter avançados super-goleadores porque isso ia contra a minha teoria de super-defesa. Então parti do pressuposto que eles seriam um complemento do MC central (o tal falso MAC). Com o MC central a organizar jogo e a subir no terreno, os avançados podiam deambular para as linhas, cruzando muitas vezes para algum MC mais subido finalizar. Assim como o MDC recuava e os laterais subiam para criar uma linha de 4 falsos médios, com a consequente subida do MAC para PLC temporário.

Testei muitos jogos, com equipas fracas e fortes, claro que uma das coisas mais importantes era o comprimento da equipa e a forma como os jogadores tratavam a bola. Não há uma única táctica que possa depender exclusivamente do posicionamento dos jogadores. Sendo assim, cheguei ao rácio preferido de passe e temporização, assim como o comprimento perfeito para que a equipa fechasse bem mas não se contivesse tanto dentro do círculo do meio-campo.

E daí parte a minha teoria para a menor posse de bola na maior parte dos encontros. Menos posse implica melhor capacidade para efectuar pressão alta. Menos posse, garante uma menor propensão a sofrer contra-ataques o que protege mais os laterais. E muito mais coisas que fui adquirindo ao longo do tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente a justificação, mas Cesário: :handclap:

Não achas [também] que mais posse de bola significa menos probalidade de perder o jogo?

Não achas que jogar mais directo e rápido qb dará mais golos?

Adorei ler, e claro reler, para perceber o teu pensamento e chego á conclusão mais comum a todos os que gostam de futebol, o meio campo é essencial para se ganhar um jogo, (talvez por isso a inglaterra só ganhou 1 mundial e... não digo mais ) o famoso kick and run, mas voltando, se é aqui que se ganham jogos porque não meter lá a superioridade do nosso jogo, mais homens ? E dali partir para o que falas:

Rácio passe / velocidade ;

Segurança defensiva, mantendo os 4 defesas cá atrás;

Desculpa a imbirração, mas assim é que se ganham ideias válidas. Acho eu. :adeus:

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo inteiramente com a tua última frase.

Então passo a explicar, na minha óptica (e na experiência), quanto mais posse de bola tenho mais propenso estou a perder a posse e consequentemente sofrer algum golo de contra-ataque. Isto acontece porquê? Acontece, porque é quase impossível ter uma equipa inteira que tenha índice de passe igual ou superior a 15 (na minha opinião) que permita uma circulação incisiva da bola. Nesta perspectiva, jogando com menos bola, podemos jogar com mais espaço, com mais cabeça.

Pegando numa coisa que ouvi (já não me lembro bem onde), mas que reflecte o meu pensamento teórico acerca da táctica:

"Ter mais posse de bola e pensar que por isso tem mais domínio sobre o adversário, é errado. O que interessa é saber o que fazer quando se tem a posse."

E é assim mesmo que o vejo. Que interessa ter mais posse se durante essa posse, a maior parte dos passes são feitos para trás, ou atrás da linha defensiva, de jogador para jogador, sem avanço no terreno, sem penetrações, sem diagonais...

Compartilhar este post

Link para o post

Ui, isto é que é falar, respirar futebol.

Pois é chego a uma conclusão rápida sobre o nosso pensamento sobre o jogo (futebol). Preferes ganhar os jogos controlando-os, eu prefiro ganhar dominando-os, gosto de massacrar até ganhar mesmo que seja aos "pontos", acho que para ti o futebol é eficácia.

Se calhar por ser Sportinguista tenho medo de ver os outros com a bola, a qualquer momento sofro 1 golo de não sei aonde...

Mas acredito que a tua maneira de ver o futebol seja a melhor até, eu vou continuar a buscar a vitória atraves do meu 433 baseado em grande parte na posse de bola e na qualidade de quem decide na frente. :fixe:

Cesário são parágrafos como o teu sobre este viciante jogo que nos leva a não querer fazer o Encerrar nos nossos PCs, portáteis... :-({|=

Compartilhar este post

Link para o post

O Dalta percebe muito disto....já são muitos anos hehehe.Quanto á posse de bola pouco me interessa pois a maior parte das vezes acabo vitorioso com muitos mais remates do que o adversário.

