Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carson Wentz

NBA: Where amazing (re)happens!

Publicações recomendadas

Tenho lido um pouco na diagonal estou à espera de Miami para começar a acompanhar a sério. :)

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Época 1979/80 – Wild Wild West

 

Preview:

 

Com a década de 80 à espreita, muitas eram as mudanças na NBA, mas comecemos por referir a maior delas todas: a adopção da linha de três pontos, imitando o que a ABA fizera no seu curto período de existência. Também relativamente a franchises havia novidades: os Jazz saíram de New Orleans para se mudarem para Salt Lake City, passando a ser então conhecidos pelo nome que se mantém até aos dias de hoje, Utah Jazz. Com esta mudança a equipa passou para a conferência Oeste, divisão do Midwest, com os Indiana Pacers a fazerem o caminho oposto, fixando-se na divisão Central, no Este.

 

Este:

Atlantic: Boston Celtics, New York Knicks, New Jersey Nets, Philadelphia 76'ers, Washington Wizards

Central: Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Houston Rockets, Indiana Pacers, San Antonio Spurs

Oeste:

Midwest: Chicago Bulls, Denver Nuggets, Kansas City Kings (NBA Champions), Milwaukee Bucks, Utah Jazz (ex-New Orleans Jazz)

Pacific: Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Portland Trailblazers, San Diego Clippers, Seattle SuperSonics

 

O draft era muito aguardado, com duas figuras que se adivinhavam como de proa na próxima década: Larry Bird de Indiana State e Magic Johnson de Michigan State. Houston Rockets e Golden State Warriors tinham assim as duas primeiras escolhas, com Magic a ir para os Rockets onde, quem sabe, será a estrela que Elvin Hayes precisa a seu lado, e Larry Bird a ir para Golden State, na tentativa de trazer a equipa de novo à relevância, Warriors que, depois de alcançarem os playoffs nas vinte e duas primeiras temporadas da NBA, não mais tinham chegado À postseason, numa ausência que vai já em 11 temporadas.

 

Na free agency grande parte dos nomes mais sonantes mantiveram-se nos clubes que já representavam, mas com algumas excepções, e claro, de entre as quais se destaca a saída de Ron Boone de Cleveland para San Antonio e dos veteranos Wes Unseld (de NY para Portland), Zelmo Beaty, que aos 39 anos vem de uma temporada nos Clippers onde esteve em todos os jogos (para os Nets), Lou Dampier (de Detroit para os Suns) e Norm van Lier (ex-Pistons, junta-se aos Bucks).

 

larry-bird-rookie1-595x411.jpg

Larry Bird, segunda escolha do draft, procurará trazer Golden State de volta aos tempos áureos.

 

Fase regular:

 

Se na época passada foram os Trailblazers, uma das equipas favoritas ao título, a passar mal, esta época foram os campeões e titulo, Kansas City Kings, a começarem mal a época, encontrando-se em sétimo lugar, fora das posições de playoff, portanto, no virar para 1980. À falta da boa prestação dos Kings quem liderava o Oeste era, pois claro, Portland, com os Bucks, finalistas no Oeste a época passada, a estarem na frente no Midwest. A Este, Cleveland ia tendo o melhor registo em toda a NBA, mas ferozmente perseguidos pelos Pistons. New York ia controlando o Atlântico onde os Celtics de Abdul-Jabbar eram apenas quartos, nonos na conferência, à frente apenas de uns Houston Rockets que, mesmo com Magic Johnson e Elvin Hayes vão desiludindo e dos Nets, claramente últimos da liga.

 

Com o aproximar do All-Star Break as coisas ficaram ainda piores para Boston que, com um registo de 18-33 tinham basicamente dito adeus à postseason. No Oeste, pelo contrário, os Kings pareciam recuperar e pressionavam já Milwaukee pela liderança da divisão.

 

O All-Star Weekend começou com os Rookies, liderados por Magic Johnson e Larry Bird, a chegar à vitória por 120-96, com Bird a ser o MVP da partida, com 34 pontos e 10 ressaltos. Pela primeira vez na história tivemos um concurso de três pontos, com os seguintes participantes: Brian Taylor (Clippers), Larry Bird (Warriors), Rick Mount (Kings), World B. Free (Jazz) Gerald Henderson e John Lucas (ambos dos Spurs). O duo de San Antonio foi acompanhado para a ronda final por World B. Free, com Gerald Henderson a vencer mesmo o concurso, com apenas 15 pontos na ronda final. Nos afundanços vitória de Bernard King dos Sixers, ultrapassando na ronda final Adrian Dantley dos Nuggets. Finalmente, no All-Star Game, vitória do Este, com Moses Malone dos Pistons a ser o All-Star MVP, mostrando de uma vez por todas que está aí para fazer estragos.

 

Quando todos pensavam que a época decorreria sem grandes alterações até ao final, eis que surge uma troca a três que espantou toda a NBA, precisamente entre as três melhores equipas do Oeste: Artis Gilmore iria para Portland, George McGiinis para Kansas City e, finalmente, Julius Erving juntar-se-ia aos Bucks... Três dos principais protagonistas das últimas temporadas a trocarem de equipas, em movimentações que pareceram pouco mais que caprichos, trocando estrelas para renovar por renovar. Talvez os Cavs, sem alterações de maior, aproveitem o maior entrosamento para finalmente chegarem ao título, quem sabe?

 

Apesar das trocas e baldrocas, tudo acabou como vem sendo hábito no Oeste, com Portland na frente, logo seguidos dos Kings. Milwaukee acabou por ter luta inesperada na fase final, sendo mesmo ultrapassados pelos Clippers e acabando com o mesmo registo de Utah. Os Nuggets foram a última equipa apurada para a postseason, numa tabela muitíssimo equilibrada esta época! No Este, sem surpresa, os Cavaliers venceram, seguidos dos Pistons com o segundo melhor registo mas apenas a 3rd seed, fruto da vitória dos Knicks no Atlântico. Dizer ainda que Boston acabou mesmo por falhar os playoffs

 

Este:

 

Cleveland Cavaliers 65-17 (.793) cnt

New York Knicks 45-37 (.549) atl

Detroit Pistons 60-22 (.732)

Philadelphia 76'ers 43-39 (.524)

Atlanta Hawks 40-42 (.488)

Indiana Pacers 36-46 (.439)

Boston Celtics 33-49 (.402)

San Antonio Spurs 29-53 (.354)

Washington Bullets 28-54 (.341)

Houston Rockets 26-56 (.317)

New Jersey Nets 21-61 (.256)

 

Oeste:

 

Portland Trailblazers 59-23 (.720) pac

Kansas City Kings 52-30 (.634) mid

San Diego Clippers 47-35 (.573)

Milwaukee Bucks 45-37 (.549)

Utah Jazz 45-37 (.549)

Denver Nuggets 42-40 (.512)

Chicago Bulls 41-41 (.500)

Seattle SuperSonics 38-44 (.463)

Golden State Warriors 38-44 (.463)

Los Angeles Lakers 35-47 (.427)

Phoenix Suns 34-48 (.415)

 

Nos prémios, mais um ano dominado por Artis Gilmore, vencendo o MVP (o seu terceiro) e o DPOY (o seu quinto). Mike Newlin dos Bucks foi o melhor 6th Man, Johnny Neumann de Denver o MIP e, na batalha dos rookies, Magic Johnson levou a melhor sobre Larry Bird.

 

All-NBA 1st Team: James Silas (Detroit), George Gervin (Cleveland), Spencer Haywood (New York), Julius Erving (Milwaukee), Artis Gilmore (Portland)

 

All-NBA 2nd Team: Randy Smith (Cleveland), Charlie Scott (Portland), Doug Collins (Los Angeles), Dan Issel (Washington), Moses Malone (Detroit)

 

All-NBA 3rd Team: Maurice Cheeks (Washington), Magic Johnson (Houston), Billy Knight (Chicago), George McGinnis (Kansas City), Kareem Abdul-Jabbar (Boston)

 

All-Defensive 1st Team: Maurice Cheeks (Washington), Al Skinner (Philadelphia), Julius Erving (Milwaukee), Dan Roundfield (Atlanta), Artis Gilmore (Portland)

 

All-Rookie 1st Team: Phil Ford (Phoenix), Gerald Henderson (San Antonio), Magic Johnson (Houston), Larry Bird (Golden State), Bill Cartwright (Seattle)

 

38538342-SS_athlete_entrepreneurs_magic.jpg

Magic Johnson acabou mesmo por vencer o duelo particular com Larry Bird, sagrando-se rookie do ano.

