Descartes Publicado 11 Abril 2022 Mais uma semana de sonho para o Gastão Elias com a 2ª vitória consecutiva em Oeiras. No ranking da forma recuperou o 2º posto atrás do Nuno Borges e abriu uma boa diferença para o Duarte Vale. Pela positiva ainda há a registar os resultados do Henrique Rocha (excelente vitória sobre o TOP 400 Marek Gengel no qualifying de Oeiras) e do João Sousa (vitória sobre o Delbonis, n.º 35 do Mundo). Pela negativa, curiosamente, quem teve o pior resultado foi o Nuno Borges. O ranking onde está já não valoriza muito a vitória sobre o Pedro Sousa e penalizou a derrota com o Gastão. De resto, como é habitual, todos os que perderam nas primeiras rondas dos torneios são penalizados. Muita luta pelo lugar de português em pior forma. O João Domingues recuperou essa posição ao Gonçalo Oliveira mas está muito renhido... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Abril 2022 Esta foi uma semana atípica. Todos os 5 portugueses em competição ganharam o 1º encontro que disputaram. A figura da semana foi, sem dúvida, o Nuno Borges que arrecadou o 2º título em Challengers da carreira. Para efeitos deste ranking o Pedro Sousa também teve uma semana positiva com a passagem bem sucedida pelo qualifying de Madrid. O João Sousa e o João Domingues portaram-se pior. Ganharam um jogo em que eram favoritos e perderam outro em que também eram favoritos. Já o Gonçalo Olivera teve melhor prestação porque a derrota que registou era mais esperada. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Abril 2022 Foi uma semana curtinha para os portugueses. Terça feira e ficou tudo resolvido. Nesta semana só o Pedro Sousa teve motivos para sorrir devido à vitória na 1ª ronda do qualifying de Barcelona. Os outros perderam logo à primeira com sinal mais negativo para o João Sousa que perdeu com um jogador posicionado cerca de 20 lugares abaixo de si no ranking. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 28 Abril 2022 Semana de Estoril Open com dois dissidentes na América Latina. Sinal positivo para o Pedro Araújo que derrotou um jogador próximo do TOP 100 na 1ª ronda de qualificação do Estoril e colocou-se em posição de ameaçar o Duarte Vale no pódio dos tenistas em melhor forma. Pela negativa o Gastão, o João Sousa e, principalmente, o Gonçalo Oliveira, derrotado na 1ª ronda de Morelos por um jogador pior classificado no ranking mundial. Com esta derrota o Gonçalo abriu bastante a "vantagem" para o João Domingues como português em pior forma. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Maio 2022 A semana passada teve um herói inesperado. O João Domingues que ganhou o Challenger brasileiro de Salvador. Com esse resultado deu um salto significativo na tabela e deixou os últimos lugares para o Gonçalo Oliveira e o Tiago Cação. Além do João a semana também correu bem ao Jaime Faria que passou com sucesso pela fase de qualificação do Future de Meerbusch e ascendeu ao 3º posto na lista dos portugueses em melhor forma. Pela negativa nota para o Gastão Elias, que perdeu à primeira em Aix-en-Provence e para o Henrique Rocha que não justificou o favoritismo na 1ª ronda da qualificação de Meerbusch. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 14 Maio 2022 Nesta semana as vedetas foram os miúdos. O Henrique Rocha que chegou às meias finais na Bósnia e subiu a 6º neste ranking e o Jaime Faria que voltou a passar o qualifying de um Future e, desta vez, até chegou à 2ª ronda no quadro principal. Já é o 2º tenista português em melhor forma. O Pedro Sousa também esteve bem, passando o qualifying em Bordeaux e entrou no TOP 10. Pela negativa o Nuno Borges, por ter perdido um jogo em que era claro favorito na 2ª ronda de Bordeaux, o Gastão Elias, que se ficou na 1ª ronda do mesmo torneio e, principalmente, o Miguel Gomes, o único miúdo que não brilhou porque não conseguiu ultrapassar um adversário sem ranking ATP na 1ª ronda da qualificação de Doboj. