Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Boas pessoal.

Embora possa ser considerado eventualmente prematuro este tópico, já alguém sentiu que encontrou uma táctica consistente?

Em caso afirmativo, sugiro que a descrevam e a disponibilizem para download.

Um abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Jogando com o Sporting, eu tenhop jogado sempre com a 4-4-2 losango, mas ultimamente, graças a um downdate em que tenho o Balakov, o Figo, o Juskowiac, etc. , mudei para o 4-3-3, com 1 ponta de lança, 2 avançados a cair para as alas, 1 trinco, mentalidade defensiva mas remates de longe e 2 médios ofensivos com liberdade total. Quando há jogo numa das alas, o avançado desse lado descai para essa ala, onde apoia o defesa lateral que trás a bola e fico com 2 avançados dentro da área para os cruzamentos, além dos médios ofensivos para remates de longe e recargas. Tem resultado muito bem.

Mas no FM2009, perdi a possibilidade de colocar os avançados a descair nas alas. Ou são pontas de lança de área, ou extremos. Frustração. Ou colocava o 4-3-2-1, ou o 4-3-3 puro, fosse com os avançados fora ou dentro da área, mas com pouca elasticidade, em qualquer dos casos.

Fui inventando...

Peguei na 4-4-2 ofensiva como base, que tem um médio mais defensivo e outro mais ofensivo, não lhes mexi, puxei um ponta de lança para trás, para médio ofensivo com total liberdade, avançei os 2 médios esquerdo e direito para extremos ofensivos, mas com corridas para a frente. Na prática fiquei com um 4-5-1, ou 4-2-3-1, mas com comportamento elástico dos jogadores mais avançados, como eu gosto. No sistema de jogo, meti velocidade, pressão e mentalidade ofensiva quase máximas. Os jogadores trocam muito bem a bola, quando a perdem, há o médio mais defensivo, que recua para trinco ou um dos centrais que recupera logo a bola, depois fazem jogo com os defesas laterais a lançar o ataque, com apoio do trinco ou do médio centro. Os 3 do meio campo trocam a bola e desequilibram no eixo, com o ponta de lança a vir buscar jogo, ou, jogando pelas alas, com apoio dos laterais com cruzamentos para a área. Como gosto de posse de bola, tem resultado bem.

Por acaso, mesmo sem querer, acabei a jogar com a táctica que tinha no Football Manager Live. Por acaso, ou talvez não, porque há muitos aspectos do FML que a SI adoptou para o FM2009.

Compartilhar este post

Link para o post
Jogando com o Sporting, eu tenhop jogado sempre com a 4-4-2 losango, mas ultimamente, graças a um downdate em que tenho o Balakov, o Figo, o Juskowiac, etc. , mudei para o 4-3-3, com 1 ponta de lança, 2 avançados a cair para as alas, 1 trinco, mentalidade defensiva mas remates de longe e 2 médios ofensivos com liberdade total. Quando há jogo numa das alas, o avançado desse lado descai para essa ala, onde apoia o defesa lateral que trás a bola e fico com 2 avançados dentro da área para os cruzamentos, além dos médios ofensivos para remates de longe e recargas. Tem resultado muito bem.

Mas no FM2009, perdi a possibilidade de colocar os avançados a descair nas alas. Ou são pontas de lança de área, ou extremos. Frustração. Ou colocava o 4-3-2-1, ou o 4-3-3 puro, fosse com os avançados fora ou dentro da área, mas com pouca elasticidade, em qualquer dos casos.

Fui inventando...

