Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

[Núcleo] Serie A

Publicações recomendadas

Escudo manchado

padova.jpg

"Os aplausos dos padovanos emocionaram-me muito e, conhecendo o amor que eles têm pelo clube do coração, imagino que estejam a sofrer muito. Espero que se reergam rápido", escreveu Alessandro Del Piero, na sua página oficial, poucas horas após o anúncio de falência do Padova, na última terça-feira. As palavras de carinho do craque italiano podem não ter feito cessar o choro dos cerca de 200 mil adeptos do clube centenário, mas com certeza lhes fizeram lembrar da importância do clube para a história do futebol em Itália.

Os alvirubros da região do Vêneto completaram 104 anos no último mês de janeiro e figuram na lista dos clubes mais antigos de Itália. No primeiro artigo do seu estatuto social, Giorgio Treves de Bonfili, fundador que exerceria também a função de treinador e jogador do clube nos primeiros anos, comprometia-se com a "difusão do futebol com o objetivo da educação física da juventude", antecipando a tradição do Padova como clube formador

Não à toa, os resultados nas categorias de formação sempre foram mais expressivos do que entre os profissionais: são 7 taças conquistadas pelos juniores e semiprofissionais e apenas 4 pela equipa principal (uma Serie B, uma Serie C e duas Serie C2). A última joia que saiu dos campos de Padova foi Stephan El Shaarawy, jogador do Milan atualmente. O ítalo-egípcio foi outro que fez questão de expressar a sua tristeza após a falência: "Vivi momentos belíssimos com o Padova. Sofri, sonhei e alegrei-me junto com os adeptos e tive uma experiência única, que me fez crescer muito. 104 anos de história não podiam ser apagados assim", lamentou.

O clube, com 27 participações na Serie A (16 delas na fase moderna da competição , a última em 1995-96), disputou a segunda divisão nacional na última temporada e acabou rebaixada à Serie C. Com problemas financeiros graves, o clube não conseguiu os 600 mil euros necessários para se inscrever na Liga e teve que desistir de disputar a terceira divisão em 2014-15. A desastrosa gestão de Diego Penocchio no comando do clube fez com que até sócios antigos tentassem unir-se para salvar o clube, mas sem efeito.

Agora, o clube fecha as portas para o futebol profissional e irá concentrar-se apenas na formação, enquanto se tenta recuperar e voltar ao cenário principal do futebol italiano. A esperança dos adeptos é que aconteça como ocorreu com o Napoli no início do século. Em 2004, o clube declarou falência, mas com o esforço de empresários locais e, principalmente, do produtor cinematográfico e atual dono Aurelio De Laurentiis, voltou à atividade logo em 2006.

Del+Piero+al+Padova.png

Lendas

Não fosse o clube, e pelo menos dois dos maiores nomes da história do futebol italiano talvez nem existissem. Del Piero foi formado no Padova, antes de virar um dos maiores ídolos da história da Juventus, e Nereo Rocco, treinador que revolucionou a forma de jogar em Itália, só foi reconhecido como grande técnico após a sua passagem pelo Padova, quando levou o clube ao melhor resultado da sua história: o terceiro lugar na Serie A de 1957-58.

Foi Rocco quem deu à Itália o estilo defensivo de futebol que a seleção da Suíça consagrou nos anos 1930 e pautou a forma de jogar de muitos clubes em Itália, com o famoso catenaccio. Ele lançou o lendário Cesare Maldini no Milan e inspirou Giovanni Trapattoni e Helenio Herrera, dois dos treinadores mais vitoriosos da história. Certa vez, já no fim da carreira - e com 2 campeonatos italianos, 2 Taças dos Campeões e uma Taça Intercontinental no currículo -, ele afirmou que o Padova foi a unica equipa da história que executou o catenaccio de forma correta. É ou não parte importantíssima da história do futebol italiano esse tal de Padova? Que a falência signifique apenas um até logo, não um adeus. O emblema há de levantar a guarda novamente.

* No mesmo dia, o Siena também anunciou falência. Os Robur, tradicional equipa da Toscana e com 9 participações na Serie A (a última delas em 2012-13), tentam começar de novo a partir da Serie D.

Compartilhar este post

Link para o post

É aqui que se fala mal do lateral-direito do Catania, o Peruzzi, não é?

acho que nem bem, nem mal. No entanto ,ainda nao demonstrou tudo que talvez tenha para dar.

Entretanto, depois do Siena abandonar a serie B, o mais certo é que esta divisão seja composta por 21 equipas, nao havendo a repescagem do Novara, como estes ainda acreditam

derossi o Verre afinal pertencce a Roma ou Udinese? Tenho visto que foi emprestado pela Udinese ao Perugia...

Verre e Fossati, talentoso meio-campo da equipa do Perugia. Seria engraçado que voltassem a Serie A

Editado por George Kaplan

Compartilhar este post

Link para o post

Formado nas escolas do Imortal de Albufeira, João Silva que teve uma passagem pelas camadas jovens do Benfica (2012/2013), é reforço da Juventus.