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Maio 2022 Esta semana foi a melhor para os tenistas portugueses desde há muito tempo. Os resultados positivos foram vários, com destaque maior para o João Sousa, com a final em Genebra, mas também para o Jaime Faria, que chegou aos quartos de final de Prijedor depois de passar pela qualificação, para o Nuno Borges, brilhante na qualificação de Roland Garros, e para o Pedro Sousa, que derrotou 2 tenistas melhor posicionados do que ele no ranking mundial em Roland Garros. Pela negativa, praticamente não houve ninguém que obtivesse um resultado muito mau. O pior foi o Gonçalo Oliveira, derrotado na 1ª ronda da qualificação de Genebra, por um adversário que lhe era claramente superior. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 23 Maio 2022 Uma curiosidade: Eu acompanho há vários anos os dados relativos aos resultados e rankings dos tenistas portugueses, embora não tenha um registo exaustivo de tudo o que são estatísticas. Com essa ressalva, não me recordo de ter havido nenhuma semana até agora em que o João Sousa fosse o tenista com melhor ranking ATP entre todos os que nasceram no ano de 1989. Simultaneamente à frente do Nishikori, do Young, do Paire, do Johnson, do Millman, do Golubev, do Klizan, do Cervantes, do Bedene, do Gojowczyk e tantos outros que estiveram ao longo dos anos à sua frente, com maior ou menor consistência. Aconteceu agora, com a ultrapassagem do Sousa ao Paire. Chegou aos 33 anos mas ainda vem a tempo... 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Maio 2022 (editado) Eu tenho bastante interesse em acompanhar o Ténis português. E tenho também bastante interesse em acompanhar a evolução dos tenistas jovens promissores. Como tal, tenho particular interesse em identificar jovens tenistas portugueses promissores. O último que identifiquei há 2 ou 3 anos foi o Henrique Rocha. Infelizmente não tenho tido tempo para acompanhar mais de perto, à semana, o que vão fazendo os miúdos por esse mundo fora. Por vezes, como aconteceu hoje, acabo por clicar aqui e ali e vou dar uma vista de olhos nos sites onde existe essa informação. E deparei-me com os resultados de um miúdo que me chamou a atenção. Chama-se Francisco Sardinha e só sei que nasceu em 2011, pelo que terá 10 ou 11 anos. Começou a disputar torneios oficiais Sub-12 no ano passado, onde não teve resultados muito significativos. Mas este ano de 2022... cuidado com ele! Disputou 3 torneios Sub-12. O Open dos Açores em março, o Open de Braga e o Open de Bressuire em França em abril. E ganhou os 3! Tem um registo de 16 vitórias e 0 derrotas este ano. Como não tem 12 anos, não entra ainda no ranking oficial de Sub-14. Confesso que me deixou a salivar um bocadinho. Principalmente pela vitória em França onde despachou sem piedade 5 aveques. Com estas idades é um tiro no escuro, mas vale a pena acompanhar. Editado 26 Maio 2022 por Descartes 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 27 Maio 2022 Semana de Roland Garros com pouca participação de tenistas portugueses. O melhor resultado para efeitos deste ranking foram os quartos de final em Troisdorf alcançados pelo Frederico Silva. Pela negativa não houve ninguém. Sim, quer o Nuno Borges quer o Tiago Cação perderam logo à 1ª, mas em jogos onde não eram favoritos. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 4 Junho 2022 Só 3 tenistas portugueses estiveram em ação esta semana. Foi positiva para o Duarte Vale, que chegou às meias finais num future americano; foi negativa para o Frederico Silva, que desistiu na 1ª ronda da qualificação em Poznan; e foi neutra para o Gastão Elias que em Forli ganhou um jogo a quem está pior classificado que ele e perdeu outro com quem está melhor. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Junho 2022 Esta foi uma semana animada. Boas prestações do Jaime Faria, com os quartos de final em Frascati depois de passar a qualificação, que lhe valeu a subida à liderança deste ranking como o português em melhor forma. O Duarte Vale também esteve excelente com o título em San Diego. O Henrique Rocha, por passar o qualifying em Frascati e o Daniel Rodrigues com os quartos de final em Santo Domingo também tiveram prestações positivas. Pela negativa principalmente o João Sousa e o Gastão Elias. O Nuno Borges também podia ter feito bem melhor. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Junho 2022 Esta semana foi mais fraquinha que a anterior. Bons resultados, que se vejam, só os do João Domingues ao passar o qualifying em Parma e do Jaime Faria que também passou o qualifying e uma ronda do quadro principal do Future italiano. Maus resultados houve muitos. A começar pelo João Sousa, novamente derrotado pelo Albot. Mas também o Gastão Elias, o Pedro Araújo, o Henrique Rocha, o Fábio Coelho e o Tiago Cação. Todos eles com derrotas nas primeiras rondas frente a adversários com pior ranking, à exceção do Gastão. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Junho 2022 Mais uma semana fraca em termos de resultados. Nota mais positiva para o Pedro Araújo, que chegou à 2ª ronda de Oeiras, ultrapassando na 1ª ronda um adversário mais qualificado ao nível do ranking. De resto foi fraco, merecendo o Gonçalo Oliveira uma nota porque, sendo o português em pior forma, também ultrapassou uma ronda em Oeiras terminando uma série que já ia em 5 derrotas consecutivas. Pela negativa destaca-se o Duarte Vale que permitiu a vitória na 1ª ronda de South Bend a um adversário mais fraco. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Julho 2022 Semana sem pontos positivos a destacar. Dos 5 portugueses em prova só o Tiago Cação é que passou uma ronda e, mesmo assim, com 2 encontros com adversários muito piores que ele em termos de ranking, ganhou um e perdeu outro. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Julho 2022 Citação de Descartes, Em 27/05/2022 at 00:43: Eu tenho bastante interesse em acompanhar o Ténis português. E tenho também bastante interesse em acompanhar a evolução dos tenistas jovens promissores. Como tal, tenho particular interesse em identificar jovens tenistas portugueses promissores. O último que identifiquei há 2 ou 3 anos foi o Henrique Rocha. Infelizmente não tenho tido tempo para acompanhar mais de perto, à semana, o que vão fazendo os miúdos por esse mundo fora. Por vezes, como aconteceu hoje, acabo por clicar aqui e ali e vou dar uma vista de olhos nos sites onde existe essa informação. E deparei-me com os resultados de um miúdo que me chamou a atenção. Chama-se Francisco Sardinha e só sei que nasceu em 2011, pelo que terá 10 ou 11 anos. Começou a disputar torneios oficiais Sub-12 no ano passado, onde não teve resultados muito significativos. Mas este ano de 2022... cuidado com ele! Disputou 3 torneios Sub-12. O Open dos Açores em março, o Open de Braga e o Open de Bressuire em França em abril. E ganhou os 3! Tem um registo de 16 vitórias e 0 derrotas este ano. Como não tem 12 anos, não entra ainda no ranking oficial de Sub-14. Confesso que me deixou a salivar um bocadinho. Principalmente pela vitória em França onde despachou sem piedade 5 aveques. Com estas idades é um tiro no escuro, mas vale a pena acompanhar. Cá está o miúdo: Revalidou hoje o título de campeão nacional de Sub-12 que já tinha conquistado no ano passado. 2 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Julho 2022 Mais uma semana com resultados fraquinhos. Safou-se, e bem, o Daniel Rodrigues com a 2ª ronda no Challenger do Porto depois de ter passado a qualificação. O Henrique Rocha também teve uma semana positiva ao chegar à 2ª ronda da qualificação do Porto, passando uma ronda frente a um adversário mais conceituado. Pela negativa o Nuno Borges. Derrota logo na 1ª ronda do Porto em que era manifestamente favorito. O Gastão Elias em Braunschweig e o Gonçalo Oliveira em Bogotá também estiveram mal, perdendo igualmente na 1ª ronda com adversários perfeitamente ao seu alcance. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Julho 2022 Com o regresso dos Futures a Portugal, em Idanha-a-Nova, esta semana tem bastante que contar no que respeita a este ranking da forma. O português a quem a semana correu melhor foi o Pedro Sousa por ter passado com sucesso no qualifying do ATP de Bastad, incluindo uma vitória sobre um TOP 100. O Francisco Rocha, em férias, teve igualmente uma semana bastante produtiva chegando à 2ª ronda na Idanha depois de passar pela fase de qualificação. Por falar em rapazes que estão a aproveitar o período de férias, também o Tiago Torres, o Hugo Maia e o Guilherme Sousa Severin se portaram lindamente passando, os três a fase de qualificação na Idanha. Finalmente, o Frederico Silva que realizou também uma campanha positiva ao chegar aos quartos de final no CH de Iasi, na Roménia. Pela negativa destaco apenas o Daniel Rodrigues e o Miguel Gomes que