 

Playoffs:

 

Primeira Ronda (à melhor de 3):

 

Este – (3º) Detroit Pistons vs. Indiana Pacers (6º)

 

Os playoffs começavam com um confronto interessante que colocava frente a frente dois centers de excelente valia na liga: Moses Malone, dos Pistons, uma das estrelas da liga, e Robert Parish, dos Pacers, não tão explosivo, mas bastante regular (tem feito médias de duplo-duplo em todas as épocas em que participou). A regularidade, neste caso, acabou mesmo por levar a melhor, com os Pacers a conseguirem ir roubar o jogo 1 a Detroit, aproveitando o jogo casa para fechar a série e consumar o upset.

 

Este – (4º) Philadelphia 76'ers vs. Atlanta Hawks (5º)

 

Os Sixers começavam a construir um core interessante, com Bernard King, Bill Walton e David Thompson e conseguiram aqui mais um passo importante na sua afirmação, derrotando os Hawks em três jogos e marcando encontro com os Cavaliers na próxima fase.

 

Oeste – (3º) San Diego Clippers vs. Denver Nuggets (6º)

 

Depois de alguns anos de passarem quase despercebidos na liga, os Nuggets começavam a ter algumas peças interessantes, em particular Adrian Dantley. Tal não foi, ainda assim, suficiente para ultrapassar os Clippers que venceram em três jogos.

 

Oeste – (4º) Milwaukee Bucks vs. Utah Jazz (5º)

 

Julius Erving estava agora nos Bucks, o “patinho feio” do Oeste, em comparação com Kansas City e Portland, mas, ainda assim, presença regular nas fases mais adiantadas dos playoffs, nas últimas épocas. Erving quis continuar essa tradição, mas acabou por não ser nada bem sucedido, com os Jazz a surpreenderem e a conseguirem o apuramento para a próxima fase, em três jogos.

 

Segunda Ronda (à melhor de 7)

 

Este – (1º) Cleveland Cavaliers vs. Philadelphia 76'ers (4º)

 

Philadelphia tinha mostrado um sólido estado de forma contra os Hawks, mas estes Cavaliers procuravam a sua sexta final consecutiva e, quem sabe, o primeiro título, e eram claramente de outro nível, como o provou a vitória em 5 jogos.

 

Este – (2º) New York Knicks vs. Indiana Pacers (6º)

 

New York tem vindo a ter por hábito ser um one-man show e, a continuar o trabalho de Zelmo Beaty temos agora Spencer Haywood. Para já parece estar tudo a correr às mil maravilhas, com os Pacers a serem absolutamente cilindrados nesta ronda, perdendo por 4-0.

 

Oeste – (1º) Portland Trailblazers vs. Utah Jazz (5º)

 

Os Trailblazers esperavam, certamente, o reencontro com a sua ex-estrela Julius Erving, na reedição de mais um confronto Gilmore vs. Erving, mas os Jazz acabaram por não deixar que tal acontecesse. Os Trailblazers não se importaram com o adversário em teoria mais fácil, mas tudo mudou quando os Jazz conseguiram dividir os jogos em Portland e, em sua casa, colocarem-se a vencer por 3-1, a apenas uma vitória das finais do Oeste. Mas depois, no momento em que os Blazers mais precisvam, Artis Gilmore apareceu, levando Portland a três vitórias consecutivas e colocando Rip City novamente na luta pelo título.

 

Oeste – (2º) Kansas City Kings vs. San Diego Clippers (3º)

 

George McGinnis tinha aqui um enorme peso nas costas, sendo agora a figura de proa dos bicampeões Kings, substituindo a super-estrela Artis Gilmore. O power forward ex-Milwaukee não pareceu acusar muito essas expectativas, liderando os Kings para uma sweep dos Clippers, agendando mais um round do clássico Portland – Kansas City nas Finais do Oeste.

 

Finais de Conferência

 

Este – (1º) Cleveland Cavaliers vs. New York Knicks (2º)

 

Os Knicks tinham feito um fase regular que esteve longe de ser brilhante, mas a verdade é que estavam aqui, no momento das decisões, depois de uma impressionante vitória sobre os Pacers. A verdade é que New York provou aqui não estar à altura, sofrendo agora um pouco do seu próprio veneno, sendo eles, desta vez, os eliminados sem conseguirem vencer qualquer jogo. Uma prova de força de Cleveland que avança assim para a sexta final consecutiva. Quem sabe se será este ano!?

 

Oeste – (1º) Portland Trailblazers vs. Kansas City Kings (2º)

 

Protagonistas diferentes, é certo, mas a rivalidade do costume entre aquelas que são, sem grande oposição, as duas mais emblemáticas equipas dos anos 70. Nos últimos seis anos, Portland tinha dois campeonatos, os Kings quatro, mas nenhuma das equipas conseguira os três consecutivos, algo que os Kings aqui procuravam. Claro que havia um outro factor: Artis Gilmore também procurava o seu terceiro título consecutivo. O três vezes MVP provou-se decisivo e, depois de uma feroz batalha que precisou de sete jogos para ser decidida, temos os Trailblazers de novo nas Finais, onde procurarão o terceiro título da sua história.

 

NBA Finals

 

(1º) Cleveland Cavaliers vs. Portland Trailblazers (1º)

 

Mais uma final já habitual nos últimos anos, mais uma vez com os Blazers e Artis Gilmore como grandes favoritos mas, desta vez, com Cleveland com vantagem casa a poder complicar as contas de Portland. Tal acabou por não parecer ser o caso, com Cleveland a perder logo de entrada os dois primeiros jogos. Os Cavs conseguiram recuperar, indo vencer a Portland o jogo 3, mas os Blazers mantiveram os dois jogos de vantagem, ao vencerem o jogo 4, ficando a apenas uma vitória de mais um título. Os Cavaliers ainda aguentaram no jogo 5 mas, no jogo 6, o último no seu pavilhão, os Trailblazers acabaram mesmo por vencer e festejar novo título, com Artis Gilmore a coleccionar mais um troféu de Finals MVP.

 

ARTIS-GILMORE.jpg

Na sua época de estreia em Portland, Artis Gilmore junta mais um título à colecção.

Compartilhar este post


Link para o post

Os Cavs dediquem-se à pesca :lol:

 

Enquanto o Gilmore andar por ali, não há hipótese. Espertos foram os Blazers com a troca para voltarem aos títulos :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

O Gilmore ta a fazer uma carreira incrivel... E ja começo a ficar com pena dos cavs lol

Compartilhar este post


Link para o post

5 euros a quem adivinhar quando é que este ping pong entre Blazers e Kings acaba e quem é que os derrota.

#MJ@1984 :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Época 1980/81 – Brad Pitt & Morgan Freeman em...

 

Preview:

 

A época de 1980/81 começou com mais uma equipa a entrar na NBA, levando o número de equipas para vinte e três, desta feita os Dallas Mavericks, que integrarão a divisão do Midwest, na conferência Oeste. Esta mudança nos alinhamentos não foi a única, com os Spurs e Rockets, ambos do Texas, a passarem também para o Oeste, com Milwaukee e Chicago a fazerem o caminho oposto, para melhor reflectir a realidade geográfica da NBA.

 

Dallas começou por conseguir alguns nomes interessantes no Expansion Draft, como Lucius Allen, três vezes nomeado para a All-Defensive 1st Team, ou os jovens Otis Birdsong (ex-Spurs) ou Billy Ray Bates (ex-Lakers).

 

No draft propriamente dita, os Mavericks também se saíram bem, resgatando, com a quarta escolha,

o center Bill Lambier. Destaque ainda, obviamente, para a primeira pick, dos Nets, Kiki Vandeweghe, Kevin McHale para os Bullets, com a 3ª pick e ainda Mike Woodson, com a 5ª pick, para os San Antonio Spurs.

 

bill-laimbeer-RickStewart.jpg

Bill Laimbeer, uma das apostas iniciais dos Mavericks.

 

Na free agency o grande destaque vai para Dave Cowens, que abandona os Kings para se juntar aos San Diego Clippers. Kansas City colmatou esta perda ao assinar com Dave Robisch, ex-Trailblazers. Os Sixers consegeguiram ir roubar a estrela dos Denver Nuggets, uma agradável surpresa da época passada, Adrian Dantley, bem como o ex-Bullets Mike Gale e, por fim, destaque para Washington que assinou com o PG Dennis Johnson, ex-Warriors.