Quanto ao staff admito que antes a primeira coisa que fazia era recrutar uns quantos de qualidade mas agora não tenho feito isso. Nem me lembrava que vinham treinos incluidos na táctica para o patch 8.0.1, usei as tácticas, mas os treinos penso que não. Notaste alguma diferença nos treinos do 8.0.1 para 8.0.2 ?

Compartilhar este post

Link para o post
O Dalta percebe muito disto....já são muitos anos hehehe.Quanto á posse de bola pouco me interessa pois a maior parte das vezes acabo vitorioso com muitos mais remates do que o adversário.

Quanto ao staff admito que antes a primeira coisa que fazia era recrutar uns quantos de qualidade mas agora não tenho feito isso. Nem me lembrava que vinham treinos incluidos na táctica para o patch 8.0.1, usei as tácticas, mas os treinos penso que não. Notaste alguma diferença nos treinos do 8.0.1 para 8.0.2 ?

Sinceramente não. Não achei grandes diferenças na evolução dos jogadores nos treinos. A grande diferença foi a "tal queda" brusca nos atributos no final das épocas que depois permite ao jogador voltar a evoluir mais favoravelmente tendo em conta a sua habilidade e potencial.

Compartilhar este post

Link para o post
Não dá pica jogar com as tacticas do Cesário, tornam o jogo demasiado fácil :(

:lol:

Há uma coisa bastante fácil... é não jogar com elas... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
:lol:

Há uma coisa bastante fácil... é não jogar com elas... :mrgreen:

Lol mas agora asério, parabéns pelas tuas tácticas, estão fantásticas!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Lol mas agora asério, parabéns pelas tuas tácticas, estão fantásticas!!!

Muito obrigado...

Eu estava a brincar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Dalta escalerece-me uma dúvida. Nos treinos tens lá Ac e Avançados Laterais, jogando nas tacticas para 8.0.1, suponhamos que uso o carlos vela a ponta de lança na tactica em casa e a extremo na fora, onde devo colocar ? Nesse treino ou no de ponta de lança ?

Compartilhar este post

Link para o post
Dalta escalerece-me uma dúvida. Nos treinos tens lá Ac e Avançados Laterais, jogando nas tacticas para 8.0.1, suponhamos que uso o carlos vela a ponta de lança na tactica em casa e a extremo na fora, onde devo colocar ? Nesse treino ou no de ponta de lança ?

Na de AC e AL. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Cesário, acontece me com sua tática o mesmo que com outras e até hoje não aprendi a solucionar.

COmeço a temporada bem, jogo com o Flamengo, ganho o campeonato do Rio, e libertadores e no campeonato brasileiro dou 15 chutes a gol, o adversário 1, e perco o jogo. Sempre tenho que trocar de tática. No ano seguinte, a mesma coisa.

Qual é a solução pra isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Cesário, acontece me com sua tática o mesmo que com outras e até hoje não aprendi a solucionar.

COmeço a temporada bem, jogo com o Flamengo, ganho o campeonato do Rio, e libertadores e no campeonato brasileiro dou 15 chutes a gol, o adversário 1, e perco o jogo. Sempre tenho que trocar de tática. No ano seguinte, a mesma coisa.

Qual é a solução pra isso?

Solução? Epá... para isso não há tácticas milagrosas... mas pela minha experiência as pré-épocas contam e muito, mais do que alguma vez contaram. Basta tirar as dúvidas fazendo dois save iguais, em que num se faz pré-época (com treinos e tudo) e na outra não se fazer.

Dalta a táctica 4-1-4-1 funciona com Patch 8.0.2?

Funcionar funciona... mas precisa de uns ajustes a nível defensivo e em termos de posicionamento...

Boa noite, achas que esta táctica dá pro Campeonato Inglês? Por exemplo, QPR

Obrigado :)

Depende do teu meio-campo, já que esta táctica assenta os seus princípios num meio-campo demolidor (não em termos de qualidade, mas em relação a certos atributos). Um MDC razoável é necessário assim como um MC que saiba subir, com técnica e visão de jogo.

As tácticas estão muito boas efectivamente! :handclap:

;) Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Cesario,

Confesso desde já que ainda não fiz donwload das tuas tácticas, (mas tou tendado a faze-lo) por uma simples razão, quero ter uma táctica elaborada por mim....para isso necessito da tua ajuda se for possível, é claro!

