Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Ainda vou na segunda época, e com muitas limitações financeiras. Estou em 5º a meio da temporada

50303013.jpg

51980767.jpg

Com um plantel tão fraquito mais uma vez acho que estou a superar as expectativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho, boa carreira. Só que já me aconteceu várias vezes essas equipas chegarem à primeira e... nada! mas mesmo nada! :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de ler o TT&F fiquei com uma pequena duvida..

Fiquei com a sensação que na parte das mentalidades dos PL aquilo se contradiz um bocado.. no manual diz que o PLd deve ter uma mentalidade menos ofensiva que o PLa, mas depois no documento de apoio de fazer as tácticas aparece o PLd com mentalidade mais ofensiva que o PLa, o que na minha opinião não deve ser assim.. não sei se alguém já notou nisso

Gostava de esclarecer essa duvida!

Compartilhar este post

Link para o post

não tenho aqui o pdf, mas não se se diz isso ou diz que um tem mais que o outro... como é que sabes qual é o a e qual é o d?

Compartilhar este post

Link para o post
não tenho aqui o pdf, mas não se se diz isso ou diz que um tem mais que o outro... como é que sabes qual é o a e qual é o d?

Usando 2 avançados, um terá que ser mais "estático" (PL) e o outro mais mexido (AC).. assim, o a é o PL, e o d é o AC.. por exemplo imagine-se a dupla Trezeguet/Del Piero, ou Cardozo/Aimar.. acho que me fiz entender.

Compartilhar este post

Link para o post
Usando 2 avançados, um terá que ser mais "estático" (PL) e o outro mais mexido (AC).. assim, o a é o PL, e o d é o AC.. por exemplo imagine-se a dupla Trezeguet/Del Piero, ou Cardozo/Aimar.. acho que me fiz entender.

Aimar não é nem nunca irá ser segundo Ponta de Lança. Só o Quique é burro ao ponto de o por nessa posição :)

Mudaria o exemplo que pretendeste dar para Cardoso/Aguero ou Cardoso/Palacio por exemplo.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Aimar não é nem nunca irá ser segundo Ponta de Lança. Só o Quique é burro ao ponto de o por nessa posição :)

Mudaria o exemplo que pretendeste dar para Cardoso/Aguero ou Cardoso/Palacio por exemplo.

Abraço

Só dei esse exemplo para ver a diferença entre um e outro, não queria dizer que o Aimar seja avançado ou não..

Mas quanto à questão das mentalidades, gostaria de ouvir opiniões sobre isso..

Compartilhar este post

Link para o post
Só dei esse exemplo para ver a diferença entre um e outro, não queria dizer que o Aimar seja avançado ou não..

Mas quanto à questão das mentalidades, gostaria de ouvir opiniões sobre isso..

Nisso não te posso ajudar. Para mim teoremas são teoremas, podem ajudar-nos a criar a nossa própria interpretação do jogo, e acima de tudo desenvolver em nós um espirito critico/bagagem capaz de nos dar preparação tal, que nos vai permitir criar as coisas por nós proprios. Resumindo, conseguirmos meter as nossas ideias em prática.

Importante é retirar o melhor, espremer bem, espevitar a consciência, criar e reter alguns conceitos. Depois é pensarmos por nós próprios e irmos avante com principios e estilos de jogo, sempre com a vertente da analise prática do jogo em mente. Muitas teorias, principios e estilos de jogo podem ser dignas de génios, e depois no motor de jogo dão em nada.

Bons jogos

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

já jogo há anos suficientes para entender o que é uma dupla de avançados, simplesmente estava a perguntar como é que sabes qual é o PLd e o PLa... é que há no "crib sheet" uma diferença de mentalidade exactamente como recomenda o ttf, e nas tácticas também, só não diz deles é o a ou qual é o d... mas se um tem menos mentalidade que o outro...

Compartilhar este post

Link para o post
Nisso não te posso ajudar. Para mim teoremas são teoremas, podem ajudar-nos a criar a nossa própria interpretação do jogo, e acima de tudo desenvolver em nós um espirito critico/bagagem capaz de nos dar preparação tal, que nos vai permitir criar as coisas por nós proprios. Resumindo, conseguirmos meter as nossas ideias em prática.