Peguei na 4-4-2 ofensiva como base, que tem um médio mais defensivo e outro mais ofensivo, não lhes mexi, puxei um ponta de lança para trás, para médio ofensivo com total liberdade, avançei os 2 médios esquerdo e direito para extremos ofensivos, mas com corridas para a frente. Na prática fiquei com um 4-5-1, ou 4-2-3-1, mas com comportamento elástico dos jogadores mais avançados, como eu gosto. No sistema de jogo, meti velocidade, pressão e mentalidade ofensiva quase máximas. Os jogadores trocam muito bem a bola, quando a perdem, há o médio mais defensivo, que recua para trinco ou um dos centrais que recupera logo a bola, depois fazem jogo com os defesas laterais a lançar o ataque, com apoio do trinco ou do médio centro. Os 3 do meio campo trocam a bola e desequilibram no eixo, com o ponta de lança a vir buscar jogo, ou, jogando pelas alas, com apoio dos laterais com cruzamentos para a área. Como gosto de posse de bola, tem resultado bem.

Por acaso, mesmo sem querer, acabei a jogar com a táctica que tinha no Football Manager Live. Por acaso, ou talvez não, porque há muitos aspectos do FML que a SI adoptou para o FM2009.

Ainda ano à procura da melhor táctica, mas o tempo que temos na demo para averiguar neste âmbito é curto.

Ainda assim, tenho jogado - agora testando o Arsenal - com 4 defesas, 1 trinco, 3 MC, 2 alas e 1 PL.

Os resultados têm vindo a aparecer cada vez melhor, mas é certo que estou a jogar com uma equipa poderosissima, o que talvez não abona para poder retirar conclusões mais coerentes e que possam abrir boas perspectivas para o futuro.

Um abraço,

Luís Pereira.

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda ano à procura da melhor táctica, mas o tempo que temos na demo para averiguar neste âmbito é curto.

Ainda assim, tenho jogado - agora testando o Arsenal - com 4 defesas, 1 trinco, 3 MC, 2 alas e 1 PL.

Os resultados têm vindo a aparecer cada vez melhor, mas é certo que estou a jogar com uma equipa poderosissima, o que talvez não abona para poder retirar conclusões mais coerentes e que possam abrir boas perspectivas para o futuro.

Um abraço,

Luís Pereira.

Bom... sem querer ser mauzinho :p

os resultados estão a aparecer porque está a jogar com 12... LOL :p

:cadeirada:

:D

On topic: Ainda não tenho muito tempo de jogo para avaliar as tacticas... usualmente gosto de jogar em 4-1-2-2-1 ou 4-1-3-2. posto isto é aos poucos que se vai afinando a tactica... e há muita coisa exterior que influência o seu desenpenho. é preciso tempo para que comecem a aparecer as "tacticas que ganham tudo" :p

Compartilhar este post

Link para o post

Para já no Boavista com as limitações do plantel tenho apostado num losango fechado nos jogos fora e aberto nos jogos fora. Acho que a tactica é boa para jogar nas ligas mais baixas. Não puxa muito pela criatividade dos jogadores (que é pouca) nem pela qualidade. O sistema é simples e assenta num futebol directo com temporização rápida e pressionante...ou seja puxa pelo fisico que com treinos duros na pré-época acabam por em meados de Setembro surtir efeito. Os resultados foram bons e acabei o demo em 2º lugar um ponto do Gil Vicente (apenas perdeu contra mim) e tenho dominado os jogos. João Tomás lá na frente marca golos mas também falha muitos. É um táctica que tem resultado e vou concerteza utiliza-la quando o jogo sair.

Compartilhar este post

Link para o post

bem nao sei se tou embruxado se não mas o que é certo é que eu perco sempre nos pontapés de grande penalidade, eu seleciono os melhores batedores de penaltis por ordem e mesmo assim perco sempre mesmo contra equipas em que os jogadores adversarios sao inferiores aos meus nesses atributos.

Isto por vezes da raiva outras para nao me chatear ja dou gargalhadas com esta a situação.

Alguem sabe por que "carga de agua" é que isto me acontece ?

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto jogava a demo consegui uma táctica bastante consistente que me permitiu acabar a demonstração da demo com apenas 2 empates( com domínio avassalador) e o resto vitorias com o Benfica. Usei um modelo táctico de 4-3-2-1

x -->___________x -->

x______ x

_______ x --> ___________ x

x______ x

_

x --> ___________ x -->

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho jogado com o Sporting e a escolha pelo losango revelou-se acertada.