 

Este:

Atlantic: Boston Celtics, New York Knicks, New Jersey Nets, Philadelphia 76'ers, Washington Wizards

Central: Atlanta Hawks, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Milwaukee Bucks

Oeste:

Midwest: Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Houston Rockets, Kansas City Kings, San Antonio Spurs, Utah Jazz

Pacific: Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Portland Trailblazers (NBA Champions), San Diego Clippers, Seattle SuperSonics

 

Fase regular:

 

A época começou com umas muito bem-vindas novidades numa NBA que tem sido dominada por duas equipas apenas, nos últimos (largos anos). Kings e Trailblazers estavam, é certo, bem posicionados, mas a melhor equipa da liga era, no final de Dezembro, claramente os San Diego Clippers, com 26 vitórias em 30 jogos. Também Denver estava bem, mesmo tendo perdido Adrian Dantley, liderando o Midwest. Dizer ainda que os Warriors de Larry Bird eram bem-vindos de novo a uma posição de playoff. Os Mavericks ocupavam, por outro lado, o lugar de último, de longe com o pior registo da NBA, um horrível recorde de 2-25. No Este, lideravam, como habitualmente, os Cavaliers, mas seguidos de perto por uns Sixers que lideravam o Atlântico e pelos Pacers de Robert Parish. Os Bucks esses pareciam não ter reagido bem à mudança de conferência, sendo os segundos piores do Este, à frente apenas dos habituais Nets.

 

Com o evoluir da época rumo ao All-Star Break, os Cavaliers perceberam que, pelo primeira vez em anos, podem ter competição a sério no Este, com os Sixers a estarem mesmo na frente aquando da chegada do All-Star Weekend. Dizer ainda que as restantes quatro equipas em posição de playoff eram todas da divisão Central, divisão essa na qual os Bucks de Erving eram últimos. No Oeste os Clippers mantinham-se na liderança, seguidos de muito perto pelos campeões em título Portland Trailblazers. Os Kings esses encontravam-se em sexto, última das posições de playoff, numa luta interessante com os Golden State Warriors (de momento em 5º, quem sabe de regresso aos playoffs treze anos depois?) e os Los Angeles Lakers (de momento em 7º lugar).

 

O All-Star Break começou com os Sophomores a vencerem sem surpresa, com Larry Bird como MVP da partida. Sophomores esses que estiveram em destaque também no concurso de três pontos, com Bird e Magic a chegarem à ronda final, mas sendo derrotados por um rookie, Darrell Griffith, companheiro de Magic nos Houston Rockets. Nos afundanços vitória para Bernard King dos 76'ers. Por fim, no jogo das estrelas, um jogo com muitos pontos e com um OT, onde o Oeste venceu por 186-179, com Dave Cowens dos Clippers a ser o MVP, com 30 pontos, 12 ressaltos e 4 blocos.

 

Até ao final os Sixers revelaram-se mesmo como a melhor equipa da liga, igualados com os vencedores do Oeste, os Portland Trailblazers. Cleveland acabou mesmo por cair para terceiro no Este, ultrapassados pelos Pistons, precisando de disputar a primeira ronda frente a Milwaukee que fez uma segunda metade de época absolutamete fenomenal! No Oeste os Kings venceram o Midwest, ainda que com pior registo que os segundos do Pacifico, os Clippers. Destaque ainda para o regresso de Golden State à postseason, com Larry Bird a conseguir levar a sua equipa à 6ª seed.

 

Este:

 

Philadelphia 76'ers 58-24 (.707) atl

Detroit Pistons 55-27 (.671) cnt

Cleveland Cavaliers 53-29 (.646)

Chicago Bulls 44-38 (.537)

Atlanta Hawks 43-39 (.524)

Milwaukee Bucks 42-40 (.512)

Washington Bullets 40-42 (.488)

New York Knicks 34-48 (.415)

Indiana Pacers 32-50 (.390)

Boston Celtics 27-55 (.329)

New Jersey Nets 24-58 (.293)

 

Oeste:

 

Portland Trailblazers 58-24 (.707) pac

Kansas City Kings 55-27 (.671) mid

San Diego Clippers 56-26 (.683)

Seattle SuperSonics 52-30 (.634)

Denver Nuggets 49-33 (.598)

Golden State Warriors 45-37 (.549)

Los Angeles Lakers 39-43 (.476)

Houston Rockets 38-44 (.463)

Utah Jazz 35-47 (.427)

San Antonio Spurs 28-54 (.341)

Phoenix Suns 24-58 (.293)

Dallas Mavericks 12-70 (.146)

 

Nos prémios, o a excelente evolução de Philadelphia valeu à sua estrela o MVP, o primeiro da carreira de Bernard King, com Darryl Dawkins dos Sonics a ser o DPOY. Darrell Griffith, dos Rockets foi o melhor rookie, Larry Bird ganhou o MIP e, finalmente, o melhor 6th Man foi Travis Grant dos Utah Jazz.

 

bernard-king-elite-daily.jpg

Bernard King levou os Sixers ao melhor registo da fase regular e foi coroado MVP.

 

All-NBA 1st Team: James Silas (Golden State), David Thompson (Philadelphia), Bernard King (Philadelphia), George McGinnis (Kansas City), Moses Malone (Detroit)

 

All-NBA 2nd Team: Magic Johnson (Houston), Dennis Johnson (Washington), Gus Williams (New York), Dan Roundfield (Atlanta), Artis Gilmore (Portland)

 

All-NBA 3rd Team: John Long (San Diego), Doug Collins (Los Angeles), Julius Erving (Milwaukee), Dave Cowens (San Diego), Robert Parish (Indiana)

 

All-Defensive 1st Team: Dennis Johnson (Washington), Gus Williams (New York), Sam Lacey (Milwaukee), Dan Roundfield (Atlanta), Darryl Dawkins (Seattle)

 

All-Rookie 1st Team: Kyle Macy (Golden State), Darrell Griffith (Houston), Mike Woodson (San Antonio), Joe Barry Carroll (Los Angeles), Bill Laimbeer (Dallas)

 

Playoffs:

 

Primeira Ronda (à melhor de 3):

 

Este – (3º) Cleveland Cavaliers vs. Milwaukee Bucks (6º)

 

Cleveland precisava, pela primeira vez em muitos anos, de passar primeiro pela primeira ronda, passe a redundância, se queriam chegar às Finals pela sétima temporada consecutiva. Pelo caminho estavam uns Milwaukee Bucks que, depois de um início de época muito mau, que parecia colocá-los definitivamente de fora dos playoffs, arrancaram para uns últimos dois meses fenomenais e poderiam aqui colocar problemas aos Cavs. Tal acabou por não acontecer e, com uma enorme demonstração de força, Cleveland não só ganhou como humilhou, vencendo Erving e companhia em apenas dois jogos, e com margens de vitória muito conforáveis (23 e 29 pontos, respectivamente).

 

Este – (4º) Chicago Bulls vs. Atlanta Hawks (5º)

 

A eliminatória entre Bulls e Hawks antevia-se equilibrada e assim foi. Os Hawks começaram desde logo a vencer em Chicago, mas os Bulls retribuiram o favor, vencendo fora de portas em Atlanta. Como não há duas sem três, os Hawks foram ao terreno dos Bulls vencer o jogo 3, alicercados numa excelente prestação de Nate Archibald (19 pontos, 5 ressaltos e 17 assistências), passando à segunda ronda.

 

Oeste – (3º) San Diego Clippers vs. Golden State Warriors (6º)

 

Os Clippers apareciam aqui nesta fase apesar de terem tido o segundo melhor record do Oeste na fase regular, apadrinhando o regresso dos Warriors a estas andanças. Não correu muito bem para Golden State que foram, sem problemas, eliminados em apenas três jogos.

 

Oeste – (4º) Seattle SuperSonics vs. Denver Nuggets (5º)

 

Eliminatória que se previa muito equilibradas e acabou por não gorar as expectativas. Dos três jogos necessários para encontrar o vencedor, apenas num não foi preciso recorrer a OT, precisamente no último, onde os Nuggets conseguiram ir vencer a Seattle, completando o upset e marcando encontro com Portland na próxima ronda.

 

Segunda Ronda (à melhor de 7)

 

Este – (1º) Philadelphia 76'ers vs. Atlanta Hawks (5º)

 

Os Sixers tinham conseguido montar, nos últimos dois ou três anos, um excelente colectivo, mas onde se destacava, obviamente, Bernard King. O Power Forward foi peça fulcral esta série, conseguindo um triplo-duplo e ficando à beira do mesmo noutras duas ocasiões (no jogo 2 ficou a um ressalto e no 3 a uma assitência), ajudando Philadelphia a conseguir a sweep sobre os Hawks e colocando os Sixers como sérios candidatos a intrometerem-se entre Portland e Kansas City na luta pelos anéis.