Importante é retirar o melhor, espremer bem, espevitar a consciência, criar e reter alguns conceitos. Depois é pensarmos por nós próprios e irmos avante com principios e estilos de jogo, sempre com a vertente da analise prática do jogo em mente. Muitas teorias, principios e estilos de jogo podem ser dignas de génios, e depois no motor de jogo dão em nada.

Bons jogos

Abraço.

Sim tens toda a razão.. eu próprio tenho feito as minhas tácticas no jogo, e sei perfeitamente que têm algumas lacunas, as quais com o tempo vou tentando aperfeiçoar..

Esta dúvida das mentalidades dos avançados só me surgiu depois de ler o TT&F .. fui experimentar aquele documento das tácticas para ver como funcionava, e apercebi-me que havia essa diferença entre o que tinha lido e o que constava naquele documento.. apenas queria saber qual estava mais correcto..

já jogo há anos suficientes para entender o que é uma dupla de avançados, simplesmente estava a perguntar como é que sabes qual é o PLd e o PLa... é que há no "crib sheet" uma diferença de mentalidade exactamente como recomenda o ttf, e nas tácticas também, só não diz deles é o a ou qual é o d... mas se um tem menos mentalidade que o outro...

Não sei se estou a perceber bem a tua questão, mas vou tentar explicar de que compreendi..

No TT&F fala em jogadores de defesa, suporte e ataque.. num 4-4-2 clássico (que era o que estava a experimentar), uso 4 jogadores de apoio em que um deles é um avançado, e é esse avançado que eu considero o PLd.. esse avançado tem diferentes instruções do outro, tanto de mentalidade como movimentos na frente e tudo o resto..

Compartilhar este post

Link para o post
Não sei se estou a perceber bem a tua questão, mas vou tentar explicar de que compreendi..

No TT&F fala em jogadores de defesa, suporte e ataque.. num 4-4-2 clássico (que era o que estava a experimentar), uso 4 jogadores de apoio em que um deles é um avançado, e é esse avançado que eu considero o PLd.. esse avançado tem diferentes instruções do outro, tanto de mentalidade como movimentos na frente e tudo o resto..

não é questão nenhuma, estava a tentar perceber a tua :grin: esse PLd tem menos mentalidade que o a, para não jogarem os 2 em linha, e em tudo o que li do ttf o PLd tem sempre 3 a 5 pontos de mentalidade a menos.

O que eu estou a tentar dizer é que se no .xls diz que o PLd tem mais mentalidade, confere os restantes valores, se os nomes estiverem trocados e as instruções também, continuas a ter um PLa e um PLd a funcionar correctamente ;)

Compartilhar este post

Link para o post
não é questão nenhuma, estava a tentar perceber a tua :grin: esse PLd tem menos mentalidade que o a, para não jogarem os 2 em linha, e em tudo o que li do ttf o PLd tem sempre 3 a 5 pontos de mentalidade a menos.

O que eu estou a tentar dizer é que se no .xls diz que o PLd tem mais mentalidade, confere os restantes valores, se os nomes estiverem trocados e as instruções também, continuas a ter um PLa e um PLd a funcionar correctamente ;)

Do que eu retirei do TT&F confere com o que dizes.. mas como no .xls isso estava diferente, levantou-me algumas duvidas.. mas já estou esclarecido..

Não tenho a certeza, mas penso que no .xls só as mentalidades é que estão trocadas nos PL's

Obrigado a que deu opiniões! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Venho colocar uma questão que me tem feito bastante confusao, meter mentalidade ofensiva ou normal , nos centrais, defesas laterais ou medio defensivo no que é diferente de meter mentalidade defensiva ?

pergunto isto porque experimentei a assimetrica do queiroz que vem no TTF_Documents_Tactics e os centrais, laterais e medio defensivo têm mentalidades ofensivas e parece ser seguro também a nivel defensivo e a táctica é bastante ofensiva.

Compartilhar este post

Link para o post
Boas,

Venho colocar uma questão que me tem feito bastante confusao, meter mentalidade ofensiva ou normal , nos centrais, defesas laterais ou medio defensivo no que é diferente de meter mentalidade defensiva ?

pergunto isto porque experimentei a assimetrica do queiroz que vem no TTF_Documents_Tactics e os centrais, laterais e medio defensivo têm mentalidades ofensivas e parece ser seguro também a nivel defensivo e a táctica é bastante ofensiva.