O defesa-central de 16 anos, que rubricou um contrato válido por três épocas, já realizou os habituais exames médicos, encontrando-se neste momento em estágio com o plantel júnior da Juventus.

Depois de Bocar Djumo e Tidjane para o Inter Milão, o Imortal vê agora partir mais uma pérola das camadas jovens, sinal do bom trabalho desenvolvido pelo clube de Albufeira.

Director desportivo do Cagliari confirma que Astori pediu para sair do clube. Confirma tb que o Cagliari está a negociar o jogador com a Juve e a Lazio.

Editado por Mary

Compartilhar este post

Link para o post

joguei com esse João Silva na escola, joga muito :prayer:

pelo que sei ele tmb andou a fazer testes no inter

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que ainda querem ir buscar o Lukaku (segundo a Sky) e emprestar o Giovinco. Please don't. :lol:

A não ser que este ano seja para jogar assim:

1048197_Juventus.jpg

À base do cruzamento, carago!

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava imenso que para o ano a Fiorentina se qualifica-se para a Champions. Podia ser Roma campeã e Fiore em 2º lugar. Por outro lado, a Fiorentina tem 2 jogadores que estiveram a rodar e que na minha opinião evoluiram muito. É o Federico Bernardeschi que esteve emprestado ao Crotone e o Khouma Boubacar que esteve no Modena. Espero que apostem neles, ou que pelo menos sejam mantidos no plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava imenso que para o ano a Fiorentina se qualifica-se para a Champions. Podia ser Roma campeã e Fiore em 2º lugar. Por outro lado, a Fiorentina tem 2 jogadores que estiveram a rodar e que na minha opinião evoluiram muito. É o Federico Bernardeschi que esteve emprestado ao Crotone e o Khouma Boubacar que esteve no Modena. Espero que apostem neles, ou que pelo menos sejam mantidos no plantel.

eu por mim podiam-se enterrar para a segunda. :D

Têm jogadores que até gosto, mas se nunca gostei deles, ainda menos depois de há duas temporadas. :D

Btw, esse bernardeschi é um jogadorzao. Espero que tenha oportunidades esta temporada

Editado por George Kaplan

Compartilhar este post

Link para o post

eu por mim podiam-se enterrar para a segunda. :D

Têm jogadores que até gosto, mas se nunca gostei deles, ainda menos depois de há duas temporadas. :D

Btw, esse bernardeschi é um jogadorzao. Espero que tenha oportunidades esta temporada

Não sejas assim xD O Milan até pode ficar em 3º.

Compartilhar este post

Link para o post

c08a1501-7335-43e6-9c7d-e8b6352f10c0.jpg?ts=20140721162941

Finalmente a Juve com um lateral esquerdo de raiz.

Muito bem vindo Evra. Reforço muito importante.

Compartilhar este post

Link para o post

O Khouma Babacar já não está em final de carreira? Creio que o seu auge foi em 2010.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o Génova só me dá desilusões, ao menos que a Roma ganhe o scudetto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sejas assim xD O Milan até pode ficar em 3º.

:) Vejo dificil. Muito trabalhinho tem pela frente o Inzaghi. Quanto a Roma e o titulo, tem equipa para isso. So a Juve vos acompanha a meu ver (ou a Roma à Juve).

Compartilhar este post

Link para o post

apesar de tudo ainda vejo a Juve como principal candidato. Tevez faz de Ibra e tá a andar. Allegri style

Compartilhar este post

Link para o post

Se não for o Milan, o que é improvável, que seja o Nápoles.

Compartilhar este post

Link para o post

O Khouma Babacar já não está em final de carreira? Creio que o seu auge foi em 2010.

Estás a falar do Khouma Babacar da Fiorentina? Esse homem 21 anos e nunca o achei nada de espeçial quando tinha oportunidade para se mostrar, o auge dele foi mesmo no FM11

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o Génova só me dá desilusões, ao menos que a Roma ganhe o scudetto.

Mais ou menos isto

Já que o Parma até em anos que se qualifica para a UEFA não consegue lá ir, ao menos que a Roma ganhe o scudetto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a falar do Khouma Babacar da Fiorentina? Esse homem 21 anos e nunca o achei nada de espeçial quando tinha oportunidade para se mostrar, o auge dele foi mesmo no FM11

Tem tantos como o Minala...

10367747_694204257301778_5550012784333279501_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Morata já se lesionou... 40 dias de fora. Não sei se ria se como é que reaja. Esta época vai ser longaaaa, isso é certo. :lol:

#novoBojan #MilanLab

Compartilhar este post

Link para o post

Morata já se lesionou... 40 dias de fora. Não sei se ria se como é que reaja. Esta época vai ser longaaaa, isso é certo. :lol:

#novoBojan #MilanLab

É preciso azar também...

Compartilhar este post

Link para o post

o que os jogadores fazem para não ter de ser treinados pelo Allegri :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...