 

Este – (2º) Detroit Pistons vs. Cleveland Cavaliers (3º)

 

Cleveland queria corrigir uma fase regular menos boa e tentar chegar a mais umas Finals para, quem sabe, desta vez conquistar o título que lhes teimava em fugir. Do outro lado e com vantagem casa estavam os Pistons de Moses Malone, um dos melhores bigs da liga que prometiam não facilitar a tarefa. A série foi muito equilibrada, com nenhuma das equipas a vacilar em casa, levando tudo para jogo 7, onde essa regra se manteve e os Pistons acabaram mesmo por passar. Temos assim novo campeão do Este que não os Cavs, pela primeira vez desde que os Celtics o fizeram, em 1973/74. Resta saber se Detroit ou Philadelphia.

 

Oeste – (1º) Portland Trailblazers vs. Denver Nuggets (5º)

 

Os campeões em título começavam aqui a sua participação frente a uma equipa dos Nuggets que, apresentando bom nível, não se previa uma ameaça aos vencedores da época passada. Isto, claro, até Artis Gilmore se lesionar a meio do jogo dois e desiquilibrar a balança a favor da equipa do Colorado que acabou por conseguir vencer a série em 6 jogos e apurar-se para as finais do Oeste.

 

Oeste – (2º) Kansas City Kings vs. San Diego Clippers (3º)

 

Com os Trailblazers de fora, o vencedor deste confronto entre Kings e Clippers perfilava-se como grande favorito para representar o Oeste nas Finals. Os Kings tinham vantagem casa, apesar do melhor registo da fase regular ser o dos Clippers, por terem sido vencedores do Midwest e, com isso, garantindo uma das duas primeiras seeds. Os Kings não começaram bem, perdendo um dos jogos em casa e não conseguindo recuperá-lo a San Diego. Parecia que o ciclo de vitórias de Portland e Kansas City que remontava já desde há oito épocas atrás seria quebrado. Mas os Kings ainda não estavam derrotados e, depois de aguentarem o jogo em casa, foram vencer a San Diego, igualando tudo a três. Na negra, George McGinnis assumiu o papel de estrela que os Kings precisavam e conseguiu 44 pontos e 11 ressaltos para consumar a reviravolta e fazer Kansas City dar um passo de gigante rumo ao título.

 

Finais de Conferência

 

Este – (1º) Philadelphia 76'ers vs. Detroit Pistons (2º)

 

Sixers e Pistons defrontavam-se aqui com um lugar nas Finals em jogo. Os Sixers de Bernard King, David Thompson, Al Skinner e Adrian Dantley foram claramente superiores na época regular, mas os Pistons vinham de uma moralizadora vitória sobre os dominadores do Este nos últimos largos anos. Philadelphia começou bem com uma vitória convincente no jogo 1, mas os Pistons exibiram-se, a partir daí, a um nível poucas vezes visto, resgatando os quatro jogos seguintes, muito graças aos enormes jogos de Moses Malone, e marcando lugar nas Finals.

 

Oeste – (2º) Kansas City Kings vs. Denver Nuggets (5º)

 

Os Kings defrontavam aqui uns Nuggets que, não lhes tirando o mérito, obviamente, tiveram a vida facilitada na chegada a esta fase, fruto da lesão de Artis Gilmore. Essa realidade ficou aqui bem provada, com os Kings a chegarem às finais em apenas quatro jogos, ganhando a oportunidade de reconquistar o título.

 

NBA Finals

 

(2º) Kansas City Kings vs. Detroit Pistons (2º)

 

Kings e Pistons defrontavam-se aqui, com os Pistons a tentarem fazer melhor que os Cleveland Cavaliers, representantes do Este nas Finals, mas que falharam consecutivamente em trazer o titulo para a conferência. Detroit parecia não ter melhor sorte, perdendo os dois jogos iniciais por larga margem. Em Detroit, contudo, Moses Malone conseguiu anular George McGinnis e igualar a eliminatória a dois. Os jogos 5 e 6 voltaram a ser dividos entre as equipas, com tudo a ficar para ser decidido no jogo 7. Os Kings fizeram-se valer da maior experiência e acabaram por conseguir conquistar o título, o sétimo da sua história, tornando-se assim a equipa mais vitoriosa de sempre na NBA, ultrapassando os LA Lakers. George McGinnis foi o Finals MVP.

 

HI07jHR.jpg

Novo título dos Kings, primeiro de McGinnis.

Compartilhar este post


Link para o post

Tanking for MJ!! I believe!!

Compartilhar este post


Link para o post

Ainda acreditei que Detroit conseguia.. mas realmente os Kings ainda são muito fortes. Contudo, o fim da bipolarização aproxima-se :mrgreen:

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Dados Históricos – Highway 35

 

Anéis:

 

Kansas City Kings – 7 (1958, 1961, 1974, 1975, 1978, 1979, 1981)

Los Angeles Lakers – 6 (1955, 1956, 1957, 1959, 1968, 1970)

Golden State Warriors – 4 (1949, 1953, 1965, 1966)

Philadelphia 76'ers – 3 (1951, 1964, 1972)

Boston Celtics – 3 (1960, 1963, 1973)

Portland Trailblazers – 3 (1976, 1977, 1980)

Chicago Stags – 2 (1947, 1950)

New York Knicks – 2 (1967, 1969)

Washington Capitols – 1 (1948)

Indianapolis Olympians – 1 (1952)

Baltimore Bullets – 1 (1954)

Atlanta Hawks – 1 (1962)

Washington Bullets – 1 (1971)

 

Finais:

 

Golden State Warriors – 10

Kansas City Kings – 8

Los Angeles Lakers – 8

Boston Celtics – 6

Cleveland Cavaliers – 6

Philadelphia 76'ers – 6

New York Knicks – 4

Portland Trailblazers – 4

Atlanta Hawks – 3

Chicago Stags – 3

Detroit Pistons – 3

 

Playoffs:

 

Detroit Pistons – 23

Golden State Warriors – 23

Los Angeles Lakers – 23

Philadelphia 76'ers – 23

Kansas City Kings – 22

New York Knicks – 22

Boston Celtics – 21

Atlanta Hawks – 17

 

MVP's:

 

Kareem Abdul-Jabbar – 6

Dolph Schayes – 4

George Mikan – 4

Joe Fulks – 4

Rick Barry – 4

Wilt Chamberlain – 4

Artis Gilmore – 3

Oscar Robertson – 2

Bernard King – 1

Neil Johnston – 1

Ray Scott – 1

Spencer Haywood – 1

 

Defensive Player of the Year:

 

Bill Russell – 11

Artis Gilmore – 5

Bob Hubbard – 5

Kareem Abdul-Jabbar – 5

Connie Simmons – 2

Art Hillhouse – 1

Darryl Dawkins – 1

Dolph Schayes – 1

Elvin Hayes – 1

Joe Fulks – 1

Wilt Chamberlain – 1

Zelmo Beaty – 1

 

Recordes de Jogo:

 

Pontos – Joe Fulks (Philadelphia Warriors) 88 em 14/12/1946

Ressaltos – Grady Lewis (Baltimore Bullets) 44 em 15/03/1948

Assistências – Oscar Robertson (St. Louis Hawks) 26 em 26/03/1962

Roubos – Hank Biasatti (Washington Capitols) 12 em 27/01/1950

Blocos – Bill Russell (Cincinnati Royals) 19 em 22/11/1958

Triplos – Gerald Henderson (San Antonio Spurs) 4 em 12/02/1980

 

Recordes de Época:

 

Pontos – Joe Fulks (Philadelphia Warriors) 56,4 PPG (1946/47)

Ressaltos – Grady Lewis (Detroit Falcons) 24 RPG (1946/47)

Assistências – Guy Rodgers (Syracuse Nationals) 14,2 APG (1961/62)

Roubos – Hank Biasatti (Washington Capitols) 4,6 SPG (1951/52)

Blocos – Bill Russell (Cincinnati Royals) 7,7 BPG (1957/58)

Triplos – Darrell Griffith (Houston Rockets) 62 (1980/81)

Duplos Duplos – Kareem Abdul-Jabbar (Boston Celtics) 73 (1969/70)

Triplos Duplos – Oscar Robertson (St. Louis Hawks) 17 (1961/62)

 