Se queres que a equipa jogue como um bloco, sem grandes buracos na sua estrutura não se deve dar mentalidades muito dispares entre defesa/meio-campo/ataque.

Quem gosta de equipas que não partam demasiado, com bloco bem definido e compacto, sem dar grandes espaços entre sectores, enfim que não pretenda uma equipa demasiado exposta e estendida verticalmente, opta por não dar mentalidades com amplitudes muito grande (diferença entre a mais baixa e a mais alta). Mas tudo depende também do estilo de jogo que pretendes e até do passe a utilizar...atenção também à linha defensiva que pode ajudar bastante a compactar a equipa.

Normalmente uma amplitude de 5 espaços na linha da mentalidade é desaconselhado para quem equipas a jogar desta forma. Eu pessoalmente se conseguir fazer render um modelo com as mentalidades todas iguais não hesito um momento. Por norma, e excepto casos pontuais, não dou uso mais de 4 espaços de amplitude na mentalidade (normalmente da defesa para o ataque para tentar dar alguma profundidade á equipa, ganhar espaço para trocar a bola e até empurrar a equipa adversária para a sua defensiva).

Pensa no actual Sporting de Paulo Bento. Assim de repente se tentares passar para o FM a táctica surgem-te 4 defesas centrais com mentalidade defensiva e linha defensiva baixa. Na frente 2 Pontas de Lança com mentalidade muito atacante. O meio campo tem de cobrir demasiado terreno e surgem os desequilibrios, incapacidade de pressão, consequente dificuldade nas transições após a conquista da bola, que resulta sempre no pontapé longo do Polga para as couves.

Se jogasse muito mais apoiado, com uma defesa mais próxima do meio campo, com defesas bem mais preocupados em apoiar o ataque em vez de só defender, as linhas mais próximas, uma equipa mais pressionante na intermediária (tipo braga), evitava por vezes os banhos de bola e o aparente correr atrás da bola no meio campo. Digo aparente porque é uma escolha do treinador, lá está, é um estilo de jogo que premeia as transições rápidas para os 2 Pontas, se possivel para as costas da defesa contrária, e para isso a equipa tem de estar algo profunda no campo para a equipa adversária subir. Se não subir ou tiver defesas com boa capacidade de posicionamento e rápidos, é dificil jogar. Será a melhor forma de uma clube como o Sporting jogar? Tenho dúvidas.

Agora o que compete a cada treinador é perceber qual o melhor modelo para determinada equipa, determinados objectivos, plantel e até a sua reputação.

Espero ter ajudado em algo, nem que seja a passar o tempo.

Bons jogos

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tive tempo de ler o tópico todo e por isso se calhar vou fazer uma pergunta que já puseram aqui.

No meu benfica fiz um 4-3-1-2 e normalmente domino todos os jogos mas tenho um problema, a falta de golos!

Os meus avançados ( Suazo e cardozo ) rematam muito mas é de longe, já pus nas instruções individuais de cada um para nao rematarem de longe mas eles continuam !

Desde já Obrigado pelas respostas :)

Compartilhar este post

Link para o post
Espero ter ajudado em algo, nem que seja a passar o tempo.

o mestre vodu tão modesto, cada vez estou mais fã :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post
Não tive tempo de ler o tópico todo e por isso se calhar vou fazer uma pergunta que já puseram aqui.

No meu benfica fiz um 4-3-1-2 e normalmente domino todos os jogos mas tenho um problema, a falta de golos!

Os meus avançados ( Suazo e cardozo ) rematam muito mas é de longe, já pus nas instruções individuais de cada um para nao rematarem de longe mas eles continuam !

Desde já Obrigado pelas respostas :)

Já que ninguem te responde vou ter tentar eu.

Há jogadores que por definição se tiverem oportunidade rematam de longe, mesmo que tu não o queiras. A questão é a oportunidade.

Neste ultimo patch (nos outros não notei tanto) existe uma tendência clara para os remates de longe. Rematam de tudo o que é sitio. Já acabei o jogo contra uma equipa qualquer que faz 20 remates, apanha uma vez na baliza, não cria perigo nenhum, mas na estatistica marca "20 remates". No entanto a minha vitória foi claramente justa e com 3 ou 4 situação claras de golo. A estatistica pode ser algo enganadora, cuidado, especialmente no patch 9.3.0.