perderam na 1ª ronda da Idanha frente a adversários que estavam, teoricamente, ao seu alcance Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 24 Julho 2022 Mais uma semana cheia de ação. Os tenistas que melhor aproveitaram a semana foram o Vasco Leote Prata, com a 2ª ronda no Future da Idanha depois de passar pelo qualifying, que lhe valeu o 1º ponto ATP e o Francisco Rocha ao atingir pela primeira vez os quartos de final de um Future, derrotando dois adversários mais poderosos. Também em plano muito positivo se apresentaram o Miguel Gomes (quartos de final na Idanha), o Guilherme Sousa Severin, o Tiago Silva (passaram ambos o qualifying na Idanha) e o Frederico Silva, com os quartos de final em Tampere. Em contra-ciclo apresentaram-se o Nuno Borges e o João Sousa, ambos derrotados na 1ª ronda em Pozoblanco e Gstaad, respetivamente, apesar de ostentarem o estatuto de Cabeças de Série. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 31 Julho 2022 Nesta semana o Jaime Faria voltou a ser o tenista português com melhor resultado ao vencer o torneio de Castelo Branco. O André Rodeia e o Tiago Silva também tiveram prestações muito positivas ao acederem à 2ª ronda em Castelo Branco depois de passarem pela qualificação. Ambos conquistaram o 1º ponto ATP. Merecem também referência o Filipe Grebentsov e o Rodrigo Beires, que passaram a qualificação, e o Francisco Rocha e o Fábio Coelho que chegaram aos quartos de final. Pela negativa essencialmente o Duarte Vale que perdeu logo de entrada no Future de Denia frente a um adversário teoricamente mais acessível. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Agosto 2022 (editado) Numa semana em que estiveram em ação apenas 6 portugueses só o João Domingues apresenta saldo positivo. Passou pela qualificação em Cordenons e ainda derrotou o Cecchinato. Os outros tiveram prestações negativas. Principalmente o Pedro Araújo e o Duarte Vale, que foram derrotados na 1ª ronda de Futures. Editado 5 Agosto 2022 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Agosto 2022 Cinco jogadores em ação nesta semana e nem uma prestação positiva. No meio desta mediocridade o João Sousa conseguiu ser o pior ao perder com o Huesler na 1ª ronda da qualificação de Montreal. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Agosto 2022 Há 3 semanas escrevi isto: Citação de Descartes, Em 26/07/2022 at 18:33: o Gonçalo confirmou que já não tem vida para isto... O Gonçalo Falcão leu, percebeu que eu tinha razão, e resolveu participar no Campeonato Mundial de Veteranos que se realizou em Portugal nesta semana. Resultado: O Gonçalo Falcão tornou-se campeão mundial de singulares, de pares e de pares mistos na categoria de + 30 anos. Histórico. O Fred Gil também conquistou o título em singulares na categoria de + 35 anos e ainda foi finalista em pares mistos com a Rita Freitas que também é a nova campeã mundial de singulares em + 35 anos. O Gil tinha avisado no ano passado, quando foi finalista na Croácia, que este era um dos seus objetivos a curto prazo. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Agosto 2022 Semana atípica em que todos os portugueses que estavam inscritos em torneios resolveram não comparecer. A exceção foi o Tiago Pereira que se portou muito bem em Monastir acumulando 3 vitórias na fase de qualificação, tendo acedido ao quadro principal. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Setembro 2022 Problemas técnicos impediram que eu colocasse aqui a tabela relativa à semana passada depois da eliminação do Domingues em Praga e só agora é que me lembrei que estava em falta. Foi uma semana porreira, marcada, novamente, pela passagem do Tiago Pereira no qualifying de Monastir, mas também pelas meias finais do João Domingues em Praga, o sucesso do Nuno Borges no qualifying do US Open e a vitória do Pedro Sousa sobre o Laaksonen também no US Open. Pela negativa registou-se a derrota na ronda inicial do João Sousa em Winston-Salem e as derrotas nas primeiras rondas do Gastão Elias, do Frederico Silva e do Miguel Gomes nos torneios em que participaram. O João, depois de uns meses jeitosos, voltou ao fundo deste ranking que avalia a forma dos nossos tenistas. Pior que ele só o Gonçalo Oliveira. Compartilhar este post Link para o post