Líderes Históricos:

 

Pontos:

Rick Barry 33167

Elvin Hayes 32871

Kareem Abdul-Jabbar 32354

Dolph Schayes 27953 (1949-1968)

Zelmo Beaty 26305 (1962-1980)

 

Ressaltos:

Bill Russell 17272 (1956-1974)

Zelmo Beaty 13566 (1962-1980)

Jerry Lucas 13084 (1963-1979)

Dolph Schayes 12855 (1949-1968)

Mel Daniels 11734

 

Assistências:

Guy Rodgers 8545 (1958-1971)

Rick Barry 6719

Lenny Wilkens 6126 (1960-1972)

Nate Archibald 5834

Oscar Robertson 5475 (1960-1973)

 

Roubos:

Rick Barry 2911

Dick Groat 1997 (1952-1964)

Randy Smith 1852

Hank Biasatti 1806 (1946-1955)

Dick Surhoff 1730 (1952-1963)

 

Blocos:

Bill Russell 4674 (1956-1974)

Artis Gilmore 3049

Elmore Smith 2538

Elvin Hayes 2486

Kareem Abdul-Jabbar 2300

 

Triplos:

John Lucas 85

Gerald Henderson 82

Larry Bird 77

Rick Mount 76

World B. Free 68

 

Duplos Duplos:

Jerry Lucas 739 (1963-1979)

Zelmo Beaty 730 (1962-1980)

Dolph Schayes 709 (1949-1968)

Bill Russell 664 (1956-1974)

Mel Daniels 663

 

Triplos Duplos:

Oscar Robertson 91 (1960-1973)

Richie Guerin 37 (1956-1970)

Bill Russell 36 (1956-1974)

Tom Gola 24 (1955-1970)

John Havlicek 22

 

Recordes de Equipa:

 

Série de Vitórias – Chicago Stags 26 (1949/50)

Melhor Época – Chicago Stags 60-8 (.882) (1949/50)

Pontos num Jogo – Baltimore Bullets 181 (08/02/1968)

Menos Pontos num Jogo – St. Louis Hawks 44 (07/02/1955)

Ressaltos num Jogo – Toronto Huskies 112 (27/02/1947)

Assistências num Jogo – Syracuse Nationals 47 (11/04/1961)

Roubos num Jogo – Los Angeles Lakers 29 (16/04/1959)

Blocos num Jogo – Phoenix Suns 25 (21/11/1977)

Triplos num Jogo – Milwaukee Bucks 5 (03/01/1980)

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Hall of Fame Class of 1981

 

Zelmo Beaty (Center)

 

rsCL3Be.jpg

 

Data de Nascimento: 25 Out 1939

Universidade: Prairie View

Draft: 2nd pick 1962

Épocas: 19

Equipas: New York Knicks (1962-76), Buffalo Braves/San Diego Clippers (1976-79), New Jersey Nets (1979/80)

Anéis: 2

All-Star Games: 8

Outros Dados: 1x Finals MVP; 1x DPOY; 1x MIP; 2x All-Star MVP; 1x Scoring Leader; 2x Rebounds Leader; 1x Blocks Leader; 3x All-League 1st Team; 2x All-Defensive 1st Team

 

Jerry Lucas (PF)

 

CJU2O6z.jpg

 

Data de Nascimento: 30 Mar 1940

Universidade: Ohio State

Draft: 2nd pick 1963

Épocas: 17

Equipas: Los Angeles Lakers (1963-76), New York/New Jersey Nets (1976-79)

Anéis: 2

All-Star Games: 6

Outros Dados: 1x All-Star MVP; 1x Rebounds Leader

 

John Beasley (SF)

 

1RCN2eJ.jpg

 

Data de Nascimento: 5 Fev 1944

Universidade: Texas A&M

Draft: 3rd pick 1967

Épocas: 13

Equipas: Chicago Bulls (1967-69), Atlanta Hawks (1969-75), Golden State Warriors (1975-78), Kansas City Kings (1978/79), Utah Jazz (1979/80)

Anéis: 1

All-Star Games: 6

Outros Dados: 1x MIP; 1x All-League 1st Team; 1x All-Defensive 1st Team

 

Hall of Fame Classes:

Hall of Fame Class of 1961 (Joe Fulks | Carl Braun | Dick McGuire)

Hall of Fame Class of 1963 (George Mikan | Max Zaslofsky | Connie Simmons)

Hall of Fame Class of 1965 (Paul Arizin | Alex Groza | Bill Sharman)

Hall of Fame Class of 1967 (Neil Johnston | Joe Graboski | Larry Foust)

Hall of Fame Class of 1969 (Ken Sears | Phil Rollins | Dick Surhoff)

Hall of Fame Class of 1971 (Dolph Schayes | Bob Pettit | Cliff Hagan)

Hall of Fame Class of 1973 (Wilt Chamberlain | Elgin Baylor | Bob Boozer)

Hall of Fame Class of 1975 (Bill Russell | Oscar Robertson | Richie Guerin)

Hall of Fame Class of 1977 (Ray Scott | Hal Greer | Jack Twyman)

Hall of Fame Class of 1979 (Walt Bellamy | Bob Weiss | Mel Counts)

Compartilhar este post


Link para o post

Fabinho dá para meter a equipa dos Kings destes últimos anos?

Compartilhar este post


Link para o post

Por outro lado, Kings :prayer: 7 em 8

 

Verdade! Se já tinha feito vénia aos Lakers por uma eficácia parecida, faço também aos Kings :prayer:

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Época 1981/82 – Novidades!

 

Preview:

 

Nova época a começar com os Dallas Mavericks, no seu segundo ano de existência, a terem a primeira pick do draft e a usarem-na no SG Danny Ainge. Outro destaque do draft vai para Isiah Thomas, escolhido pelos Nets com a terceira pick.

 

isiah-thomas-608.jpg

Isiah Thomas foi deixado passar por Dallas e Phoenix. Quem sabe não se arrependerão...

 

A free agency previa-se animada, com nomes como Artis Gilmore, Julius Erving, Elvin Hayes e Jack Sikma a serem free agents, mas todos estes optaram por manterem o vínculo com os mesmos franchises. A excepção foi mesmo Rick Barry que, aos 37 anos, se mudou para os campeões em título Kings, quem sabe na busca de mais um anel. As outras principais mudanças foram assim de nomes secundários como os do veterano center Bill Lanier, que saiu dos Bulls onde passara toda a sua carreira, para se juntar a Larry Bird nos Warriors; Paul Westphal, que iria para os Lakers, depois de nove épocas em Milwaukee; Lionel Hollins, que assinou pelos Jazz; ou Nate Archibald que se mudava para os SuperSonics.

 

Este:

Atlantic: Boston Celtics, New York Knicks, New Jersey Nets, Philadelphia 76'ers, Washington Wizards

Central: Atlanta Hawks, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Milwaukee Bucks

Oeste:

Midwest: Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Houston Rockets, Kansas City Kings (NBA Champions), San Antonio Spurs, Utah Jazz

Pacific: Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Portland Trailblazers, San Diego Clippers, Seattle SuperSonics

 

Fase regular:

 

Os campeões em título dominavam o Oeste, no Final de Dezembro, com um enorme avanço sobre toda a concorrência. Em segundo, adivinharam, os Trailblazers, mas apenas com um jogo de vantagem sobre os SuperSonics. Na verdade, todas as restantes equipas da conferência Oeste estavam muito próximas e, mesmo as equipas com os dois piores registos, Lakers e Suns, estavam a uma distância perfeitamente recuperável em relação ao segundo lugar. No Este o panorama era algo diferente. Tal como na época passada, os Sixers iam-se destacando no topo da conferência. Havia também um fosso já considerável entre as seis equipas nos lugares de playoff e as restantes, com Indiana e Detroit a tentarem recuperar o atraso que as lesões das suas estrelas, Robert Parish e Moses Malone, respectivamente, lhes provocaram no início da época.

 

Com o evoluir da época rumo ao All-Star Break, os Sixers continuaram não só com o melhor registo do Este, como também da NBA, tendo apenas os Washington Bullets como ameaça minimamente credível no Este. Os Pacers recuperaram e já estavam relativamente seguros em lugar de playoff, com os Cavaliers a terem algumas dificuldades em manter-se, para já, em posição que dê acesso à postseason, envolvidos numa luta com Milwaukee, Chicago e Detroit. No Oeste, Kings e Trailblazers continuam a liderar, mas nenhum deles ainda sequer com a presença nos playoffs certa, dado o equilíbrio da conferência. Eliminados estavam já quase os Suns e os Lakers.

