Red Prince Publicado 28 Janeiro 2013 Não tem a ver com dose letal. Tem a ver com o consumo crónico que provoca alterações psiquiátricas devido a modificações no sistema nervoso. Estas alterações podem por sua vez causar mal-estar directo ou provocar por sua vez outras doenças ou impossibilitar a cura destas num tempo adequado. Quanto ao tabaco, demora, de facto, mais tempo, mesmo em consumo pesado (3, 4 maços dia), estamos a falar de 20 a 30 anos em média (talvez menos segundo alguns estudos...) a levar a alterações que provocam cancro. É complicado fazer este tipo de estimativas porque não é certo que um fumador venha a ter cancro e tudo depende da capacidade de o organismo se regenerar e reparar DNA lesado por agressão de carcinogéneos. Atenção que o tabaco não provoca só cancro do pulmão, é facto de risco para diversos cancros - esófago, laringe, língua... E provoca outros problemas de saúde, a nível cardiovascular, só para dar um exemplo, que também levam a mortes de forma indirecta. Por tudo isto fumar é um factor de risco, não um causador directo de morte. Pode-se usar causa de morte mas é linguagem simplificada e para choque e reduzir o tabagismo. Se queres falar de doses letais, não é por aí que o tabaco ou a erva são perigosos, mas sim pelos riscos associados ao seu consumo. Nunca a fiz, mas já fiz charros bem grandinhos, para aí com 1/10 de cigarro e aquilo queima. Já com overdose de nicotina encontras e overdose de canabinoides não. Btw red, como é que se explica a taxa de esquizofrenia ser praticamente igual em todo o mundo e o consumo de cannabis variar consideravelmente? A esquizofrenia é uma doença com a sua etiologia (causas) próprias, as psicoses causadas por uso, abuso ou suspensão do uso (abstinência) de drogas são uma coisa diferente. Se um consumidor pesado for a um psiquiatra e referir a sua história como consumidor (ou outros o referirem), e apresentar psicoses não é catalogado como esquizo, é catalogado como consumidor de drogas e as psicoses derivam daí. A droga pode, porém, ser um factor desencadeante da esquizofrenia, como o podem ser o stress, o álcool, uma perda familiar, um choque emocional qualquer... Faço-me entender? Compartilhar este post Link para o post
Al-Khazal Publicado 28 Janeiro 2013 Outro, chegou ao ponto de encontrar um gato na praça e metê-lo na pasta. Quando lhe perguntaram o que ele ia fazer, ele respondeu: 'Vou levá-lo a Fafe, ele disse-me que era de lá.' Isto para dizer que quem abusa da droga, normalmente sofre mais rapidamente do que quem se limita a fumar tabaco. f*da-se, cuspi um pulmão Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 28 Janeiro 2013 Vamos lá a ver se nos entendemos :lol:/> A erva em doses recreativas é tóxica. Isto é facto. Pode haver doses, combinações e vias de administração em que poderão ter efeitos terapêuticos, mas em doses recreativas é tóxica! Paracelso ilustrou isto com a famosa frase, “todas as substâncias são tóxicas, a dose é que diferencia um veneno de um remédio”. Pode provocar de forma aguda psicoses que podem levar ao suicídio, por exemplo, e de forma crónica altera receptores no sistema nervoso, por outras palavras, provoca toxicidade crónica o que pode levar a distúrbios psiquiátricos e provocar doenças que pioram a qualidade de vida de forma significativa e podem causar a morte. Além dos factores socioculturais e económicos que já referi. Esse gráfico é uma falácia completa dos defensores da legalização - também sou a favor, mas há argumentos e argumentos. Esses efeitos que falas, a acontecerem, é após um consumo intensivo e prolongado. No entanto também já vi artigos que defendem não ser possível relacionar directamente esses efeitos ao consumo de erva, que os indivíduos em estudo já podiam sofrer/vir a sofrer desses distúrbios Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 28 Janeiro 2013 A esquizofrenia é uma doença com a sua etiologia (causas) próprias, as psicoses causadas por uso, abuso ou suspensão do uso (abstinência) de drogas são uma coisa diferente. Se um consumidor pesado for a um psiquiatra e referir a sua história como consumidor (ou outros o referirem), e apresentar psicoses não é catalogado como esquizo, é catalogado como consumidor de drogas e as psicoses derivam daí. A droga pode, porém, ser um factor desencadeante da esquizofrenia, como o podem ser o stress, o álcool, uma perda familiar, um choque emocional qualquer... Faço-me entender? A esquizofrenia supostamente não é para toda a vida? E uma psicose por abuso de drogas temporária na maior parte dos casos? Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 28 Janeiro 2013 Tens que perceber que cada caso é um caso, que os estudos sofrem viéses (há estudos que referiram a cafeína como cancerígeno perigoso porque não foi tido em conta o facto de muitos consumidores de café serem simultaneamente fumadores...) e nunca são perfeitos, e que cada investigador tenta provar a sua tese. E que o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Todos os guidelines internacionais e guias sobre toxicodepêndencia em prática defendem o que eu referi, a partir daí é com cada um fazer a escolha de consumir ou não, devidamente informado. ;) Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 28 Janeiro 2013 A esquizofrenia supostamente não é para toda a vida? E uma psicose por abuso de drogas temporária na maior parte dos casos? A esquizofrenia é uma doença crónica que se manifesta por surtos, normalmente os índividuos são medicados de forma crónica também. As psicoses por drogas podem ser agudas e directamente dependentes do consumo, podem ser crónicas em casos de consumo crónico e pesado e podem ser por abstinência. Não é fácil, em termos logísticos e financeiros, fazer estudos a longo prazo sobre os efeitos devido ao consumo de drogas por doses, se é isso que me estás a perguntar. Mas a verdade é que um consumo sistemático provoca alterações a nível nervoso, o que traz uma grande variedade de problemas associados - psicoses, depresões, ansiedade... Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 28 Janeiro 2013 Tens que perceber que cada caso é um caso, que os estudos sofrem viéses (há estudos que referiram a cafeína como cancerígeno perigoso porque não foi tido em conta o facto de muitos consumidores de café serem simultaneamente fumadores...) e nunca são perfeitos, e que cada investigador tenta provar a sua tese. E que o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Todos os guidelines internacionais e guias sobre toxicodepêndencia em prática defendem o que eu referi, a partir daí é com cada um fazer a escolha de consumir ou não, devidamente informado. ;)/> Apenas queria deixar claro que não existem conclusões definitivas, que ainda existem muitas dúvidas quanto a esta matéria. Mas claro que existem riscos, e os que enunciaste podem ser alguns deles. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 28 Janeiro 2013 A esquizofrenia é uma doença crónica que se manifesta por surtos, normalmente os índividuos são medicados de forma crónica também. As psicoses por drogas podem ser agudas e directamente dependentes do consumo, podem ser crónicas em casos de consumo crónico e pesado e podem ser por abstinência. Não é fácil, em termos logísticos e financeiros, fazer estudos a longo prazo sobre os efeitos devido ao consumo de drogas por doses, se é isso que me estás a perguntar. Mas a verdade é que um consumo sistemático provoca alterações a nível nervoso, o que traz uma grande variedade de problemas associados - psicoses, depresões, ansiedade... Então os estudos já não dizem que a erva causa esquizofrenia, mas sim psicoses? Não me parece que isso seja o consenso entre a comunidade médica... E não serão muitos dos problemas psiquiatricos desencadeadas pela ilegalidade da erva, mais do que pelo seu consumo? Isto é o teres de te isolar para fumar uma, estares preocupado a ver se vem polícia, teres problemas familiares ou com amigos(isto já é mais uma correlacção com o preconceito que a ilegalidade gera)? Isto aliado ao teres a consciência alterada, deve provocar bem mais problemas do que se cada um fumasse a sua na paz ou não? E voltando mais ao ponto inicial desta discussão, não há uma % maior de mortes relacionadas com o tabaco, do que pessoas que desenvolvam qualquer problema crónico com a erva? E além disso como é que se explica que gajos tipo B-real ou Snoop que num há anos em que em cada mês fumam mais thc do que a maior parte dos consumidores diários em Portugal num ano, consigam manter uma conversa? Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 28 Janeiro 2013 as pessoas que fumam cigarros a toda a hora, se em vez de cigarros, fossem ganzas, morriam muito mais cedo Eu nunca na vida fumei mais de meio maço num dia, e já fumei mais de 50 ganzas num dia, gonna die soon :medinho: Isto contando que fazes exercício físico e enrolas ganzas e não cigarros com cheiro... :mrgreen:/> :mrgreen: Isso não é bem assim, ainda existe muitas dúvidas acerca dos benefícios e malefícios da erva... Não conheço ninguém que fume 40 charros por dia, já cigarros... Prazer 8) Agora ando pela média 5/10 por dia, mas no verão e quando tinha 15/16 anos acredito que fossem mais que isso :mrgreen: por falar nisso, já me falaram em puras de pólen, que é possível. mas não entendo como... A última vez que vi disso devia ter uns 15 anos e sim dá para fazer. Agora arranjei um pólen mesmo bacano :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 28 Janeiro 2013 Então os estudos já não dizem que a erva causa esquizofrenia, mas sim psicoses? Não me parece que isso seja o consenso