Compartilhar este post

Link para o post

--------------------------------------------------

------------------------PL-----------------------

------EE--------------MO------------ED--------

-------------------MD------MD------------------

----LE----------DC--------DC----------LD-----

-----------------------GK-----------------------

LD e LE a subir

MD's a descer

EE e ED a subir

Para mim é uma tactica basica, mas depende da equipa que temos, e em qual o sector que possuimos a nossa principal arma

bem nao sei se tou embruxado se não mas o que é certo é que eu perco sempre nos pontapés de grande penalidade, eu seleciono os melhores batedores de penaltis por ordem e mesmo assim perco sempre mesmo contra equipas em que os jogadores adversarios sao inferiores aos meus nesses atributos.

Isto por vezes da raiva outras para nao me chatear ja dou gargalhadas com esta a situação.

Alguem sabe por que "carga de agua" é que isto me acontece ?

a mim tambem me acontecia mas no 2008 , passei a por os 1ºs 5 melhores batedores aleatoriamente, e a partir dai por ordem da qualidade, sempre mudou algo, tambem passei a ter em conta a confiança do jogador, a moral ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Viva,

Alguem pode disponibilizar esta táctica?

Tenho jogado com o SCP e isto anda mau :D

Compartilhar este post

Link para o post

4-4-2 classico.

Não me queixo de todo com o Belenenses, 6 jogos, 4 vitórias, 2 empates (Porto e Benfica, ambos fora a 0s).

O "truque" é utilizar o melhor jogador do meio campo como organizador, e deixá-lo a segurar a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem...vou na 2ª epoca com o Benfica. Usei a mesma tactica na 1ª epoca mas com alguns jogadores diferentes.

Na 1ª época ganhei a taça uefa, campeonato e taça de portugal.

Deixo aqui uma imagem da tactica.

Abraço

tacticazb1.th.jpgthpix.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, deixo aqui uma dúvida.. Comecei com o meu Benfica e para já estou com 3 jogos e 3 vitórias. A dúvida que eu queria deixar era, imaginemos que um jogador tem como movimentos preferidos "adora ter a bola", tal com o meu Rossina. Será que a característica de "segurar a bola" não será boa ? Pode fazer com que o jogador tenha a bola muitas vezes e que não a solte logo.. Visto que esta caracteristica é tipica de avançados.

Cumps ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso de uma ajuda!

Tipo o que significa liberdade criativa.por exemplo um jogador com muita liberdade criativa, ele n vai cumprir com o k vou pedir??ou vai cumprir mas com direito a fintas??quando falo se ele vai cumprir e do género do tipo eu tenho um extremo quero k ele so faça cruzamentos d linha d fundo e k n faça remates d longe...ou seja se eu por ele com muita liberdade criativa...ele n vai fazer sempre os movimentos k eu pedi ou vai???

Compartilhar este post

Link para o post
Preciso de uma ajuda!

Tipo o que significa liberdade criativa.por exemplo um jogador com muita liberdade criativa, ele n vai cumprir com o k vou pedir??ou vai cumprir mas com direito a fintas??quando falo se ele vai cumprir e do género do tipo eu tenho um extremo quero k ele so faça cruzamentos d linha d fundo e k n faça remates d longe...ou seja se eu por ele com muita liberdade criativa...ele n vai fazer sempre os movimentos k eu pedi ou vai???

Se dás liberdade dizes "joga como gostas", não podes esperar que ao mesmo tempo jogue como mandas... As fintas não são Liberdade criativa, são segurar a bola :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post
Se dás liberdade dizes "joga como gostas", não podes esperar que ao mesmo tempo jogue como mandas... As fintas não são Liberdade criativa, são segurar a bola :fixe:

um avaçado k eu kero k finte o guarda redes num pa um ....basta selecionar segurar bola e isso k me tas a dizer?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a liberdade criativa não tem nada a ver com o rigor táctico. Ou melhor, tem, mais ter uma não implica não ter a outra. Eu pelo menos vejo a liberdade criadora como o limite que damos a um jogador nosso para puder inventar. Óbvio que se for uma equipa tecnicista e com criatividade essa mesma tem de ser dada, de modo a desenvolverem-se boas jogadas. Serve, essencialmente, para os extremos e para um número 10.