 

No All-Star Break começámos com os Sophomores a vencerem os Rookies, com Kevin McHale, dos Bullets a ser o MVP. Na noite dos concursos vitórias para Darrell Griffith (novamente) e George Gervin, que venceu na final Bernard King. Por fim, George McGinnis levou o Oeste à vitória por 166-146 no All-Star Game, conquistando honras de MVP.

 

Até ao final da fase regular os Sixers mantiveram-se na frente do Este, ganhando-o com alguma margem, obtendo exactamente o mesmo registo dos vencedores do Oeste e campeões em título Kansas City Kings. Os vencedores das outras divisões, esses sim, foram de certa forma surpreendentes, dada a classificação aquando do All-Star Break: os Bucks venceram na divisão Central, com os Clippers a conquistarem o Pacífico. Destaque ainda para Indiana, que falhou os playoffs apesar de ter o mesmo registo que os Knicks e para os Warriors de Larry Bird que, mesmo com um record acima de .500, não conseguiram uma vaga no Oeste.

 

Este:

 

Philadelphia 76'ers 60-22 (.732) atl

Milwaukee Bucks 43-39 (.524) cnt

Washington Bullets 52-30 (.634)

Cleveland Cavaliers 43-39 (.524)

Atlanta Hawks 42-40 (.512)

New York Knicks 41-41 (.500)

Indiana Pacers 41-41 (.500)

Detroit Pistons 39-43 (.476)

Chicago Bulls 39-43 (.476)

New Jersey Nets 24-58 (.293)

Boston Celtics 19-63 (.232)

 

Oeste:

 

Kansas City Kings 60-22 (.732) mid

San Diego Clippers 45-37 (.549) pac

Denver Nuggets 51-31 (.622)

Houston Rockets 48-34 (.585)

Portland Trailblazers 44-38 (.537)

Utah Jazz 43-39 (.524)

Golden State Warriors 42-40 (.512)

San Antonio Spurs 38-44 (.463)

Seattle SuperSonics 37-45 (.451)

Los Angeles Lakers 34-48 (.415)

Dallas Mavericks 30-52 (.366)

Phoenix Suns 28-54 (.341)

 

Nos prémios, novamente um jogador de Philadelphia a vencer o prémio mas, desta vez, foi David Thompson. O melhor defensor foi Darryl Dawkins de Seattle, Bill Laimbeer dos Mavs venceu o MIP, Buck Williams de Houston foi o melhor 6th Man e, finalmente, nos rookies o distinguido foi Mark Aguirre dos Phoenix Suns, escolhido com a segunda pick.

 

darryl-dawkins.jpg

Darryl Dawkins continua a afirmar-se como uma força defensiva ao serviço dos Sonics.

 

All-NBA 1st Team: Sidney Moncrief (Denver), David Thompson (Philadelphia), Julius Erving (Milwaukee), Bernard King (Philadelphia), George McGinnis (Kansas City)

 

All-NBA 2nd Team: Magic Johnson (Houston), Dennis Johnson (Washington), Gus Williams (Kansas City), Dan Roundfield (Atlanta), Darryl Dawkins (Seattle)

 

All-NBA 3rd Team: Maurice Cheeks (Washington), John Lucas (San Antonio), Spencer Haywood (New York), Kareem Abdul-Jabbar (Boston), Artis Gilmore (Portland)

 

All-Defensive 1st Team: Al Skinner (Philadelphia), Gus Williams (Kansas City), Julius Erving (Milwaukee), Dan Roundfield (Atlanta), Darryl Dawkins (Seattle)

 

All-Rookie 1st Team: Isiah Thomas (New Jersey), Eddie Johnson (Utah), Jeff Rulland (San Antonio), Mark Aguirre (Phoenix), Buck Williams (Houston)

 

Playoffs:

 

Primeira Ronda (à melhor de 3):

 

Este – (3º) Washington Bullets vs. New York Knicks (6º)

 

Os Bullets foram, em termos de registo de vitórias e derrotas, a terceira melhor equipa da NBA mas, ainda assim, tinham aqui que disputar a primeira eliminatória. A sua qualidade acabou por demonstrar que esta fase não era mais que uma formalidade e os Knicks foram facilmente subjugados a duas derrotas, dando assim o apuramento aos Bullets.

 

Este – (4º) Cleveland Cavaliers vs. Atlanta Hawks (5º)

 

Cleveland, depois de anos de domínio no Este, estava aqui já numa clara curva descendente em termos de resultados. Ainda assim, e apesar de ter nos Hawks um adversário potencialmente complicado, Cleveland acabou por conseguir passar de forma surprendentemente tranquila, em apenas dois jogos.

 

Oeste – (3º) Denver Nuggets vs. Utah Jazz (6º)

 

O Oeste tinha, excepção feita aos Kings, um enorme equilíbrio nas equipas de playoff, com um upset a poder acontecer em qualquer ronda. Isso quase aconteceu aqui, com os Jazz a vencerem o jogo 1 em Denver e a estarem mesmo com 15 pontos de vantagem a meio do jogo 2. Denver, no entanto, acabou por conseguir resgatar o jogo dois e empatar a eliminatória, levando-a para o seu terreno onde a acabou por resolver a seu favor, marcando encontro com os Clippers na próxima ronda.

 

Oeste – (4º) Houston Rockets vs. Portland Trailblazers (5º)

 

Artis Gilmore encontrava-se aqui numa posição para si já desconhecida, enfrentar a primeira ronda dos playoffs, ainda por cima sem vantagem casa. Os Rockets, por outro lado, eram liderados por Magic Johnson que, a juntar ao excelente nível do seu jogo, veio, de certa forma, revitalizar a carreira de Elvin Hayes, já bem trintão. O duo de Houston acabou por levar a melhor aqui, com o triplo-duplo de Magic a ser decisivo na vitória dos Rockets no jogo 3.

 

Segunda Ronda (à melhor de 7)

 

Este – (1º) Philadelphia 76'ers vs. Cleveland Cavaliers (4º)

 

Os Sixers parecem ter ocupado o lugar que fora, durante largos anos, de Cleveland, enquanto dominadores do Este. Mais evidente passagem de testemunho não podia ter acontecido, com Philadelphia a despachar os Cavs em apenas quatro jogos para se apurarem para as Finais do Este.

 

Este – (2º) Milwaukee Bucks vs. Washington Bullets (3º)

 

Os Bucks fizeram uma segunda metade de temporada muito interessante, aproveitando a melhor qualidade no topo da divisão Central para conquistarem a 2ª seed dos playoffs, apesar de terem pior registo que Washington. Os Bullets, no entanto, quiseram provar que eram melhores e, apesar da eliminatória ser muitíssimo disputada, a equipa da capital acabou mesmo por vencer, em 7 jogos, e marcar para a final do Este um encontro entre aquelas que foram efectivamente as melhores equipas da conferência na fase regular.

 

Oeste – (1º) Kansas City Kings vs. Houston Rockets (4º)

 

Os Rockets de Magic e Hayes já tinha conseguido eliminar uma das mais marcantes equipas da década passada e tinham agora pela frente a outra grande equipa dos anos 70. Os Rockets pareciam apostados em fazer história e começaram bem, vencendo, em OT, o jogo 1, no terreno do adversário. Os Kings empataram no jogo 2, mas não conseguiram ir ao Texas resgatar a vantagem casa. Houston estava assim a um triunfo de eliminar os Kings. Kansas City venceu o jogo 5, cortando a desvantagem para apenas um jogo mas, no jogo 6, os Rockets, no seu pavilhão, venceram mesmo, eliminando os Kings e garantindo que, oito anos depois, vamos ter um campeão que não os Kings ou os Trailblazers.

 

Oeste – (2º) San Diego Clippers vs. Denver Nuggets (3º)

 

Os Clippers, um pouco à semelhança do que acontecera com os Bucks no Este, tinham vantagem casa contra uma equipa que tinha até melhor record que o seu na fase regular. Os Nuggets tinham em Jack Sikma e Sidney Moncrief duas peças ainda relativamente jovens que formavam já um duo interessante. Denver fora a equipa com segundo melhor registo no Oeste e, frente aos Clippers, demonstrou definitivamente que era melhor que a turma de San Diego, aplicando um copioso 4-0 para avançar para a decisão da conferência Oeste frente aos Rockets.