entre a comunidade médica... E não serão muitos dos problemas psiquiatricos desencadeadas pela ilegalidade da erva, mais do que pelo seu consumo? Isto é o teres de te isolar para fumar uma, estares preocupado a ver se vem polícia, teres problemas familiares ou com amigos(isto já é mais uma correlacção com o preconceito que a ilegalidade gera)? Isto aliado ao teres a consciência alterada, deve provocar bem mais problemas do que se cada um fumasse a sua na paz ou não? E voltando mais ao ponto inicial desta discussão, não há uma % maior de mortes relacionadas com o tabaco, do que pessoas que desenvolvam qualquer problema crónico com a erva? E além disso como é que se explica que gajos tipo B-real ou Snoop que num há anos em que em cada mês fumam mais thc do que a maior parte dos consumidores diários em Portugal num ano, consigam manter uma conversa? Por partes; Não se pode dizer uma coisa dessas dessa forma. A esquizofrenia é uma doença com uma fortíssima carga genética associada, apesar de ser dependente de diversos factores. O que pode ser dito, e é facto, é que o consumo de droga pode ser um factor que dispara o gatilho da doença, percebes? Há factores desencadeantes de algo que já está predisposto no indivíduo, sendo o consumo de drogas um desses factores, tal como álcool, stress, emoções... Para perceber isso tem que se perceber, e duma forma simples e muito resumida, que a esquizofrenia é uma perturbação que na maior parte dos casos estará à espreita para se manifestar e a desregulação que ocorre com a introdução dos factores supracitados é o factor para que surja um surto. A doença evolui depois por surtos, tens um surto agora, és medicado, entretanto a medicação cede ou há mais alterações cerebrais e ocorre outro surto e assim sucessivamente, isto com espaço de meses e anos! É possível que esses factores tenham contribuição, eu próprio os incluí como factores socioculturais e económicos. Mas não acho que seja, de todo, a questão central do problema. Para perceberes como a fatia de leão das lesões provêm directamente do consumo de drogas, tens de perceber que os circuitos cerebrais têm o seu próprio controlo e podem ser modificados, é lá que actuam os psicofármacos - anti-psicóticos, anti-depressivos... - isto novamente de uma forma geral. Eu percebo que é complicado para a maioria das pessoas compreender o efeito de psicofármacos até ver casos reais (e entenda-se por psicofármacos todas as substâncias que actuam nesses transmissores que referi), mas, por exemplo, numa situação de uma depressão bipolar (maníaco-depressiva) a toma de determinados comprimidos pode virar completamente uma pessoa numa semana de uma depressão profunda, com sonolência, sem vontade de nada, nem de falar contigo, para um episódio maníaco severo em que a pessoa pula e berra em roupa interior pela rua fora e começa a cantar enquanto fala contigo. É nos mesmos receptores que actuam as drogas, não necessariamente na mesma dose, nem na mesma rapidez a lá chegar, mas percebes o que estou a dizer? Há porém outra situação que me tenho esquecido de referir. Há determinados tipos de personalidades, ou traços, que podem ser predisponentes ao consumo de drogas e que podem coincidir com esquizofrenia. Isto é, o sujeito constrói e consiste numa personalidade de risco e a partir daí acaba por consumir drogas. Porém tem também traços esquizóides e acaba por desenvolver uma perturbação esquizofrénica, por exemplo. Válido também para uma depressão num sujeito com personalidade anti-social, por exemplo. Quanto à pergunta da percentagem de mortes de cada lado, volto a dizer, não se pode dizer assim porque é um estudo que não é fácil de ser feito. O tabaco e a droga não matam per si. São factores de risco para determinadas situações que por sua vez podem causar doença ou afectar de forma negativa uma doença já em curso. Percebes a quantidade de "ses" até chegar ao ponto final? O que se pode dizer é que o tabaco é factor de risco para vários tipos de cancro, para doenças cardiovasculares, etc etc etc, enquanto que os canabinóides são factores de risco para doença psiquiátrica, perturbações, de uma forma geral ao nível dos neurotransmissores o que, de forma crónica, pode resultar em distúrbios alimentares, cardiovasculares e por aí. Suponho que em doses altas e de uso crónico. Quanto à última questão, não te posso responder :lol: Não conheço a história dos sujeitos em causa, não sei se fazem medicação, se ainda virão a ter problemas, qual o comportamento deles com abstinência de consumo, podem mesmo nunca vir a manifestar qualquer efeito crónico tal como um fumador de 10 maços por dia (passe o exagero) pode nunca vir a desenvolver qualquer doença associada a esse factor de risco, compreendes? Compartilhar este post Link para o post