Quanto a segurar a bola, acho que não tem nada a ver com o que vocês estão para aí a dizer. Para mim segurar a bola serve, essencialmente, para avançados fortes, como o Adebayor, por exemplo, capazes de segurar perto da área adversária para encontrar a melhor solução e/ou deixar os restantes elementos da equipa subirem no terreno.

Mas isto são apenas os meus desvaneios, não tenho a certeza de nada do que estou a dizer. Mas para mim é isto! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bom, depois de uma época neste FM09 já tnehos umas ideias:

1º - Apesar de ja haver por aqui aqueles "cromos" que ganham campeonato, taça, Uefa e afins sem derrotas, parece-me que acabaram aquelas tácticas que servem para toda a época. Está mais difícil marcar golos. Ganhar nem tanto, mas marcar golos sim!

2º - Os jogadores continuam a não fazer o que se lhes pede, nomeadamente a porcaria da marcação individual, continua uma M*rda. É das primeiras coisas que testo quando sai um novo FM e a treta é sempre a mesma. Se eu meto marcação indivual é para o defesa (normalmente) ir "com ele para o balneário", como se costuma dizer, não é para defender à zona quando tem a bola e só marcar o adversário quando a equipa perde a bola. Para isso meto marcação H-H sem seleccionar jogador específico ou mesmo zona.

3º - Ganhar fora está muito mais difícil que em casa. Fora é mais difícil controlar o jogo (para quem joga desta forma).

4º - Não houve numa época inteira uma única reviravolta de resultado (a favor ou contra) e pior que isso voltou-se ao tempo dos CM's em que bastavam 15 minutos de jogo para perceber quem iria ganhar o jogo (ou pelo menos controlá-lo). PÉSSIMO!!!! Pode ter sido da demo, mas em praticamente TODOS os jogos adivinhei +/- o vencedor.

5º - Como se mete um avançado a servir de poste? Quem joga com o Benfica sabe do que falo (Cardozo). ele até foi o melhor marcador da liga, mas anda muito solto. Queria-o mais fixo e não a ir centrar nas linhas ou a vir buscar jogo atrás.

6º - Os atributos dos jogadores estão mais reais, sobretudo nos jovens. Já não temos jovens brasileiros de 17 anos com 20 de velocidade a custatem 100k€. Para ter 20 neste FM, é preciso ser mesmo muito bom nesse atributo.

Basicamente a minha 1ª análise é que falta mesmo uma nova patch (se é que irá resolver estes problemas). O que mais noto é os jogadores não fazerem o que nós lhes mandamos, não só no exemplo da marcação ou do PL fixo, mas também, por exemplo, no rematar frequentemente noes médios. Se eu digo para rematar frequentemente é, nomeu entender, para rematarem sempre que tiverem uma aberta e isso não se verifica nos jogos. recebem a bola à entrada da área e andam a ver a quem a vão passar.

O que espero com a nova patch é o que sempre espero de um FM: que os jogadores façam o que eu mandar. Se perder que seja porque eu lhes dei as ordens erradas!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou jogando em um 4-4-2 com 1 trinco, 1 meia central indo a atacar e 2 extremos e to tendo dificuldades em criar oportunidades de gol, mesmo tendo a maior posse de bola mesmo contra os grandes(sou o Hoffenheim) nao consigo ter muitas oportunidades e a equipe adversaria sempre tem mais oportunidades(mais chutes e tal) mesmo jogando contra adversarios inferiores, alguem tem algumas dicas para melhorar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Tou com uma dúvida. De momento estou a jogar com uma tactica 4-1-3-2 em que os laterais e os extremos sobem e o meu adjunto está-me sempre a dizer para encurtar espaços entre a linha defensiva e a linha média, como faço isso? Baixo o comprimento? Subo a linha defensiva? ou é outra coisa qualquer?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...