 

Finais de Conferência

 

Este – (1º) Philadelphia 76'ers vs. Washington Bullets (3º)

 

Nas finais do Este, fazendo lembrar, de certa forma, as muitas finais do Oeste entre Blazers e Kings, enfrentavam-se aqueles que eram, provavelmente, os dois melhores colectivos da NBA. Os Sixers, melhor equipa da fase regular pela segunda época consecutiva, tinha um cinco de luxo, com Al Skinner, o MVP David Thompson, Adrian Dantley, o MVP da época passada Bernard King e Bill Walton. Os Bullets, por seu lado, tinham também nomes bem interessantes e que funcionavam muito bem, com um cinco inicial que não ficava muito atrás do dos Sixers: Maurice Cheeks, Dennis Johnson, Jamaal Wilkes, Kevin McHale e Bill Cartwright. A série foi, como se previa, electrizante, com 3 dos primeiros quatro encontros a irem a OT e o outro a ser decidido também por apenas 1 ponto. Até que, no jogo 5, Philly dominou por completo, vencendo por esclarecedores 102-76, seguindo-se uma vantagem de quase 20 pontos no intervalo do jogo 6. Washington conseguiu ir buscar forças onde elas pareciam não haver e acabaram por conseguir dar a volta à partida e levar tudo à negra. Aí, mais um OT, mas acabaram por ser os Sixers a sair por cima, muito graças aos 22 pontos e 20 ressaltos de Bill Walton e aos 29 pontos, 7 ressaltos e 6 steals de Bernard King.

 

Oeste – (3º) Denver Nuggets vs. Houston Rockets (4º)

 

Os Nuggets tinham a melhor equipa, os Rockets eventualmente os melhores jogadores em Magic e Hayes. Isso foi suficiente para vencer o jogo 1 e dar a Houston a vantagem na eliminatória. O que os Rockets não esperavam, certamente, era que os Nuggets entrassem, a partir daí, numa espiral de excelentes exibições que lhes garantiram vitórias nos quatro jogos seguintes e, consequentemente, o apuramento para as Finals.

 

NBA Finals

 

(1º) Philadelphia 76'ers vs. Denver Nuggets (3º)

 

Depois de um dos playoffs mais interessantes da última década, as Finals foram uma absoluta desilusão, terminando em apenas quatro jogos, a favor dos Sixers que são a primeira equipa para além de Portland e Kansas City a ganhar um título desde que os Celtics o fizeram, em 72/73, quase há dez anos. Num colectivo muito equilibrado acabou por ser David Thompson a ser o Finals MVP, prémio que juntava ao MVP da fase regular. Philadelphia continuava assim a sua tradição de vencer um título por década. Será que só repetirão o feito nos anos 90?

 

David_Thompson_1_670.jpg

Dentro do colectivo de Philadelphia, David Thompson destacou-se em particular.

Compartilhar este post


Link para o post

Oh mesquita fizeste essa equipa dos sixers só pode :mrgreen:

 

Esta epoca é para tankar o mais que se puder lol na proxima epoca Jordon e e hakeen entram em cena

Editado por mike

Compartilhar este post


Link para o post

NBA: Where amazing (re)happens!

 

Época 1982/83 – Phoenix (não a equipa, o passarito)

 

Preview:

 

Este:

Atlantic: Boston Celtics, New York Knicks, New Jersey Nets, Philadelphia 76'ers (NBA Champions), Washington Wizards

Central: Atlanta Hawks, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Milwaukee Bucks

Oeste:

Midwest: Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Houston Rockets, Kansas City Kings, San Antonio Spurs, Utah Jazz

Pacific: Golden State Warriors, Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Portland Trailblazers, San Diego Clippers, Seattle SuperSonics

 

A nova época da NBA começou, como sempre, com o Draft. Os Boston Celtics tinham a primeira pick e foi sem surpresa que escolheram o SF da Universidade da Georgia Dominique Wilkins com a primeira pick. Mais uma super-estrela em Boston, via draft, é o que parece, depois dos Celtics terem já, no passado, obtido Elvin Hayes e Kareem Abdul-Jabbar por este método. Destaque ainda para James Worthy, que caiu mais do que era esperado, sendo resgatando pelos SuperSonics com a 6ª pick e para aquele que pode ser o steal do draft: Clark Kellogg, 13ª escolha do draft pelos Atlanta Hawks.

 

A free agency ficou claramente marcada pela saída de David Thompson, MVP e Finals MVP da época passada, dos campeões Sixers para se juntar a Moses Malone nos Pistons. O caminho oposto fez James Silas, indo de Detroit para os Sixers. Philadelphia não se deixou ficar sem acção nesta free agency, reforçando-se com o experiente PF ex-Phoenix Suns Caldwell Jones. Também os Bullets perderam peças importantes da sua equipa, com Maurice Cheeks a assinar pelos Golden State Warriors, onde se junta a Larry Bird, e Dan Issel a ir para os Pacers. Por fim, os Spurs, muito activos nesta FA, que assinaram com os veteranos Willie Wise, Warren Jabali e Bob Lanier.

 

Fase regular:

 

O início da época começou com os Celtics a fazer das suas, trocando o recentemente escolhido na primeira pick Dominque Wilkins para Houston, por troca com o especialista de três pontos Darrell Griffith e futuras picks. Houston com Elvin Hayes, Magic Johnson e Dominque Wilkins prometia ser um caso sério.

 

mb_121204_dominique_wilkins_640.jpg

Dominque Wilkins, primeira escolha do draft por Boston e logo trocado para Houston.

 

Os primeiros meses da fase regular foram muito equilibrados e não se podiam retirar grandes conclusões não só quanto a quem se perfilava como favoritos para vencer as diferentes divisões, como mesmo para conquistar um lugar nos playoffs. Pela negativa destacavam-se, isso sim, no Este os Celtics, no Oeste os Suns.

 

Até ao All-Star Break contudo, as coisas começaram a ficar mais claras, não muito, mas mais claras. Philadelphia tinha alguma vantagem sobre New York e Washington na liderança do Atlântico e o mesmo se podia dizer de Nuggets e Kings em relação a todos os outros no Midwest. Detroit, Cleveland e Atlanta disputavam a divisão central, mas pareciam com alguma folga no que à sua posição de playoff diz respeito. No Pacífico é que continuava ainda tudo muito junto, com San Diego a liderar mas com o mesmo registo de Portland e com Seattle apenas um jogo atrás. Golden State também não estava longe deste trio, mantendo-se na luta. Indiana no Este e LA no Oeste juntaram-se a Celtics e Suns como equipas que parecem não poder lutar pela postseason.

 

O All-Star Weekend iniciou-se com os Rookies a vencerem por 100-82, com Terry Cummings de San Antonio a ser o MVP. Nos concursos vitórias para Danny Ainge de Dallas nos triplos e de Adrian Dantley de Philadelphia nos afundanços. Por fim, no jogo grande do fim de semana, vitória do Oeste por 154-138, com George McGinnis dos Trailblazers a ser o MVP.

 

Com o aproximar do final da época as coisas clarearam e muito no Este, com as equipas a conseguirem o apuramento para os playoffs a serem aquelas que conseguiram um registo positivo, com larga margem para as restantes. No Oeste aconteceu exactamente o mesmo, mas de forma muito mais apertada, com Houston com um registo de 41-41 a ser a primeira equipa das não apuradas, com San Antonio, com um registo de apenas menos uma vitória a ficar também pelo caminho.

 

Este:

 

Detroit Pistons 56-26 (.683) cnt

Philadelphia 76'ers 51-31 (.622) atl

Atlanta Hawks 51-31 (.622)

New York Knicks 48-34 (.585)

Cleveland Cavaliers 45-37 (.549)

Washington Bullets 43-39 (.524)

Chicago Bulls 35-47 (.427)

Milwaukee Bucks 35-47 (.427)

Indiana Pacers 35-47 (.427)

New Jersey Nets 31-51 (.378)

Boston Celtics 20-62 (.244)

 

Oeste:

 

Denver Nuggets 56-26 (.683) mid

Seattle SuperSonics 50-32 (.610) pac

Kansas City Kings 50-32 (.610)

Portland Trailblazers 46-36 (.561)

Golden State Warriors 45-37 (.549)

San Diego Clippers 44-38 (.537)

Houston Rockets 41-41 (.500)

San Antonio Spurs 40-42 (.488)

Dallas Mavericks 38-44 (.463)

Utah Jazz 31-51 (.378)

Los Angeles Lakers 28-54 (.341)

Phoenix Suns 24-58 (.293)

 

Nos prémios Darryl Dawkins venceu pelo terceiro ano consecutivo o DPOY mas, desta vez, pelo seu papel na brilhante campanha de Seattle, juntou-lhe o MVP. Rickey Green de Dallas foi o MIP, Adrian Dantley, com novo papel na equipa dos Sixers, foi distinguido como melhor 6th Man e, por fim, Lester Conner de San Diego, escolhido com a 18ª (!) pick do draft foi com enorme surpresa o melhor rookie.