Aqui vai vou começar um save com a "Vecchia Signora", e gostava de criar um táctica á italiana, ou seja, uma táctica na qual controlamos o jogo sem ser necessário dominá-lo, com uma boa coesão defensiva, e um ataque que em 4 vezes que vai lá marca 2 (para isso oTrézéguet, deve ajudar, 20 compostura, 20 finalização e 20 cabeceamento) pois, tal como tu, penso que o principal é não dar hipotses de criar ocasiões de golo ao adversário e com isso não sofrer muitos golos. (pelo menos é o que tenho lido por aí)

Pelo que tenho lido aqui a tua táctica defensivamente é impecável, e gostava que me desses algumas "luzes" para poder criar a minha dentro dessa base, se bem que ainda não sei qual vou usar mas 1 médio defensivo é obrigatorio ter para equilibrar a equipa, de preferencia miguel veloso que saiba defender e que tenha boa técnica pois vai ser ele o primeiro homem a organizar jogo e iniciar os ataques, que achas?

Devo mete-lo a organizador de jogo (caso ele venha)? Sem tirar com isso a hipotse de partir para o contra-ataque?

Para mim uma táctica á italiana jogasse em temporização lenta e passe curto mas isso não me vai tirar hipotses de partir para o contra-ataque?

O que devo fazer para não sofrer golos em contra-ataque? É que já joguei outros saves em que tinha mentalidade defensiva, defesa profunda, e comprimento curto e sofria p'rai 3 golos de contra-ataque com bola para as costas da defesa, o que fazia de mal?

Para acabar só mais uma pergunta, é impressão minha ou as setinhas nas tácticas é para quando a nossa equipa não tem a bola?

é o que me parece ao ver oo jogo!!!

Agradeço desde já a tua ajuda

e desculpa lá se este texto é um bocado seca

e já sabes se tiveres algumas dúvidas diz que eu ajudo-te loooooooooool

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a utilizar as tácticas MilanLab no Milan (pois é a equipa que estou a treinar neste momento [a par do Fulham :mrgreen: ]) e há aqui uma coisa que anda a atormentar: o 4-2-3-1 apresentado pela Roma.

Não consigo fazer absolutamente nada da Roma. Como já 'tás farto de ouvir dizer, as minhas noções de tácticas não são as melhores por isso tento equilibrar as coisas com um plantel forte e com a ajuda das instruções ao adversário.

Neste caso o problema não é só a táctica em si. é também a polivalência do plantel da Roma. O Bodmer pode facilmente trocar de posição com o Aquilani, O Giovinco tanto pode trocar com o Bodmer como com o Sóbis, o Modric tanto pode trocar com o Bodmer como com o Giovinco ou até com o Aquilani e ainda com o Sóbis assim como o Sóbis pode facilmente trocar de lugar com qualquer um dos três jogadores que jogam atrás dele.

Por muito boa que seja a equipa, com o decorrer do jogo as marcações vão confundir-se completamente e isso vai baralhar a minha defesa toda. Mesmo que eu esteja constantemente a fazer alterações tácticas nas marcações, no meio de tanta troca, as probabilidades de eu cometer um erro são bastante altas.

Com a versão Home é um desastre. Ora os MC que estão encostados ás alas vão ajudar os Laterais e deixam um buraco no meio campo tamanho do Luisão, ora os Laterais se vêm sozinhos contra os extremos e os Laterais adversários.

Com a versão Away a coisa é ligeiramente diferente. Como já jogo com extremos os Laterais adversários já não sobem frequentemente e os meus Laterais já não se vêm tão aflitos. Mas não tenho poder de finalização. E se vou tirar uma pedra daquele meio-campo a construção desmorona-se toda. Posso sempre tirar um defesa mas isso iria libertar ou os extremos adversários ou o 10 adversário (dependendo do que os meus Laterais fizessem). Tirar um dos extremos era um erro crasso pois são eles que seguram os Laterais adversários. E só resta o Guarda-Redes...que não me parece boa opção para sair :mrgreen:

Estou certo no que digo? Alguma solução para isto?

EDIT - Só para que conste que, cada vez que tiver um jogo importante virei aqui fazer um post... É que pouco depois de postar isto dei 4-1 á Roma na final da champions -__-'

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Cesario..para quando a tatica de 3 centrais que "prometeste" desponibilizar-nos?? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...