Por norma dou instruções a 1 ou 2 jogadores para remates às vezes de longe. Tudo o resto nunca. Mas eles rematam na mesma, basta terem oportunidade, ou até estarem pressionados. Dependendo do modelo por vezes até dou instruções para ninguém rematar de longe.

Indo agora ao encontro do teu problema especifico, tens de ver se tens os Pontas com muito liberdade criativa. Pode ajudar a "inventar" umas coisas...

No teu caso meia barra de liberdade criativa nos PL, mas tens sempre de integrar as instruções no estilo de jogo que pretendes, desdobramento da equipa, largura, profundidade atacante, e essas m*rda.

A mentalidade muito atacante pode também ajudar á festa dos remates para as pinhas.

Outras questão pode ser a falta de opções de passe, que pode levar os PL a rematar...mas isso só visualizando o desdobramente táctico em processo atacante.

O Cardoso faças o que faças vai sempre rematar de longe, porque tem aptidão inata para isso. A questão é se tenta sempre, ou as vezes faz circular a bola/assiste para golo. Se não tem marcado muitos pode ser só uma fase, é gajo para marcar muitos e bons golos de longe.

Mais um vez espero ter ajudado, e mais uma vez nem que seja a encher chouriço ou ajudar a passar o tempo

Gostava de saber mais opiniões acerca do exagero dos remates de longe que por vezes parece tiro aos melros, acabando 99% em 3 pontos para o Pais de Gales. Exagero!

Compartilhar este post

Link para o post

Os remates de longe também dependem muito do valor de "decisões", principalmente para todos os tipos de médios centro. Mas essa febre de rematar pode ser aproveitada a nosso favor:

imaginem uma 451, com 3 jogadores no miolo, ou uma 4231. obriguem os alas a jogarem para dentro, obrigando o esquerdo a jogar com o pé direito e vice-versa. Se um dos médios interiores tiver remate mediano (se for bom talvez esta seja uma má ideia :mrgreen: ) e decisões baixo, pressionem que ele vai rematar por por tudo e por nada. Podem chegar ao fim do jogo com 20 remates do adversário, mas só 1 ou 2 à baliza, as estatisticas enganam muito ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um problema na táctica que uso no meu save. Dá muitos bons resultados, mas há sempre um jogador que não faz nada na grande parte dos jogos, o MAC.

Não percebo porque não faz nadinha na minha táctica, tirando 1-2 boas exibições em 10 jogos.

Já mudei e mudei e mudei as instruções individuais do MAC, mas, qualquer jogador que ponha a fazer essa posição, faz alguns jogos decentes e o resto é abaixo de 6 ou mediano (não chega a 6.5).

Não sei o que fazer agora para melhorar a minha táctica, acho que as exibições da equipa eram muito melhores se resolvesse este problema do MAC.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho um problema na táctica que uso no meu save. Dá muitos bons resultados, mas há sempre um jogador que não faz nada na grande parte dos jogos, o MAC.

Não percebo porque não faz nadinha na minha táctica, tirando 1-2 boas exibições em 10 jogos.

Já mudei e mudei e mudei as instruções individuais do MAC, mas, qualquer jogador que ponha a fazer essa posição, faz alguns jogos decentes e o resto é abaixo de 6 ou mediano (não chega a 6.5).

Não sei o que fazer agora para melhorar a minha táctica, acho que as exibições da equipa eram muito melhores se resolvesse este problema do MAC.

Põem acção livre nele, Remates de Longe em Misto ou para cima se tiver no mínimo 17, passas a rasgar frequente, movimentos para a frente, e cruzamentos em frequente, bastante liberdade criativa, ataque no máximo, pressão a todo o campo.

Compartilhar este post

Link para o post
Põem acção livre nele, Remates de Longe em Misto ou para cima se tiver no mínimo 17, passas a rasgar frequente, movimentos para a frente, e cruzamentos em frequente, bastante liberdade criativa, ataque no máximo, pressão a todo o campo.

Já o tive assim, tirando a parte da pressão a todo o campo. Talvez fosse isso. Vou experimentar, thanks :)

Compartilhar este post

Link para o post
Boas pessoal.

Embora possa ser considerado eventualmente prematuro este tópico, já alguém sentiu que encontrou uma táctica consistente?

Em caso afirmativo, sugiro que a descrevam e a disponibilizem para download.

Um abraço a todos.

eu ja tenho há muitos anos a mesma 442 normal, mas dps editada por mim claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...