 

dawk608.jpg

Darryl Dawkins juntou produção ofensiva à sua enorme capacidade defensiva, o que lhe rendeu o MVP.

 

All-NBA 1st Team: Rickey Green (Dallas), Sidney Moncrief (Denver), Julius Erving (Milwaukee), George McGinnis (Kansas City), Darryl Dawkins (Seattle)

 

All-NBA 2nd Team: Dennis Johnson (Washington), David Thompson (Detroit), Larry Bird (Golden State), Dan Roundfield (Atlanta), Artis Gilmore (Portland)

 

All-NBA 3rd Team: Maurice Cheeks (Golden State), Paul Westphal (Los Angeles), George Gervin (Cleveland), Bernard King (Philadelphia), Bob McAdoo (Atlanta)

 

All-Defensive 1st Team: Al Skinner (Philadelphia), Maurice Cheeks (Golden State), Dan Roundfield (Atlanta), Darryl Dawkins (Seattle), Robert Parish (Indiana)

 

All-Rookie 1st Team: Fat Lever (Phoenix), Lester Conner (San Diego), Terry Cummings (San Antonio), Clark Kellogg (Atlanta), Mark Eaton (New York)

 

Playoffs:

 

Primeira Ronda (à melhor de 3):

 

Este – (3º) Atlanta Hawks vs. Washington Bullets (6º)

 

Os Bullets voltaram a chegar aos playoffs, mas claramente enfraquecidos sem uma das peças importantes da época passada, Maurice Cheeks. Esse facto a juntar à vantagem casa de Atlanta acabou por tombar a eliminatória a favor dos Hawks, que se apuraram em 3 jogos.

 

Este – (4º) New York Knicks vs. Cleveland Cavaliers (5º)

 

Confronto de estrelas, mais do que de equipas. Desta vez Spencer Haywood acabou por ser superior a George Gervin e impulsionou os Knicks para o apuramento, por 2-1.

 

Oeste – (3º) Kansas City Kings vs. San Diego Clippers (6º)

 

Os Kings de George McGinnis procuravam regressar aos títulos e começaram bem, vencendo a série frente aos San Diego Clippers, com duas vitórias esclarecedoras que os coloca agora no caminho dos Seattle SuperSonics, a equipa sensação do Oeste esta temporada.

 

Oeste – (4º) Portland Trailblazers vs. Golden State Warriors (5º)

 

A última série da primeira ronda colocava Artis Gilmore e os Blazers frente aos Warriors de Larry Bird. Este último fez bons encontros mas, no final, o esforço acabou por ser em vão, com Portland, apesar das muitas dificuldades, a apurar-se para a próxima fase após vencer a serie por 2-1.

 

Segunda Ronda (à melhor de 7)

 

Este – (1º) Detroit Pistons vs. New York Knicks (4º)

 

Os Knicks eram claramente os outsiders quando comparados com Pistons, Sixers e Hawks, neste grupo de equipas que atingiram as meias finais do Este. A vitória de Detroit era assim o desfecho mais previsível, mas a forma autoritária como os Pistons o fizeram, em quatro jogos, não deixou de ser uma interessante demonstração de força.

 

Este – (2º) Philadelphia 76'ers vs. Atlanta Hawks (3º)

 

Os Sixers procuravam defender o seu título da época passada, não só sem o MVP dessa campanha David Thompson, mas também sem Bill Walton, que se lesionara no último jogo da época e estaria de fora durante toda a postseason. Assim, e contra uma boa equipa de Atlanta, foi sem a maior das surpresas que os Sixers tiveram dificuldades, acabando mesmo por serem eliminados, em sete jogos, falhando assim a defesa do título.

 

Oeste – (1º) Denver Nuggets vs. Portland Trailblazers (4º)

 

Portland encontrava-se aqui perante um difícil desafio frente aos vencedores do Oeste na época passada, os Denver Nuggets. Portland até começou bem, dividindo as vitórias nos jogos em Denver, mas os Nuggets anularam essa desvantagem logo no jogo 3, chegando mesmo à vantagem no jogo 5, em casa. A um jogo da eliminação, Portland tinha a hipótese de adiar tudo para a negra, mas não o conseguiu fazer, acabando por perder por 4-2.

 

Oeste – (2º) Seattle SuperSonics vs. Kansas City Kings (3º)

 

Os Kings começaram a eliminatória muito bem, ganhando os dois jogos em Seattle. Mas, no jogo 3, tudo parecia desabar, com a sua estrela George McGinnis a sofrer uma ruptura do tendão de aquiles que não só o afastaria destes playoffs como colocava em causa toda a próxima temporada. Os Sonics aproveitaram e reduziram no jogo 3, mas os Kings aguentaram-se e colocaram-se, no jogo 4, a uma vitória apenas do apuramento. Seattle conseguiu ganhar em casa, com facilidade, o jogo 5, indo a Kansas City vencer também o jogo 6 e empatando a série. De regresso a Seattle tudo parecia a favor dos Sonics, mas foi aí que, aos 39 anos de idade, Rick Barry apareceu em grande forma, com 30 pontos e 8 assistências, catapultando os Kings para um upset inesperado após o choque da lesão de McGinnis.

 

Finais de Conferência

 

Este – (1º) Detroit Pistons vs. Atlanta Hawks (3º)

 

Os Hawks haviam já eliminado as duas melhores equipas da época passada e procuravam fazer agora o mesmo contra uma das, teoricamente, duas melhores equipas desta época. As coisas começaram muito bem para os Hawks, vencendo o jogo inaugural em Detroit e, de seguida, aproveitando com eficácia os seus jogos caseiros. Detroit ainda reduziu no jogo 5, mas o mal estava feito e Atlanta fechou a série com uma tranquila vitória no jogo 6, apurando-se para as Finals.

 

Oeste – (1º) Denver Nuggets vs. Kansas City Kings (3º)

 

E temos então a última das meias-finais de conferência. Os Denver Nuggets eram claramente favoritos nesta eliminatória, por variadas razões: foram os vencedores do Oeste na época passada, ainda que sendo depois derrotados por Philadelphia em 4 jogos nas finais; venceram a fase regular no Oeste esta época, igualando Detroit com o melhor registo em toda a NBA; tinham vantagem casa; e, finalmente, defrontavam uns Kings sem a sua grande estrela George McGinnis. Tudo isto parecia quase garantir o apuramento dos Nuggets, mas tal não aconteceu! Sem McGinnis foram Rick Barry e Gus Williams a assumir as rédeas do jogo dos Kings e a levar a equipa mais titulada da história da NBA a novas Finals, depois de eliminarem os Nuggets por 4-2.

 

NBA Finals

 

(3º) Atlanta Hawks vs. Kansas City Kings (3º)

 

E chegaram as Finals, com duas equipas que conquistaram “apenas” a terceira seed nas suas conferências, separadas apenas por uma vitória, a favor dos Hawks, o que lhes dava a vantagem casa para um eventual jogo 7. Atlanta chegava aqui depois de eliminar Bullets, Sixers e Pistons, sem dúvida equipas de topo no Este. Os Kings não podiam dizer o mesmo, eliminando uns Clippers claramente mais fracos, uns Sonics que, apesar da boa fase regular, eram claramente pouco consistentes e, depois sim, uma excelente vitória frente a Denver. Havia claro o facto McGinnis que, gravemente lesionado, não poderia dar o seu contributo à equipa. A verdade é que tal não foi preciso e, mostrando que o estofo de campeão é algo independente dos jogadores que este franchise tem, os Kings conseguiram, mesmo sem a sua estrela, despachar os Hawks de forma fácil em 5 jogos, vencendo o oitavo título da sua história. Rick Barry, aos 39 anos de idade, sagrou-se o Finals MVP, provando novamente ser um dos melhores de sempre.

 

12.%20George%20McGinnis.jpg

No McGinnis, no problem! Os Kings reconquistam o título mesmo sem a sua maior figura.

Editado por Mesquita

Compartilhar este post


Link para o post

Kings, que máquina :prayer: e o Dominique em Houston eheh mas estou desiludido, com os jogadores que temos estava à espera de melhor... Mesquita, como tem estado o Magic neste início de carreira?

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...