bixtre Publicado 28 Janeiro 2013 fds oh boneco mas tu cagas dinheiro ou droga? Para fumar dessas quantidades :mrgreen: E fumas esses números sozinho? Admira-me como é que ainda consegues fazer login aqui então :lol: Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 28 Janeiro 2013 fds oh boneco mas tu cagas dinheiro ou droga? Para fumar dessas quantidades :mrgreen:/> E fumas esses números sozinho? Admira-me como é que ainda consegues fazer login aqui então :lol:/> Digamos que tenho um grande fundo de oportunidades :mrgreen: sozinho não, isso era quando era de manhã à noite com o pessoal sempre a fumá-las, se tiver em casa um dia inteiro fumo uma de manha uma depois de almoço 2 à tarde e 2 à noite :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 28 Janeiro 2013 (editado) btw, numa mortalha king, uso meio cigarro e um pouco mais que uma unha de polen Fdx, esse pólen deve ser uma m*rda, para andares a meter uma unha. :lol: Editado 28 Janeiro 2013 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 28 Janeiro 2013 Fdx, esse pólen deve ser uma m*rda, para andares a meter uma unha. :lol:/> Podem ser aquelas tiras de papel 5€ :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 29 Janeiro 2013 Fdx, esse pólen deve ser uma m*rda, para andares a meter uma unha. :lol:/> só por causa dessa, aguarda uma nova futebolada :mrgreen: Podem ser aquelas tiras de papel 5€ :mrgreen:/> até parece que tens razão de queixa :lol: Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 29 Janeiro 2013 só por causa dessa, aguarda uma nova futebolada :mrgreen:/> até parece que tens razão de queixa :lol:/> A única que vi era bastante fininha :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Janeiro 2013 só por causa dessa, aguarda uma nova futebolada :mrgreen: Quero ver isso. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 29 Janeiro 2013 Não percebo essa implicância com a unha. Eu curto das barras finas, para a desfazer ser só chama, 1,2,3 enrolar. Só se fumar sozinho e em modo poupanca é que meto tipo uma unha pequena. E se fumar com mais 2 ou 3 é para meter 2 unhas. +/- metade daquelas barrra comercial de 5€ que são os 2.5€ para tropas ou amigos. Só se vocês não cortarem as unhas... :medinho:/> Ah e sobre o polén do neves aposto que é aquilo que se vende como bom polen, mas que entre marrocos e as uhas do Neves deve ter ficado amigo do óleo fula e do que raio eles metem lá para dentro. Devíamos tirar isso a limpo numa basketbolada. Nem que fosse arriscar um 3 para 3 num campo de rua em que se o campo estiver ocupado ninguém leve muito a mal... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 29 Janeiro 2013 Não percebo essa implicância com a unha. Eu curto das barras finas, para a desfazer ser só chama, 1,2,3 enrolar. Só se fumar sozinho e em modo poupanca é que meto tipo uma unha pequena. E se fumar com mais 2 ou 3 é para meter 2 unhas. +/- metade daquelas barrra comercial de 5€ que são os 2.5€ para tropas ou amigos. Só se vocês não cortarem as unhas... :medinho:/>/> Ah e sobre o polén do neves aposto que é aquilo que se vende como bom polen, mas que entre marrocos e as uhas do Neves deve ter ficado amigo do óleo fula e do que raio eles metem lá para dentro. Devíamos tirar isso a limpo numa basketbolada. Nem que fosse arriscar um 3 para 3 num campo de rua em que se o campo estiver ocupado ninguém leve muito a mal... :mrgreen:/> I see :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 29 Janeiro 2013 já nem lembro da ultima vez que fumei polen. btw e chas? já alguem fez? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 29 Janeiro 2013 Eu, do material que tenho arranjado, com uma unha apanho uma estala grande, já. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 29 Janeiro 2013 já nem lembro da ultima vez que fumei polen. btw e chas? já alguem fez? Chás são fixes e até são saborosos, mas nunca me deu moca. Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 29 Janeiro 2013 Eu, do material que tenho arranjado, com uma unha apanho uma estala grande, já. duvido que seja melhor que este, a sério. e olha que vêm bem grossas as tiras Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 29 Janeiro 2013 duvido que seja melhor que este, a sério. e olha que vêm bem grossas as tiras Mas porque raio é que dizes isso? É que nem sequer faz sentido tendo em conta que nem viste o que ele tinha :lol: Já eu posso afirmar o que quer que seja, because fuck you that's why :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lazar Markovic Publicado 29 Janeiro 2013 Mas porque raio é que dizes isso? É que nem sequer faz sentido tendo em conta que nem viste o que ele tinha :lol:/> Já eu posso afirmar o que quer que seja, because fuck you that's why :mrgreen:/> porque o que eu tinha era do melhor que passa por cá 8) Compartilhar este post Link para o post